Códigos de erro da caldeira Baxi: o que significam os códigos no display e como corrigir falhas típicas
As caldeiras da marca Baxi são uma das melhores opções de equipamentos utilizados na disposição de sistemas de aquecimento.Várias configurações deste moderno equipamento térmico foram desenvolvidas, respectivamente, os usuários potenciais recebem condições operacionais bastante confortáveis.
Porém, como qualquer outro dispositivo eletrônico-mecânico, este tipo de equipamento não está totalmente imune a falhas. A documentação técnica menciona possíveis falhas de vários tipos pelo menos 99 vezes.
Como são expressos os fenômenos defeituosos, quais números acompanham os erros da caldeira Baksi e como você pode resolver o problema em casa? Vejamos esse problema em nosso artigo.
O conteúdo do artigo:
- Códigos documentados e sua decodificação
- Código E01 e E04 - sensor de controle de chama
- Código E02 - termostato-fusível contra superaquecimento
- Código E03 - sensor de tração
- Códigos E05-09 - controle de AQS e chama do queimador
- Código E10 - pressostato mínimo
- Códigos E12 e E13 - mau funcionamento do DGP
- Códigos E21-22 e E97-99 - elétrica e eletrônica
- Códigos E25-27 e E32 – defeitos de temperatura
- Códigos E35-36 e E40-43 - controle de chama e GDC
- Códigos E50 e E62 - Sensor NTC e controle de chama
- Código E55 - mau funcionamento da válvula de fornecimento de gás
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Códigos documentados e sua decodificação
Os eletrodomésticos modernos são notáveis pelo uso extensivo de microcontroladores em seu design. A utilização destes elementos eletrónicos permite controlar os equipamentos de forma eficiente e eficaz, sem envolvimento humano.
Os controladores também tornam a função de monitoramento eficaz, organizam a detecção oportuna de falhas e diagnosticam falhas com precisão.
Tudo isso se aplica a equipamentos de aquecimento – domésticos caldeiras a gás. O sistema de controle eletrônico é capaz de detectar mau funcionamento de uma caldeira doméstica Baxi e informar ao usuário (mecânico) sobre suspeitas de erros no funcionamento do equipamento.
A julgar pela documentação técnica, é possível detectar quase qualquer erro do sistema com um número específico exibido no display.
Assim, através do número do erro emitido pelo sistema, o proprietário do equipamento ou um mecânico convidado poderá determinar rapidamente o local da falha e eliminar a situação de emergência.
Todos os códigos de erro existentes para caldeiras domésticas Baxi são apresentados em uma lista com pelo menos cem opções. Para descrever claramente cada um deles, um artigo claramente não é suficiente. Portanto, consideraremos os principais - aqueles que são frequentemente encontrados na prática.
Código E01 e E04 - sensor de controle de chama
Uma situação típica da maioria dos modelos está relacionada à funcionalidade de bloqueio do sistema de ignição da caldeira. O código de erro clássico para tais casos é “E01” ou “01E” (e também “E04” ou “04E”), exibido no display de informações.
Se o design não prevê display, o mesmo erro é identificado pelo indicador LED correspondente.
Relação entre erro e situações possíveis:
- sem fornecimento de gás;
- o contato no sensor de chama está quebrado;
- o sensor de controle de chama está sujo;
- mau funcionamento do sistema de ignição;
- na linha de energia, fase e zero não correspondem;
- mau funcionamento da torneira do gás, eletrônica, chaminé coaxial.
Assim, com base em possíveis avarias, deve-se verificar todos os componentes (elementos) especificados para garantir o correto funcionamento e, caso contrário, realizar medidas de reparo.
Código E02 - termostato-fusível contra superaquecimento
A manifestação deste erro, exibido no display como “E02” ou “02E”, também pode vir acompanhada de diversas variações de defeitos.
Em particular, podem aparecer os seguintes defeitos:
- a temperatura da água do circuito principal foi excedida;
- o sensor de temperatura do circuito está com defeito;
- nenhum contato no sensor de temperatura do circuito de aquecimento;
- a circulação do refrigerante no circuito primário do trocador de calor é insuficiente;
- entupimento do filtro, trocador de calor, presença de ar no sistema;
- defeito Bomba de circulação;
- falha na placa eletrônica.
Os mesmos erros são típicos de modelos de caldeiras que não possuem display. Eles são determinados pela presença de um indicador luminoso com um marcador de temperatura.
Código E03 - sensor de tração
O aparecimento deste erro é precedido por mau funcionamento associado ao sensor de tração, termostato ou relé pneumático. O código de erro é exibido como “E03” ou “03E”.
A situação é típica tanto para equipamentos que utilizam câmara de combustão fechada quanto para equipamentos que utilizam câmara de combustão aberta.
Possíveis falhas:
- o comprimento da chaminé é grande;
- a chaminé está estreitada ou bloqueada por um objeto estranho;
- Injetor Venturi com defeito;
- não há conexão entre a eletrônica e o relé pneumático;
- mau funcionamento do ventilador ou nenhum contato;
- conexão incorreta do relé pneumático.
O monitoramento do mesmo erro nos modelos equipados com indicação LED é realizado levando em consideração os marcadores “estrela” ou “casa”.
Códigos E05-09 - controle de AQS e chama do queimador
O grupo de sensores marcados realiza, na verdade, operações relacionadas ao controle da temperatura do abastecimento de água quente ou ao controle da chama de um queimador de gás.
Os erros “E05”, “E06” (temperatura do líquido refrigerante), “E07”, “E08”, “E09” (controle de chama e gases de combustão) são típicos de caldeiras dos modelos “Main5” e “ECO-5”, também como outros.
As avarias podem manifestar-se de várias maneiras:
- mau funcionamento do sensor de temperatura AQS;
- não há contato entre o sensor e a placa eletrônica;
- superestimação ou subestimação das temperaturas limites;
- mau funcionamento eletrônico;
- defeito no sensor do circuito de aquecimento;
- defeito no sensor de gases de combustão;
- circuito aberto da placa eletrônica.
A maioria dos problemas observados pode ser eliminada simplesmente testando os circuitos com um dispositivo de medição ou substituindo o suposto elemento defeituoso por outro que possa ser reparado.
Código E10 - pressostato mínimo
Um componente funcional do sistema - um pressostato mínimo - é usado em quase todos os projetos de caldeiras Baxi, incluindo os modelos EcoFour, Fourtech, Main Four, Navola, etc.
É verdade que, para alguns modelos, esse componente funcional pode ser chamado de microinterruptor de pressão diferencial (MPS).
O erro "E10" ("10E") aparece tradicionalmente no display ou é indicado por um LED quando:
- A pressão da água CO está muito baixa;
- não há contato de relé com a placa eletrônica;
- pressostato mínimo com defeito;
- TIR não laboral;
- a haste TIR está presa;
- a bomba está com defeito;
- a circulação do trocador de calor ou trocador de calor primário (PH) é interrompida;
- contaminação do tubo de saída de água;
- defeito na membrana (sem diferença de pressão).
A eliminação do erro E10 é realizada verificando todos os componentes indicados na lista e eliminando os defeitos identificados. As unidades são limpas, peças individuais ou unidades inteiras são substituídas.
Códigos E12 e E13 - mau funcionamento do DGP
O aparecimento do código “E12” (“12E”) ou “E13” (“13E”) no display da caldeira indica claramente avarias associadas ao funcionamento do pressóstato hidráulico diferencial.
Os motivos para o aparecimento do código marcado podem ser:
- parar a bomba;
- presença de ar no sistema de água quente;
- baixa taxa de circulação;
- não há contato no TIR ou contato “travado”;
- danos na membrana ou entupimento do filtro;
- Os tubos de impulso estão entupidos.
Assim, deve ser realizada uma verificação técnica para determinar o mau funcionamento de um elemento específico.
E para eliminar o problema é necessário substituir o elemento defeituoso ou realizar trabalhos de restauração preventiva.
Códigos E21-22 e E97-99 - elétrica e eletrônica
Ambos os códigos - “E21” e “E22” - indicam falhas associadas à placa eletrônica. O código “E22” pode aparecer se a tensão de alimentação cair abaixo do valor de controle (162V).
O mesmo código é apresentado no display se a qualidade da energia fornecida à caldeira não cumprir os padrões estabelecidos.
Para o código “E21”, um ponto característico é a dispersão dos parâmetros do controlador e a interrupção da combustão normal do gás. Se lhe falta experiência e conhecimentos relevantes, é melhor confiar a reparação da placa a um especialista.
Erros “E97”, “E98”, “E99” - todos os três códigos estão geralmente associados a defeitos na parte eletrônica - placa eletrônica.
O código “E97” indica que a frequência da tensão de alimentação não está em conformidade com o padrão. O código “E98” indica defeitos presentes especificamente na placa eletrônica.
O defeito mais simples é a perda de contato elétrico no relé da válvula de gás. Em outros casos, a placa geralmente precisa ser substituída.
Códigos E25-27 e E32 – defeitos de temperatura
O aparecimento de qualquer um destes códigos - “E25”, “E26”, “E27”, “E32” - é normalmente precedido por alterações de temperatura no circuito de aquecimento, ocorrendo a um ritmo mais rápido do que o definido pelo sistema de controlo.
Por exemplo, se a temperatura do circuito de aquecimento (HC) aumentar mais de 1 grau por segundo, o código “E25” (“25E”) é exibido no display da caldeira. Para que o código “E26” (“26E”) apareça, a temperatura que excede a temperatura definida em 20 °C é normalmente suficiente.
Razões que tradicionalmente causam tais códigos:
- bloqueando a bomba de circulação;
- entupimento do filtro;
- ar dentro do sistema;
- sensor de temperatura KO com defeito;
- mau funcionamento eletrônico;
- Instalação incorreta do sensor AQS.
Para eliminá-lo, é necessário realizar medidas preventivas destinadas a verificar e testar unidades de AQS e CO. O ar do sistema é removido usando práticas de encanamento padrão.
O desempenho da bomba de circulação é verificado por peças elétricas e mecânicas.
Códigos E35-36 e E40-43 - controle de chama e GDC
Este conjunto de códigos indica principalmente mau funcionamento dos sistemas de controle de chama do queimador de gás e dos sistemas de controle de gases de combustão. Assim, o código “E35” (“35E”) indica discrepância na chegada do sinal de presença de chama.
O código "E36" ("36E") geralmente indica um mau funcionamento do sensor NTC. Os códigos "E40", "E41" e "E42", "E43" lembram ao usuário as falhas nos testes de gases de combustão e corrente de ionização do GDC.
O aparecimento desses códigos geralmente é acompanhado por:
- entrada de umidade na área da placa eletrônica;
- combustão residual após fechamento do queimador;
- inconsistência na qualidade da rede de abastecimento;
- sensor NTC com defeito (sensor de gases de combustão);
- falta de conexão entre o sensor e a eletrônica;
- defeitos eletrônicos;
- falta de pressão do gás;
- contaminação ou mau funcionamento do sensor de controle de chama;
- mau funcionamento da válvula de gás;
- chaminé muito longa.
Alguns dos defeitos listados podem ser corrigidos pelo próprio usuário.
No entanto, outros problemas, tais como avarias electrónicas e testes de sensores, requerem intervenção especializada.
Códigos E50 e E62 - Sensor NTC e controle de chama
A automação das caldeiras Baksi é ajustada a determinados parâmetros de estabilidade de combustão, bem como a uma determinada faixa de temperatura dos gases de combustão.
Erro E62 - sensor de controle de chama do queimador
Se algum dos dois parâmetros (ou ambos ao mesmo tempo) ultrapassar os ajustes, a automação é ativada e o código “E62” (“62E”) aparece na tela do display de controle.
Razões tradicionais:
- sensor de controle de chama com defeito ou sujo;
- sensor NTC com defeito;
- defeitos na placa eletrônica.
Os sensores são testados substituindo-os por outros em boas condições, e os componentes eletrônicos são testados com instrumentos projetados para tais fins.
Erro E50 - Sensor de temperatura NTC
A ocorrência do erro “E50” é típica das caldeiras dos modelos ECO-5 e Main 5. O código “E50” normalmente é exibido no display de controle devido à detecção pelo sensor de temperatura de aquecimento dos gases de combustão acima de 180 °C.
Por sua vez, um aumento da temperatura acima do limite definido pode ser devido a:
- baixa taxa de circulação do refrigerante;
- filtros entupidos;
- o aparecimento de resistência hidráulica no sistema;
- baixa concentração de anticongelante;
- defeitos na bomba de circulação;
- contaminação do sistema ou entrada de ar.
Além disso, o código de falha “E50” (“50E”) é exibido no display quando o sensor NTC quebra, devido a mau funcionamento eletrônico, devido a configurações incorretas da válvula de fornecimento de gás.
Assim, a eliminação é garantida por testes consistentes das unidades designadas e pela execução dos trabalhos necessários.
Código E55 - mau funcionamento da válvula de fornecimento de gás
Muitas vezes este código - “E55” - faz-se sentir devido à calibração incorreta da válvula de fornecimento de gás.
Para eliminar o erro, um procedimento de calibração deve ser executado. Normalmente este trabalho é realizado por um especialista, mas se desejar, você mesmo pode tentar calibrá-lo, seguindo as instruções.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O autor do vídeo abaixo examina outro possível erro que não consta na lista da publicação atual. Em particular, o vídeo demonstra um mau funcionamento marcado com o código “E00”:
O sistema eletrónico de detecção de erros no funcionamento da caldeira Baksi com posterior visualização do código correspondente no ecrã de controlo é um serviço muito fácil de utilizar.
Esta é uma ajuda significativa para os mecânicos quando eles precisam lidar com falhas bastante complexas que exigem testes adicionais do equipamento antes e depois do reparo.
Se você tiver dúvidas sobre o tema do artigo ou tiver informações valiosas com as quais possa complementar nosso material, deixe seus comentários no bloco abaixo.
Tudo está escrito aqui de uma forma interessante. Mas o erro E26 pode aparecer por outro motivo. Você definitivamente não encontrará tal análise no livro. Aqui está como foi! Liguei a água quente, começou a esquentar, estava tudo bem. A esposa lavou a louça e abriu a torneira. A água parou de fluir, mas por algum motivo o queimador não apagou e o gás continuou a fluir. Aí funcionou algum tipo de proteção contra superaquecimento e a caldeira desligou, apareceu o erro E26.
Olhei o livro, mas ele apenas afirmava que a bomba poderia estar bloqueada e entrei em contato com a organização de serviço. Que organização? - Eu pensei. Nem temos artesãos normais. Entrei na Internet e procurei em vários fóruns, mas sem sucesso.
E então decidi descobrir sozinho. Descartei imediatamente o bloqueio da bomba, pois ela funcionava durante o aquecimento. O problema estava no circuito de água quente. Comecei a desmontá-lo lentamente. Retirei a torneira, o próximo da lista era um sensor de vazão de água quente com anel ferromagnético. É aqui que todo o problema estava escondido. Há uma malha ali, como um filtro. Por algum motivo quebrou. Não sei por que, provavelmente por causa da nossa água ruim. Assim o anel ferromagnético ficou preso na posição superior e deu um sinal constante, então o queimador funcionou constantemente. Desmontei o próprio sensor, limpei os depósitos de ferrugem e pronto! A caldeira começou a funcionar como antes. Talvez minhas informações sejam úteis para alguém.
A mesma organização que conectou sua caldeira e realiza a manutenção anual. Em geral, é melhor não entrar sozinho na caldeira.
Depois de desligar a água quente, algo estala na caldeira por 10 segundos ou mais. Não apresenta nenhum erro