Como economizar gás ao aquecer uma casa particular: uma revisão das melhores formas de economizar gás
Devido às altas tarifas dos serviços das organizações fornecedoras de gás, o consumo econômico de gás é um ponto sensível para a maioria das famílias que vivem em uma casa com aquecimento a gás. Os valores nas contas de gás, especialmente no inverno, podem ser simplesmente irrealistas, certo? Você já pensou em como economizar gás em uma casa particular sem sacrificar um microclima confortável?
Tentaremos ajudá-lo a resolver esse problema - neste material falaremos sobre maneiras reais de economizar dinheiro, testadas na prática por muitos consumidores. Também consideraremos fontes alternativas de calor que podem complementar ou substituir completamente o gás em uma residência particular.
O conteúdo do artigo:
- Opções eficazes de economia de gás
- Método #1 - instalação de um medidor de gás
- Método #2 – reduzindo a perda de calor
- Método #3 – automação do processo de aquecimento
- Método #4 – substituição de equipamentos ineficazes
- Método #5 – modernização do sistema de ventilação
- Método #6 – usando fontes alternativas
- Método #7 - organizar um piso aquecido
- Método #8 - otimizar custos de aquecimento de água
- Dicas adicionais de economia
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Opções eficazes de economia de gás
A questão do consumo econômico de gás deve ser abordada de forma abrangente. Além disso, é importante utilizar apenas métodos “brancos” legais para evitar problemas desnecessários com as autoridades reguladoras. Vamos considerar as maneiras mais eficazes de usar e economizar gás com sabedoria, testadas por mais de um consumidor que usa equipamentos a gás para aquecer suas casas.
Método #1 - instalação de um medidor de gás
Comecemos pelo banal. A primeira coisa que você precisa fazer é instalar um medidor de gás em sua casa, caso ainda não tenha um.Sem este dispositivo, todas as outras ações não têm sentido: o consumo de gás será calculado de acordo com padrões médios, o que obviamente não é lucrativo. O medidor permitirá que você pague apenas pelo combustível azul realmente consumido, e esse valor geralmente é uma ordem de grandeza menor.
Existem os seguintes tipos de medidores de vazão:
- rotativo;
- turbina;
- membrana;
- vórtice.
O tamanho exigido é determinado dependendo do consumo máximo de combustível de todos os dispositivos no total. Você pode consultar o consumo aproximado de gás por hora de operação na ficha técnica do equipamento. No escolhendo um medidor você deve se concentrar no número de aparelhos a gás em uso na casa
Cada medidor possui sua própria capacidade nominal, marcada com uma marcação especial:
- G1.6 passar 1,6-2,5 m³ de energia;
- G2.5 – 2,5-4 m³;
- G4 – 4-6 m³;
- G6 – 6-10 m³;
- G10 – 10-16 m³.
Se a casa possuir fogão a gás, esquentador e caldeira, deve-se escolher um aparelho marcado como G6 ou G10.
Antes de usar outros métodos, você precisa começar a monitorar suas despesas e registrar regularmente as leituras dos medidores em um caderno separado. Esses registros ajudarão a monitorar o consumo de combustível e a avaliar a eficácia das tentativas de economizar gás no aquecimento de uma casa particular.
Método #2 – reduzindo a perda de calor
O segundo e principal passo, que reduzirá significativamente o consumo, é a análise e redução da perda de calor.
Essa necessidade se deve ao fato de parte do calor da casa escapar pelas paredes, telhado e janelas.Alguma quantidade de energia térmica é perdida através do sistema de ventilação junto com o ar de exaustão.
Para eliminar este problema, será necessário realizar um conjunto de medidas de isolamento térmico.
Todas as superfícies que podem transmitir calor precisam ser isoladas:
- chão;
- paredes;
- teto;
- teto;
- fachada;
- portas;
- janela.
A opção mais simples isolamento de paredes externas – cobertura de espuma plástica. Você também pode fazer uma parede falsa na sala colocando lã mineral atrás dela. O teto é isolado do lado do sótão com os mesmos materiais - lã mineral, espuma de poliestireno ou poliestireno expandido.
Para isolar o piso, o material é colocado sob uma betonilha ou piso de madeira. Serragem comum, ecowool, lã mineral, espuma de poliuretano e penofol são adequados como isolamento.
Painéis sanduíche para telhados ajudam a evitar vazamento de calor pelo telhado. São constituídos por um revestimento externo em forma de duas chapas metálicas perfiladas e uma camada de isolamento térmico de 10-15 cm de espessura, coladas por prensagem a frio ou a quente.
Caso não seja possível isolar a casa por dentro, recomendamos que você se familiarize com tecnologias de isolamento externo.
É mais aconselhável substituir as antigas janelas de madeira por estruturas metal-plásticas com vidros duplos ou triplos. Os sistemas de janelas com vedações multicircuitos e vidros especialmente revestidos retêm perfeitamente o calor.
As portas de entrada também devem ter boas características de poupança de energia.A opção ideal é um modelo duplo com vestíbulo. Se não for possível adquirir janelas e portas energeticamente eficientes, as estruturas antigas devem ser vedadas, vedando cuidadosamente todas as fissuras.
É importante prestar atenção às regras de ventilação. É aconselhável ventilar ambientes com janelas abertas por no máximo 5 a 10 minutos. Durante este tempo, uma quantidade suficiente de ar fresco entrará na sala e não escapará muito calor. Se necessário, você pode repetir o evento uma vez a cada poucas horas.
Para determinar os locais de maior perda de calor, é realizado um estudo térmico da casa. Isso é o que os profissionais fazem. Depois de realizar uma análise precisa, eles fornecem um mapa detalhado da perda de calor em uma determinada casa.
O isolamento requer investimentos financeiros significativos, mas é um dos métodos mais eficazes de poupança de energia. Com um trabalho de alta qualidade e proteção máxima das superfícies do ar frio, os custos de aquecimento podem ser reduzidos em até 50%. Um bônus adicional será o isolamento acústico das instalações, o que é especialmente importante se a casa estiver localizada perto de uma rodovia ou estrada movimentada.
Método #3 – automação do processo de aquecimento
A temperatura na casa depende das condições climáticas, tipo e área do cômodo. Segundo a pesquisa, um nível confortável para os humanos não é superior a 21 °C. O sistema de automação da caldeira ajudará a evitar hipotermia excessiva ou superaquecimento do ambiente.
Os dispositivos incluídos em sua composição regulam o fornecimento de combustível, mantendo uma temperatura estável levando em consideração as alterações de fatores externos.
Esses incluem:
- Sensores dependentes do clima. Instalado fora de casa. Eles monitoram a temperatura do ar externo e, caso haja alguma alteração, sinalizam ao sistema de controle sobre a necessidade de aumentar ou reduzir o abastecimento de combustível na caldeira a gás.
- Interior termostatos. Eles registram a temperatura do ar na sala, monitorando o nível de aquecimento do refrigerante no radiador. Ao atingir os níveis especificados, a caldeira desliga-se e, após uma descida de 1-2 °C, volta a ligar-se.
- Programadores. Permite definir os níveis de temperatura desejados nos ambientes por hora, hora do dia, dia da semana. Com a ajuda deles, você pode programar o trabalho de acordo com um cronograma conveniente. Por exemplo, no período das 8h00 às 16h00, enquanto não há ninguém em casa, defina um indicador, à noite das 16h00 às 22h00 - outro, à noite das 22h00 às 8h00 - um terceiro.
Os dispositivos são instalados na parede próximo à fonte de fornecimento de gás ou diretamente no radiador de aquecimento.
Instalar termostatos é uma das maneiras mais fáceis de economizar gás.Ao interagir com a fonte de fornecimento de refrigerante, esses dispositivos contribuem para um uso mais racional dos recursos. O nível de consumo de combustível dos equipamentos com sistema de automação é reduzido de 10 para 20%.
Método #4 – substituição de equipamentos ineficazes
O consumo de gás é amplamente determinado Eficiência e a eficiência da principal fonte de calor. Portanto, se a casa possui uma caldeira antiga ou um modelo pouco rentável que consome muito combustível, é melhor, se possível, substituir esses equipamentos por outros mais eficientes energeticamente. Isto é especialmente verdadeiro para as caldeiras soviéticas, cuja eficiência mal chega a 60%.
A forma como você escolhe uma caldeira determina se o consumo de gás na casa diminuirá. A unidade deve queimar completamente o combustível, produzindo a quantidade máxima de calor.
Ao comprar você precisa considerar:
- valor de eficiência;
- projeto de queimador e trocador de calor;
- temperatura dos gases de combustão;
- espessura do isolamento térmico;
- tipo de alocação;
- custo do dispositivo.
Não se deixe enganar por modelos baratos: o design de 1-2 estágios dos seus queimadores pode limitar a quantidade de calor produzida. Dispositivos com queimadores modulares equipados com sistema de controle eletrônico apresentam maior eficiência.
Entre os modelos modernos, o líder em eficiência é considerado caldeiras a gás de condensação tipo de piso e parede com eficiência de até 96%.
Em comparação com outros tipos de equipamentos a gás, eles economizam até 20% de combustível. Aparelhos de alta tecnologia utilizam gases residuais para produzir calor adicional.
Além de escolher um modelo econômico de caldeira, é necessário prestar atenção especial ao esquema de instalação do sistema de aquecimento da casa. É importante calcular com precisão a potência ideal do equipamento (10 m² de área aquecida deve ter 1 kW de energia) e selecionar o sistema de distribuição de tubulação correto para distribuição do refrigerante.
Método #5 – modernização do sistema de ventilação
Outra maneira eficaz de economizar dinheiro é a instalação unidades de tratamento de ar com recuperação. Estes dispositivos removem eficazmente as massas de ar residuais e devolvem o calor à divisão, permitindo otimizar o consumo de combustível necessário para o aquecimento.
Veja como o consumo de gás pode ser reduzido usando um sistema de recuperação:
- trocadores de calor são instalados nas aberturas de ventilação de entrada, que removem as massas de ar úmido e quente para o exterior;
- trocadores-recuperadores de calor são conectados aos tubos de ventilação de entrada;
- à medida que o ar quente se move, os recuperadores aquecem os fluxos frios vindos de fora;
- o ar fresco entra na sala já ligeiramente aquecido.
Por isso, Sistema de recuperação preserva a troca natural de ar, mantém condições ideais de temperatura e umidade e não libera excesso de calor no tubo. Ao reduzir as perdas de calor, é necessária menos energia para manter um microclima interior normal.
Método #6 – usando fontes alternativas
Como opção, seguir um caminho mais radical e abandonar o uso do gás em favor de fontes alternativas de aquecimento mais económicas.
Vamos dar uma olhada mais de perto nas fontes alternativas de calor ideais.
Energia natural do sol
Recentemente, em vez dos sistemas habituais de aquecimento de casas, começaram a ser utilizados frequentemente painéis solares ou colectores. A operação de tais dispositivos envolve energia do sol – a forma de energia natural e mais ecológica.
Sistema Aquecimento solar compreende coletor de vácuo, bombear, controlador, tanque de armazenamento para água quente. Por meio de coletores instalados na cobertura, a energia solar é convertida em eletricidade, armazenada em baterias e água aquecida, que chega a 70°C e circula pelo sistema.
A eficiência deste método de aquecimento é diretamente proporcional ao número de dias ensolarados e à intensidade da luz solar. Quando bem organizado, esse aquecimento ajuda a economizar significativamente no sistema de aquecimento principal da casa. Para isso, é necessário integrar elementos do sistema solar ao esquema tradicional.
Bombas de calor de alta eficiência
Um dos tipos de aquecimento mais econômicos são os sistemas de bomba de calor.A instalação de tais dispositivos é cara, mas depois de um certo tempo, um efeito econômico significativo será perceptível.
Em comparação com as caldeiras a gás, o custo do calor gerado pelas bombas é 2,5 vezes menor. Utilizando apenas 1 kW de eletricidade, a bomba de calor produz em média 3-5 kW de energia térmica.
Existem diferentes tipos de bombas de calor, diferindo no tipo de fonte de calor utilizada:
- água – as bombas retiram calor do subsolo, das águas superficiais e da terra;
- ar – é utilizada a temperatura do ar ambiente;
- Terra – retiram calor renovável da terra e instalam o sistema abaixo do nível de congelamento;
- derivado (calor secundário) – por exemplo, calor proveniente de tubagens de aquecimento central.
O equipamento é capaz de fornecer aquecimento total e abastecimento de água quente à casa. Além disso, as instalações podem climatizar o ambiente no verão.
Se a área apresentar cortes frequentes de energia, não vale a pena instalar bombas de calor, pois necessitam de energia elétrica para o funcionamento do compressor.
Método #7 - organizar um piso aquecido
Os sistemas de piso aquecido são altamente eficientes e econômicos. Eles são usados como fonte de calor principal e adicional em uma casa particular, inclusive no aquecimento com caldeira a gás.
Piso quente pode ser água, elétrico ou infravermelho. Para escolha corretamente A melhor opção de piso aquecido deve levar em consideração uma série de critérios, incluindo, entre outros, as características da sala e o tipo de piso.
É composto por várias camadas que formam uma “torta” dos seguintes elementos:
- superfície básica;
- uma camada de revestimento impermeabilizante e isolante térmico;
- sistema de tubulação e comunicação;
- fixação de solução concreta;
- piso.
O aparelho distribui uniformemente o calor por toda a área e proporciona um microclima confortável no ambiente. Devido à ausência de correntes convectivas, a quantidade de poeira no ar é significativamente reduzida.
Método #8 - otimizar custos de aquecimento de água
Além do aquecimento, na maioria das residências particulares o gás é usado para fornecer água quente. Para reduzir os custos gerais, você também precisa reduzir a quantidade de recursos usados nessa direção.
Nesse caso, você pode usar um dos vários métodos eficazes. A primeira opção é conectar um aquecedor a gás do tipo fluxo separado. Permite evitar o desperdício de gás, pois só funciona quando a válvula de água quente está aberta.
A segunda opção é instalar caldeira de aquecimento indireto em um circuito com o sistema de aquecimento ou use coletores solares para abastecimento de água. Se você usar métodos diferentes em combinação, os custos do gás podem ser reduzidos em 20-25%.
Dicas adicionais de economia
Além dos métodos discutidos acima, existem vários outros truques relacionados que podem ser usados para alcançar a economia desejada.
As seguintes regras devem ser seguidas:
- Os radiadores não devem ser cobertos com painéis decorativos, cortinas grossas, móveis ou roupas;
- pelo menos uma vez por ano é necessário limpar o trocador de calor da caldeira de sujeira e poeira acumuladas;
- se o equipamento for instalado em ambiente sem aquecimento, recomenda-se realizar um isolamento de alta qualidade da caldeira, caldeira e tubulações de saída;
- É aconselhável instalar telas refletoras de energia especiais em folha de alumínio entre o radiador e a parede;
- ao usar gás para aquecer água, vale a pena instalar chuveiros econômicos;
- se o aquecedor de água a gás não estiver funcionando, o queimador não deverá estar ativo.
Antes do início da estação de aquecimento, é necessário verificar sempre o sistema e eliminar todas as deficiências identificadas. Problemas comuns incluem congestionamentos de ar, vazamentos na junção de peças estruturais.
A economia deve ser econômica, por isso é importante controlar o consumo de gás em todos os lugares, inclusive na cozinha. Ao cozinhar no fogão, deve-se ajustar a chama em cada etapa do cozimento, diminuindo a intensidade da queima no momento certo.
Para um cozimento mais rápido e menor consumo de gás, recomenda-se sempre tampar os pratos, usar panelas especiais com ranhuras no fundo e chaleiras com apito.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Dicas para a vida do consumidor para reduzir os custos de aquecimento de uma casa particular em até 60%:
Vantagens de usar um termostato, características de conexão a uma caldeira a gás:
Revisão de fontes alternativas de calor:
Não existe uma solução universal para economizar gás. Você precisa experimentar, aplicar diferentes métodos e avaliar sua eficácia comparando as leituras anteriores do medidor com as atuais. A implementação das opções propostas envolve toda uma série de obras, por vezes caras e intensivas em mão-de-obra. Mas vale a pena, uma vez que números muito menores em pagamentos recuperarão em breve o investimento.
Segundo especialistas, o isolamento térmico de uma casa proporciona até 40% de economia de gás, instalação de termostatos e programador – até 10-20%, instalação de caldeira de alta qualidade – até 20%. Ao combinar vários métodos, você pode obter resultados significativos e economizar uma quantia considerável de dinheiro em aquecimento no futuro..
Quais métodos de salvamento você usa? Compartilhe seus segredos para o baixo consumo de gás com outros visitantes do nosso site na seção de comentários.
Se você ainda tiver dúvidas depois de ler esta publicação ou não conseguir entender os meandros da implementação de um dos métodos de economia discutidos, peça conselhos aos nossos especialistas - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Como pensei, a maior poupança vem da redução da perda de calor, leia-se o isolamento da casa.O único problema é que primeiro você precisa gastar muito dinheiro no isolamento em si.
Claro, você terá que gastar dinheiro em isolamento, mas se abordar esse processo de forma construtiva, poderá reduzir significativamente os custos! Primeiramente, aconselho você a comprar um termovisor; o aparelho custa cerca de US$ 200. Sim, muito, mas será muito útil no futuro. Com a sua ajuda, é possível visualizar as zonas da casa por onde ocorre a maior perda de calor.
Se o orçamento for limitado, você poderá isolar apenas as áreas mais problemáticas antes do inverno. Em relação ao termostato, o conselho do artigo está correto, tenho caldeira a gás, piso aquecido a água e ar condicionado conectado ao termostato. Mantém uma temperatura estável na casa de 23 graus durante todo o ano. Claro que há exceções, por exemplo, se formos embora no inverno, vou colocar para 18 graus para economizar, porque não tem ninguém em casa. Você também pode instalar termostatos separadamente em radiadores nos quartos.