Como aumentar a tiragem na ventilação: uma revisão de métodos e dispositivos para aumentar a tiragem
O ar puro é vital para qualquer pessoa e é totalmente natural querer aproveitar os avanços tecnológicos e a experiência dos artesãos para construir um sistema de ventilação ideal em sua casa. E, como resultado, cada proprietário se depara com a questão de como aumentar a tiragem de ventilação para que o ar de exaustão poluído dê lugar facilmente a fluxos de ar fresco.
Se você tiver problemas de ventilação ou estiver apenas construindo uma nova casa, siga os conselhos dos nossos especialistas e a lista de aceleradores de tiragem que prepararam, e a ventilação da sua casa será normalizada.
O conteúdo do artigo:
O que é ventilação?
As pessoas, enquanto estão em seus apartamentos, cozinham, limpam, lavam e simplesmente respiram durante o dia, saturando o ar com excesso de umidade e odores, poluindo-o com dióxido de carbono. Durante o processo de substituição das massas de ar, tudo isso acontece despercebido com a ventilação funcionando normalmente, mas resulta em problemas consideráveis em caso de falha do sistema de troca de ar.
Sem ventilação adequada, os cantos do apartamento ficam mofados, há umidade, condensação nas janelas e cheiro de mofo.
Você pode verificar o desempenho do canal de uma forma simples e eficaz: desviando ou movendo um pequeno pedaço de papel próximo grelha de ventilação, ou a ausência de sujeira e poeira no teto e nas paredes fumê.
Troca de ar e tipos de ventilação
Troca de ar - movimento direcionado temperaturas diferentes massas de ar, que ocorrem devido à tiragem nos dutos de exaustão.
O movimento do ar é realizado de acordo com duas regras elementares:
- o ar se move para uma área de menor pressão;
- o ar aquecido sobe.
Tradicional ventilação natural torna-se cada vez menos eficaz ao longo do tempo devido à natureza diferente dos materiais utilizados na construção de edifícios modernos.
Em vez de “respirar” madeira e tijolo, espuma de concreto, isolamento térmico artificial e materiais de acabamento reinam nas casas, insonorização portas e metal-plástico janela. Como resultado, o ar não consegue circular livre e facilmente pelas salas, por isso os complexos de ventilação multifuncionais tomaram a palma da mão.
Na parte de alimentação, na ausência de infiltração, é possível instalar válvulas de alimentação e ventilador. Portas com grades ajudam a conseguir fluxo; dispositivos de exaustão são necessários em banheiros e cozinhas.
Além da ventilação clássica convencional, métodos mecânicos de troca de ar são utilizados para o pleno funcionamento. O método mais popular e procurado de organizar a ventilação é considerado sistema de alimentação e exaustão, que não apenas remove o ar usado, mas também prepara o ar que entra (filtra, aquece ou esfria, purifica).
Fatores que influenciam a força de tração
Independentemente do tipo de dispositivo, o principal indicador do funcionamento eficaz do sistema é a tração, cuja intensidade depende de vários motivos.
O movimento direcional das massas de ar da sala para o exterior depende naturalmente de condições climáticas não controladas:
- diferença numérica nos indicadores de temperatura na sala e na saída do canal (no frio a tiragem aumenta e no verão desaparece);
- pressão atmosférica;
- direção e velocidade do vento.
No entanto, existem maneiras de influenciar a força e a velocidade das correntes de ar.
Portanto, no processo de planejamento de um sistema de ventilação ou sua reconstrução, é necessário estar atento aos seguintes fatores:
- altura do tubo de saída no telhado;
- dimensões e superfície interna do duto de ventilação;
- layout do canal;
- instalação de dispositivos do tipo defletor.
Como todos sabem, o ar gravidade nos dutos de ar ocorre devido a diferenças de temperatura e pressão na entrada e na saída. Para a estabilidade deste processo, faz sentido colocar tubos de ventilação pelo menos para manter a temperatura necessária. intra-parede espaço e, de preferência, próximo a tubos quentes ou isolados.
Além disso, há uma série deregras e requisitos à altura de colocação. O ar utilizado deve sair do edifício acima do telhado, e a altura do escapamento acima do telhado não pode ser inferior a meio metro.
A diferença resultante na altura leva à normalização operação do sistema de ventilação e aumento da tiragem, o que falta aos moradores dos últimos andares de edifícios de vários andares com telhado plano - eles têm problemas de troca de ar.
Para a força de tração, não só a altura do duto de ventilação, mas também a direção de sua colocação é de grande importância. É aconselhável colocá-lo apenas na vertical com o menor número de voltas (cada uma reduz a tração em 10%).
Se possível, utiliza-se um tubo do mesmo diâmetro em todo o comprimento, se for necessária uma conexão, o ângulo de desvio não é superior a 30 graus.
O tipo mais popular de tubo de ventilação é considerado um duto de ar rígido redondo, que devido à menor resistência e boa intensidade do fluxo de ar, está à frente dos econômicos retangulares e corrugados flexíveis.
Na escolha dos parâmetros, recomenda-se a utilização de tubos com seção transversal de pelo menos 16 m². cm - se for feito de aço inoxidável, e com lado do canal de pelo menos 10 cm, mas na maioria das vezes é usado um tamanho de 14 cm .
Aumentar os parâmetros do tubo implicará em maior tração, portanto, é mais lucrativo utilizar as dimensões máximas possíveis de diâmetro e comprimento. Nos casos em que não é possível instalar canais com o mesmo comprimento, recorrem à instalação de grelhas de ventilação em todas as divisões do edifício.
Usando um defletor para ventilação
Uma das formas mais eficazes de resolver problemas de ventilação é a instalação de aceleradores de tiragem para ventilação, por exemplo, defletores. Ao contrário dos métodos discutidos acima para aumentar a tração, que são mais convenientes para uso durante a construção ou grandes reparos, a instalação de um dispositivo como um defletor pode ser feita em qualquer momento conveniente.
Além disso, a instalação permite neutralizar as consequências de ações difíceis de corrigir, como diâmetro insuficiente do canal, pequena altura, condições climáticas difíceis ou má localização.
O defletor é montado no duto de exaustão acima da cobertura do edifício, seu tamanho depende da quantidade de ar emitido e do diâmetro do duto. Disponível em tamanhos padrão, muitos fabricantes trabalham sob encomenda de acordo com parâmetros individuais.
Os materiais de fabricação mais comuns são plásticos e metais – alumínio, galvanizado e aço inoxidável.
Os defletores de plástico parecem muito mais vantajosos na aparência devido aos seus designs e cores variados; também são muito mais baratos, mas é preciso levar em conta que sua vida útil é curta devido à sua instabilidade a altas temperaturas.
O modelo usual de defletor de ventilação é composto por um tubo, um difusor e uma tampa com ou sem cilindro de retorno. A instalação do dispositivo é simples, você mesmo pode instalar um defletor padrão de maneira fácil e simples.
O tubo inferior, o difusor e a tampa são fixados alternadamente na cabeça do tubo; as conexões são feitas com braçadeiras, parafusos e suportes. É importante que a tampa seja maior que o diâmetro do difusor para proteger contra chuvas oblíquas.
O mecanismo de ação do defletor é baseado nas regras elementares da física. O vento que entra no corpo do dispositivo é cortado difusor, surge uma zona rarefeita e as massas de ar, tornando-se mais ativas, correm do duto de ventilação para a área de baixa pressão.
Além de sua função principal, o defletor também resolve vários outros problemas:
- proteção contra detritos;
- reduzindo a influência das condições naturais negativas;
- aumentando a eficiência do sistema de ventilação em 20%;
- o risco de backdraft é reduzido.
Eles escolhem um defletor com base no design e no preço, geralmente escolhendo modelos conhecidos e comprovados - TsAGI, Grigorovich, Astato, cata-vento, modelo em forma de H.
Um dispositivo tão simples como um defletor ajudará a lidar com um problema comum de ventilação - uma tiragem de exaustão fraca. No entanto, não devemos esquecer que a exaustão não funcionará totalmente sem um sistema de ventilação de alimentação.
[adinserter name=»desktop: inserir no texto – 15]
E ao verificar a saída para o teto dos poços de exaustão, é necessário lembrar das grades de admissão para permitir a entrada de massas de ar fresco. A altura acima do solo deve ser de pelo menos 2 metros.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo falará sobre como fazer você mesmo um defletor de ventilação:
O que precisa ser feito para aumentar a tiragem de ventilação:Assim, para o pleno funcionamento do sistema de ventilação, recomenda-se estender o duto de ar acima do nível do telhado e verificar a localização vertical dos tubos de ventilação lisos, rígidos e largos.
Também é necessário verificar o funcionamento da ventilação de alimentação ou fixar o bico na cabeça do eixo - os modelos mais simples do defletor podem ser feitos de forma independente, cada mestre escolhe um método adequado para aumentar a tração.
Você já encontrou tiragem insuficiente no duto de ventilação e como conseguiu lidar com esse problema? Por favor, compartilhe sua experiência com outros visitantes do nosso site. O bloco de comunicação está localizado abaixo.