Como remover você mesmo um ar condicionado sem perder freon: um guia detalhado para desmontar o sistema

Os aparelhos de ar condicionado para uso doméstico e de escritório, bem como os utilizados no setor industrial, via de regra, funcionam com um refrigerante especializado - o freon. Essa substância química é capaz de assumir diversos estados - líquido ou gasoso, dependendo de parâmetros como pressão e temperatura.

A prática de operação de condicionadores de ar não exclui a necessidade de desmontagem, por exemplo, para reparos. Nesses casos, o proprietário passa a estudar informações sobre como retirar sozinho o ar condicionado sem perder o freon, para tentar consertar a avaria sem envolver especialistas. Falaremos sobre como você pode fazer isso com suas próprias mãos em nosso material.

O que você precisa saber sobre refrigerante de ar condicionado?

Infelizmente, quebras de aparelhos de ar condicionado, como outros equipamentos, não são incomuns. Portanto, um potencial técnico, mesmo “doméstico”, precisará de informações teóricas e básicas sobre o mesmo freon se planeja instalar, desmontar ou consertar um ar condicionado.

Os modernos aparelhos de ar condicionado, domésticos ou de escritório, utilizam para funcionamento refrigerante, cuja marca está indicada no passaporte do ar condicionado, bem como diretamente no corpo do equipamento.

Instalação de ar condicionado doméstico
O procedimento de instalação de um ar condicionado doméstico aos olhos de especialistas parece bastante simples. Eles consideram a desmontagem do sistema de ar condicionado ainda mais simples

Portanto, a primeira coisa que um mecânico doméstico precisa saber é, obviamente, a marca do refrigerante utilizado no sistema.A marca do freon é determinada pela leitura da informação constante na placa técnica do aparelho, que está sempre presente na caixa do módulo exterior.

Para que serve esta informação? Para a correta execução dos trabalhos de instalação (desmontagem) e comissionamento.

Placa técnica do ar condicionado
A chamada “placa de identificação” do ar condicionado é uma placa técnica localizada na carcaça do módulo externo, que indica a marca do refrigerante utilizado pelo sistema. Neste caso a marca indicada na placa é R410A

Freon é uma substância muito fluida. Ou seja, se houver uma leve violação da estanqueidade do sistema, esse refrigerante escapa completamente. Esta classe de substâncias refere-se a produtos químicos que podem destruir a camada de ozônio da atmosfera. Conseqüentemente, a liberação de freon na atmosfera é, em princípio, inaceitável, mesmo em pequenos volumes.

Ao instalar um novo ar condicionado, o risco de vazamento de refrigerante é mínimo, mas o processo requer uma certa abordagem tecnológica. No entanto, a situação é completamente diferente ao desmontar o sistema. Falaremos mais sobre como remover o ar condicionado para que o freon não vaze dele.

Removendo o ar condicionado enquanto economiza freon

Consideremos duas opções para desmontar um sistema split doméstico com preservação total de freon, com as quais os usuários potenciais de condicionadores de ar terão que lidar:

  1. Desmontagem da instalação de trabalho.
  2. Desmontando uma instalação defeituosa.

Ambas as opções são a realidade da prática atual de operação de aparelhos de ar condicionado domésticos e outros.

Desmontagem do ar condicionado faça você mesmo
É perfeitamente aceitável desmontar você mesmo um ar condicionado doméstico. Porém, para realizar esse trabalho você precisará de alguns conhecimentos básicos sobre o projeto e operação de sistemas de ar condicionado.

Aliás, a segunda opção, quando é preciso desmontar uma máquina com defeito, é ainda mais comum que a primeira.Os aparelhos de ar condicionado em funcionamento raramente são desmontados, permitindo que as máquinas funcionem durante todo o período indicado pelo fabricante.

Opção nº 1 - desmontagem do equipamento de trabalho

Este caso de desmantelamento está normalmente associado à mudança do utilizador para outro local de residência (trabalho, etc.). É verdade que às vezes o equipamento será desmontado para ser substituído por um modelo mais avançado (moderno).

Consideremos as principais etapas da desmontagem do sistema preservando o refrigerante.

Estágio #1 - bombear freon para fora do sistema

Qualquer que seja a finalidade da desmontagem do equipamento de trabalho, o ar condicionado deve primeiro ser “desativado”.

Este termo implica:

  • desmontar o sistema em módulos individuais;
  • desconexão dutos lineares;
  • desconectar conexões elétricas;
  • mantendo freon no sistema.

Com um ar condicionado funcionando (totalmente funcional), completar os itens indicados na lista é relativamente fácil. Basta bombear primeiro o freon presente no evaporador (parte do módulo interno) e nos tubos de cobre que conectam o módulo interno à unidade externa.

Freon bombeando em um sistema funcionando
Bombear freon em um sistema funcional não requer equipamento especial. Muitas vezes, para o controle basta ter uma estação manométrica ou simplesmente contar com o funcionamento do pressostato de baixa pressão

Ressalta-se: nesta opção, o refrigerante é bombeado inteiramente por meios locais - ou seja, diretamente pelo compressor do ar condicionado.

As ações do usuário são as seguintes:

  1. Feche a válvula de fornecimento de freon ao evaporador (no tubo de menor diâmetro).
  2. Deixe a válvula aberta na linha de exaustão de vapor (no tubo de maior diâmetro).
  3. Ligue o ar condicionado em modo "resfriamento".
  4. Aguarde até que o sistema se desligue automaticamente (devido à baixa pressão).
  5. Feche a válvula na linha de exaustão de vapor.

Esta é, em termos gerais, a aparência da tecnologia, demonstrando como remover adequadamente um ar condicionado doméstico preservando o freon em um dos módulos do sistema (módulo externo).

Após concluir este procedimento, resta desmontar o aparelho de ar condicionado em módulos separados para transporte até outro local de instalação.

Etapa 2 - desmontagem em módulos de um sistema split doméstico

A seguir, consideraremos a sequência de ações para dividir o ar condicionado em módulos. Mas isso está sujeito ao procedimento descrito acima para bombear freon com um compressor.

Assim, é recomendado conectar a estação do manômetro a uma conexão projetada especificamente para encher/remover freon. Esta porta de serviço (nome da especificação padrão) faz parte do projeto da válvula de corte da linha de gás (linha maior). A conexão é fechada com um bujão de latão, que deve ser removido primeiro.

Porta de serviço do ar condicionado para carga/remoção de refrigerante
Design clássico de válvulas de corte e porta de serviço usando o exemplo de um sistema split doméstico padrão. As válvulas são abertas/fechadas usando uma chave hexagonal

A ligação da estação manométrica à porta de serviço é realizada através de um manômetro (manômetro-vácuo), projetado para controlar o lado de baixa pressão. Nos aparelhos da marca, essa parte do equipamento (incluindo a mangueira adaptadora) costuma ser azul. Neste caso, a válvula de corte do manômetro azul da estação deve permanecer na posição “fechada”.

A porta de serviço (conexão) da linha de baixa pressão possui uma válvula de retenção integrada. Quando uma mangueira equipada com uma cabeça roscada especial é conectada à conexão, a válvula de retenção abre pressionando a barra transversal da cabeça na haste da válvula.Portanto, a conexão/desconexão da porta de serviço (aparafusamento do cabeçote) deve ser feita de forma rápida, mas cuidadosa.

Conectando uma estação de manômetro a um ar condicionado
Estação manométrica - dispositivo para monitorar a pressão dentro das linhas de trabalho de uma instalação de ar condicionado, bem como para monitorar o processo de bombeamento/bombeamento de freon, se necessário

Após a conexão, o manômetro mostrará a presença/ausência de pressão na linha. Se não houver pressão, você pode desconectar com segurança as tubulações conectadas à unidade externa desapertando as porcas de capa. Caso contrário, o procedimento de bombeamento do refrigerante com o compressor deve ser repetido.

Em seguida, a electricidade fornecida às unidades exterior e interior é desligada, bem como a alimentação eléctrica aos terminais do módulo. Recomenda-se numerar os condutores elétricos caso se pretenda utilizar fios antigos para nova instalação.

Etapa #3 – remoção de bloqueios dos locais de instalação

A próxima etapa da operação de desmontagem de um sistema dividido doméstico em funcionamento é puramente física. Será necessária a retirada dos módulos de ar condicionado (externo e interno) diretamente dos locais de instalação.

O módulo externo de baixo peso (até 50 kg) localizado em baixa altura pode ser removido manualmente - por duas pessoas e usando escadas se necessário. Em altura, se o módulo externo estiver localizado próximo a uma janela, a remoção manual do dispositivo também é possível. Embora neste caso deva ser lembrado que se trata de um empreendimento bastante arriscado e perigoso.

Removendo o módulo do ar condicionado manualmente
Se o módulo externo do sistema split for colocado muito próximo da janela, duas pessoas podem remover manualmente o dispositivo dos cantos de montagem, mesmo que o sistema seja colocado em altura

É claro que a desmontagem de opções de grande altura, quando não há terminais chamados de “carga” por perto - janelas, portas, etc., deve ser considerada um procedimento mais complicado para a remoção do módulo externo.

Para tais casos de remoção, em regra, utilizam equipamentos adicionais e recorrem também aos serviços de pós-venda:

  • escaladores;
  • torres mecânicas;
  • torneiras, etc

O módulo interno de um sistema split geralmente não causa problemas especiais ao realizar trabalhos de desmontagem. Porém, se durante a instalação do sistema de ar condicionado a passagem das tubulações pela parede foi cuidadosamente vedada, será necessário abrir com cuidado esta área da parede para retirar parte dos tubos lineares trazidos para fora. Primeiramente, antes de trabalhar com tubos lineares de cobre, a conexão da tubulação é desconectada diretamente no módulo interno e o próprio módulo é removido de seus suportes.

É verdade que às vezes faz sentido não desconectar os tubos de cobre do módulo interno, desmontando este bloco do sistema junto com as tubulações. No entanto, esta opção é aceitável desde que haja uma linha curta (não mais que 1,5-2 metros) conectando os módulos do sistema.

Removendo o módulo interno do ar condicionado
O módulo interno, elevado em ângulo em relação ao nível da parede, dá acesso à conexão de tubulações lineares. Basta desconectar os tubos para depois retirar o módulo da parede

Como o módulo interno de um sistema split doméstico está pendurado nas bordas superiores da placa de montagem fixada na parede, para removê-lo é necessário puxar levemente para baixo a borda inferior da caixa adjacente à parede e, em seguida, puxar a parte inferior da habitação em sua direção. Como resultado dessas manipulações, será possível arrancar a parte inferior do corpo das pinças.

Então, se você levantar um pouco a caixa, o módulo interno do sistema split pode ser facilmente removido.

Se você encontrar dificuldades durante o processo de desmontagem e ocorrer vazamento de freon, não se preocupe. Após a nova instalação do ar condicionado, você deverá cuidar da correta carregamento de refrigerante.

Opção nº 2 - desmontar um ar condicionado que não funciona

A situação de bombear freon para fora do sistema, quando o compressor de um ar condicionado doméstico não funciona por um motivo ou outro, é muito pior em comparação com a primeira opção.

No compressor inoperante do ar condicionado, não será mais possível implementar a função de bombeamento de freon em nível local. O que fazer nesses casos? Como remover e desmontar corretamente o ar condicionado sem vazar freon?

Usando uma estação de eliminação de Freon
Um exemplo de utilização de equipamento especial é uma estação de bombeamento de refrigerante, quando não há possibilidade de utilização de “eliminação” local de freon no sistema de ar condicionado

Esta opção de bombagem normalmente envolve o envolvimento de serviços de assistência, uma vez que é impossível prescindir da utilização de um equipamento especial - uma estação de eliminação de freon.

O uso de uma estação de bombeamento de freon permite liberar completamente o sistema de ar condicionado da presença de refrigerante. Além disso, se necessário, a estação de eliminação permite criar adicionalmente um vácuo dentro do circuito do módulo externo do sistema de ar condicionado desmontado.

Um ar condicionado que não funciona é liberado do freon usando sequencialmente dois métodos de eliminação do refrigerante:

  1. Eliminação de substância líquida.
  2. Eliminação de substâncias gasosas.

O processo de bombeamento de freon de um sistema de ar condicionado que não funciona é acompanhado, no primeiro estágio, por ações de coleta da fase líquida. As válvulas de corte nas tubulações lineares do ar condicionado estão completamente abertas.

Esquema de eliminação de Freon
Diagrama tecnológico de “eliminação” do freon: 1 – cilindro; 2 – escalas; 3 – relé de controle; 4, 6, 9, 11, 12 – mangueira flexível; 5 – estação elevatória; 7 – filtro secador; 8 – visor; 10 – estação manométrica; 13 – ar condicionado (módulo externo); 14 – válvulas de corte lineares

Além das válvulas de corte, também é necessário abrir as válvulas solenóides de controle fornecidas pelo circuito do módulo externo.

Para passar para a posição aberta, uma tensão de alimentação temporária apropriada é fornecida às bobinas da válvula (geralmente indicada no corpo da válvula ou na documentação do ar condicionado).

Válvula solenóide no circuito do módulo externo do sistema split
Exemplo mostrando a localização de uma válvula solenóide em um sistema de ar condicionado. Dependendo dos modelos de ar condicionado, a localização dessas válvulas pode ser diferente.

A seguir, instale um contêiner (contêiner de freon) na balança, equipado com terminal bidirecional (gás e líquido). O cilindro deve corresponder à marca do refrigerante - adequado, por exemplo, especificamente para armazenar freon R22, se for este o refrigerante que está sendo bombeado.

Conecte os tubos de serviço ao cilindro e abra as válvulas correspondentes (líquido ou gás) no cilindro.

Na próxima etapa do trabalho, a estação de eliminação de freon é ligada e as válvulas da estação manômetro, previamente conectada ao circuito de eliminação de refrigerante de um ar condicionado inoperante, são abertas. O bombeamento do freon é controlado pelo vidro da estação manométrica.

Da mesma forma, o freon gasoso é bombeado, com a única diferença de que neste caso a válvula de gás do cilindro de montagem está aberta.

Conectando o cilindro de coleta à estação de recuperação de refrigerante
Um exemplo demonstrando a conexão de um cilindro (recipiente de coleta de freon) no caso em que há necessidade de utilização de uma estação para eliminação de refrigerante de um ar condicionado que não funciona (danificado). Neste caso, eliminar a substância gasosa conectando uma mangueira à válvula de gás (terminal)

Ressalta-se que o sistema de bombeamento do refrigerante permite o enchimento do recipiente coletor - o cilindro - em no máximo 80%. Via de regra, o algoritmo de funcionamento da estação de eliminação de refrigerante é ajustado a este parâmetro de volume. O próprio projeto da estação de liquidação é equipado com sensores especiais para monitoramento do volume coletado.

Quando a eliminação do freon estiver concluída, você pode começar desmontando o ar condicionado.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os recursos da evacuação de freon são mostrados claramente no vídeo a seguir:

A desmontagem de um ar condicionado doméstico deve ser sempre realizada levando-se em consideração o bombeamento completo do refrigerante para evitar perda de freon. Enquanto isso, muitas vezes, na prática, ocorre a situação oposta, quando o freon é simplesmente despejado na atmosfera. Esta abordagem é inaceitável, pois viola o ambiente natural da existência humana. Simplificando, as pessoas se envenenam recorrendo a métodos banais de drenagem de freon sem regras.

Você gostaria de compartilhar sua própria experiência de bombeamento de freon e dar recomendações úteis para reparos? Ou ainda tem dúvidas que não abordamos neste material? Pergunte aos nossos especialistas e outros visitantes do site no bloco de comentários localizado abaixo deste artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica