A diferença entre um ar condicionado inverter e um normal: suas vantagens e desvantagens + qual é melhor escolher
Existe apenas uma diferença importante entre um ar condicionado inverter e um convencional, mas ela divide equipamentos externamente semelhantes que resolvem um problema em dois subtipos diferentes.
Já que um único recurso afeta todas as características principais – desempenho, funcionalidade, eficiência e até custo.
Portanto, a escolha deve ser feita após conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de equipamento. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de você não conseguir alcançar o resultado esperado.
O conteúdo do artigo:
Diferenças e determinação do melhor tipo de ar condicionado
Sem ajuda externa, é improvável que uma pessoa que não tenha conhecimento especial consiga distinguir ar condicionado inverter do comum. A razão é que eles têm a mesma aparência e são capazes de proporcionar uma temperatura confortável no ambiente.
Vamos dar uma olhada nas principais diferenças entre esses tipos aparentemente idênticos de equipamentos de controle climático e descobrir qual deles é melhor comprar.
Diferença #1 - o princípio de funcionamento da tecnologia
Ainda existe uma diferença entre a tecnologia inversora e a convencional, e ela é fundamental, e reside em diferentes princípios operacionais que afetam todas as outras características, incluindo desempenho e custo.
Portanto, você deve saber que:
- um ar condicionado convencional opera ciclicamente;
- A unidade inversora opera continuamente.
Assim, se um equipamento do tipo tradicional estiver conectado à rede e programado, ele começará imediatamente a resfriar o ar da sala, utilizando 100% de sua potência.
E quando a temperatura especificada pelo usuário for atingida, ele desligará. Mais precisamente, o arrefecimento do ar irá parar, enquanto o corpo de controlo continuará a funcionar.
Ou seja, então o processador, utilizando as leituras do sensor de temperatura, irá simplesmente comparar a diferença entre a temperatura real e a temperatura desejada. Quando o desvio máximo permitido for atingido, o ar condicionado começará novamente a resfriar as massas de ar, e novamente com cem por cento de potência.
E esses ciclos serão repetidos regularmente, mas em intervalos diferentes, durante toda a operação.
O inversor analógico, depois de conectado à rede e programado, funcionará inicialmente de forma semelhante a um produto convencional. Ou seja, tentará resfriar o ar até o nível desejado o mais rápido possível, utilizando todos os seus recursos.
Mas então ele não desligará como uma unidade tradicional, mas entrará no modo “hibernação”.Durante o qual realizará o resfriamento utilizando 5-10% da capacidade disponível, o que permitirá manter a temperatura especificada pelo usuário, utilizando um mínimo de recursos e energia elétrica.
As diferenças descritas no princípio de funcionamento deixam uma marca em todas as principais características do equipamento.
Nomeadamente em:
- funcionalidade;
- eficiência;
- recurso;
- confiabilidade;
- barulho;
- impacto na saúde;
- preço.
E na hora de escolher, tudo isso deve ser levado em consideração, pois a diferença entre um inversor moderno e um ar condicionado cíclico convencional é muito maior do que muitos compradores imaginam. Mas nenhum deles tem uma vantagem clara.
Diferença nº 2 – funcionalidade de hardware
Qualquer um desses tipos de equipamento pode lidar, e de forma eficaz, com o resfriamento do ar. Mas quando comparado, a diferença no tempo gasto e na eletricidade em cada situação individual será perceptível.
Devido ao seu modo de operação mais estável, os condicionadores de ar inverter apresentam uma série de vantagens. Entre os quais estão durabilidade, confiabilidade e eficiência.
E isso é verdade, mas a questão é se o usuário conseguirá receber a economia prometida de 30-40% e até 50%, conforme indicado na publicidade dos modelos individuais. A resposta aqui é clara: não.Isto é especialmente verdadeiro dado o alto custo dos produtos inversores mais avançados tecnologicamente.
Essas características tornam o ar condicionado inverter mais prático para uso em quartos, quartos de hotel e outros ambientes onde a temperatura é estável. E aqui serão gastos menos tempo e energia do que ao usar análogos convencionais.
Isso acontece porque mais produtos inversores de alta tecnologia conseguem manter a temperatura com mais precisão e com menos desvios. Ou seja, meio grau acima ou abaixo do valor definido pelo usuário.
Para efeito de comparação: com aparelhos de ar condicionado convencionais, o delta da temperatura está dentro de 3 °C, ou seja, a propagação será de 1,5 °C em cada direção do nível programado.
O que, aliado à elevada potência de funcionamento quando utilizado em quartos e outras divisões semelhantes, leva à ocorrência periódica de fluxos de ar que, no mínimo, não aumentam o conforto de viver e o relaxamento.
Mas a impressionante potência de pico de qualquer ar condicionado tradicional em comparação com os análogos do inversor os torna mais funcionais e práticos onde ocorrem mudanças repentinas e frequentes de temperatura.
Isso geralmente acontece mesmo em uma cozinha comum, onde fontes adicionais de calor na forma de gás, fogões elétricos e outros equipamentos levam a mudanças nas condições. E aqui a ciclicidade e a velocidade máxima dos condicionadores de ar tradicionais se tornarão a solução ideal.
Ao mesmo tempo, seus análogos do inversor não terão o melhor desempenho sob condições de temperatura instáveis. A situação será semelhante em escritórios, lojas e instalações de serviço, onde o fundo térmico muda frequentemente.
Em diversas situações, as vantagens de um inversor serão compensadas, de uma forma ou de outra, pelas capacidades das unidades convencionais que não são as mais eficientes, mas são mais adequadas para determinadas condições.
Um ar condicionado convencional é a melhor opção quando você precisa resfriar o ar uma vez. Por exemplo, isso acontece em salas de conferências.
Ou seja, podemos concluir que os modelos inversores serão uma boa compra em condições onde a temperatura definida simplesmente precisa ser mantida e quando não há alterações frequentes e significativas. Um ar condicionado convencional mostrará as suas melhores qualidades em condições que mudam rapidamente.
Todos os modernos equipamentos de controle climático com inversores têm uma vantagem importante - a capacidade de aquecer ambientes em geadas severas, até -25 ° C. Isto é algo que não pode ser alcançado com os seus homólogos tradicionais devido ao princípio de funcionamento.
O motivo é a ciclicidade, que leva ao fato de que o lubrificante utilizado para movimentar elementos estruturais na posição desligada em temperaturas abaixo de -5 ° C polimeriza rapidamente, ou seja, endurece. Por isso, é melhor não usar o ar condicionado até que o tempo aqueça.
Se você ignorar esta regra, tudo terminará em falha prematura, possivelmente até na primeira partida.
Com um ar condicionado inverter funcionando continuamente, a situação descrita só pode ocorrer em temperaturas extremas. Mas ainda é preciso entender que dificilmente é aconselhável aquecer ambientes com esse tipo de equipamento e, em muitos casos, não será capaz de proporcionar nenhum conforto.
Diferença #3 – relação custo-benefício do consumo de recursos
Em publicidade e outras fontes, muitas vezes você pode encontrar informações de que os condicionadores de ar inverter consomem uma ordem de grandeza menos eletricidade. Muitas vezes é até afirmado que a poupança pode atingir uns impressionantes 30-40% em comparação com os análogos convencionais.
Mas tais informações devem ser tratadas com ceticismo, uma vez que tais cálculos nada mais são do que suposições teóricas. Mas ninguém realizou cálculos reais.
Com isso, os inversores podem ser considerados mais econômicos, mas dado seu alto custo, é improvável que benefícios sejam obtidos em um curto período de uso.
E nos próximos 5 a 10 anos, muito provavelmente, surgirá um tipo de equipamento ainda mais econômico, moderno e eficiente. Como resultado, usar um inversor por quanto tempo simplesmente não será uma solução lucrativa.
Acontece que nem um único tipo de ar condicionado tem uma vantagem clara nesta categoria.
Em relação à vida útil dos aparelhos de ar condicionado, é possível encontrar na Internet um número bastante grande de afirmações de que inversores que utilizam uma pequena reserva de energia apresentam menos desgaste nas peças e mecanismos móveis.Isto proporciona-lhes uma vida útil significativamente mais longa.
É frequentemente apontado que uma unidade convencional irá encantar os usuários em quase metade do tempo. Mas tais declarações são mais como estratégias de marketing de fabricantes e vendedores. Uma vez que nem uma única organização independente séria conduziu qualquer pesquisa.
Você também deve saber que a parte mais carregada de qualquer ar condicionado é o compressor que movimenta o refrigerante.
Portanto, segundo a lógica, ele deveria quebrar primeiro, e isso deveria acontecer em decorrência de desgastes mecânicos e surtos críticos no valor das correntes de partida, ultrapassando os valores normais em 5 a 7 vezes.
Mas basta lembrar que compressor É o elemento mais carregado em refrigeradores, em várias outras unidades, bem como em modelos mais antigos de condicionadores de ar. E todos os produtos listados podem funcionar por décadas, sem quebras.
Diferença #4 – confiabilidade operacional
Quando você tenta descobrir como um ar condicionado inverter moderno e tecnologicamente avançado difere do ar condicionado não inverter familiar à maioria das pessoas, descobre-se que não há nada.Já que equipamentos de qualquer tipo podem funcionar por anos sem quebras.
Mas você deve estar atento a uma característica importante dos inversores: eles são bastante sensíveis às quedas de tensão, e nem mesmo às mais impressionantes. Portanto, se você tiver esse problema, deve sempre dar preferência ao tipo usual de equipamento de climatização.
Caso contrário, uma das duas placas eletrônicas que dividem os aparelhos de ar condicionado em convencionais e inverter pode falhar. Como resultado, para reparos, o usuário terá que pagar a quantia com a qual poderá comprar um novo não inversor barato.
E em muitos casos também terá que esperar, às vezes bastante tempo, pois devido ao alto custo, nem todo serviço se permitirá manter esses componentes “em reserva”.
Por uma questão de objetividade, o último cenário não deve ser considerado fundamental, uma vez que as placas dos condicionadores de ar inverter raramente falham, mas ainda assim 0,5-1% dos compradores terão que enfrentar tal problema.
Diferença #5 – parâmetros e custos adicionais
Os amantes do conforto prestam atenção especial ao volume operacional, mas aqui tudo é simples. E isso ocorre porque a maioria dos aparelhos de ar condicionado consiste em duas unidades: interna e externa. Além disso, este último destina-se à instalação de um componente estrutural ruidoso, que é o compressor.
Como resultado, pode-se argumentar que nem uma única variedade reduzirá o nível de conforto.
Você pode encontrar informações indicando que os condicionadores de ar inverter fornecem ar mais quente (com temperatura de 12-16 ° C) para a sala e isso dá aos usuários menos chances de adoecer.
Mas, novamente, ninguém documenta tais declarações, ou seja, nenhum estudo foi realizado. Portanto, os dados indicados são produto de comerciantes e ambas as subespécies não afetam particularmente a saúde humana.
Embora uma unidade clássica mal colocada possa realmente causar resfriado com seu poderoso fluxo de ar. Mas esse problema está mais relacionado à instalação incorreta ou mesmo à escolha do produto.
Se você comparar os preços de modelos semelhantes em funcionalidade e desempenho, mas pertencentes a subtipos diferentes, você terá que pagar mais pelos inversores do que pelos convencionais. Além disso, é significativo - a diferença pode chegar a impressionantes 40%.
Prós e contras de dois tipos de equipamento
Todos os principais pontos que afetam as características de desempenho aos quais os compradores prestam atenção foram discutidos acima. Como são muitos, destacaremos as principais características que influenciam na escolha correta.
Vantagens do equipamento de controle climático
Primeiro, vejamos as principais vantagens dos inversores e depois compare-os com os tipos convencionais de equipamentos.
A principal vantagem de qualquer ar condicionado inverter é a capacidade de proporcionar um maior nível de conforto em vários ambientes. Onde a temperatura ambiente é estável e precisa ser mantida, por exemplo, em instalações residenciais.
E também onde é necessário um regime especial, por exemplo, uma adega, um ginásio, e também onde se guardam algumas raridades (livros, quadros) ou numa estufa doméstica.
Os inversores têm certas vantagens em eficiência energética e funcionalidade. Mas não devem ser tidos em conta pelos inquilinos, pessoas que planeiam mudar de habitação, pois não lhes permitirão obter benefícios reais, pelo menos nos próximos anos, como é o caso da eficiência.
Ao mesmo tempo, os condicionadores de ar clássicos criarão com mais eficiência o microclima desejado se isso precisar ser feito uma vez ou para lidar com flutuações repentinas de temperatura.
Outra vantagem dos não inversores é que custam quase metade do preço, o que anula algumas das vantagens de eficiência energética dos análogos dos inversores.
Além disso, os modelos convencionais são mais reparáveis. Esse fato é confirmado pelo menor custo do procedimento de restauração.
E a probabilidade de paralisação devido a avaria é menor para este tipo de ar condicionado. O que os torna a solução ideal para resfriar o ar em salas onde condições de temperatura estáveis são extremamente necessárias, por exemplo, em salas de servidores.
Uma vantagem importante das unidades clássicas é a sua maior adaptabilidade à realidade do fornecimento de energia do nosso país. Ou seja, picos de energia frequentes, mesmo em muitas grandes cidades.
Desvantagens dos diferentes tipos de condicionadores de ar
Uma desvantagem significativa dos inversores é que você não pode economizar dinheiro ao comprar tal produto.Ou seja, você não deve comprar uma unidade que pertença ao segmento econômico - eles possuem uma faixa estreita de ajustes de potência do compressor (entre 40-70%).
Como resultado, os modelos baratos simplesmente não conseguem manter a temperatura definida. Hoje, o indicador ideal é considerado a faixa de 5 a 90%. Se não houver dinheiro para esta opção, é melhor comprar um ar condicionado convencional barato de um fabricante conhecido.
Além do mais, modelo de inversor Recomenda-se adquirir um pouco mais de potência do que o necessário em uma situação particular, de acordo com os cálculos. Pois isso garante um resfriamento silencioso, econômico e eficiente das massas de ar.
Na compra de aparelhos de ar condicionado tradicionais, deve-se levar em consideração que surtos significativos de correntes de partida podem se tornar um problema para a rede elétrica se ela estiver desatualizada e não tiver sido projetada para a utilização de tais equipamentos. E isso representa um perigo para os usuários.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O primeiro vídeo ajudará você a entender melhor o assunto:
O segundo vídeo é dedicado às diferenças entre os tipos de equipamentos:
Se você estiver em dúvida o que é mais prático: ar condicionado inverter ou normal e não sabe qual é melhor escolher, primeiro você precisa avaliar suas condições de vida.A avaliação deste último ajudará a determinar que tipo de ar condicionado apresentará suas melhores propriedades no ambiente onde será instalado.
A propósito, você também não deve economizar na instalação - tal abordagem eliminará problemas com resfriamento de ar e, portanto, o comprador não ficará desapontado com a compra.
Se você tiver alguma dúvida, pode perguntar no bloco abaixo. Deixe seus comentários e compartilhe sua experiência no bloco abaixo.
Um ar condicionado normal é mais adequado para mim, pois custa menos que um inversor. E além disso, gosto mais do trabalho periódico, já que de qualquer maneira não ligo por muito tempo. O ar condicionado me faz sentir frio e sopra. Portanto, ligo-o um pouco enquanto saio da sala, para que a sala esfrie quando eu chegar. É por isso que não preciso de um inversor.
Mas eu, Anna, trabalho em casa, então um ar condicionado inverter combina melhor comigo. Claro, depende da finalidade para a qual você precisa. Gosto quando a temperatura ambiente é mantida constante e confortável para mim, para que não precise pegar o controle remoto toda vez que preciso ligá-lo ou desligá-lo.
Só que ainda duvido que um ar condicionado inverter seja mais rentável. Acontece que você economiza energia, mas paga a mais pelo custo? Eu me pergunto o que os outros pensam sobre isso?
Devo decepcioná-lo, mas se você comprar um inversor apenas para economizar eletricidade, provavelmente gastará tempo e dinheiro extras. O custo de um bom inversor é astronômico. E se você também levar em conta o fato de que não consegue encontrar um bom técnico em inversores durante o dia, essa ideia torna-se completamente inútil.Alguma parte vai voar, aí você vai procurar um artesão e, se encontrar, vai esperar dois meses pela peça e também vai pagar uma quantia decente.
Então, em relação aos condomínios, é melhor pegar um normal e não se preocupar com isso. Os preços são adequados tanto para compra quanto para reparo.
Boa tarde, Constantino. Para operar com números, aconselho que utilize nosso artigo “Quanta eletricidade um sistema dividido consome?" O autor pega um ar condicionado comum que consome 700 watts-hora e recebe um consumo mensal de eletricidade de 168 kWh e uma taxa mensal de eletricidade de 900 rublos.
O inversor, escreve ele, consome 0,5 ~ 0,6. Tomemos o valor médio – 550 watts*hora. Isso é 78% de 700. Ou seja, 22% da energia elétrica é economizada e 131 kWh são consumidos mensalmente. A taxa cai para 700 rublos.
Se considerarmos os novos modelos - por exemplo, o Samsung New Boracay, que começou a ser vendido em abril, então sua eficiência é muito maior - 31%. Com ele, a mensalidade será de 620 rublos.
A diferença na taxa anual será (900 rublos – 620 rublos)*12 = 3.360 rublos.
O modelo que o autor está considerando - ASW-H07A4 - custa ₽23.500, Boracay - ₽32.990. A diferença de preço é de 9.490 rublos.
Agora está claro que o inversor se pagará com a eletricidade economizada em três anos.
A escolha de um sistema dividido é exatamente o caso quando é melhor fazer o que a maioria das pessoas faz - comprar um sistema normal. Em primeiro lugar, será inicialmente mais barato e, em segundo lugar, será completamente despretensioso na manutenção. Além disso, novamente, consertar um split convencional custa dinheiro adequado, ao contrário do mesmo inversor, que certamente é mais confiável e econômico, mas não vale o dinheiro que é pedido por ele.