Lavador de ar ou umidificador - qual é melhor escolher? Revisão comparativa de dispositivos de umidificação do ar
Os moradores da cidade enfrentam a necessidade de hidratação e purificação do ar no apartamento.O problema torna-se mais grave durante a estação de aquecimento. Nesse período, as janelas de plástico ficam bem fechadas e não deixam entrar o ar da rua. Ao mesmo tempo, o sistema de aquecimento ajuda a secar tudo ao seu redor. Como resultado, há sensação de dor de garganta, fadiga crônica, sonolência e aumento do número de crises alérgicas.
Mas os engenheiros desenvolveram uma solução eficaz para o problema do ar interno seco - um umidificador de ar doméstico. Porém, a variedade de dispositivos de controle climático confunde muita gente, não é mesmo?
Para determinar qual lavador de ar ou umidificador é melhor para você, sugerimos que você se familiarize com o princípio de funcionamento de um e de outro tipo de equipamento de controle climático. Recomendamos também que você observe mais de perto a funcionalidade e complexidade de operação do serviço - examinamos detalhadamente todas essas questões em nossa publicação, complementando o material com fotos temáticas e vídeos úteis.
O conteúdo do artigo:
Quando você precisa de um umidificador de ar?
No inverno são utilizados dispositivos de aquecimento, que vão desde radiadores de sistema de aquecimento centralizado até aquecedores elétricos, cortinas térmicas e outros dispositivos que permitem manter uma temperatura confortável no apartamento.
Os caixilhos das janelas de plástico fechados garantem a estanqueidade e protegem as instalações de forma confiável contra vazamento de calor.Não só não há fluxo de ar vindo da rua para o apartamento, mas também não há ruído. Nessas condições, os moradores precisam respirar ar seco.
No verão, a situação não é melhor - os aparelhos de aquecimento são substituídos por aparelhos de ar condicionado 24 horas. As janelas e portas são novamente fechadas com segurança para proteger contra poeira e calor. É lógico que tais condições não conduzam a garantir altas taxas de circulação de ar.
Nesse caso, os eletrodomésticos para umidificação do ar tornam-se uma excelente opção para ambientes residenciais. Eles fornecem aceitável nível de umidade, purificação de ar de alta qualidade.
Os seguintes motivos me fizeram pensar em adquirir equipamentos de climatização:
- Desempenho diminuído. Já foi comprovado que a permanência prolongada em ambientes com baixa umidade do ar leva à diminuição do desempenho, fadiga crônica e enxaquecas. A pele fica seca, áspera e aparecem erupções cutâneas.
- A ocorrência de problemas com a membrana mucosa dos olhos. O trabalho constante no computador, usando o monitor por mais de 55% do dia, causa dores de cabeça, perturbação do correto funcionamento do sistema visual e aparecimento do efeito “olhos vermelhos” causado pelo ressecamento das mucosas.
- Aumento da formação de poeira. O ar seco contém mais poeira porque não se deposita nas superfícies, mas voa constantemente. Por causa disso, a probabilidade de ocorrência Reações alérgicas, ataques asmáticos, diversas patologias associadas a doenças dos pulmões e outros órgãos respiratórios.
- Propriedades protetoras reduzidas do corpo devido ao ar seco, o que leva ao aumento do número de resfriados.
A propósito, os trabalhadores de algumas profissões são oficialmente considerados em risco. Entre eles estão funcionários de arquivo, bibliotecários, contadores, auxiliares de laboratório e trabalhadores de outras especialidades que ficam muito tempo em ambientes fechados. Se umidificadores de ar ou pias forem instalados em seus escritórios/instalações, esses especialistas poderão respirar com muito mais facilidade.
Graças ao uso de eletrodomésticos modernos, é fácil alterar a qualidade do ar interno e reduzir o impacto negativo do ar seco na saúde.
O uso de equipamentos multifuncionais de controle climático proporciona:
- umidificação de alta qualidade, purificação das massas de ar da sala;
- circulação de ar constante, cuja velocidade é o mais próxima possível da natural;
- atmosfera confortável no apartamento.
No período outono-inverno é muito úmido lá fora. Parece que é dentro de casa também, mas não é o caso. Com uma umidade externa de 80%, dentro de casa esse valor pode ser de apenas 20%. Para medir o nível real de umidade em uma casa ou apartamento, você pode usar vários medidores de umidade.
Quando surge o dilema entre escolher um umidificador compacto ou um lavador de ar de alto desempenho, é importante entender como cada dispositivo funciona e quais benefícios ele proporciona aos usuários.
Características da operação de lavagem de ar
O eletrodoméstico foi projetado para remover partículas suspensas do ar.Além da poeira, o aparelho retém germes, remove odores desagradáveis e umedece o ar. Durante a lavagem, o ar é cuidadosamente processado dentro do aparelho e depois fornecido para o ambiente.
Prós de usar uma pia:
- Os fluxos de ar são purificados por recirculação, o que elimina um aumento acentuado da umidade.
- À medida que a potência do dispositivo aumenta, o nível de ruído na sala não aumenta.
- O aparelho não utiliza ultrassom e não necessita de aquecimento de água.
- Os elementos internos possuem revestimento antibacteriano, que proporciona desinfecção adicional.
- Durante a operação, os fluxos de ar são limpos qualitativamente não apenas de poeira, mas também de alérgenos, incluindo pólen de plantas.
- Durante a operação, hidratação e limpeza são combinadas. Graças a este princípio de funcionamento, as partículas suspensas ficam molhadas, tornam-se mais pesadas e afundam. O usuário recebe ar perfeitamente limpo sem nenhum custo extra.
A lavagem tinha suas desvantagens. O dispositivo tem dimensões bastante grandes. Ao trabalhar no modo diurno, o ruído dos ventiladores é claramente audível e o modo noturno nem sempre oferece a capacidade de desligar a tela. O custo da lavagem é bastante elevado.
Além do acima exposto, uma pia é um dispositivo bastante complexo que requer cuidados. Ao mesmo tempo, é despretensioso para regar e não requer a compra de insumos.
Sutilezas do uso de umidificadores
Ao escolher o equipamento de climatização para sua casa, é importante se familiarizar com Características de operação de umidificadores. Esses dispositivos se distinguem por uma ampla gama de modelos e princípios operacionais.
Independentemente das características de design, todos os umidificadores têm uma série de vantagens:
- a temperatura ambiente não afeta a qualidade do umidificador;
- alta velocidade de umidificação do ar;
- segurança de operação, que proporciona um volume moderado de vapor que entra na sala;
- respeito ao meio ambiente - sob a influência da temperatura (umidificadores a vapor), microorganismos e vírus nocivos morrem;
- preço acessível;
- ausência de depósitos brancos nas superfícies, incluindo móveis estofados e cortinas.
As desvantagens do uso de umidificadores incluem um alcance de ação limitado e a necessidade de mover o dispositivo para umidificar uniformemente toda a sala. Para obter um efeito perceptível, você precisa coloque um umidificador nas proximidades do local de trabalho ou recreação.
Além disso, se for usado um modelo simples sem higrômetro embutido, o nível de umidade deverá ser mantido sob controle constante.
Para finalmente fazer a sua escolha, vale comparar as características da lavadora e do umidificador de acordo com os critérios principais.
As principais diferenças entre uma lavadora e um umidificador
Ao escolher entre um umidificador e um lavador de ar, é importante comparar seus principais parâmetros operacionais. E também, antes de adquirir um modelo específico, você deve ler as avaliações de quem já o utiliza. Isso ajudará a eliminar a possibilidade de gastos ineficazes do orçamento familiar.
Critério nº 1 – princípio de funcionamento dos dispositivos
Os equipamentos climáticos projetados para lavagem de ar utilizam o princípio da hidrofiltração ou possuem um design de tambor feito de finas placas evaporadoras em forma de discos.
Em uma lavadora de tambor, os fluxos de ar seco são aspirados para o corpo da lavadora por meio de um ventilador. Ao passar pelo sistema de disco, ele é lavado com água. Após o procedimento, ar limpo e umedecido é soprado na sala por um ventilador. E com a hidrofiltração, a purificação do ar ocorre durante a passagem por uma zona de recuperação dispersa no ar.
Uma vantagem significativa do sistema é que o ar absorve umidade naturalmente, de modo que a umidificação excessiva do ambiente é completamente excluída.
Os umidificadores fornecem o nível desejado de umidade aquecendo água, usando eletrodos imersos em água ou ultrassom. Enquanto o umidificador está funcionando, o usuário pode receber adicionalmente uma sessão de aromaterapia.
Além disso, os umidificadores a vapor processam o ar com vapor, destruindo organismos prejudiciais. Alguns modelos são equipados com filtros substituíveis que purificam o ar.
Os umidificadores são divididos em três tipos com base no seu princípio de funcionamento:
- modelo tradicional funciona devido à evaporação natural;
- modelo a vapor utiliza aquecimento de água para gerar vapor;
- modelo ultrassônico quebra a água em pequenas partículas e sopra a poeira úmida usando um ventilador.
Dependendo do princípio de operação, as características operacionais do dispositivo mudam.
Ao contrário de uma pia, na qual o próprio ar capta a quantidade necessária de umidade, um umidificador a evapora. Isso leva ao risco de alagamento, por isso na hora de escolher um aparelho é importante atentar para a presença de um hidrostato que medirá o nível de umidade. O controlador fará uma pausa e retomará a operação quando a umidade cair.
Critério nº 2 – funcionalidade do equipamento de controle climático
A pia garante uma distribuição uniforme do ar úmido por todo o ambiente. O processamento de todo o volume da sala não leva mais de 3 horas. Após esse tempo, o usuário recebe ar limpo e moderadamente umidificado no ambiente.
A funcionalidade dos coletores inclui:
- Múltiplas opções de controle — o usuário pode escolher o controle manual sobre a operação do dispositivo ou o tipo de controle eletrônico. Além disso, vários modelos têm a capacidade de selecionar o programa desejado usando a tela sensível ao toque. A última opção é considerada a mais funcional. O sensor parece elegante, mas quebra frequentemente.
- Área máxima de serviço, para o qual a pia foi projetada. Depende do poder do modelo específico. Os especialistas recomendam escolher dispositivos cuja potência seja 15-20% maior que o necessário.
- Volume do tanque de água — quanto maior o tanque, maiores as dimensões da pia e maior o tempo de operação sem reabastecimento. A melhor opção são os aparelhos com capacidade para 7 litros.
- Programas — o usuário pode escolher o modo de operação diurno ou noturno.
Alguns modelos são equipados com compartimentos para aromatização.
Os umidificadores de ar também possuem uma ampla gama de funcionalidades, mas os recursos de design de modelos individuais permitem que eles resolvam vários outros problemas.
Entre os quais:
- A presença de um suporte especial permite pulverizar umidade em 360°.
- Quando o nível da água está abaixo do nível permitido, o sensor acende. Além disso, o indicador luminoso indicará a necessidade limpando o dispositivo.
- Se o umidificador cair ou ficar sem água, ele desligará automaticamente.
- Como função adicional, os modelos são equipados com ionizador. Muitos modelos de umidificadores possuem uma cápsula para uso aromatizantes.
- A capacidade de selecionar um modo de operação permite reduzir a intensidade da umidificação e desligar a indicação luminosa.
- O sistema de travamento não permitirá ligar um umidificador montado incorretamente. Também funcionará com a tampa ligeiramente aberta.
Uma lavagem de carros consome cerca de 16 litros de água por dia. Toda essa umidade é liberada no ambiente.
A quantidade de água que irá evaporar quando o umidificador estiver funcionando depende das configurações.
Recomendações para escolha de equipamentos
Ao considerar o que é melhor escolher - uma lavadora ou um umidificador doméstico, você deve seguir as recomendações dos profissionais.
Os dispositivos diferem uns dos outros em seus recursos operacionais, gama de funcionalidades e custo.
Ao escolher o equipamento de controle climático, você deve decidir sobre suas necessidades pessoais, funções desejadas, nível de ruído.
Ao comprar uma lavadora ou umidificador, faz sentido levar em consideração uma série de recomendações úteis:
- Ao escolher um modelo de pia, não se deve esperar que a umidade seja uniforme em vários ambientes. Porém, ao instalar um dispositivo potente em um corredor ou hall, os resultados de seu impacto serão sentidos nas salas adjacentes.
- Na hora de escolher um umidificador, a presença de ionização será uma grande vantagem na hora da compra. Esta função praticamente nunca é encontrada em pias.
- Ao comprar umidificadores, os usuários geralmente os consideram um dispositivo móvel que será usado em um ambiente ou outro. É importante levar em conta que a operação prolongada do equipamento em uma sala cria um desequilíbrio. Envolve umidificar excessivamente um cômodo e secar demais outro.
- Ao adquirir equipamentos de controle climático, é importante considerar a complexidade da manutenção. Nesse quesito, as pias ocupam posição de destaque, pois exigem controle incansável da quantidade de líquido e limpeza dos pratos. A facilidade de manutenção de um umidificador depende do modelo específico.
Ao escolher entre lavadora e umidificador, é importante considerar vários critérios.
Os profissionais recomendam a lavagem porque proporciona umidificação natural e distribuição uniforme do ar no ambiente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Ao escolher uma pia ou umidificador, é importante determinar o tamanho necessário do equipamento e a funcionalidade necessária. Os vídeos abaixo dirão o que é e o que escolher.
O vídeo descreve detalhadamente todos os recursos da lavagem de ar, contém recomendações sobre seleção e recursos de cuidados:
O famoso pediatra, Dr. Komarovsky, fala no vídeo a seguir sobre a escolha acertada de um umidificador:
Os profissionais que trabalham com equipamentos de controle climático dirão o que escolher - um lavador de ar ou um umidificador:
Depois de examinar as características do trabalho e se familiarizar com as capacidades de lavagem de ar e umidificador, é fácil optar por um ou outro dispositivo, escolher uma opção que se adapte ao seu orçamento e preferências pessoais. Mas é preciso lembrar que é importante não só escolher o tipo certo de aparelho, mas também utilizá-lo corretamente, bem como realizar a manutenção oportuna - limpar placa, incrustações, mofo e trocar filtros, caso estejam previstos no projeto do dispositivo.
Se você já fez sua escolha, compartilhe suas impressões sobre o uso do umidificador na seção de comentários. Conte-nos se suas expectativas foram atendidas após a compra. Se você está apenas considerando várias opções e ainda tem dúvidas, sinta-se à vontade para perguntar - nossos especialistas e outros visitantes do site tentarão ajudá-lo.