Você pode adicionar óleos essenciais a um umidificador? Especificidades do uso do aroma
Quer preencher o espaço da sua casa com aromas saudáveis? Você acha que é possível adicionar óleos essenciais a um umidificador ou são necessários dois aparelhos diferentes? Concorde que comprar vários aparelhos é caro e você precisa de espaço para guardar esse arsenal.
Quando as instruções do umidificador não contêm instruções claras sobre o uso de aditivos aromáticos, você não deve experimentar. Isto é perigoso para a saúde e pode danificar o dispositivo.
Ajudaremos você a entender os tipos de umidificadores que combinam duas funções úteis em um único dispositivo. Iremos guiá-lo através da variedade de óleos essenciais. Bem, se por algum motivo você não quiser comprar um produto acabado, nós lhe diremos como fazer você mesmo.
O conteúdo do artigo:
Estudando as instruções do dispositivo
Nem todo umidificador pode adicionar óleo essencial. Se você já comprou um aparelho semelhante e a ideia de aromatizar só surgiu agora, não se apresse em implementá-lo imediatamente.
Porque o aparelho deve conter a característica do uso simultâneo de água e óleo.As instruções do umidificador especificam como enchê-lo adequadamente com esses dois componentes líquidos diferentes.
Se você ainda está planejando uma compra e está ocupado escolhendo um modelo, preste atenção na possibilidade de utilizar a função de aromatização do aparelho. Pergunte ao vendedor quais óleos medicinais podem ser adicionados em quais partes do umidificador sem prejudicar o funcionamento do aparelho.
Então, vamos estudar as instruções:
- Está escrito que você pode adicionar óleo a um tanque de água. Isso significa que o aparelho é ao mesmo tempo um umidificador e uma fragrância. Junto com o vapor sairá óleo essencial, enchendo o ambiente com um cheiro único.
- O projeto contém um orifício especial com um filtro por onde pinga o óleo. Este modelo não deve ser considerado um agente aromatizante completo. O aroma do éter só será sentido próximo ao umidificador.
- As instruções não contêm permissão nem indicam proibição direta do uso de óleos essenciais no umidificador. Você não deve experimentar tal dispositivo, pois ele pode falhar rapidamente.
Um umidificador com difusor evapora a umidade ao mesmo tempo que enche o ar com fitoncidas de óleos. Proporções não especificadas nas instruções do aparelho podem ser selecionadas de forma independente usando uma fórmula simples - para 5 metros quadrados de área da sala, 2 gotas de mono-óleo ou mistura de óleo.
Condições ideais de microclima doméstico
Uma determinada temperatura não só ajuda a criar conforto em casa, garantindo umidade padrão, mas também uma atmosfera perfumada e pacífica.Por exemplo, associamos óleos essenciais ao aroma de agulhas de pinheiro e frutas cítricas a um clima festivo e alegre de Ano Novo.
O óleo de rosa, que lembra o perfume da mãe, evoca um estado de calma, amor e proteção. Vale a pena comprar um umidificador só para perfumar? Pode ser que o ar da sua casa já seja bastante confortável.
Verificando parâmetros técnicos
Você pode medir a umidade com um dispositivo chamado medidor de umidade ou higrômetro. Ele fornece controle de umidade e ajuda você a navegar em uma programação racional de operação do umidificador.
Você pode medir os níveis de umidade sem instrumentos usando um método simples. Encha um copo de vidro transparente até a metade com água e coloque-o na geladeira.
Quando a temperatura da água cai suficientemente, para aproximadamente +2ÓS, tire o copo. Num local afastado de radiadores ou outras fontes de calor da divisão, observe o topo do vidro durante cerca de 5 minutos.
A saída será a seguinte:
- A umidade do ar é média, se após 5 minutos as paredes do vidro ainda estiverem embaçadas;
- O ar está seco se a superfície do vidro embaçar primeiro e depois secar;
- Com alta umidade, jatos de água condensada aparecerão no vidro.
Um microclima saudável tem um nível de umidade de 40 a 60%. Talvez você não se sinta particularmente seco e queira apenas encher seu apartamento ou casa com cheiros agradáveis. Se os níveis de umidade em sua casa já estiverem iguais ou acima dos níveis aceitáveis, você poderá usar dispositivos alternativos perfumados.
Os óleos essenciais são difundidos aqui usando difusores especiais, incluindo atomizadores e nebulizadores. Lembre-se na hora de comprar que o aquecimento é contraindicado para o óleo, que é utilizado em alguns modelos de atomizadores.
Quais são os perigos dos baixos níveis de umidade?
Foram confirmadas as suspeitas de aumento da secura, o que significa que o ar precisa ser umidificado. Porque respirar ar desidratado é perigoso. Reduz a imunidade e contribui para o desenvolvimento de doenças como sinusite e sinusite. Muitos óleos essenciais resistem com sucesso à ocorrência destas doenças.
O ar seco também é prejudicial para as crianças. O nível ideal para eles, de acordo com o renomado médico E.O. Komarovsky, é de 50-70%. Nos adultos, a baixa umidade causa dores de cabeça e envelhecimento da pele. A secagem excessiva de móveis de madeira, plantas, livros e instrumentos musicais é prejudicial.
Os perigos do ar encharcado
O outro extremo também está repleto de problemas. Exagerar na hidratação não causará as melhores sensações, mas também doenças e desconfortos causados pela umidade.
Aumentar a umidade:
- Ventilação insuficiente, ventilação rara;
- Fervura prolongada, secagem de coisas dentro de casa;
- Recipientes de água, aquários, fontes decorativas.
Com alta umidade, as pessoas desenvolvem alergias a fungos e mofo. Combata ventilando, livre-se de plantas que liberam umidade em grandes quantidades. Por exemplo, como hibisco, parmania (tília doméstica), ficus, cyperus, nephrolepis (samambaia de interior), dracaena.
Para o ar supersaturado com umidade, são usados dispositivos de controle climático de design exatamente oposto, chamados de desumidificadores de ar. Esses dispositivos não emitem, mas absorvem a umidade do ambiente.
Como escolher um umidificador?
Existem três tipos principais de dispositivos no mercado. Os mais populares são os ultrassônicos, seguidos por ampla margem pelos tradicionais, e muito raramente encontramos modelos com princípio de funcionamento a vapor. Entre esses tipos existem dezenas de amostras com aromatização e muitas outras funções úteis.
Por exemplo, com ionização, autolimpeza, lâmpada embutida, controle remoto, automação e alarme.
Um indicador importante é a produtividade. Com base nesta característica, você pode calcular facilmente o volume de água em evaporação. Por exemplo, um tanque de 3 litros que consome 0,4 litros por hora funcionará sem reabastecer por 8 horas.
Isso não é muito, pode até não ser suficiente para dormir. Os desenvolvedores sempre indicam a área de umidificação e o nível de ruído. O controle é possível a partir do painel de instrumentos, controle remoto e smartphone.
É preciso escolher um aparelho com muito cuidado para não encontrar ergonomia inconveniente ao adicionar água ou falta de configurações de vapor. Conveniente de usar dispositivo umidificador, que está equipado com ativação e desativação automática especial.
Possui um higrostato embutido que controla o nível de umidade do ambiente. Este umidificador opera dentro de uma determinada faixa de parâmetros técnicos.
Sensores de medição de umidade podem ser adquiridos e instalados separadamente. Dessa forma o ajuste será ainda mais preciso, pois mostrarão o nível no canto mais afastado da sala, e não próximo ao aparelho, como os embutidos.
Por que precisamos de aromas agradáveis?
Os cheiros desempenham um papel importante na vida emocional de uma pessoa. Moléculas de óleos essenciais entram no nariz quando inaladas junto com o ar e o vapor do umidificador.
Os receptores olfativos transmitem instantaneamente informações para uma área do cérebro chamada hipocampo. É este departamento que também é responsável pelas emoções e pela memória. Portanto, os cheiros nos levam de volta ao passado em uma fração de segundo.
Deparamo-nos com marketing de aromas com bastante frequência na vida. O cheiro de pão recém-assado em uma cafeteria, o frescor e a limpeza de um hotel, o aroma de uma loja de roupas caras - todos esses são os truques aromáticos certos que aumentam os lucros em até 15%.
Os corretores de imóveis, ao mostrar apartamentos há muito vagos nos quais aparece um cheiro desagradável específico de “morto-vivo”, também usam essa técnica simples. Eles enchem o ambiente com cheiro de café e baunilha e as vendas aumentam. É assim que o uso adequado de um hidratante regular com óleo essencial ajuda os negócios.
Na vida cotidiana, esses cheiros memoráveis podem ser usados como uma espécie de “âncoras” psicológicas. Direcione-os não para memórias passadas, mas para memórias futuras.
Por exemplo, se uma vovó querida é constantemente recarregada de energia, vigor e alivia a ansiedade com a ajuda de óleo essencial de laranja e um aparelho de vapor, o cheiro do apartamento da avó ficará gravado na memória da criança. Na idade adulta, o sinal cítrico familiar retornará a pessoa à infância e às fortes emoções do arco-íris.
Que óleos essenciais devo usar?
Os extratos de plantas ajudam perfeitamente a restaurar a aptidão física e a melhorar o estado mental.
Ao escolher os tipos de óleos aromáticos para o umidificador de ar doméstico, você deve pensar cuidadosamente sobre qual escolher entre as muitas opções oferecidas. Para que os benefícios sejam óbvios tanto para as pessoas como para as instalações residenciais.
Para relaxar, bom humor
Os óleos essenciais têm muitas propriedades positivas, por exemplo, aceleram a remoção de substâncias cancerígenas do corpo. Substâncias como antioxidantes contidas em algumas espécies ajudam a retardar o envelhecimento.
Não apenas em salas médicas especiais você pode usar procedimentos com influência de óleos essenciais e vapores de umidificadores. Não é difícil dominar dispositivos para relaxamento doméstico ou aumento de atividades.
Dependendo do seu objetivo, os psicoterapeutas aconselham o uso de:
- Contra ansiedade, estresse - gerânio, camomila, incenso, bergamota, frutas cítricas, que têm efeito calmante no sistema nervoso;
- Para apatia e depressão - lavanda, laranja, sândalo, manjericão, que melhoram o humor emocional;
- Para melhorar a memória e a concentração - abeto, pinho, pimenta preta, calêndula, laranja, energizante, sintonizando o ritmo de trabalho;
- Afrodisíacos para a sensualidade - patchuli, almíscar, ylang-ylang, sândalo, aumentando o desejo e a excitação;
- Para ativar a atividade cerebral - bergamota, que aumenta a percepção criativa e habilidades extraordinárias.
Todos os sabores listados precisam ser preenchidos com espaço na hora apropriada do dia. Melhorar o sono - à noite, revigorar - pela manhã e assim por diante. O tempo de exposição é selecionado individualmente, mas não superior a uma hora e meia.
Apoio à saúde, fins medicinais
Extratos de plantas populares ajudarão a aliviar sinusite, coriza e tosse. Os fitoncidas nos óleos destroem os vírus, os antioxidantes estimulam o crescimento do cabelo e fortalecem o sistema imunológico.
Os óleos essenciais adicionados a um umidificador entram na corrente sanguínea humana. É por isso que sua exposição apresenta um efeito curativo muito rápido.
Profissionais médicos recomendam:
- Para dificuldade em respirar - alecrim, coníferas, cravo, eucalipto globulus, sálvia, erva-doce, hortelã ajudam na tosse, estimulam os ligamentos;
- Na prevenção de doenças virais - tomilho, árvore do chá, mil-folhas, limão retardam a propagação da infecção e combatem os germes;
- Para melhorar o funcionamento do trato gastrointestinal (trato gastrointestinal), sistema cardiovascular - laranja, camomila, zimbro normaliza a pressão arterial;
- Para dores de cabeça – limão, lavanda, hortelã, manjericão ajudam nas enxaquecas e aliviam espasmos.
Não há necessidade de misturar tudo, estude aos poucos o efeito no seu corpo. Ouça seus sentimentos; se o cheiro for desagradável para você, descarte este óleo. Porque não há nada mais subjetivo e individual do que a percepção do aroma.
Melhorar a ecologia da habitação
Os óleos essenciais não são usados apenas para prevenção e tratamento. São maravilhosos anti-sépticos naturais que funcionam bem na desinfecção do ar, das superfícies domésticas e dos pertences pessoais.
Os óleos protegem contra mofo e bolor devido às suas propriedades bactericidas.
Você pode melhorar a atmosfera:
- uma mistura de árvore do chá e eucalipto ajudará a combater o mofo;
- Óleo de coco, citronela, eucalipto e capim-limão repelem insetos;
- a árvore do chá misturada com limão destruirá microorganismos patogênicos;
- a madeira de abeto ou cedro cria um aroma brilhante de lareira no ambiente.
Pulverizar uma mistura de tea tree e limão no vestiário esportivo é o melhor desinfetante para uniformes, sapatos e outros equipamentos especiais.
O outro lado da moeda perfumada
Consequências prejudiciais ocorrem quando você usa muita fragrância no umidificador. Por exemplo, você sabe bem o que adicionar a um umidificador no tratamento de um resfriado, qual óleo é mais eficaz. Mas você absolutamente não pensa na quantidade, e uma overdose não pode ser subestimada.
Para algumas condições e doenças crônicas, é melhor não conhecer os óleos essenciais.
Portanto, sem a permissão de um médico você não pode experimentar aromaterapia:
- mulheres grávidas;
- mães que amamentam;
- crianças pequenas;
- pessoas que sofrem de alergias.
Pessoas com doença renal, asma em qualquer estágio, disfunção tireoidiana, epilepsia e transtornos mentais graves não devem usar aromatizantes. Os óleos essenciais são contra-indicados em condições dolorosas acompanhadas de febre alta.
Cuidado e armazenamento adequados dos dispositivos
Você precisa cuidar constantemente do seu umidificador, mesmo um vapor raramente usado ou aparelho de ultrassom Limpe profundamente a cada 2-3 semanas. Ao usar óleo essencial, execute os cuidados na seguinte ordem:
Limpeza diária após o uso
Desligue o aparelho, desconecte o cabo elétrico e despeje o restante da solução de água e óleo. Lave as peças do umidificador com água quente e sabão.
Use uma escova ao limpar o tanque de depósitos e manchas de óleo. Enxágue com água corrente e seque todas as peças.
Tenha cuidado para não permitir que umidade entre no motor elétrico e em outras peças operacionais do dispositivo. Para uso posterior, encha um umidificador completamente seco com uma solução de água com óleo essencial.
Limpeza e desinfecção semanal
Após a solução com sabão, trate as paredes do tanque com vinagre diluído. Em seguida, enxágue em água corrente. Execute todos os outros procedimentos de limpeza diários na sequência habitual.
Realizar ao usar um umidificador para tratar com óleos essenciais.Abra as janelas antes de iniciar a desinfecção. Você pode usar água sanitária na proporção de meio copo de água sanitária para cada 4 litros de água. Despeje a solução resultante no tanque e ligue o aparelho.
Assim que o vapor começar a sair, desligue o umidificador. Após 3-5 minutos, despeje o desinfetante e enxágue o tanque. Em seguida, troque alternadamente a água e ligue o aparelho várias vezes por 5 a 10 minutos. Interrompa o tratamento assim que o odor de alvejante desaparecer.
Se as instruções proibirem o uso de alvejante, substitua-o por água oxigenada para desinfetar o umidificador.
É necessária atenção especial para controlar a qualidade do óleo essencial do umidificador usado no tratamento de crianças e sua reposição em tempo hábil. Fique de olho no prazo de validade, guarde o produto em local fresco e escuro e feche bem o recipiente.
Como fazer você mesmo?
Você pode umidificar e perfumar o ar sem nenhum dispositivo. Basta molhar uma toalha, colocar um pouco de óleo essencial e pendurar perto do radiador. Para “automatizar”, você pode mergulhar uma das pontas da toalha em um recipiente com água.
A maneira mais fácil de fazer um umidificador primitivo usando o todo-poderoso produto DIY de plástico. Encha a garrafa com água, adicione um pouco de fragrância e coloque-a perto da bateria.
Na fabricação de estruturas que funcionam segundo o princípio de designs industriais, serão necessárias ferramentas e peças elétricas. Conectar água e eletricidade em um aparelho caseiro não é a forma mais segura.Somente especialistas com experiência suficiente podem participar de tais experimentos.
O circuito de um umidificador ultrassônico caseiro consiste em um emissor colocado em um recipiente com água. O vapor frio produzido é expelido do recipiente por um ventilador.
O emissor e o ventilador estão conectados a uma rede de 220 V através de uma fonte de alimentação. Nos terminais deve ser observada a polaridade dos elementos “+” e “-” do circuito. Um mecanismo flutuante especial mantém o emissor na água.
Coloque o óleo essencial no recipiente, ligue o aparelho devidamente montado e aprecie o aroma. Para quem não tem confiança em suas habilidades, é melhor adquirir um aparelho pronto. O preço médio de mercado de um umidificador ultrassônico com fragrância é de 2 a 3 mil rublos.
Você conhecerá os melhores modelos que umidificam o ar do ambiente quase silenciosamente próximo artigo, que vale a pena ler para quem se preocupa com o barulho excessivo dos eletrodomésticos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções para usar um umidificador com fragrância:
Exemplo de reabastecimento com óleo aromático e funcionamento de um umidificador de ar:
Review do novo modelo de umidificador de ar com função de aromatização Spa.Box 1.0:
Você pode encontrar facilmente dispositivos e sabores úteis nas plataformas de negociação. Os dispositivos são fáceis de manter e duráveis. Vários modelos diferem em preço, design e capacidades de desempenho.
Os umidificadores de ar com funções de aromatização estão disponíveis em grande quantidade nos sites das lojas online e nas prateleiras dos departamentos regulares de vendas de eletrodomésticos.Via de regra, são oferecidos ao mesmo tempo óleos essenciais de marca adequados para cada modelo.
Quão úteis você acha que os umidificadores de ar perfumado são em uma casa ou apartamento? Se você tem experiência na compra e uso de tais dispositivos, compartilhe nos comentários. Por favor, poste suas opiniões, dúvidas e dicas interessantes no formulário abaixo.