Conectando um lustre a um interruptor duplo: diagramas + regras de instalação
O lustre não só complementa o design geral da sala, mas também serve como fonte de luz no escuro.Porém, o nível máximo de iluminação possível não é usado com muita frequência, certo? Na maioria das vezes, há necessidade de utilizar o modo econômico, quando apenas parte das lâmpadas está funcionando.
Para o efeito, ligue o lustre a um interruptor duplo, que permite ajustar a intensidade da iluminação da divisão. Você deseja instalar o dispositivo de comutação sozinho, mas não sabe como fazê-lo corretamente?
Ajudaremos você a entender todas as nuances desse processo - o artigo fornece diagramas para conectar o dispositivo a um switch com duas chaves e discute os principais erros que os iniciantes cometem. A conexão correta dos fios permitirá o controle, proporcionando uma iluminação confortável.
O artigo contém fotografias, diagramas e recomendações em formato de vídeo sobre como conectar corretamente um lustre por conta própria. Depois de estudar as regras básicas e os diagramas de instalação, você pode começar a trabalhar.
O conteúdo do artigo:
- Segurança primeiro
- Aplicação de interruptores duplos
- Design de dispositivo com duas teclas
- Verificando a conexão correta dos fios
- Decodificando as marcações de fios elétricos
- Opções de conexão
- Como conectar um lustre corretamente?
- Usando um fio terra
- Conectando uma lâmpada halógena
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Segurança primeiro
Os trabalhos com fiação elétrica devem ser realizados respeitando as precauções de segurança e seguindo uma sequência clara de ações.
Em primeiro lugar, as regras referem-se à desenergização da fiação durante o processo de montagem e descascamento de fios, instalação do mecanismo de operação da chave, conexão dos condutores aos terminais e outras ações.
Porém, para determinar o fio necessário, você ainda precisará de uma fonte de alimentação, por isso deve ter o máximo de cuidado possível em seu trabalho e realizar todas as ações somente com ferramentas especiais com isolamento de alta qualidade dos cabos.
A instalação de uma chave dupla é realizada apenas no vão do condutor de fase.
Ao inspecionar o circuito concluído, é permitido ligar e desligar as luminárias somente após o isolamento completo dos condutores expostos e sua fixação final.
Aplicação de interruptores duplos
Conectar o lustre ao circuito elétrico com um interruptor duplo permite acender um grupo de lâmpadas uma por uma e ligar o dispositivo de iluminação na potência máxima.
Neste caso, um dispositivo bifásico pode operar interagindo apenas com dois grupos, cujo número de lâmpadas não é limitado.
Tais acessórios de controle podem ser utilizados em uma residência particular, onde a primeira linha fornece iluminação externa, e a segunda - o corredor, também em apartamentos, distribuindo energia entre dois banheiros.
Um interruptor de duas teclas é um par de interruptores de chave única equipados em um invólucro, portanto o diagrama de conexão é quase idêntico.
Para reproduzir o plano de instalação, é necessário primeiro familiarizar-se com as características de design do produto e com os elementos conectados à rede elétrica.
Design de dispositivo com duas teclas
Modificações e tipos de interruptores de luz suficiente. No entanto, os acessórios elétricos de duas teclas ganharam popularidade há relativamente pouco tempo, quando a iluminação começou a ser reproduzida por meio de lustres com várias lâmpadas.
Assim, surgiu a necessidade de distribuição de luz através de zoneamento com focos.
Nº 1 - modelo de bloco de terminais com autotravamento
O corpo do dispositivo possui parâmetros padrão. Dependendo da modificação, pode ser suspenso ou embutido, podendo ser facilmente montado na parte externa ou interna da parede.
O segundo tipo está equipado com pinças ajustáveis. Por meio de parafusos, o corpo do dispositivo é fixado na posição desejada.
Para fixar os fios, os acessórios modernos usam grampos de placa ou uma tira de fixação com parafusos.
O modelo sem parafusos se difundiu e é simplesmente indispensável para a auto-instalação para iniciantes. O diagrama de conexão e a distribuição dos pinos são, na maioria dos casos, mostrados na parte traseira do gabinete.Valores de rotulagem convencionais também são usados.
O símbolo principal é a letra latina L, que significa contato para o fio de fase. Perto há um par de setas apontando para baixo. Eles são interpretados como indicando a direção das duas fases de saída. Os números indicados no lugar das setas têm o mesmo significado.
Os contatos duplos da primeira chave do interruptor estão localizados no lado esquerdo e o segundo no lado direito.
Com base no método de conexão, cada uma das teclas pode fornecer tensão em diferentes direções, por exemplo, acender várias lâmpadas ou iluminar uma sala próxima.
Cada um dos condutores tem sua finalidade, portanto a melhor opção é utilizar um cabo com núcleos de cores diferentes. Isso simplificará e acelerará significativamente o processo de instalação elétrica.
Nº 2 - conectando um modelo sem parafusos
O processo de conexão de contatos de autotravamento é muito mais simples em comparação com contatos de parafuso. Em primeiro lugar, desligue o fornecimento de eletricidade. A seguir, todos os condutores do futuro contato devem ser despojados de 1 cm de material isolante.
Cada contato permite a fixação de um par de núcleos. O fio desencapado é inserido totalmente no orifício correspondente no mecanismo.
Depois de ligar a eletricidade, é necessário calcular a fase de alimentação. Uma chave de fenda indicadora é usada para esta finalidade. Após a verificação, o fornecimento de corrente deve ser interrompido.
Seguindo o diagrama indicado na parte traseira da parte funcional da chave, é necessário conectar os fios multicoloridos um a um, distribuindo-os entre as chaves.
Vejamos um plano de ação detalhado usando um exemplo específico.
No nosso exemplo, a fase de alimentação vermelha está conectada ao fio vermelho que vai ao contato comum da chave de duas posições. A saída já produz dois fios - bordô e amarelo.
O fio cor de vinho é direcionado para a caixa de junção. Lá ele é conectado a um contato de cor idêntica e vai para o primeiro grupo de lâmpadas do lustre.
Conforme diagrama, o contato da fase amarela que vai para o distribuidor deve ser conectado a um fio de cor semelhante que vai para o segundo grupo de lâmpadas.
O zero, mostrado em azul no diagrama e também proveniente do quadro elétrico do apartamento, vai diretamente para a caixa de distribuição e depois para o bloco de terminais, onde é conectado o zero de cada grupo de lâmpadas do lustre.
Semelhante ao veio zero, existe um verde-amarelo, que é responsável pelo solo.
Ao instalar e conectar um interruptor duplo, seu mecanismo de operação fica oculto em uma caixa de tomadas, fixada na posição desejada por meio de um parafuso. Em seguida, as chaves e uma sobreposição decorativa são colocadas no dispositivo.
Nº 3 - instalação de contatos de parafuso
Neste caso, não há instruções esquemáticas. Visualmente é necessário identificar os dois contatos inferiores, que provavelmente representam as fases de saída, e o superior, a fase de alimentação.
Você pode verificar a exatidão das ações ligando e desligando metodicamente os contatos: quando as chaves estão ligadas o circuito é fechado, na posição desligada o circuito é aberto.
O mecanismo deste tipo de chave é equipado com três contatos roscados através dos quais os núcleos são conectados e dois parafusos que acionam as abas espaçadoras.
Para contatos do tipo parafuso é necessário descascar os núcleos em 0,5 cm, os núcleos são fixados por meio de uma placa acionada por parafusos.
Verificando a conexão correta dos fios
A primeira prioridade é inspecionar se o switch foi conectado corretamente. Em uma das linhas, o indicador de tensão na posição aberta deve indicar a presença de potencial de fase.
No local onde está prevista a instalação do lustre deverão sair dois fios, nomeadamente os fios neutro e de fase provenientes do interruptor.
O número de condutores no próprio dispositivo será maior, especialmente quando uma lâmpada multicanal estiver conectada. Também é possível ter condutor de aterramento se a casa utilizar fiação elétrica com sistema de aterramento TN-C-S.
Para atribuir corretamente a finalidade de cada cabo, é necessário verificar se eles possuem tensão. Existem vários dispositivos especiais para isso: indicador, voltímetro, multímetro digital, etc.
Não é difícil trabalhar com o indicador de tensão: basta tocar sua ponta na área da fiação que foi isenta de isolamento.
Apenas um cabo não ilumina o dispositivo - zero, o restante, ao entrar em contato com uma chave de fenda, fará com que ele acenda a fase. Trocar alternadamente duas teclas do switch ajudará a reconhecer que o fio pertence à chave desejada.
Um método de determinação semelhante é usado ao medir com um multímetro digital. Deve ser configurado no modo “Volts” e ajustado a escala para mais de 220 V. Alternando, é necessário tocar os pares de fios com as sondas.
O par de fases não causará alterações no dial do dispositivo. Ao conectar uma possível fase e zero com sondas, você pode ver no indicador o número 220 V. Se a fiação tiver a mesma cor, é melhor marcá-la com marcadores.
Decodificando as marcações de fios elétricos
Para facilitar a identificação e evitar confusão, o isolamento do núcleo as cores dos cabos variam. De acordo com as normas, o fio terra é amarelo com uma faixa verde.
Tal condutor é encontrado em edifícios novos, onde é fornecido um alto nível de proteção contra choques elétricos.
A marcação do condutor neutro é realizada por uma bainha isolante de cor azul ou azul claro, na qual é encerrado o núcleo. Quaisquer outras variações de tonalidade além das indicadas podem ser utilizadas para a fase.
Opções de conexão
A conexão de um lustre e outros dispositivos de iluminação é feita por crimpagem, soldagem ou uso de adaptadores de terminal.
A primeira opção envolve conectar os núcleos dos condutores cravando-os com uma luva de fixação. Todo o procedimento é realizado com uma ferramenta especial - pinças de pressão. Este método está em conformidade com todos os documentos regulamentares.
O segundo método é considerado um dos mais confiáveis, mas difícil de reproduzir. Praticamente não é utilizado devido ao inconveniente de trabalhar em altura.
Não se pode torcer fios de alumínio e cobre - forma-se um par galvânico que, mesmo com um ligeiro aumento do nível de umidade do apartamento, pode reproduzir uma reação eletroquímica em forma de oxidação.
Este processo rompe os contatos e a junção começa a aquecer. É por esta razão que ocorrem incêndios.
É considerado relevante usar blocos de terminais. No momento, a gama de modelos deste elemento de conexão é bastante ampla - desde a versão clássica de parafuso até a modificação de mola.
Como conectar um lustre corretamente?
Se você prestar atenção ao lustre de cinco braços, ele tem um número bastante grande de fios, então artesãos inexperientes evitam tais dispositivos de iluminação.
Porém, não há nada complicado no processo de conexão dos fios que saem do distribuidor a tal lâmpada.
Em primeiro lugar, é preciso cuidar da fiação do teto, que em uma situação padrão possui três fios:
- L1 — fase da primeira chave de comutação;
- L2 — fase da segunda chave;
- N - zero.
Se os fios forem da mesma cor, então usando um indicador de tensão, é determinada a identidade de cada um, ou seja, fases L1 e L2. Conseqüentemente, o núcleo restante será zero.
A seguir, você pode prosseguir para o processo de formação de nós de contato. Consideremos o exemplo de um lustre de cinco braços, que possui 10 fios: condutores de fase marrons - são 5, e o mesmo número de fios zero azuis.
Esta lâmpada tem uma vantagem inegável - a combinação de lâmpadas pode ser feita a seu critério. De acordo com o diagrama descrito a seguir, o primeiro grupo inclui duas lâmpadas, o segundo - as três restantes.
Com base neste diagrama, a ligação de uma luminária de cinco braços é realizada em várias etapas. Inicialmente, um par de fios marrons é montado em uma unidade.
É aconselhável que as lâmpadas incluídas na mesma série sejam ligadas em paralelo. Chamamos essa torção de L1.
O próximo passo é torcer os três fios marrons não utilizados de maneira semelhante. Esta será a série L2. Em seguida, os dois nós resultantes são inseridos em dois fios braçadeiras terminais WAGO.
Na próxima etapa, os fios azuis são torcidos e conectados a um terminal de três fios.
A ordem de conexão não importa. A combinação pode ser 3+2 ou 2+3. Este será o nó neutro - N.
Como resultado, a saída produz 3 nós de conexão: a fase do primeiro e segundo grupos de lâmpadas - L1 e L2, o nó neutro comum - N. Levando em consideração a marcação dos fios, eles devem ser conectados às linhas correspondentes no teto.
Na fase final, é necessário colocar toda a fiação no bloco da taça do lustre e instalá-la. A fixação realiza-se de uma das seguintes formas: pendurada num gancho ou aparafusada com parafusos. Em seguida, os plugues decorativos da lâmpada são apertados.
Usando um fio terra
Ao organizar as comunicações elétricas em novas casas de acordo com os padrões geralmente aceitos, certamente haverá um fio terra na fiação.
Nessas salas, ao instalar um lustre, você pode descobrir que saem 4 fios do teto: duas fases do interruptor, zero e terra.
A maioria dos modelos de lustres com dois grupos de lâmpadas e peças metálicas incluem um bloco de terminais através do qual é feita a ligação à terra.
Durante a instalação do dispositivo de iluminação, você precisa prestar atenção a isso e conectar o fio.
Conectando uma lâmpada halógena
Lustres com lâmpadas halógenas nem sempre operam em rede de tensão alternada de 220 V - podem ser produtos projetados para tensão alternada de 6, 12 ou 24 V. Portanto, no segundo caso, será necessário um transformador abaixador.
Às vezes, o fabricante de cada modelo de dispositivo de iluminação que funciona com lâmpadas halógenas incorpora transformadores especiais para reduzir a corrente.
Nesse caso, o circuito já está montado e falta apenas instalá-lo.2 cabos permanecem sem uso, que são conectados à fiação do teto, e a conexão é feita de forma arbitrária.
Os lustres, que incluem controle remoto, podem ter diversas modificações: com lâmpadas halógenas, LED ou incandescentes.
Existem também modelos do tipo combinado. Este dispositivo é complicado pela presença de uma unidade de controle de rádio. Essencialmente, este controlador é um dispositivo sem fio controlado por meio de um controle remoto ou de uma chave padrão.
A conexão de tal luminária é feita de forma semelhante ao modelo anterior, porém aqui será adicionado outro fio, o mais fino de todos.
Esta é uma antena através da qual são reproduzidas as ações de comunicação do controle remoto e do controlador. Permanece inalterado dentro do vidro do lustre.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Todo o processo de preparação do lustre para conexão e conexão direta do interruptor duplo à fonte de alimentação é descrito no vídeo:
Muitas vezes, artesãos inexperientes cometem erros durante o processo de instalação elétrica; veja quais e como evitá-los no vídeo:
Se você reproduzir corretamente todas as etapas da instalação e seguir o diagrama, poderá se proteger de consequências desagradáveis ao operar diretamente o dispositivo de iluminação. Além disso, poderá criar uma atmosfera de luz única na divisão, ajustando-a às suas necessidades.
Compartilhe com os leitores sua experiência ao conectar um lustre a um interruptor duplo. Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de feedback está localizado abaixo.
Se for possível escolher um switch, então é melhor com luz de fundo. Tudo em nosso apartamento está com eles. Mas o estilo de cada pessoa é diferente. Eles foram alterados gradativamente, existem muitos aparelhos de baixa qualidade no mercado. Você precisa segurar cada um na mão e pressionar as teclas. Se você não se importa com o dinheiro, pode usar fita isolante comum em vez de terminais ao conectar. É verdade que meu marido demorou muito e não deu certo na primeira vez.
Estou tentando conectar um lustre e surgiu um certo problema. Há um lustre com 7 lâmpadas e interruptor duplo. Deve haver 2 lâmpadas no primeiro interruptor e 5 no segundo.Separadamente tudo funciona bem, mas se você ligar junto, então 5 lâmpadas estão acesas, e não todas as 7. O que pode estar errado? É um mau funcionamento do lustre ou do interruptor, ou o eletricista (eu) não é direto o suficiente?
O artigo, Andrey, descreve em detalhes a conexão de um lustre por meio de um interruptor de duas teclas. Existe um diagrama. Se for difícil para você, veja o esboço que anexei ao post. Minhas suposições sobre como você misturou os três fios não o ajudarão.