Componentes do radiador – como escolher o correto

Os componentes dos radiadores do sistema de aquecimento devem ser selecionados corretamente.Não se pode comprar os primeiros que encontrar, instalá-los e depois reclamar que a rede de aquecimento não funciona bem.

Os radiadores modernos são muito diferentes em características técnicas dos seus equivalentes em ferro fundido. Conseqüentemente, sua configuração deve ser abordada de forma diferente.

Por que precisamos de componentes para radiadores?

Os componentes para radiadores de aquecimento incluem um grande número de instrumentos, dispositivos e peças com diferentes finalidades. Cada um tem sua própria funcionalidade e é responsável por determinados requisitos.

Acessórios para radiadores de aquecimento

Vejamos cada componente e indique sua finalidade. Todos os dispositivos e dispositivos são divididos em dois grupos:

  1. Responsável pelo correto funcionamento dos radiadores.
  2. Instalação e produtos decorativos.

Componentes do primeiro grupo

Este grupo inclui principalmente válvulas de corte e controle, com as quais é regulado o fluxo do líquido refrigerante no interior dos radiadores. Dispositivos que cortam as baterias do circuito de aquecimento também são adicionados aqui - válvulas de corte.

O primeiro elemento componente são as válvulas térmicas, também conhecidas como válvulas térmicas. Sua finalidade é controlar e regular o fornecimento de refrigerante ao radiador de aquecimento. Eles são apresentados em duas modificações:

  • manual;
  • automático.

As primeiras têm design semelhante às válvulas de água comuns. Ao girar a haste, você pode aumentar ou diminuir a seção transversal da passagem através da qual o refrigerante entra na bateria.

Os componentes automáticos são melhores nesse aspecto.Geralmente é montado junto com uma cabeça térmica. Ambos os dispositivos controlam de forma independente a temperatura ambiente, regulando o fornecimento de refrigerante. Acontece que dependendo da temperatura do ar, a quantidade de líquido refrigerante que entra no radiador é ajustada.

Consequentemente, a temperatura das baterias de aquecimento é ajustada. Quanto menos refrigerante entra e sua velocidade é menor, menos calor a rede de aquecimento libera para o ambiente. Dispositivos automáticos não requerem intervenção humana.

Ambas as opções são instaladas na entrada do radiador: em uma tubulação ou na extremidade do aquecedor. O acessório manual pode ser montado independentemente da localização. Automático apenas para que não fique exposto aos fluxos de ar quente provenientes da bateria.

Componentes do primeiro grupo

Cabeça térmica

Este é o segundo componente mais importante. Seu design inclui:

  • válvula de corte;
  • fole cheio de líquido que reage às mudanças de temperatura;
  • o mecanismo de atuação é uma haste e uma mola de retorno.

O princípio de funcionamento da cabeça térmica não é complicado. O líquido dentro do fole reage às mudanças de temperatura, como um aumento. Ele se expande em volume e começa a pressionar a haste. Este último pressiona a válvula, que bloqueia parcial ou totalmente a seção transversal do tubo através do qual o refrigerante entra no radiador. É assim que a temperatura no sistema de aquecimento diminui.

Se a temperatura ambiente diminuiu, o processo se move na direção oposta - o volume do líquido diminui. Ele para de pressionar a haste, sobre a qual a mola pressiona do lado oposto. A válvula abre o tubo de refrigerante.

Os fabricantes oferecem três tipos de componentes deste tipo:

  1. Com sensor de temperatura integrado.Eles são montados diretamente no dispositivo de aquecimento na posição horizontal.
  2. Com sensor remoto de temperatura. Esses modelos são utilizados em três casos: não é possível instalar o sensor horizontalmente, os radiadores são cobertos por cortinas grossas e uma fonte de calor adicional está localizada nas proximidades. Estruturalmente é assim - o cabeçote é instalado no radiador, o sensor é movido para o lado. Ambos os componentes são conectados por um cabo para transmissão de sinal.
  3. Modelos eletrônicos.

As estatísticas sobre o uso de cabeças térmicas indicam que sua instalação economiza combustível. E esse número é de 20%. Mesmo que o preço do componente seja bastante caro, tudo é compensado economia de combustível para aquecimento.

Cabeça térmica

Válvulas

Este é o terceiro tipo de componentes do primeiro grupo. Geralmente são chamadas de válvulas de corte, porque a válvula tem uma finalidade - desligar o fornecimento de refrigerante. A instalação é feita na frente da cabeça térmica no circuito de alimentação.

Eles são usados ​​​​em um caso - há necessidade de substituir o radiador por um novo ou repará-lo.

Saídas de ar

O refrigerante geralmente é água, que sempre contém ar. À medida que a temperatura da água aumenta, sua velocidade diminui e a pressão diminui, um indicador como a solubilidade do ar na água diminui. Isso leva à liberação de ar e sua coleta na forma de tampões em seções em forma de U da tubulação, radiadores de aquecimento e coletores.

Tal tampão torna-se uma área intransponível para o movimento do refrigerante. Além disso, o ar tem um efeito negativo nos componentes metálicos, que começam a corroer.

Para retirar o ar dos radiadores, são utilizadas saídas de ar, que são divididas em dois grupos:

  1. Manuais, também são guindastes Mayevsky.Instalado nos pontos superiores de radiadores e toalheiros aquecidos.
  2. Automático.

Os primeiros componentes duram o dobro do segundo - até 20 anos. A razão desta vida útil é a ausência de peças móveis. O primeiro é montado horizontalmente, o segundo apenas verticalmente.

Saídas de ar

Quais componentes são necessários para instalar radiadores de aquecimento?

O segundo grupo de componentes inclui:

  • Suportes de radiador;
  • telas refletivas;
  • painéis decorativos, também conhecidos como grades.

Com os componentes mais recentes, fica claro. A sua tarefa é cobrir o radiador e tornar o local onde está instalado apresentável em termos de aparência. Também cobrem as tubulações do sistema de aquecimento e as válvulas de corte, protegendo-as dos esforços mecânicos, o que às vezes acontece. A única desvantagem é que, ao cobrir o radiador, a grade reduz a transferência de calor do dispositivo de aquecimento.

Os fabricantes oferecem várias opções de painéis decorativos em termos de aparência. Portanto, deve-se prestar atenção ao material com que são feitas as grades. Existem quatro variedades:

  • metal;
  • madeira, inclui também produtos feitos de MDF;
  • plástico;
  • vidro.

Estes últimos são um belo exemplar, mas não totalmente seguros. Além disso - caro.

Você cobre os radiadores de aquecimento da sua casa com painéis decorativos?
Sim. A estética vem em primeiro lugar.
100%
Não. Isso é impraticável para mim.
0%
Não tenho radiadores em minha casa.
0%
Votado: 1

O principal componente da escolha é a segurança operacional. Quando exposto à temperatura, o material não deve emitir substâncias nocivas ao organismo.

Em termos de design, os painéis componentes também diferem:

  • grades planas;
  • montados na parede com prateleira superior cobrindo o radiador, também são do tipo aberto;
  • articulada fechada;
  • caixa

Se a tarefa é fechar a bateria do radiador, mas sua transferência de calor não deve ser afetada, então é melhor comprar a primeira opção. O resto reduzirá este parâmetro em qualquer caso, principalmente a caixa.

Quais componentes são necessários para instalar radiadores de aquecimento?

Fixações

Este componente tem uma finalidade - consertar o radiador. Pode ser montado na parede ou no chão. No primeiro caso, a montagem é feita na parede, no segundo - na base do piso.

Para escolher o tipo certo de fixação, você precisa considerar:

  • dimensões do radiador, seu peso;
  • o material com que é feita a bateria de aquecimento;
  • o material com o qual a parede é construída;
  • projeto de sala;
  • dimensões da abertura da janela.

A versão montada na parede é uma tira de metal com dois ganchos. Isto é o que é frequentemente usado. Existe uma versão moderna, semelhante à anterior. Estes são ganchos que não são instalados em uma barra longa, mas são um componente separado instalado na parte superior e inferior do radiador.

Você pode encontrar componentes de fixação de pino à venda. Esta é uma barra de aço com uma rosca de um lado e um gancho na extremidade oposta. Para instalar o radiador, é necessário fazer um furo na parede onde o gancho é aparafusado.

Para determinar a quantidade de fixadores necessários, geralmente toma-se como base o tamanho do radiador:

  • até 8 seções – dois componentes;
  • de 10 a 14 – três;
  • então, a cada 4-7 seções, uma fixação é adicionada.

Neste último caso, o número de seções depende do material do radiador. Por exemplo, para ferro fundido - a cada quatro, para alumínio - a cada sete, para aço - a cada cinco ou seis.

Os componentes de piso também estão amplamente representados no mercado. Eles são usados ​​principalmente para instalar baterias de ferro fundido ou aço.

Classificação por forma:

  1. Garfo. A bateria de aquecimento é colocada em duas meias-estruturas com reentrância. Eles não estão mais protegidos por nada. Tudo depende do peso do próprio dispositivo de aquecimento.
  2. Um garfo com uma pinça em forma de U que se ajusta por cima. As duas partes formam um tubo. Eles estão conectados entre si por meio de parafusos.
  3. Garfo com corrente. Aqui, em vez de uma pinça, é usada uma corrente semelhante a uma corrente de bicicleta.

Fixações

Tela reflexiva

A finalidade deste componente é refletir o calor que emana do radiador, que, sem tela, passa pela parede para a rua.

Portanto, consiste em duas camadas:

  • material de isolamento térmico;
  • folha de alumínio.

Este último serve como elemento reflexivo, de modo que a própria tela é colocada com papel alumínio em direção à bateria do radiador.

O que você precisa prestar atenção ao escolher este material:

  1. Espessura – 3-5 mm.
  2. Material de isolamento térmico: penofol, tepofol, porylex e isolon. O fabricante deve indicar isso na rotulagem.
  3. A área do componente deve ser 10% maior que a área do dispositivo de aquecimento.

É necessário que fique um vão de 4 a 6 cm de largura entre o radiador e a tela, o motivo é reduzir a troca de calor entre eles.

A tela refletora de calor é fixada na parede de diferentes maneiras: pregos pequenos, pregos líquidos, cola para papel de parede.

Tela reflexiva

Como escolher os componentes certos

Não existe um conjunto de componentes para radiadores. Cada elemento deverá ser adquirido separadamente. Alguns fabricantes completam os dispositivos de aquecimento com vários componentes, mas nada mais. Portanto, é importante escolher os elementos certos.

Existem três critérios aos quais prestar atenção:

  1. Temperatura e pressão do refrigerante no sistema de aquecimento. Nem todos os componentes são selecionados de acordo com este parâmetro.Mas as principais (válvulas de corte e controle) são obrigatórias.
  2. A área de fluxo dentro dos radiadores deve permanecer inalterada. Portanto, os componentes são selecionados de acordo com o diâmetro da passagem. Instalamos com um diâmetro menor e acabamos com uma rede funcionando incorretamente.
  3. O preço dos componentes para ferro fundido e outros tipos de radiadores de aquecimento determina a qualidade. Você não pode economizar dinheiro com eles.

Componentes para dispositivos de aquecimento aumentam a qualidade e o desempenho Sistemas de aquecimento, principalmente se funcionar de forma natural - sem a participação de bomba de circulação. Mas mesmo num sistema compulsório não deveriam ser abandonados. Portanto, você precisa escolher os componentes e componentes certos.

Componentes do radiador: vídeo.

Ainda há dúvidas que necessitam de esclarecimento, escreva nos comentários. Talvez você já tenha experiência na escolha de componentes? Compartilhe com outras pessoas. Salve o artigo nos seus favoritos para não perder as informações necessárias.

Comentários dos visitantes
  1. Peter

    O guindaste Mayevsky é um elemento importante. Anteriormente, as torneiras comuns eram instaladas e drenadas com ar e água. Não há necessidade de fazer isso hoje. Dei meia ou uma volta no parafuso com uma chave de fenda, sangrei o ar e pronto.

  2. Yegor

    A cabeça térmica também é um excelente dispositivo. Instalei um eletrônico e não economizei. Economiza gás especificamente. Eu recomendo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica