Instalação de ar condicionado faça você mesmo: instruções de instalação + requisitos e nuances de instalação
No mundo moderno é impossível imaginar a vida sem ar condicionado.O controle da temperatura do ar interno permite que uma pessoa se sinta confortável em qualquer época do ano. O equipamento é utilizado em prédios administrativos, escritórios, lojas e teatros. Ao manter a temperatura, a umidade e a limpeza do ar interno, o ar condicionado proporciona alta produtividade, bom humor e bem-estar aos usuários.
Ao comprar um ar condicionado para casa, os usuários muitas vezes enfrentam o problema de instalá-lo. O pagamento por serviços especializados pode chegar a quase um terço do custo do equipamento. Portanto, muitos proprietários se divertem com a ideia da auto-instalação. Mas o que é necessário para isso e é possível em princípio?
Nós o ajudaremos a encontrar respostas para essas perguntas - em nosso artigo diremos se é possível instalar você mesmo um ar condicionado e o que é necessário para isso. Falaremos também sobre como instalar equipamentos de climatização em casa, observando todas as regras e possíveis nuances que surjam durante a sua instalação.
O conteúdo do artigo:
O princípio de operação e design do ar condicionado
Antes de começar a instalar o ar condicionado, você precisa se familiarizar com seu design e compreender o princípio de operação.
O projeto do sistema de ar condicionado é bastante simples - estruturalmente consiste nos seguintes componentes e elementos:
- compressor, que é instalado no exterior do edifício;
- trocador de calor de condensação, localizado na unidade externa;
- bloco de evaporação, que é instalado em ambientes internos (dependendo dos modelos, podem ser vários blocos);
- regulador de pressão;
- sistema de tubo de conexão.
O próprio sistema é um circuito fechado. Dentro do circuito, o elemento principal que serve para resfriar o ar é refrigerante.
Normalmente usado como refrigerante freon. Estando no estado gasoso, sob pressão forçada pelo ventilador do compressor, passa para o trocador de calor de condensação, onde, ao ser conectado ao ar externo, se transforma em líquido e, já na forma líquida, entra na unidade de evaporação através de um regulador de pressão .
Graças à ação do regulador de pressão, o ponto de ebulição do freon diminui. Uma vez em uma câmara especial localizada no bloco evaporador, o freon se expande e “ferve”, enquanto absorve intensamente o calor e libera o frio. Como resultado desse processo, é liberado condensado, que se deposita no interior da câmara do evaporador do radiador, por onde o líquido é descarregado em um tanque especial. O condensado é descarregado do sistema de ar condicionado através de um tubo.
Absorvendo calor, o freon passa novamente do estado líquido para o gasoso e, sob pressão, através de um sistema de tubos é descarregado de volta para a unidade compressora, fechando o círculo do processo de trabalho.
Assim, um ciclo fechado de funcionamento do refrigerante depende da conexão cuidadosa de todos os elementos e da eliminação da despressurização nas juntas e conexões do sistema.
Falamos com mais detalhes sobre o projeto e o princípio de operação dos equipamentos domésticos de ar condicionado em este material.
Além disso, para garantir o funcionamento normal do ar condicionado, é importante escolher o local certo para sua instalação. O não cumprimento das especificações de instalação aumenta o desgaste das peças do sistema e aumenta a probabilidade de falhas operacionais. Os recursos de instalação serão discutidos abaixo no artigo.
Requisitos técnicos para instalação de blocos
Existem várias regras para a escolha do local de instalação dos aparelhos de ar condicionado, mas as nuances nem sempre estão indicadas nas instruções e documentação técnica do equipamento, embora sejam muito importantes durante o funcionamento. Os cálculos existentes para sistemas de ar condicionado exigem o cumprimento obrigatório de uma série de parâmetros durante a instalação.
Assim, para a unidade interior devem ser observados os seguintes parâmetros:
- a distância da tampa superior da unidade interna do ar condicionado ao teto, para garantir a sucção normal do ar, deve ser de no mínimo 15 cm;
- a distância até a parede de canto à qual a unidade de ar condicionado fica contígua é de pelo menos 30 cm;
- a distância até um possível obstáculo ao movimento do ar soprado na sala é de pelo menos 1,5 metros.
O não cumprimento destes parâmetros técnicos pode levar à interrupção do funcionamento normal do ar condicionado e ao aumento do consumo de energia.
Além disso, a falta de massas de ar fornecidas para resfriamento pode levar à operação instável e à quebra da unidade interna do ar condicionado.
Quanto às regras domésticas para instalação da unidade interna de um ar condicionado, ao escolher um local para onde será direcionado o fluxo de ar frio, é necessário excluir a possibilidade de presença constante de uma pessoa.
O ar frio não deve entrar no local de relaxamento (sofá, cama) e no local de trabalho (computador ou mesa). Caso contrário, você não poderá evitar doenças constantes devido ao sopro de ar frio.
Para instalar a unidade externa devem ser observados os seguintes parâmetros:
- a distância da parede posterior da unidade externa à parede do edifício é de no mínimo 10 cm, caso contrário será difícil “captar” o ar externo;
- mantenha uma distância suficiente do solo (ao instalar aparelhos de ar condicionado no térreo ou em residências particulares) para evitar a entrada de neve, sujeira e água na unidade;
- instalar a uma distância de pelo menos 1 metro das tubulações de gás;
- forneça pelo menos 1 metro de espaço livre para soprar ar com ventilador.
A unidade externa do ar condicionado deve ser instalada na parede externa do prédio adjacente ao seu apartamento. Você também deve excluir a localização do bloco na parede de um apartamento vizinho. Se necessário, forneça uma unidade externa viseira especial — isso é necessário para evitar que pingentes de gelo caiam na unidade de ar condicionado no inverno.
Ao localizar a unidade externa, é importante levar em consideração a possibilidade de livre acesso à mesma para manutenção.
É importante notar que no início da instalação em massa de aparelhos de ar condicionado em prédios de apartamentos, acreditava-se que a unidade externa deveria ser instalada mais baixa que a unidade interna. Este mito baseava-se no facto de que é assim que será garantida a lubrificação constante do óleo do compressor da unidade exterior (caso contrário, o óleo supostamente acumula-se na unidade interior).
Do ponto de vista da localização dos blocos externos e internos, o parâmetro determinante é a distância entre eles. Os limites estabelecidos são de 1 a 6 metros, mas o fabricante poderá indicar parâmetros específicos que deverão ser rigorosamente observados.
Se a distância máxima permitida for ultrapassada (mais de 6 metros), será necessário bombear freon adicional para o sistema e, se a distância for inferior a um metro, é necessário formar um anel a partir do tubo para garantir a metragem necessária .
Mais detalhadamente a questão da escolha correta do ideal locais para instalação de ar condicionado discutimos em nosso outro artigo.
Procedimento de instalação do ar condicionado
Mesmo se você mesmo instalá-lo, definitivamente precisará de ajuda. Isto se deve ao grande peso da unidade externa de ar condicionado e aos trabalhos que serão realizados na parte externa do edifício.
Etapa #1 – preparação de ferramentas e materiais
Ao instalar um sistema de ar condicionado com as próprias mãos num apartamento, a preparação para as próximas obras desempenha um papel importante. O conjunto necessário de equipamentos, materiais e ferramentas utilizadas garantirá um trabalho contínuo na instalação do ar condicionado.
Portanto, para instalação você precisará das seguintes ferramentas:
- furadeira de impacto, principal ferramenta para fazer furos na parede;
- uma furadeira com conjunto de furadeiras, necessária para fazer furos para fixações;
- bomba de vácuo para acionamento do sistema de ar condicionado;
- serra ou especial cortador de tubos para tubos de cobre;
- lima ou lixa para alisar a superfície dos tubos;
- dobrador de tubos garantir que o sistema de tubulação tenha a forma necessária;
- calibrador e queimador de tubos;
- caçador de parede (ou cinzel e martelo);
- nível;
- chaves de fenda;
- conjunto de chaves hexadecimais.
A auto-instalação de um ar condicionado é impossível sem essas ferramentas.
Além disso, antes de começar a trabalhar, você precisa preparar os consumíveis:
- cabo de energia para fazer um cabo de alimentação e conectar módulos - deve-se usar um cabo de quatro núcleos com seção transversal de 2 x 2,5 mm2;
- tubos de cobre sem costura - seu comprimento deve ultrapassar em 50 cm o comprimento esperado do percurso, mas o diâmetro dos tubos é selecionado de acordo com as instruções do ar condicionado;
- isolamento sintético e isolante;
- mangueira corrugada com espiral plástica interna embutida para drenagem - seu comprimento deve ser 1 metro maior que o comprimento calculado do percurso;
- suportes de aço para instalação de unidade externa de ar condicionado - o limite de carga dos suportes é calculado com base no peso da unidade (deve-se levar suportes que suportem uma carga duas vezes maior que o peso da unidade externa);
- elementos de fixação, selecionado para fixação do suporte e da unidade interna do ar condicionado.
Na hora da instalação é preferível utilizar materiais de alta qualidade, selecionando-os diretamente para o seu equipamento. Isso garantirá confiabilidade durante a operação do sistema.
Etapa #2 - instalação da unidade externa
A seguir, vamos ver como um ar condicionado externo deve ser instalado.
Aos requisitos gerais acima, vale a pena adicionar o seguinte:
- a instalação deve ser realizada em elementos portantes da fachada ou varanda do edifício;
- se as paredes forem de concreto aerado, é necessário utilizar vedação de amortecimento;
- o ruído máximo permitido não deve exceder 30 dB;
- no instalação na varanda ou sótão vale considerar a possibilidade de vibrações durante a operação do equipamento;
- quando instalados a uma altura igual ou superior a 3 pisos, os trabalhos devem ser executados por instaladores de grande altitude com equipamento de escalada.
Se todos esses requisitos forem atendidos, você poderá começar a instalar a unidade externa do ar condicionado.
Decidida a opção de instalação: na varanda, por baixo da janela ou junto à janela, é necessário fazer marcações com um nível. Após a marcação, todos os furos necessários são feitos com um martelo perfurador - para fixação dos suportes e fiação do sistema de tubulação dentro da sala - onde são inseridos os chumbadores.
Vale ressaltar que nas residências que não possuem isolamento térmico, o diâmetro do furo para sistemas de comunicação de ar condicionado deve ser de 50 mm, e onde for utilizado isolamento térmico, no mínimo 80 mm.
Os suportes são fixados por meio de parafusos, que devem ser apertados com a maior firmeza possível. Vale a pena considerar que durante a instalação o peso da unidade externa pode ser superior a 20 kg, portanto na hora de instalá-la não poderá prescindir da ajuda de um parceiro.
A unidade externa está pendurada em um suporte. Primeiramente, deve-se colocar borracha nos pontos de contato entre o suporte e a unidade externa do ar condicionado. É graças a esta camada que a vibração do funcionamento do ar condicionado será suavizada.
Etapa #3 - instalação da unidade interna
Para instalar a unidade interna de um ar condicionado doméstico, você também deve se orientar por todos os requisitos acima. Considerando também que as unidades exteriores e interiores devem ser instaladas uma em relação à outra a uma distância não superior a 6 metros.
Ao realizar trabalhos em ambientes fechados, você deve:
- preparar a área de trabalho retirando cortinas e retirando eletrodomésticos ou móveis da parede onde será instalado o ar condicionado;
- verifique a disponibilidade da fonte de alimentação (tomadas) para conectar um ar condicionado nele, se o cabo de alimentação padrão do aparelho não for suficiente, será necessário aumentá-lo;
- Monte a unidade na parede ou no teto.
No ambiente onde está instalado o aparelho de ar condicionado interno, é necessário fazer marcações com um nível, depois com uma furadeira fazer furos na parede e organizar a montagem do aparelho de ar condicionado. É visivelmente mais leve que o externo, mas, mesmo assim, os fechos devem prendê-lo com segurança.
Insira buchas de plástico nos orifícios e fixe-as o máximo possível com um martelo. Fixe o painel de montagem do ar condicionado e fixe-o com parafusos autoatarraxantes. Em seguida, pendure a unidade interna.
Etapa #4 - instalação de equipamentos de comunicação
As comunicações do ar condicionado incluem:
- conexões elétricas;
- sistema de canalização;
- sistema de drenagem.
Ao instalar uma unidade externa, é feito um furo na parede com um martelo perfurador, que é chamado de canal principal. Deve ter o diâmetro necessário para que as comunicações possam passar por ele.
Para operação ininterrupta de um ar condicionado com potência superior a 1,5 kW, é recomendável instalar uma linha de energia separada. Para fazer isso, você precisa conectar outro ao painel principal disjuntor, do qual passa um cabo de quatro núcleos diretamente até o local de instalação do ar condicionado. Ao conectar, certifique-se de determinar o zero e a fase.
Vale ressaltar que trabalhar com eletricidade é considerado perigoso e não deve ser realizado sem o conhecimento de noções básicas de engenharia elétrica.
Também recomendamos que você leia as regras conexões do motor do ar condicionado.
A instalação do sistema de tubulação deve ser realizada com cuidado especial, pois a violação da estanqueidade resulta no vazamento de freon com risco de vida.
Ordem de serviço:
- o tubo de cobre é cortado no comprimento necessário com margem de 1 m para curvas;
- as bordas são lixadas com lixa ou lima;
- a curvatura dos tubos deve ser realizada com raio de pelo menos 10 cm;
- Para isolar os tubos, coloque neles mangueiras especiais de espuma de poliuretano;
- alargue as extremidades dos tubos e conecte a tubulação;
- Após a conexão, aperte bem o flange de conexão.
Para tornar o sistema de tubulação mais estanque, os profissionais aconselham a realização soldar tubos de cobre. A soldagem é realizada com uma almofada térmica de propano: o tubo é aquecido a uma temperatura de 250 graus e é usada uma solda especial.As seguintes soldas suaves podem servir como: L-SnCu3 (S-Sn97Cu3) e L-SnAg5 (S-Sn97Ag5). Eles fornecem fixação confiável, resistência a esforços mecânicos e corrosão.
Feita a ligação entre as unidades externa e interna de acordo com as instruções, deve-se iniciar a montagem do sistema de drenagem. O líquido utilizado pode ser descarregado fora da sala ou em um recipiente especial dentro da sala. Recomenda-se fazer a drenagem fora das instalações.
O canal de drenagem é feito de tubo plástico reforçado. Basta conectá-lo com um flange ao ralo. O tubo de drenagem de líquidos deve ser colocado com uma inclinação de pelo menos 3 mm por 1 m.
Após a conclusão deste trabalho, uma corrugação é puxada sobre a saída de comunicação da unidade interna e a conexão deve ser fixada com uma braçadeira. As comunicações da unidade externa são fechadas com mangueira. Possíveis lacunas no furo passante são seladas com espuma de poliuretano.
Falamos com mais detalhes sobre a instalação de comunicações em próxima publicação.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A auto-instalação de um ar condicionado é mostrada claramente neste vídeo:
No mesmo vídeo você pode ver os erros mais comuns cometidos ao instalar você mesmo um ar condicionado:
A instalação do ar condicionado pode ser feita de forma independente. Para fazer isso você precisa ter um pouco de conhecimento e habilidades. Ao instalar unidades de ar condicionado, certifique-se de seguir as instruções e requisitos de segurança. Porém, na execução do trabalho, não se pode prescindir da ajuda de um auxiliar - o peso da unidade externa pode ultrapassar 20 kg.
Se, depois de ler o artigo, você ainda tiver dúvidas ou sugestões de instalação com base na experiência pessoal, compartilhe-as no bloco de comentários especial abaixo do artigo. Aqui você também pode adicionar fotos exclusivas da instalação do seu ar condicionado.
Há uma proposta específica: nunca mais mostrar em links pessoas que tenham saída “embaixo” e “serrada com rebarbadora e um pouco de água”.