Cartuchos para cabines de duche: características, tipos, regras de seleção + instruções de substituição

Os proprietários de uma casa de banho pequena ou aqueles que preferem o máximo de espaço na hora de organizar uma casa de banho optam pelas cabines de duche. Uma ampla gama de modelos, versatilidade e soluções de design interessantes - tudo isso incorporado em uma caixa vertical.

No entanto, também existem fragilidades, cuja falha levará à falha de todo o sistema de água - cartuchos para cabines de duche.

Neste material falaremos sobre os tipos de cartuchos para cabines de ducha, traçaremos os principais critérios para sua correta seleção e também avaliaremos os fabricantes mais populares de acessórios para cabines de ducha.

Tipos de cartuchos de reposição

O principal elemento estrutural de uma misturadora em box de chuveiro é um desviador, que mistura fluxos de água de diferentes temperaturas e alterna para o modo desejado pelo usuário. Sua quebra desabilita todo o sistema de abastecimento e ajuste.

A classificação do elemento principal da grua é realizada em função do dispositivo opcional e do princípio de funcionamento.

Modificações dobráveis ​​​​e não dobráveis

Existem modelos dobráveis ​​​​e indissociáveis ​​​​de cartuchos para torneiras de chuveiro.Na primeira opção, a peça é sujeita a reparação parcial, nomeadamente lubrificação e limpeza dos elementos componentes. É pela praticidade que é melhor optar por esse tipo.

Na segunda opção, não há possibilidade de abertura e determinação da causa da avaria, portanto não será possível prolongar a vida útil.

No entanto, tais modelos falham com muito menos frequência do que os anteriores. Mas eles pertencem a uma categoria de preço mais elevada.

Dispositivo misturador
Todo o funcionamento do misturador é baseado em um cartucho substituível que regula a pressão e a temperatura do jato d'água. Dependendo do tipo destes últimos, eles diferem em configuração, material de produção e parâmetros

Modelos de cerâmica e bola

Todos os tipos de torneiras são equipados com cartuchos substituíveis de esfera ou cerâmica (disco). Todos eles têm seus pontos fortes e fracos. Vejamos cada tipo com mais detalhes.

A amostra esférica é representada por uma cabeça de controle redonda feita de aço inoxidável. O elemento inteiriço de formato esférico possui três orifícios: a água fria e quente flui para os dois inferiores a partir das linhas de abastecimento de água, e um fluxo misto passa pelo terceiro e é fornecido à bica da torneira.

A alça de ajuste do misturador é colocada na haste. Quando a bola gira, as passagens do canal se deslocam, abrindo assim o acesso à água fria ou quente, ou a mistura é feita dentro da bola, e a saída será um jato quente.

Todas as ranhuras são vedadas com juntas de borracha. Isso garante uma estanqueidade completa. Portanto, se a torneira vazar, muito provavelmente ocorreu despressurização e será necessário verificar o estado dos anéis de vedação.

Descrevemos como agir em caso de avaria e uma lista das avarias mais comuns dos misturadores de bolas em este material.

Cartucho de bola

Um misturador com válvula esférica possui os seguintes elementos estruturais: uma ou duas alavancas, uma haste, um corpo, um cartucho com furos para saída de água em diferentes temperaturas. O dispositivo do tipo cerâmico é uma peça pré-fabricada cilíndrica baseada em dois elementos de trabalho do tipo disco. Placas metalocerâmicas (óxido com alumínio) se ajustam perfeitamente umas às outras.

O inferior está estacionário e o superior gira e é controlado por uma haste. Existem também amostras com três placas - neste caso, a última desempenha um papel coadjuvante.

A ação giratória da alavanca coloca a haste de latão em movimento. Existem modelos que podem girar 360 graus em torno de seu eixo.

A haste, por sua vez, engata discos que se movem entre si, abrindo acesso à água na temperatura desejada. Ao inclinar a alça, você pode controlar a força da pressão do jato.

Cartucho cerâmico
O processo de produção dos cartuchos cerâmicos é bastante complexo: a retificação é realizada por ultrassom; As arruelas são ajustadas ao tamanho para um ajuste perfeito. Desta forma, o vazamento entre as placas é eliminado

Na versão de análise existem três ou mais posições de mixagem, dependendo do número de modos de mixagem. Por exemplo, uma hidrobox possui um cartucho de 5 posições.

Ao contrário de sua contraparte esférica, o desviador de disco não possui um manguito de borracha sujeito a atrito constante. Portanto, não é necessária a substituição periódica da gaxeta, portanto, o cartucho fica privado da área mais vulnerável.

Acessórios termostáticos para economia de água

A função do modelo termostático é manter a temperatura necessária. Através deste produto, fluxos de água contrastantes são misturados e ajustados.

Devido a um sistema especial anti-queimadura em forma de termoelemento sensível, a água não pode ultrapassar os 38 °C, o que é ideal para uma família com filhos em crescimento. Dessa forma, os pais não se preocupam com a possibilidade de a criança se queimar ao abrir a torneira.

Cartucho termostático
A Vernet produz torneiras das séries Thermo e Yeti, equipadas com cartuchos termostáticos Sedal com termoelementos de hélio e diafragma plano

O design de tal cartucho não se distingue por um dispositivo complexo: um corpo, uma haste com mecanismo de mola e uma luva com pequenos orifícios radiais.

O mecanismo operacional difere significativamente dos análogos anteriores e proporciona ao dispositivo uma longa vida útil.

A parte principal do cartucho é um elemento termostático que converte mudanças de temperatura em movimentos mecânicos. O material expansível é uma combinação de vários tipos de cera e outros componentes. A composição é selecionada para cada modelo de mixer individualmente.

Quando aquecido, o conteúdo do polímero da cavidade do invólucro se expande e pressiona o diafragma; o movimento na direção longitudinal é transmitido através do tampão para a parte móvel da cápsula.

Dois cartuchos misturadores
A misturadora em cabine de duche ou hidrobox com termóstato está equipada com dois cartuchos - termostático e cerâmico. O primeiro é instalado na válvula de água quente, o segundo na válvula de água fria.

O movimento então atinge o amortecedor e o ativa. Regula o fluxo de água em diferentes temperaturas.

Para evitar forte pressão no elemento, se houver uma grande diferença entre as forças de compressão nas tubulações de água, o projeto do desviador contém uma válvula de retenção.

O dispositivo de segurança suporta o diafragma e permite que o obturador e a haste deslizem livremente. A mola de retenção retorna a haste quando a temperatura cai.

Recomendações universais para seleção

Ao escolher um substituto para um desviador defeituoso para uma hidrobox, deve-se levar em consideração seus principais parâmetros. Primeiro, preste atenção ao diâmetro do dispositivo e às dimensões da haste. A escolha errada do tamanho pode levar a problemas como ruído durante a operação e giro apertado da válvula.

O controle de pressão com tais violações será reduzido e a qualidade da operação do guindaste será prejudicada. Por causa disso, surgem problemas na forma de uma mangueira de chuveiro estourada ou os elementos roscados do misturador tornam-se rapidamente inutilizáveis.

Parâmetros do cartucho
Os principais parâmetros do desviador: características de projeto (elemento dobrável ou não dobrável); comprimento e formato do assento da haste; forma e número de furos; diâmetro do corpo

O principal aspecto da escolha é o número de modos no mixer. De acordo com este valor, o modelo divertor pode ter três ou mais slots. Se houver discrepâncias, a peça não poderá ser instalada na torneira.

Devem ser levados em consideração os principais parâmetros das superfícies de assentamento do cartucho e da ranhura de latão, bem como o comprimento desta. O diâmetro da carcaça (tambor) também está sujeito a medições.

Cartuchos multiposições
Para distribuir os fluxos de água, um certo número de ranhuras é fornecido nos desviadores. Além disso, eles podem diferir não apenas no número de furos, mas também na sua forma. Em hidroboxes e cabines de chuveiro são utilizadas amostras com 3, 4 e 5 posições

De acordo com as características técnicas, as lojas de acessórios hidráulicos apresentam os seguintes parâmetros de desviadores:

  • com diâmetro de caixa 26, 33, 35, 37 e 38 mm;
  • O comprimento da haste pode ser de 37 a 82 mm, incluindo a altura das estrias.

Muitas vezes, nos chuveiros, você pode encontrar torneiras com dois tipos diferentes de cartuchos. O primeiro dispositivo regula a temperatura e a pressão. De acordo com as normas, tal elemento tem um comprimento de haste de 40 mm.

O segundo é responsável por alternar os modos. Dependendo do número de funções da hidrobox, as válvulas de corte de água terão o mesmo número de ranhuras.

Se você estiver comprando um novo misturador, deverá perguntar que tipo de desviador ele está equipado e se existem dispositivos semelhantes no mercado.

Preste atenção também ao tipo de construção - dobrável ou fundida. No primeiro caso, em caso de avaria, a peça pode ser desmontada e reparada, no segundo só é possível a substituição.

Embalagem de cartucho
Ao adquirir um novo desviador, alguns fabricantes fornecem peças sobressalentes adicionais ao dispositivo. Posteriormente, em caso de avarias, são utilizados no processo de reparação.

Apesar da extensa gama de modelos, nem sempre é possível selecionar a amostra certa - isso se aplica a modelos mais antigos de cabines de chuveiro com assento quadrado não padronizado.

No entanto, em algumas lojas estes tipos de peças podem ser encomendados. Portanto, você não deve desmontar o misturador prematuramente e correr para comprar um novo, você poderá encontrar um elemento de controle adequado.

A opção mais fácil para selecionar o modelo certo é remover a peça inadequada do mixer e selecioná-la usando um exemplo visual.Se você não conseguir desmontar a torneira sozinho, consulte o manual do usuário do box do chuveiro.

No manual, o fabricante descreve todas as características não só dos dispositivos principais, mas também dos acessórios auxiliares.

Classificação de fabricantes populares

Também vale a pena ficar atento aos fabricantes representados no mercado de louças sanitárias. É aconselhável dar preferência aos representantes oficiais da empresa que possuam todos os certificados de qualidade das peças oferecidas. Qual deles é confiável e, claro, a relação qualidade-preço de seus produtos será considerada mais adiante.

Tendo decidido o fabricante e escolhido o modelo de desviador necessário, é necessário avaliá-lo visualmente quanto a chips e a presença de todos os componentes. Por conveniência, todas as empresas produzem elementos de válvulas de corte de água em embalagens transparentes.

Oras – acessórios para camarotes de luxo

O fabricante finlandês de acessórios sanitários Oras apresenta produtos premium. Os cartuchos desta marca são utilizados para equipar cabines de duche com misturadores termostáticos.

Os discos do produto são confeccionados em cerâmica de alta qualidade, o que permite uma longa vida útil devido à confiabilidade do design.

Cartucho cerâmico Oras
As Hydroboxes do segmento caro são equipadas com desviadores cerâmicos Oras. Na maioria das vezes, são misturadores termostáticos produzidos pelo fabricante apresentado. No entanto, existem amostras de outros tipos no sortimento.

Muitas vezes, as louças sanitárias e acessórios da Oras são encontrados nos equipamentos de outro fabricante finlandês - a IDO, focada na produção de cabines de chuveiro.

Por exemplo, toda a gama de hidroboxes IDO Showerama está equipada com torneiras termostáticas e desviadores Oras.

Grohe, Hansgrohe e Hansa – qualidade alemã

Os fabricantes alemães são representados por três marcas populares: Grohe, Hansgrohe e Hansa. Eles combinam com sucesso soluções de design originais na disposição de cabines de duche e no seu equipamento funcional.

A qualidade e confiabilidade das torneiras são garantidas por pelo menos 5 anos, mas para alguns modelos Grohe o período é de 10 anos.

Cartucho Grohe
A Grohe oferece componentes para torneiras de diversos segmentos de preços. A categoria de preço mais cara são os produtos cerâmicos feitos de latão com revestimento especial contra depósitos de calcário

A qualidade das luminárias Hansgrohe é praticamente a mesma da marca anterior. A principal característica são os produtos sanitários de pequeno porte - principalmente misturadores monocomando (monocomando).

A faixa de preço é bastante ampla – desde séries econômicas até modelos exclusivos premium.

Cartucho Hansgrohe
A Hansgrohe está focada na produção de elementos termostáticos, cada vez mais utilizados em cabines de chuveiro. As unidades de mistura são feitas exclusivamente de metalocerâmica

O design exclusivo dos misturadores Hansa distingue a empresa de seus análogos. A direção prioritária é a introdução de inovações tecnológicas em mecanismos de encanamento e peças para eles.

Cartucho de Hans
Os cartuchos cerâmicos da Hansa são utilizados para completar interruptores de posição para cabines de chuveiro da mesma empresa. A participação dos modelos clássicos de duas válvulas é insignificante; em sua maioria, são misturadores monocomando

Os componentes produzidos nas oficinas Hansa apresentam uma ótima relação qualidade-preço. Na sua produção são utilizadas tecnologias exclusivas que permitem manter o lubrificante de fábrica durante toda a sua vida útil.

Assim, depósitos de calcário e ferrugem não se acumulam entre os discos cerâmicos do produto.

Ravak – fabricante checo acessível

A empresa checa Ravak produz louças sanitárias desde 1991, mas a ampla distribuição de produtos só se tornou possível em 2004. A popularidade conquistada neste período indica a alta qualidade dos produtos.

Esta marca produz banhos, cabines de duche e caixas de hidromassagem, bem como toda a linha necessária de válvulas de corte de água.

Cartuchos Ravak
Nas hidroboxes Ravak, os misturadores são feitos de latão de alta qualidade com processamento e um denso revestimento de cromo. Estão equipados apenas com cartuchos cerâmicos. A garantia deles é de 5 anos

Os produtos desta marca reúnem todas as características que um usuário normalmente exige: qualidade, design atraente e, o mais importante, um longo período de garantia.

É importante notar que a democracia checa se reflecte no preço dos produtos, pelo que pessoas com qualquer rendimento podem comprar os dispositivos da empresa de revisão.

Causas de mau funcionamento do cartucho

Apesar dos elevados prazos de garantia oferecidos pelos fabricantes de válvulas de corte de água, existem fatores que afetam negativamente o seu funcionamento e provocam falhas prematuras.

Esses incluem:

  1. Má qualidade da água. Para eliminar este problema, são instalados adicionalmente elementos filtrantes, que devem ser limpos periodicamente.
  2. Impacto mecânico. Se você pressionar com força a alça da torneira, poderão ocorrer danos na forma de uma haste quebrada ou uma rachadura no corpo do cartucho.

Como o primeiro fator negativo se manifesta por formações de placa dentro do cartucho, você mesmo pode tentar limpá-lo.Neste caso, não importa o tipo de peça - dobrável ou fundida.

Bastará colocá-lo em água fervente com ácido cítrico e ferver por alguns minutos. Se após este procedimento o desviador instalado no local continuar vazando, será necessária a substituição.

Substituindo o cartucho
A causa da falha do cartucho pode ser não apenas um alto coeficiente de dureza da água, mas também o manuseio incorreto da alavanca do misturador. Em qualquer caso, o mecanismo de bloqueio terá de ser substituído.

Vejamos as características óbvias das avarias que exigem a troca da unidade de controle do box:

  1. O eixo do interruptor está vazando. Neste caso, a causa pode ser uma fixação fraca no nicho e será necessário apertar mais as porcas. Se o problema persistir, apenas a troca do cartucho ajudará.
  2. Os modos não podem ser alterados. Muito provavelmente, ocorreu uma cunha de distribuidor.
  3. Quando a válvula é difícil de girar e ao mesmo tempo ouve-se um som crepitante incomum.

Se, ao desmontar a torneira do box do chuveiro, for encontrado algum defeito no cartucho: rachaduras, poros, isso também é motivo para adquirir um novo mecanismo.

Instruções de substituição

Para alterar o desviador que alterna os modos na torneira hidrobox, é necessário seguir a sequência de ações. E a primeira prioridade é cortar o abastecimento de água.

Em seguida, remova a guarnição e desparafuse a placa decorativa localizada sob a alavanca. É melhor agarrá-lo com um pano úmido por baixo para não danificar a camada cromada brilhante.

Além da função decorativa, a peça pressiona o bloco da torneira no local de montagem. Desparafuse com uma chave de fenda ou um hexágono de 2,5-3 mm.

O mesmo princípio de funcionamento se aplica ao anel inferior, que pode ser do tipo rosqueado ou deslizante.Após retirá-lo, caso não existam mais elementos de fixação, o misturador pode ser facilmente desmontado.

Você pode usar a segunda opção - sem desmontar o guindaste. Todas as etapas para remover o tampão decorativo e o parafuso que prende as alças na haste do cartucho são realizadas de forma semelhante ao método anterior.

Substituindo o cartucho
O processo de substituição da unidade misturadora em uma hidrobox começa com o desaperto do parafuso de fixação das alças. Alguns modelos de torneiras podem ter tampões decorativos, então remova-os inicialmente e depois remova a alavanca

Usando uma chave inglesa, desmonte o interruptor. Se a batedeira estiver em uso há muito tempo, o metal pode grudar e precisa ser tratado com um composto especial WD-40 e aguardar um pouco. Depois, se não ceder, aprofunde a ranhura do parafuso com uma serra comum e remova a parte frontal.

Ao chegar ao cartucho, para removê-lo do corpo da válvula é necessário desparafusar a grande porca de latão. Então você pode facilmente remover a peça e instalar uma nova.

Porém, antes de fazer isso, avalie o local de montagem do desviador. Se o fundo de latão estiver coberto por uma camada corrosiva e a superfície não ficar lisa ao toque, será necessário limpá-lo e tratá-lo com um selante, após secagem.

A remontagem da torneira é realizada na ordem inversa. Também é necessário monitorar o trabalho realizado iniciando o guindaste e alternando sequencialmente os modos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os principais tipos de cartuchos instalados em hidroboxes, bem como a substituição "faça você mesmo" das válvulas de corte de água, são discutidos detalhadamente na história:

Dicas práticas para reparar e substituir um desviador em um box de chuveiro:

Tirando conclusões, podemos dizer que substituir um desviador em um banheiro não é uma tarefa difícil.Você mesmo pode realizar o processo desmontando a batedeira ou deixando-a no lugar, o que reduz significativamente o tempo gasto em reparos.

No entanto, a principal tarefa continua sendo a escolha correta do dispositivo. Para isso, é melhor retirá-lo e selecioná-lo conforme exemplo ilustrativo.

Se você tiver alguma dúvida ou puder dar conselhos práticos sobre o tema deste artigo, deixe seus comentários, compartilhe sua experiência e tire dúvidas no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Karina

    A cabine de duche é de facto uma salvação para quem tem apartamentos pequenos com casa de banho pequena. Mas às vezes você quer deitar um pouco, levamos um box de chuveiro com bandeja, para que você possa pegar água se fechar o ralo. E os cartuchos falham o tempo todo, duram cerca de um ano de uso ativo, a água é muito dura. Meu marido compra Hansgrohe, o preço nos convém.

  2. Tenho uma cabine de duche Aquarell, quase nova, com apenas 4 meses de uso. O cartucho começou a vazar, logo abaixo da alavanca. Ele puxou o cartucho e tentou apertar a porca de fixação com mais força. Tudo parece encaixar bem, mas há um vazamento, flui direto de dentro. Terei que alterá-lo ou há algo mais que posso tentar?

    • Sergei

      Eu tive o mesmo absurdo. Experimentei 4 cartuchos de fabricantes diferentes e todos vazaram. Desisti e troquei completamente a batedeira, até agora está tudo bem.

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Olá, Ilya. Aconselho você a fechar a água, retirar o cartucho da torneira e levá-lo à loja de ferragens para comprar um semelhante. Freqüentemente, o custo dessas peças está na faixa de 5 a 10 dólares.

      Você também pode tentar “salvar” o cartucho antigo, para isso é necessário limpar os orifícios de abastecimento de água, verificar os elementos de vedação e apertar bem a porca que prende o cartucho. Mas em qualquer caso, mantenha um novo em estoque.

      Se a causa do vazamento foi entupimento nos orifícios de abastecimento de água, aconselho também a retirar e limpar a malha do filtro da própria batedeira.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica