Como calcular a quantidade de ladrilhos do banheiro: métodos de instalação + procedimento de cálculo

Devido à alta umidade, costuma-se revestir os banheiros com azulejos - o material é durável e não tem medo de água.É o que os artesãos recomendam para o acabamento de chuveiros, vasos sanitários e piscinas. A escolha dos produtos é impressionantemente diversificada - você pode escolher o acabamento para todos os gostos e bolsos.

Antes de ir à loja, você precisa saber como calcular a quantidade de ladrilhos do banheiro, para depois não precisar procurar o elemento de revestimento que falta. E também não quero pagar a mais pelo excedente, concorda?

No artigo descrevemos como o método de assentamento dos ladrilhos afeta sua quantidade, quais parâmetros devem ser levados em consideração no cálculo e também apresentamos três tecnologias para cálculo do consumo de material de revestimento. Um exemplo detalhado indicando os parâmetros reais de um banheiro o ajudará a criar uma estimativa precisa para trabalhos de reforma.

Métodos para colocar ladrilhos

Antes de iniciar os cálculos, é necessário decidir a disposição dos ladrilhos no piso e nas paredes. Existem diversas variações do layout deste material cerâmico. A presença de um padrão no ladrilho também é importante. Individualmente para cada um e como um todo na superfície de revestimento criada.

O revestimento de ladrilhos de acordo com o padrão de costura pode ser:

  • direto;
  • diagonal;
  • com deslocamento.
  • com inserções de elementos menores.

A maneira mais fácil é calcular o volume de materiais para a primeira dessas opções de layout. Também é mais fácil de implementar quando você mesmo cola os ladrilhos.

Mas se você quiser algo incomum, terá que gastar mais em peças - em termos de dinheiro, e no cálculo da quantidade necessária - em termos de tempo. Além disso, o trabalho, neste caso, também acaba sendo mais trabalhoso e caro.

Por exemplo, se compararmos as técnicas de assentamento reto e diagonal, então, com a mesma área da superfície a ser ladrilhada, o primeiro método exigirá 15–25% menos ladrilhos em pedaços. No segundo caso, você terá que cortar mais ladrilhos, o que inevitavelmente leva a uma massa de sobras não utilizadas.

Maneiras de dispor os ladrilhos
A opção mais simples para o assentamento de ladrilhos, elementos cerâmicos quadrados ou retangulares monocromáticos, dispostos no chão ou na parede em padrão clássico reto, sem mover ou girar os ladrilhos, bem como inserções adicionais (+)

Regras e opções de cálculo

Calcular a quantidade necessária de peças parece simples à primeira vista. Não basta calcular a metragem quadrada da superfície a ser colada e dividi-la pela área de um ladrilho. Além do padrão de costura, o consumo do material em questão também é influenciado por muitos outros fatores.

Ao calcular a quantidade de ladrilhos do banheiro, você deve considerar:

  • presença ou ausência de imagem;
  • tipo de layout;
  • local para assentamento do primeiro ladrilho;
  • verticalidade dos cantos entre paredes adjacentes;
  • fechado com encanamentos ou móveis e não necessitando de revestimento superficial;
  • aberturas de portas e janelas (se houver no banheiro);
  • A espessura da junta de argamassa varia de 2 a 10 mm.

O ponto principal aqui é a linha a partir da qual a instalação começará. Tomando como exemplo o chão, se a primeira fila for colocada contra uma das paredes, os ladrilhos só terão de ser cortados na parede oposta.

Painel na parede do banheiro
O mais problemático em termos de cálculo é um ladrilho com um padrão em grande escala que cobre toda a parede, que é composto por vários elementos individuais, cada um com o seu padrão.

Mas você pode começar a colocar ladrilhos a partir do centro da sala, o que muitas vezes parece mais esteticamente agradável. Porém, os elementos recortados ficarão em ambos os lados.Também é bom se você puder usar restos de um deles para colocar ao lado do outro. Caso contrário, a quantidade de material necessária para o revestimento aumentará.

Freqüentemente, cada corte de ladrilho termina com a quebra da parte restante e impossibilitando seu uso posterior. Isso geralmente acontece se o fabricante de azulejos for inexperiente.

Como resultado, o consumo de material cerâmico aumenta acentuadamente devido à necessidade de um grande volume de corte de ladrilhos. E isso afeta inevitavelmente o aumento dos volumes necessários de revestimentos cerâmicos em peças.

Outra área problemática são os cantos verticais nas paredes. Em edifícios antigos de painéis, muitas vezes são inclinados, o que contribui significativamente para o corte de ladrilhos.

Idealmente, as costuras horizontais e verticais nos azulejos devem ser estritamente perpendiculares entre si. Caso contrário, após a aplicação do adesivo, o revestimento ficará feio e torto.

Mas, se as paredes forem ligeiramente inclinadas, então por baixo ou por cima delas nos cantos do banheiro é necessário fazer inserções finas ou aparar os ladrilhos externos da fileira que ali estão colados. Tudo isso também leva a um aumento na quantidade necessária em peças.

Você deve medir os cantos com antecedência usando um nível ou fio de prumo e decidir como cobrir essas deficiências dos construtores.

Medição de banheiro
Cada parede do banheiro deve ser medida separadamente com uma fita métrica. Mesmo cinco milímetros não contabilizados podem levar a erros imperdoáveis ​​​​nos cálculos

Muitas vezes é melhor inserir cantos decorativos de plástico na parte superior ou cobrir inicialmente as paredes com gesso cartonado ou gesso. O corte preciso de ladrilhos devido a alguns milímetros de parede irregular exigirá muito tempo e esforço.

Método #1 – por área

Este método de cálculo é aplicável apenas para um layout clássico simples e, mesmo assim, com grandes ressalvas.Sua principal desvantagem é a impossibilidade de levar em consideração os custos adicionais de corte da cerâmica na marcação das linhas de assentamento a partir do centro da sala.

Para realizar este cálculo, primeiro é necessário medir as dimensões do banheiro. Para calcular a área útil, você precisará multiplicar a largura pelo comprimento da sala. E para as paredes - sua largura por altura e some todos os números resultantes.

Marcação de ladrilhos na embalagem
As telhas são vendidas individualmente e em pacotes - com o fabricante embalando de 6 a 18 ou mais peças em uma caixa. Em cada pacote é indicada a área de uma peça e, em geral, de toda a pilha embalada.

Como resultado, você deve obter dois valores - um para o revestimento do piso e o segundo para a parede. Em seguida, esses números são simplesmente divididos pela área de um ladrilho escolhido para decorar uma determinada superfície.

Ao mesmo tempo, há uma porta nas paredes do banheiro e, muitas vezes, um grande espelho é colado em uma das paredes. Para tais locais, não são necessários ladrilhos. Isso também deve ser levado em consideração subtraindo sua área da área calculada acima.

Se for escolhido um layout diagonal, o número resultante de peças deve ser aumentado em pelo menos 15%. Com esta opção de instalação, o consumo de ladrilhos nas fiadas exteriores aumenta inevitavelmente.

Método #2 – em linhas

Para calcular com mais precisão a quantidade de peças necessárias, é melhor usar um método com cálculo ordenado. Para fazer isso, você precisa medir a largura e o comprimento da superfície a ser revestida e, em seguida, dividi-los pela largura e comprimento do ladrilho desejado.

Cálculo com pedido dá um erro mínimo
O método de assentamento em fileiras permite evitar muitos erros de cálculo e reservar excesso de material; aqui apenas alguns ladrilhos sobressalentes serão suficientes caso sejam danificados durante o corte

A essência do método é simples - primeiro é calculado o número de lajes em uma linha e, em seguida, o número dessas linhas.Nesse caso, você pode facilmente levar em consideração as inserções de uma borda menor em algum lugar no meio e as superfícies que não são cobertas.

A divisão dos números acima geralmente resulta em um número fracionário. Deve ser sempre arredondado. Precisamos calcular o número de peças inteiras. E se em algum lugar você precisar colar um pedaço de alguns centímetros de largura, então este é outro produto de ladrilho para cortar.

Método #3 – de acordo com o esboço

O resultado mais trabalhoso e preciso só pode ser obtido por meio de cálculos com planta previamente elaborada de paredes e piso. Deve ser feito em papel milimetrado e estritamente de acordo com as dimensões medidas do banheiro.

Cálculo preciso usando esboço
O principal nesse esboço é observar com precisão a escala e levar em consideração a espessura das costuras. Se nos dois primeiros cálculos não foram levados em consideração alguns milímetros para rejunte de cada lado de cada ladrilho, então aqui você não deve esquecê-los

O diagrama deve ser elaborado com o maior cuidado possível, tendo em conta todos os elementos de azulejos colados e móveis com canalização, atrás dos quais não é necessário revestimento. Ao mesmo tempo, alguns artesãos, para economizar material no chão, recomendam não colocar ladrilhos embaixo do banheiro. Isto não deve ser feito em nenhuma circunstância.

Além da função decorativa, o piso também serve de proteção para a base de concreto (piso) em caso de inundação no banheiro. Deixar uma secção do pavimento desprotegida significa colocar todo o pavimento em risco de destruição pela água.

Se no esboço de uma porta algum ladrilho cair completamente dentro da “porta”, então pode ser excluído dos cálculos. Mas se tal ladrilho estiver apenas parcialmente localizado na área de abertura, ele deve ser levado em consideração como um elemento inteiro.

Em alguns desses casos, é possível cortar um ladrilho em um par de peças necessárias.Porém, isso deve ser feito com cautela, para que posteriormente o material adquirido seja definitivamente suficiente.

É importante levar em conta a quantidade adicional de material se estiver construindo base de chuveiro em azulejo estandes ou tela do banheiro.

Exemplo de cálculo para um banheiro pequeno

Digamos que exista um banheiro com área de 2,56 m2 e que possua os seguintes parâmetros:

  • altura – 2600 mm;
  • comprimento lateral curto – 1500 mm;
  • o comprimento da lateral ao longo da qual ficará a banheira é de 1710 mm.

Além disso, há uma porta - 750*2000 mm.

O ladrilho escolhido para o piso é quadrado, medindo 330*330 mm, e para as paredes - 200*300 mm com disposição vertical.

Percepção visual de ladrilhos de diferentes formatos
Os ladrilhos quadrados tornam o interior mais simétrico, os ladrilhos alongados verticalmente elevam visualmente o teto e os ladrilhos alongados horizontalmente expandem o ambiente.

Como resultado, para os cálculos obtemos um banheiro com os seguintes dados (mm):

  • altura da sala (H) – 2600;
  • altura de abertura (Hp) – 2.000;
  • profundidade da sala (A) – 1500;
  • largura da sala (B) – 1710;
  • largura de abertura (Bp) – 750;
  • comprimento do banho (C) – 1500;
  • largura da banheira (D) – 700.

A maneira mais fácil é calcular os ladrilhos do piso. Primeiro, divida B pela largura do piso 1710/30 = 5,18. Arredondando obtemos 6 peças seguidas. Em seguida, dividimos A pelo comprimento do mesmo piso 1500/330 = 4,56. Arredondando, obtemos 5 linhas. Total: 6*5 = 30 peças por andar.

Neste caso, de um lado da linha obtemos um corte de aproximadamente 60 mm (330 * 0,18). Se os ladrilhos forem cortados com precisão, sem quebrar, então, em vez de 30, você poderá pegar apenas 28 peças.

Para superfícies de parede, os cálculos são os seguintes. Para uma parede com porta, as duas fileiras superiores têm 9 peças cada (1710/200 = 8,55) e as outras 7 fileiras têm 5 peças cada (2000/200 = 5). O total é 18+25 = 43.

O número de linhas é calculado da seguinte forma:

  • para os dois superiores - acima da porta há um vão de 600 mm com altura de ladrilho de 300 mm;
  • e a abertura em si – 2.000/300 = 6,67.

Para a parede oposta à porta – 1710/200 = 8,55 e 2600/300 = 8,67, obtemos 9*9 = 81 peças. Deste número você precisa subtrair 21 peças para os azulejos localizados atrás do banheiro. Não há necessidade de revestimento.

Para duas paredes estreitas - 1500/200 = 7,5 e 2600/300 = 8,67, obtemos 8 * 9 * 2 = 144. Será difícil encontrar algo com sobras aqui.

O total é: 144+60+43 = 247 peças para as paredes e 28 peças para o chão. Além disso, por precaução, não custa nada adicionar 10% extras a esses números e você pode ir até a loja comprar peças.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Cálculo visual do número de ladrilhos para uma sala medindo 1,5 * 1,7 m:

Você pode aprender sobre as regras de disposição dos blocos no vídeo a seguir:

Preparando um projeto de banheiro com layout de azulejos:

Não há nada muito complicado no cálculo de ladrilhos para um banheiro. Porém, é preciso ter muito cuidado para não errar na hora de calcular sua quantidade exata em peças. Cada curva, canto, caixa de tubulação, encanamento e outras características internas contribuem para esses cálculos.

Além disso, você também deve levar em consideração o padrão do ladrilho e o tipo de layout. Nesse caso, a opção de cálculo mais precisa é o croqui, que consiste em traçar uma planta em milímetros e desenhar nela cada parede e piso.

Você tem experiência pessoal no cálculo de azulejos de banheiro? Quer compartilhar seu conhecimento acumulado ou tirar dúvidas sobre o tema? Deixe comentários e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Eugênio

    Claro, você pode contar as peças manualmente, mas isso é para o paciente.Eu uso um programa de computador especial, pro100. Basta inserir as dimensões dos ladrilhos e colocá-los nas paredes e no chão. É até engraçado - no futuro você poderá ver como ficará o banheiro com esse azulejo em particular. Você mesmo pode adicionar a foto.
    Mas em qualquer caso, é preciso levar os ladrilhos com reserva para cortar e quebrar, porque às vezes é difícil comprar mais. Não é que esses ladrilhos não estejam mais à venda, eles simplesmente podem diferir em meio tom em outro lote. Isso acontece com frequência.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica