Como desmontar um sistema split com suas próprias mãos: características e procedimento de trabalho

A maioria dos sistemas split clássicos são instalados de forma padrão, quando o módulo interno é colocado dentro da sala e o módulo externo, respectivamente, fora da sala.Ambos os módulos são conectados por um sistema de tubulação e um circuito elétrico.

Entretanto, juntamente com a instalação, em determinadas situações é necessária a desmontagem do sistema split pelo próprio proprietário. Como resolver esse problema com as próprias mãos sem danificar o equipamento desmontado? Vamos considerar esse ponto detalhadamente em nosso material.

Detenhamo-nos também nos motivos da desmontagem do equipamento e nos trabalhos preparatórios que devem ser realizados antes da substituição das unidades exteriores e interiores de um sistema split usado.

Razões para desmantelar um sistema de divisão doméstica

Parece que a razão óbvia e principal para o descomissionamento dos módulos de ar condicionado é o término completo da vida operacional declarada deste equipamento.

Na verdade, é melhor substituir um dispositivo de controle climático esgotado por um novo. E essa prática ocorre com bastante frequência entre proprietários de aparelhos de ar condicionado usados.

Desmontando a unidade externa do sistema split
Não é o melhor exemplo de desmontagem do módulo externo de um sistema doméstico dividido. Este método de remoção é uma violação direta das normas de segurança. Outros métodos de remoção devem ser usados

Entretanto, o sistema split também tem de ser desmontado se o equipamento principal do processo, por exemplo, um compressor de refrigeração, falhar. Recomendamos que você leia mais sobre métodos de diagnóstico de compressor e dicas de reparo.

Isso pode acontecer a qualquer momento, independente da vida útil estabelecida. Em qualquer caso, torna-se necessária a desmontagem da unidade externa do equipamento.

Não está excluído que as unidades de ar condicionado possam ser removidas para transferir o sistema para outro local de instalação. Por exemplo, quando o proprietário do dispositivo muda um local de residência para outro.

Esse tipo de desmontagem, embora pouco frequente, é observado no dia a dia. Em qualquer caso, para desmontar você mesmo o ar condicionado sem danificar o equipamento, é necessário ter alguns conhecimentos.

O que você precisa saber antes de começar a trabalhar?

As pessoas que se propuseram a desmontar um sistema dividido com as próprias mãos precisam, no mínimo, conhecer a estrutura (diagrama) de tal sistema. Conversamos com mais detalhes sobre o design da unidade interna Aqui.

Além disso, este ponto deve ser levado em consideração: os componentes de funcionamento do equipamento estão sob alta pressão de freon, gás que representa perigo para a saúde.

Diagrama de um sistema dividido doméstico
Este diagrama deve ser cuidadosamente estudado por cada potencial proprietário de um ar condicionado, desde aqueles que planejam instalar ou desmontar o sistema com as próprias mãos.

Além disso, o objeto de estudo deve ser os circuitos elétricos do aparelho de ar condicionado, principalmente se estiver prevista a reinstalação do aparelho em outro local após a conclusão da desmontagem.

Finalmente, são necessárias habilidades técnicas adequadas e proficiência em ferramentas especializadas em encanamento, eletricidade e refrigeração.

O trabalho de remoção de módulos internos e externos não termina apenas com a desconexão e remoção desses módulos.

Estação de medição
A principal ferramenta do refrigerador, necessária tanto na manutenção de equipamentos de refrigeração doméstica, quanto no caso de instalação e desmontagem de módulos de sistema split

Após desconectar e desmontar, cada um dos módulos deve ser vedado de forma confiável ao longo das linhas do circuito de freon. Isso é feito para evitar que partículas de sujeira e poeira entrem no circuito.

O conhecimento dos clássicos de instalação de sistemas split contribui para facilitar os trabalhos de desmontagem. Tradicionalmente, os módulos de trabalho – internos e externos – são colocados o mais próximos possível uns dos outros, apesar de os dois componentes estarem separados por uma parede (várias paredes).

O comprimento da curva de nível durante a instalação clássica, via de regra, não ultrapassa dois metros. Este é um indicador típico para sistemas domésticos.

As tubulações do circuito são colocadas em isolamento (cada uma separadamente), agrupadas com um cabo elétrico, e uma linha de trabalho conectando os dois módulos é construída através do canal.

Unidade de válvula de sistema dividido
Conjunto de válvula para um sistema split clássico. A imagem mostra as válvulas com as tampas de latão removidas (torcidas). No interior, as hastes internas de uma chave hexagonal são claramente visíveis

O tubo do circuito com diâmetro menor é a linha de descarga de refrigerante do compressor. Conseqüentemente, o tubo de maior diâmetro é a linha de sucção de refrigerante.

Cada um dos tubos está conectado à unidade externa através de válvulas do sistema. Além disso, uma das válvulas, geralmente a linha de sucção, é necessariamente equipada com uma porta de serviço.

A chamada porta de serviço é uma saída de tubo normal com rosca na qual é aparafusado o encaixe da mangueira de enchimento ou o encaixe da mangueira da estação manométrica. Esta saída (porta de serviço) será útil durante a desmontagem do sistema.

Instruções detalhadas para desmontagem

Assim, se tudo isso for levado em consideração, você poderá iniciar os trabalhos relacionados à retirada do ar condicionado de operação e posterior retirada de seu “local de trabalho”. Vejamos esse processo passo a passo para melhor compreensão e apresentação.

Passo #1 – liberar o circuito do sistema do refrigerante

É estritamente proibido tentar liberar o circuito operacional da instalação do freon usando o método banal de liberação de refrigerante no meio ambiente.

Somente uma pessoa “longe” do assunto pode utilizar a técnica quando basta afrouxar (desparafusar parcialmente) qualquer porca que prende os tubos do laço e assim liberar o freon.

Refrigerante dentro do sistema split
Cada sistema split é carregado com refrigerante, que está presente no circuito do sistema sob alta pressão. O trabalho de desmontagem envolve liberar o circuito do freon

Tudo fica muito mais fácil coletando freon no condensador do ar condicionado. Além disso, o mesmo freon é usado com sucesso no novo local de instalação. Ou seja, não existe apenas um procedimento simples para liberar o circuito do refrigerante, mas também um fator de economia no reabastecendo com freon.

Portanto, para liberar o sistema, é necessário fechar a válvula da linha de descarga quando o ar condicionado estiver operando no modo de refrigeração. Uma chave hexagonal é usada para girar a haste da válvula. Primeiro você precisa remover (desparafusar) a tampa protetora da válvula de latão.

Neste modo, o sistema split funcionará até que a proteção de baixa pressão seja acionada. Porém, é recomendável utilizar uma estação manométrica para poder monitorar a pressão no circuito. A estação do manômetro está conectada à porta de serviço correspondente.

Controle por estação de manômetro
Recomenda-se monitorar a pressão do refrigerante no circuito usando uma estação manométrica no caso de desmontagem de um ar condicionado doméstico

Após a pressão residual no circuito atingir o mínimo possível (0 Bar), é necessário desligar o ar condicionado caso a proteção não funcione.

Aguarde um pouco e se a pressão no circuito aumentar repita o procedimento.Isso remove completamente o refrigerante do circuito operacional diretamente para o condensador do dispositivo.

Na fase final:

  • feche a válvula da linha de sucção;
  • remova a estação do manômetro;
  • Desaparafuse as porcas que prendem os tubos de cobre.

Depois é necessário vedar as torneiras das válvulas e vedar as pontas dos tubos desconectados.

Passo #2 – desconectando circuitos elétricos

Agora que o circuito está livre de refrigerante, é lógico realizar trabalhos de desmontagem dos circuitos elétricos. Em princípio, cada unidade possui um diagrama de conexão elétrica, que geralmente está localizado na parte traseira da tampa do bloco de válvulas da unidade externa.

Caso não haja diagrama ou haja dúvidas quanto à conexão, recomenda-se esboçar a fiação dos contatos durante o processo de desconexão.

Sistema de divisão de rede elétrica
O diagrama de conexão elétrica dos módulos do sistema split deve ser interrompido durante a desmontagem do dispositivo. É aconselhável registar cada ponto de ligação em papel para facilitar a instalação posterior.

Somente aqueles que chegam ao módulo externo vindos do módulo interno devem ser desconectados. Além disso, muito provavelmente, será necessário desligar a alimentação da rede, visto que na maioria dos casos esta linha está instalada no interior de edifícios.

Depois de desconectar os circuitos necessários, você pode prosseguir diretamente para a remoção do módulo externo dos suportes metálicos.

Passo #3 – remoção de módulos internos e externos

A ordem de remoção dos módulos – internos e externos – não é crítica. No entanto, recomenda-se remover primeiro a unidade exterior.

Para realizar a operação de remoção de um módulo externo completamente desconectado, é necessário:

  • desaparafuse os parafusos dos suportes;
  • amarre o módulo com uma corda de transporte confiável (se estiver em altura);
  • mova cuidadosamente dos suportes e abaixe até o chão;
  • remova os suportes de suporte.

Em seguida, passe para o módulo interno. Aqui, antes de remover diretamente a unidade interna, limpe cuidadosamente a junção dos tubos de cobre do circuito e dos condutores elétricos de obstáculos.

Se possível, recomenda-se remover a fiação elétrica da transição.

Removendo o módulo interno
A desmontagem do módulo interno de um sistema split para uso doméstico é bastante simples. Isso é explicado por uma abordagem mais conveniente ao bloco e por um peso mais leve em comparação com o módulo externo

A unidade interna de um sistema split doméstico geralmente é montada em um painel de montagem incluído no kit de instalação. Além disso, a fixação é realizada pelo método de suspensão, sem fechos adicionais.

Portanto, para retirar o bloco, basta aplicar uma pequena força de tração “sobre você” e a seguir levantar levemente o módulo.

Uma vez removida do painel de montagem, a unidade permanece presa aos tubos de cobre do circuito. É necessário desapertar as porcas de fixação e desligar os tubos. Deve-se notar que este trabalho deve ser feito por peso.

Painel de montagem da unidade interna
Um exemplo de painel de montagem para unidade interna de um dos modelos de sistemas de ar condicionado doméstico. A unidade interna, via de regra, é simplesmente colocada neste painel e fixada com travas

Você pode precisar de uma posição ou da ajuda de um vizinho, amigo ou conhecido. Após desconectar, certifique-se de vedar as conexões dos tubos.

Por fim, resta desmontar o painel de montagem do módulo interno da parede, retirar os tubos de cobre e demais acessórios de conexão da transição na parede. Neste ponto, o desmantelamento do sistema de divisão domiciliar pode ser considerado completo.

Mas nem sempre é necessário comer. Se estamos falando de uma avaria ou reparo, muitas vezes é possível consertar tudo sem remover as unidades divididas.Portanto, se você se deparar com o fato de o sistema split estar vazando para dentro da sala, não será necessário remover o equipamento nessa situação. Você pode encontrar a causa da falha e corrigi-la sozinho.

Discutimos em detalhes como fazer isso corretamente e quais procedimentos é aconselhável realizar regularmente ao fazer a manutenção do sistema nos seguintes artigos:

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Um vídeo demonstrando o procedimento de desmontagem será uma ajuda adicional para quem tenta remover o sistema com as próprias mãos.

O vídeo demonstra claramente todas as sutilezas do trabalho:

Resolver o problema de remoção (desmontagem) de um sistema split doméstico com as próprias mãos é um processo totalmente viável. O principal é ter uma ideia do projeto desse equipamento e de como ele é instalado. Obviamente, a desmontagem deverá ser feita na ordem inversa.

Você está instalando, substituindo, reparando e mantendo sistemas split e removeu repetidamente o equipamento e o colocou de volta? Compartilhe seus segredos de desmontagem com os recém-chegados a este negócio - deixe recomendações abaixo neste artigo.

Se esta é a primeira vez que você remove bloqueios de sistema dividido e você tem dúvidas que não abordamos neste material, pergunte aos nossos especialistas e outros visitantes do site.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica