Ventilação do sótão de uma casa particular: como fazer a ventilação através de empenas e águas-furtadas
Todo proprietário deseja que o sótão recém reformado ou ampliado se torne um de seus lugares preferidos da casa, não é mesmo? No entanto, esta sala pode ser muito quente no verão e fria no inverno. O ar pode estagnar, adquirir cheiro de mofo e a decoração interior pode ser afetada por mofo.
A razão para esses fenômenos incômodos é a ventilação ineficaz do sótão de uma casa particular, mal projetada durante a construção. Diremos a você a melhor forma de organizá-lo. Ajudaremos você a encontrar erros em seu sistema e ofereceremos diversas opções de soluções comprovadas.
Em nosso artigo você encontrará uma descrição detalhada das causas e consequências da ventilação mal organizada ou improdutiva. Descubra a melhor forma de garantir uma troca de ar estável. Você entenderá quais componentes constituem uma ventilação perfeita.
O conteúdo do artigo:
Tipos e finalidade da ventilação do sótão
O piso do sótão muitas vezes tem formato e layout não padronizados, pois existem muitas soluções tanto para o formato do telhado quanto para a disposição sob ele. A ventilação em cada opção específica é diferente, assim como as condições de temperatura e a possibilidade de saída de comunicações.
O layout mais comum aceitável em termos de requisitos técnicos é um telhado de duas águas inclinado. Abaixo dela há um cômodo de formato quadrado ou retangular regular e três segmentos triangulares frios de sótão.
Espaços residenciais, sótãos, revestimento de empenas e telhados precisam de ventilação.
Para organizá-lo usamos:
- Tubos e transições metálicas, plásticas ou corrugadas para dutos de ventilação;
- Janelas de água-furtada embutidas em encostas e empenas;
- Ventiladores suspensos, de duto e de teto;
- Defletores instalados em arejadores e tubos de ventilação;
- Aeradores lineares e pontuais;
- intradorsos que proporcionam fluxo para o sótão e camadas do sistema de cobertura.
- Lacunas de ventilação entre as camadas da torta.
A circulação de ar em um sótão residencial é especialmente importante, pois neste ambiente são possíveis mudanças de temperatura e alta umidade.
Pode ser organizado de acordo com o mesmo princípio de qualquer outro cômodo ou de um sótão não residencial. A escolha do esquema depende da finalidade do sótão: para residência permanente ou periódica, bem como da sua disposição.
Mesmo com ventilação de alta qualidade da área residencial, pode aparecer mofo nas paredes e no teto. A razão para isso é a estagnação do ar úmido nos triângulos frios do sótão que separam a parede e o teto das encostas do telhado.
Via de regra, sua ventilação é a mais fácil e econômica de organizar, mas é preciso lembrar disso antes mesmo que as estruturas e acabamentos sejam afetados pelo mofo negro.
A ventilação do telhado consiste na circulação de ar dentro da torta, desde as saliências até a cumeeira.Remove a evaporação e a condensação, além de normalizar a temperatura sob o telhado, que segundo as normas pode ultrapassar a temperatura externa em no máximo 4 graus.
Isso garante a segurança da madeira na estrutura do telhado e do material metálico da cobertura e evita o aparecimento de ferrugem e apodrecimento.
Além disso, graças à ventilação, a pressão do ar sob e acima do telhado é equalizada em caso de ventos fortes. Graças a isso, a força de elevação que arranca o telhado é significativamente reduzida. A fachada ventilada também garante a segurança do material de revestimento e do isolamento sob o revestimento.
Ventilação do sótão
A zona habitacional imediata do sótão necessita de ventilação regular e de boa qualidade, principalmente se se tratar de um local de residência permanente e não de uma casa de campo. A taxa de troca de ar de uma sala é 2–3 vezes a renovação completa do ar por hora, mas se houver um banheiro ou cozinha sob o telhado, o fator de multiplicidade aumenta para 8–12.
Para o funcionamento normal da ventilação, é necessário fornecer vias de entrada e exaustão de ar com vazão aproximadamente igual. No sótão, via de regra, é necessário cuidar não só da retirada do ar de exaustão, mas também da entrada de ar fresco - um patamar aberto não será suficiente.
Além disso, deve-se levar em consideração que o comprimento da conduta de ar que passa pela cobertura é menor que o da ventilação do 1º andar e, portanto, a tiragem natural é muito menor.
Organização da ventilação de abastecimento
Mesmo o exaustor mais potente não será capaz de funcionar de forma eficaz se o ar fresco não tiver de onde vir. Para isso, é necessário fazer furos no sótão por onde possam penetrar livremente porções frescas da rua.
As fontes de entrada podem ser sótãos ou águas-furtadas nas encostas, janelas de ventilação localizadas em empenas opostas ou aberturas gradeadas comuns, válvulas de parede de alimentação. Para regular o fluxo, podem ser equipados com difusores.
Um dispositivo básico para ventilação de ar fresco parece uma grade redonda cortada na parede através de um tubo. Eles são usados onde a ventilação pelas janelas é impossível ou insuficiente.
O ar entra na válvula naturalmente devido à diferença de pressão, passa por uma estrutura que absorve o ruído do fluxo e é fornecido ao ambiente. Existem também válvulas universais de alimentação e exaustão que permitem a passagem do ar em ambas as direções.
Uma válvula de alimentação com ventilador embutido é necessária para criar um fornecimento forçado de ar fresco. Isto é especialmente conveniente e eficaz para sótãos de formas geométricas complexas. Graças a ele, será criada pressão na sala, que deslocará de forma independente o ar de exaustão, sem deixar zonas de estagnação.
Como regra, os modelos de válvulas de ventilação são instalados diretamente acima da bateria para que o ar que entra possa aquecer imediatamente.Além disso, não se deve montar as entradas muito altas, caso contrário o ar circulará apenas sob o teto.
As águas-furtadas são aberturas de ventilação fechadas com caixilhos cegos ou articulados com vidros ou venezianas. As janelas comuns com vidros duplos também podem servir como águas-furtadas, se forem ligeiramente abertas regularmente ou equipadas com válvulas de ventilação.
A maneira mais fácil é cortar as janelas em empenas, e em casas pequenas e médias com telhados de duas águas isso geralmente é feito. Em seguida, o ar circula diretamente entre as duas empenas e é retirado pela ventilação através do teto.
Porém, nem todo projeto de telhado implica a presença de empenas e, se o ambiente for grande, as janelas apenas nas extremidades não serão suficientes. Neste caso, as claraboias são inseridas no telhado ou embutidas Dormitórios.
As janelas panorâmicas cortam diretamente a encosta, em ângulo, continuando o plano da cobertura. Fornecem muita luz e podem ser instalados em uma cobertura já montada sem desmontá-la. Essas janelas se adaptam bem a qualquer estilo exterior e seu custo relativamente alto é compensado pela falta de custos para construções adicionais no telhado.
Embora esta seja a solução mais popular, ela tem desvantagens: as janelas panorâmicas são propensas a vazar, especialmente nas opções econômicas ou se instaladas incorretamente.
Além disso, claraboias podem ser usadas para ventilação. É verdade que isso é possível se estiverem equipados com travessas de abertura. Essas estruturas servirão não apenas para melhorar a iluminação natural, mas também para remover a fumaça doméstica, a fumaça e o ar de exaustão.
Dormitórios - são pequenas projeções - “casas” no telhado para a instalação de janelas verticais comuns. Esses “cucos” deixam o telhado mais bonito e aumentam o espaço interior, além disso, é adicionada uma janela padrão com peitoril no sótão.
Eu mesmo janela que se projeta pode ter diferentes formas e configurações:
- Triangular - com telhado de duas águas em ângulo de 64 graus, descendo até o telhado principal. Parece mais orgânico na maioria dos casos.
- Quadrado - com duas paredes verticais e telhado inclinado, é o mais fácil de construir e permite instalar uma janela retangular. E também com pequenas paredes verticais e telhado de duas águas - nesses edifícios pode ser difícil impermeabilizar as juntas das paredes e do telhado principal;
- Arqueado - com telhado arredondado. Um dos mais difíceis de organizar, mas num telhado arredondado com telhado macio esta é a única opção que fica bem.
A ventilação também será fornecida por um sistema anti-mansarda – uma janela “embutida” no telhado. Este projeto é mais barato, mas usa espaço interno em vez de externo para instalação. Eles são especialmente populares em telhados com grande inclinação - por exemplo, telhados inclinados.
EM Dormitórios Na maioria das vezes são instaladas janelas envidraçadas que, além da ventilação, proporcionam iluminação e possibilidade de acesso à cobertura.
Arranjo janela que se projeta – a melhor solução para um sótão amplo ou sob o pisomoderno dinamarquês teto. No entanto, não podem ser instalados em encostas planas com inclinação inferior a 350. Também é indesejável apontar as janelas para o norte - estará escuro e frio.
Se falamos de tamanhos e espaçamentos, não é recomendado usar janelas menores que 120x80cm. Também não devem ser instalados a menos de 1 m do piso da varanda ou a menos de 80 cm um do outro. Para que a ventilação seja eficaz, as janelas, ou melhor, as suas partes de abertura, devem estar a uma distância de 80 a 100 cm do teto ou telhado.
Organize as portas em Dormitórios necessário na fase de projeto e cobertura. Ao traçar a planta do telhado, recalcule a largura total das janelas - não deve ser inferior a metade do comprimento do sótão. Verifique também se a parte vertical janela que se projeta estava localizado exatamente acima da parede externa da casa, e sua estrutura podia ser fixada nas vigas principais sem cortá-las.
Quanto à relação com o resto das janelas da casa, Dormitórios colocado exatamente acima das janelas do andar anterior - é bonito e seguro.
Capô através da empena
Se houver empenas na casa, não só deve ser instalada ventilação fresca através delas, mas também um exaustor. Fazer um furo neles é sempre mais fácil e barato do que fazer um furo no telhado, mas isso nem sempre é aceitável.
Em primeiro lugar, esta opção provavelmente não é adequada para quem tem absolutamente todo o espaço sob o telhado como espaço habitacional - com travessas abertas e sem sótão frio por cima.A razão é simples: não há onde colocar um duto de ventilação e o exaustor diretamente no frontão só será suficiente para um sótão muito pequeno de um cômodo.
Em segundo lugar, é aconselhável evitar canais horizontais para quem tem banheiro ou cozinha sob o telhado: esses cômodos precisam de exaustor potente, e a umidade e a fuligem deles podem se acumular como condensação no sótão, no interior duto de ventilação e no seu final, na fachada da casa.
O resultado é que a condensação congela no sótão e na tubulação, e o degelo inunda o isolamento, o teto do sótão e a fachada.
Se você estiver montando uma sala em um sótão bem isolado e houver um triângulo frio acima dela de pelo menos uma altura mínima, a ventilação eficaz do sótão é possível através das empenas e não do telhado.
O melhor diagrama de dispositivos é organizado assim. Em cada sala ou no ponto mais distante da entrada de ar (se houver apenas um cômodo), é feito um furo no teto. A grade e a saída são instaladas neste orifício duto de ventilação - canto ou tee.
No sótão, todas estas aberturas estão ligadas por uma conduta de ventilação. Neste caso, é instalada uma válvula de retenção no ramal de cada ambiente, e a passagem do duto pela parede externa também é circundada por válvulas de retenção.
De preferência na última parte tubo de ventilação, após conectar todas as peças, instale um ventilador de duto para forçar o funcionamento do exaustor. Para minimizar a formação de condensação devido às mudanças de temperatura, todos os tubos dos dutos de ventilação são isolados.
Não é aconselhável instalar ventilação ao nível da rua com a fachada: talvez o tubo saliente não tenha um aspecto particularmente agradável esteticamente, mas as fugas de condensação no frontão serão ainda piores. Além disso, a saída do tubo deve ser coberta com uma cobertura especial - uma saída de fachada.
A insidiosidade do arranjo capuzes através de frontões do sótão é que a construção de um sistema de alta qualidade de acordo com todas as normas custará quase o mesmo que a saída pela cobertura.
A ventilação natural do piso do sótão através das empenas funcionará bem se houver uma diferença perceptível entre a pressão atmosférica fora e dentro da estrutura. Nesse caso, você pode até construir um canal a partir de um tubo corrugado com isolamento mínimo ou nenhum: é mais barato e fácil do que usar tubos convencionais ou canais planos.
Opção com inserção válvula de exaustão de parede ou simplesmente uma janela de ventilação para um sótão residencial, não a consideramos, pois envolve a circulação de ar frio diretamente pela sala, desde as aberturas de entrada até as aberturas de exaustão. Este esquema é inaceitável para uma sala aquecida: o calor será simplesmente expelido.
Saída de ventilação pelo telhado
Esta é exatamente a solução recomendada pelos engenheiros de aquecimento. E nem um pouco porque eles querem obter mais dinheiro de você. O fato é que cada seção horizontal do tubo reduz a tiragem natural e, portanto, a eficiência da ventilação.
É preferível confiar aos construtores o projecto do poço de ventilação de uma casa privada e o seu acesso ao telhado: não só a área da secção transversal e a altura acima do telhado são importantes aqui. A área e o tipo de instalações, o material e a forma da conduta, o tipo de ventilação, o isolamento das tubagens, a temperatura do sótão, as condições meteorológicas e outros fatores são importantes.
Um tubo vertical que leva ao telhado evitará ao dono da casa problemas de condensação no sótão e na fachada, e um defletor ou teto um ventilador instalado no topo do tubo fornecerá o nível de tiragem necessário.
Arranjo passagem por um telhado já montado - não é uma tarefa fácil, dispendiosa e ingrata, por isso é melhor prever uma saída de ventilação na cobertura ainda na fase da sua construção.
Troca de ar em um sótão frio
Na maioria dos casos, o formato do sótão não segue o formato da base do telhado inclinado, pois não será fácil equipar um cômodo tão atípico e torná-lo confortável. Depois de cobrir os postes verticais da moldura do caibro e das travessas por dentro, sempre há triângulos separados da área útil.
Resolver o problema não é difícil: basta instalar grades de ventilação, águas-furtadas, entradas ou saídas de ventilação de fachada em cada empena para que o ar possa penetrar em cada triângulo frio.
Não deixe que eles te incomodem perda de calor: serão mínimos, mas evitará o aparecimento de mofo e cheiro de mofo nas paredes e no teto do sótão, sem falar na segurança do telhado e dos tetos.
Como escolher o que cobrir as aberturas de ventilação dos triângulos frios acima e nas laterais do sótão? Válvulas de fornecimento de ventilação e exaustão raramente são utilizadas neste caso: são mais caras e sua área é relativamente pequena, e em absorção sonora não há necessidade aqui.
As saídas de ventilação da fachada distinguem-se pela presença de uma cobertura que protege de forma confiável da neve e da chuva oblíqua. As válvulas de retenção deles precisam ser removidas ou perfuradas para que, quando o vento mudar, as aberturas de alimentação e exaustão possam mudar de função.
As grades de ventilação e as águas-furtadas diferem essencialmente apenas em tamanho e forma. A capacidade de ajustar a abertura de persianas e portas giratórias é inútil aqui.
Telhado de sótão bem projetado
Na construção moderna, procuram dotar todas as estruturas do máximo isolamento térmico, selopara reduzir a perda de calor. Isto diz respeito às estruturas que envolvem o sótão, talvez acima de tudo. Afinal, é através do sistema de cobertura que a maior quantidade de calor consegue escapar.
Se as camadas de isolamento hídrico, de vapor e térmico da torta forem dobradas sem aberturas de ventilação, o sistema de isolamento praticamente não funcionará. A umidade que cai na forma de condensação devido às diferenças de temperatura, aos vapores domésticos e à água da chuva que penetrou sob o telhado não terá a oportunidade de escapar para fora.
A água é um excelente condutor, devido ao seu conteúdo no isolamento, as ondas de calor passarão livremente para fora.Além disso, provoca o apodrecimento da madeira com que é feita a moldura do caibro e, muitas vezes, do revestimento do sótão.
Drenar a torta do telhado talvez seja um tópico extenso e separado. No entanto, a sua eficácia afeta significativamente o microclima do sótão, especialmente no calor do verão, quando a camada superior do telhado aquece até +1000S. Portanto, falaremos brevemente sobre como isso deve ser organizado.
O objetivo de qualquer dispositivo de ventilação do telhado é garantir o movimento do ar das saliências até a cumeeira. A maneira mais fácil de fazer isso é sob um telhado de ardósia ou ondulina: sob as ondas do material da cobertura, o ar sobe livremente até a cumeeira, neste caso as saliências não são bem cercadas.
COM telhas metálicas E chapa ondulada a situação é quase a mesma, mas é aconselhável dotar as cornijas de grades de ventilação ou fechá-las com vedação permeável ao ar. A cobertura em relevo deve ser separada da impermeabilização por uma barra espaçadora - ela forma um vão de ventilação necessário para a retirada de fumos e água atmosférica acumulados sob o revestimento.
Outros materiais, em particular ladrilhos macios ou chapas metálicas, requerem a criação artificial de 1 ou mesmo 2 camadas de ventilação de 3–5 cm, separando barreira de vapor do isolamento e da película impermeabilizante - e do revestimento.
Para este efeito, as condutas de ventilação são dispostas através da colocação de bainhas e contra-grades. O ar subirá entre as ripas. Se a espessura das vigas não for suficiente para assentar todas as camadas da torta e proporcionar aberturas de ventilação, as pernas das vigas são estendidas com barras.
Para influxo em bainha as saliências do telhado utilizam inserções perfuradas - intradorsos ou grades de ventilação, em intervalos regulares ao longo de todo o comprimento da saliência. Para exaustão, é instalada uma crista especial com aeração ou arejadores pontuais.
A área total da seção transversal de todos os furos para ventilação do espaço sob o telhado deveria ser 1m2 para cada 300 – 500m2 área de inclinação do telhado.
A ventilação das empenas é realizada entre o revestimento e o material de revestimento da fachada. Se o revestimento for instalado horizontalmente, os suportes do revestimento são verticais e não interferem na ventilação natural.
Se as ripas da estrutura precisarem ser fixadas horizontalmente, existem várias soluções para ventilação em empena:
- Prenda pequenas seções de ripas horizontalmente em um padrão xadrez. É econômico e eficiente, mas pode ser difícil nivelar tudo.
- Instale ripas longas, mas faça furos nelas em um padrão xadrez.
- Construa um contra-torneamento vertical. A ventilação, neste caso, será mais eficaz, mas será necessária mais material.
Se o revestimento for diagonal, deve-se dar preferência à disposição vertical das ripas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Discutimos detalhadamente os princípios e a teoria da ventilação do sótão no artigo, e você pode ver claramente o processo de instalação da ventilação do sótão nos vídeos a seguir.
Ventilação de triângulos frios através de saídas de ventilação de fachada:
Como projetar janela que se projeta para instalar uma mansarda no telhado:
Como organizar você mesmo a ventilação do sótão:
Para resumir, recordemos que é igualmente importante providenciar ventilação não só para a área habitacional do sótão, mas também para os triângulos frios do sótão e para o próprio telhado. Caso contrário, podem surgir problemas tanto com o conforto interior e decoração interior, como com a durabilidade da cobertura.
Já instalou ventilação no sótão? Você conseguiu criar um sistema eficaz na primeira tentativa? Compartilhe suas experiências, dicas e acréscimos ao artigo nos comentários abaixo.