Como rescindir um contrato de gás: motivos, procedimentos e sutilezas da rescisão de contratos de gás

Você já pensou em mudanças dramáticas em sua casa? Você já ficou insatisfeito com o caráter formal de algum serviço relacionado ao âmbito doméstico? Muitos pensaram a mesma coisa antes de rescindir o contrato de gás e finalmente se livrar dos acordos adicionais. Concorde que informações detalhadas sobre este tópico não serão supérfluas para você.

Nosso objetivo é garantir que, caso algo aconteça, você possa usar a lei a seu favor. O artigo lista as características dos contratos de gás no contexto dos direitos do consumidor de rescindi-los.

O sector do gás, sendo uma das indústrias líderes, baseia-se nos direitos básicos do consumidor. Ninguém tem o direito de obrigar alguém a assinar nada ou impor um serviço que o cliente não deseja mais. Analisamos as condições do mercado. Examinámos a situação no contexto da recusa de acordos de gás. Eles apontaram obstáculos e formas de contorná-los em um plano de ação ideal.

Participantes do mercado de gás

O combustível é fornecido às residências por empresas locais de distribuição de gás e sob contrato por estruturas dependentes da holding Gazprom Mezhregiongaz. No primeiro caso, estamos a falar de gases urbanos, bem como de raygases, oblgases e JSC Gazprom Gazoraspredeleniye.

No segundo - sobre as subsidiárias da Mezhregiongaz, incluindo Gazprom Mezhregiongaz Moscou, Gazprom Mezhregiongaz São Petersburgo, etc.

Fornecimento de gás ao consumidor final
O gás chega aos consumidores após transporte pelos gasodutos principais, com movimentação pelas estações compressoras e abastecimento pelas filiais locais

De acordo com a legislação em vigor, um contrato de fornecimento de gás pode ser celebrado por:

  • proprietários de apartamentos em prédio de apartamentos;
  • proprietários;
  • sociedades gestoras, associações de moradores, cooperativas de construção habitacional (HCS);
  • as organizações acima mencionadas como agentes dos proprietários;
  • empreendedores.

As organizações de distribuição de gás instalam e mantêm equipamentos de gás internos e intra-apartamentos (VDGO e VKGO), projetam sistemas locais, mantêm redes de baixa pressão, transportam combustível das principais filiais até os consumidores finais. Os serviços emergenciais de gás fazem parte dessas empresas.

Sistemas de empresas de distribuição de gás
As organizações de distribuição de gás atuam como elo de ligação entre os produtores e fornecedores de gás, por um lado, e os consumidores, por outro, e mantêm a sua própria infraestrutura de gás

A divisão no sector do gás russo ocorreu no final do século passado. Anteriormente, as empresas de distribuição também vendiam combustíveis. A reforma levou ao fato de que eles agora estão envolvidos no transporte local, e outro participante do mercado está envolvido na venda e transporte de gás em todo o país.

O segundo nicho foi ocupado pela produtora de gás Gazprom. A função de entregas nacionais foi transferida para as suas divisões estruturais.

O que os consumidores pagam?

Os contratos de gás para a população são de 2 tipos: para fornecimento de gás e para Manutenção equipamento de gás interno.

O contrato de fornecimento prevê o pagamento de um valor de 3 componentes. Estes incluem o preço grossista para a região, o custo dos serviços de fornecimento e vendas da empresa regional dentro da Gazprom Mezhregiongaz e a tarifa de transporte através de sistemas de distribuição locais.

Controle sobre recebimentos
Os assinantes da empresa Gazprom Mezhregiongaz Smolensk têm a oportunidade de monitorar as acumulações e gerar recibos em sua conta pessoal no site

Nos termos do segundo acordo, o consumidor é obrigado a pagar pelo trabalho dos técnicos e reparadores da Gorgaz ou de outra empresa territorial. A compra e instalação de equipamentos para instalações residenciais também são realizadas com recursos do assinante.

Por sua vez, a concepção e construção de redes de gás urbano e a preparação das condições de recepção de combustível são garantidas pelas entidades constituintes da Federação Russa. Os fundos são obtidos a partir de orçamentos de todos os níveis e de fontes adicionais de financiamento. Quaisquer alterações na estrutura dos equipamentos consumidores de gás são prontamente comunicadas ao fornecedor de gás - empresa regional do grupo inter-regional de gases.

Recusa de fornecimento de gás

O motivo da rescisão é a transição para outro tipo de equipamento ou combustível, ou a necessidade de reforma. Na maioria das vezes, as empresas e os proprietários de edifícios individuais substituem o gás por outra fonte de energia.

O procedimento legal parece o mais simples possível e cumpre os princípios de respeito pelos direitos básicos dos cidadãos, mas a dificuldade reside na necessidade de desativar o VDGO/VKGO. Existem muitos obstáculos nesta fase.

Um especialista analisa o equipamento
Depois de pagar o gás consumido e cumprir todas as condições para rescisão do contrato de fornecimento, resta aos trabalhadores do gás desligar o equipamento

Freqüentemente, eles recusam o próprio contrato de manutenção de equipamentos internos - sem rescindir o contrato de fornecimento. Por exemplo, devido à qualidade insuficiente dos serviços ou ao seu não cumprimento. Em seguida, fazem uma transição obrigatória para um acordo com outra organização especializada.

Requisitos que o assinante deve cumprir

A lei permite o cancelamento do contrato de gás a qualquer momento, mas apenas se o consumidor já tiver cumprido todas as condições. O contrato com o cliente é rescindido após o cumprimento dos requisitos de parágrafo 51 Decretos Governamentais nº 549, que regulamenta a esfera dos serviços de utilidade pública.

O estado obriga o assinante:

  1. Pague integralmente pelo gás consumido.
  2. Contacte a organização com a qual foi celebrado o acordo de manutenção VDGO/VKGO.
  3. Pague pelo trabalho de desconexão dos equipamentos intra-apartamento ou intra-casa do sistema de gás.
  4. Confirmar a existência de certificado de desligamento de equipamentos de gás, com data de desligamento e assinaturas de ambas as partes.

O contrato considera-se rescindido a partir do dia em que o VDGO/VKGO é desligado da rede de gás. O fornecedor de gás ou entidade distribuidora de gás é remunerado pelos trabalhos relacionados com o encerramento - se tal ponto estiver estipulado no contrato de manutenção.

Procedimento e documentação

O assinante deverá levar passaporte, recibos e documentos do apartamento - para apresentá-los à Gorgaz, empresa local da estrutura de distribuição de gás da Gazprom ou outra entidade distribuidora de gás. A empresa realizará trabalhos técnicos de desconexão. Todos os coproprietários do apartamento ou casa devem concordar com a realização desta obra.

Manutenção de equipamentos de gás
Em caso de mau funcionamento do equipamento de gás em um prédio de apartamentos, é aconselhável recusar o fornecimento de gás, mas os proprietários de apartamentos podem ter divergências devido à questão financeira relacionada

Em seguida, o consumidor precisa comparecer ao sítio territorial da empresa dependente da holding Gazprom Mezhregiongaz LLC. A instituição aceitará uma solicitação por escrito. Ao ato deverão ser acrescentados recibos de pagamento e conclusão sobre corte de gás. Você deve ter uma identificação com você.

Dificuldades em recusar fornecimento de gás

A empresa fornecedora não pode recusar a rescisão do contrato de fornecimento de gás se todos os requisitos forem cumpridos. A organização reserva-se o direito de não enviar notificações no prazo de um mês ou período especificado no contrato. Assim que terminar o prazo concedido, o consumidor terá o direito de recorrer à Justiça - segundo Parte 2 Arte. 452 Código Civil da Federação Russa.

As recusas ocorrem por falta de pagamento do gás consumido, após o que terá que concordar com o valor ou comprovar que a fatura foi emitida incorretamente. Caso recuse, não é mais necessário aguardar o decurso de 30 dias ou outro prazo estabelecido, mas pode recorrer imediatamente à Justiça.

Estes não são os principais obstáculos no domínio dos contratos de gás. As maiores dificuldades surgem quando se trata de desligar todo o edifício de apartamentos. Esta necessidade surge principalmente devido ao estado de emergência dos equipamentos a gás.

Em seguida, os proprietários interessados ​​buscam o consentimento da maioria e elegem um representante. Este contacta o fornecedor e, se necessário, defende interesses comuns em tribunal.

Um funcionário da empresa verifica o medidor
O fornecedor tem o direito de verificar os medidores de gás: é assim que a empresa determina se todo o gás foi pago e se concorda em rescindir o contrato na situação atual

Acontece também que a entidade gestora ou HOA não permite desligar apenas um apartamento, mas não existe um acordo individual.

Rescisão do contrato de manutenção

A obrigação de celebrar contratos para manutenção de equipamentos de gás está prevista Decreto Governamental nº 410 de 14 de maio de 2013. A recusa de manutenção do VKGO envolve o contato com a distribuidora de gás, e a rescisão do contrato VDGO é semelhante, mas por meio da sociedade gestora, HOA, TSN ou cooperativa habitacional. O equipamento interno inclui fogões a gás, caldeiras a gás e aquecedores de água.

Uma pessoa pode recusar totalmente o acordo se houver uma transição para outro tipo de combustível. Caso não tenha havido recusa de gás, a rescisão do contrato de manutenção de equipamentos de gás só é permitida se outra empresa já tiver sido selecionada para exercer as funções pertinentes.

A mudança de organização de serviços também pode ser feita por uma sociedade gestora, uma associação de proprietários ou uma cooperativa em nome do proprietário do apartamento. Qualquer pessoa que não tenha inicialmente um contrato de fornecimento de gás tem o direito de recusar o contrato.

Motivos para rescisão do contrato

Desde que a decisão do Supremo Tribunal entrou em vigor Nº AKPI 13-826 datado de 10/12/2013, as disposições sobre o direito exclusivo das empresas de distribuição de gás de instalar, reparar e manter equipamentos de gás internos e intra-apartamentos tornaram-se inválidas. A decisão deveria influenciar o desenvolvimento da concorrência na área.

Equipamento de gás MKD
A diferença entre os acordos VDGO e VKGO é que a responsabilidade do proprietário de um apartamento individual inclui dispositivos da segunda categoria; a figura também indica a frequência necessária de inspeções

A Inspecção Estadual de Habitação conseguiu a celebração de acordos de manutenção para VDGO e VGKO em quase 100% dos casos. O bom resultado do seu trabalho, porém, não afetou em nada as posições da distribuição de gás e de outras empresas especializadas.

Em quase todos os casos, os contratos foram celebrados com organizações do primeiro tipo. Ao mesmo tempo, a participação da Gazprom Gas Distribution JSC aumentou significativamente.

Apesar das mudanças positivas, os cidadãos e as organizações estão insatisfeitos com a qualidade dos serviços:

  • a frequência de manutenção não atende aos requisitos;
  • Praticamente não há manutenção;
  • não é possível chegar a acordo sobre o custo da obra e as condições individuais de manutenção do VKGO.

Os assinantes também notam que os preços dos serviços estão a crescer mais rapidamente do que a inflação. A situação é de natureza local e depende dos indicadores económicos da região.

O consumidor tem o direito de recusar a execução do contrato se considerar indevida a sua execução pela empresa. Os motivos de rescisão são a recusa de fornecimento de gás e o direito a ações unilaterais para mudança de prestador de serviço da VKGO.

Rescisão do contrato de manutenção

Primeiro, uma notificação é enviada ao provedor de serviços. É necessário distinguir entre o procedimento de recusa de execução de um contrato e o de sua rescisão.

Divisão da rede de gás em VDGO/VKGO
Representação esquemática das redes VDGO e VKGO: o proprietário do apartamento assina o contrato e deixa passar os fiscais para manutenção dos dois grupos de equipamentos

Para recusar a execução, proceda da seguinte forma:

  1. Enviamos um aviso no qual nos recusamos a cumprir o acordo. Motivamos a nossa ação pelo facto do serviço/serviços estarem ausentes ou serem de má qualidade.
  2. Devido à obrigatoriedade do contrato para os consumidores de gás e à relutância em cumprir o contrato atual, estamos celebrando um acordo com outra empresa que tem o direito de realizar atividades semelhantes.
  3. Após a recusa de cumprimento do contrato, não utilizamos os serviços e não pagamos por eles. Se o assinante continuar a utilizá-los, o contrato será considerado válido.

Para rescindir o contrato, os clientes enviam uma notificação por escrito com a data prevista - não antes de 30 dias a partir da data de envio. Afirma que foi celebrado um acordo com outra organização autorizada. O ideal é que utilizem a opção de carta valiosa com lista de anexos e notificação de entrega - para cumprir o procedimento pré-julgamento para resolução de litígios.

Assim, o procedimento inclui 2 componentes: celebração de um novo contrato e envio de notificação. O assunto nem sempre termina aí. Em caso de recusa imotivada ou ilegal, deverá primeiro enviar a reclamação à empresa distribuidora de gás. Se não houver resposta, você deverá redigir uma ação judicial e dirigir-se ao tribunal distrital no endereço da empresa.

Armadilhas ao cancelar um contrato

Decreto Governamental nº 410 no parágrafo 41, a alínea “d” reserva-se ao cliente do serviço o direito de rescindir o contrato mediante solicitação. O consumidor poderá fazê-lo unilateralmente e nos casos previstos no próprio contrato e nas normas vigentes do Código Civil e Decretos Governamentais.

Proposta de celebração de contrato de manutenção
As empresas de distribuição de gás por vezes oferecem elas próprias os seus serviços: o consumidor deve compreender a ilegalidade de ser forçado a assinar um contrato e recusar-se a quebrá-lo

Ao mesmo tempo cláusula 1 art. 450.1 Código Civil da Federação Russa afirma que o contrato perde força no momento em que o contratante recebe notificações do cliente (e vice-versa), mas somente salvo disposição em contrário do contrato e demais leis. Para o consumidor, isto significa que qualquer cláusula do contrato pode anular o direito à recusa unilateral. O assinante deverá consultar a regra do direito incondicional à recusa imotivada.

Cláusula 65 da PP nº 410 prevê a rescisão do contrato de manutenção do VKGO por outros motivos previstos em lei. O cliente poderá rescindir o contrato de manutenção de equipamentos de gás assim que encontrar um motivo para confiar. Teoricamente, pode-se recorrer a Lei nº 2300-1 “Sobre a Proteção dos Direitos do Consumidor”. O tribunal pode declarar o contrato inválido.

De acordo com Arte. 782 Código Civil da Federação Russa os consumidores pagam pelos serviços recebidos e reembolsam os custos incorridos pela empresa antes da ocorrência da falha. Ao mesmo tempo, de acordo com a carta informativa Presidium do Supremo Tribunal Arbitral nº 104, o cliente deverá compensar o contratante pelas despesas que incorreu com serviços ainda não prestados até o momento da rescisão unilateral do contrato.

Como recalcular o gás?

Antes de recusar o gás, também são feitas tentativas de obter compensação. As tarifas do gás nem sempre são corretas e estamos falando principalmente de “serviços públicos” para residências sem medidor. Preços incorretos por discrepância entre o número de residentes e os indicadores constantes dos documentos são motivo para revisão do custo.Prestação de serviços em volume incompleto também.

Se você não pagar pela gasolina
Se o fornecedor ameaçar com paralisações, ações judiciais ou apreensão de bens, você deve comunicar-se com ele de maneira fundamentada e fornecer provas de que está certo.

Para apartamentos sem medidores, são aplicados 2 tipos de cálculos simultaneamente. Os requisitos de aquecimento são tidos em conta com base na área habitacional (m³ de gás por m²). Para cálculo teórico A relação entre metros cúbicos de gás e o número de pessoas é usada como combustível consumido para cozinhar e aquecer água.

Você não terá que pagar metros cúbicos extras por pessoa se houver comprovação de que ela não mora no apartamento ou esteve ausente por algum período de tempo. É melhor avisar com antecedência sobre saídas longas.

Pode pedir a redução do custo do gás fornecido, inclusive após o pagamento, se tiver provas documentais da sua posição:

  • ingressos;
  • marcas em documentos;
  • cópia do contrato com o hotel;
  • alta hospitalar.

A eliminação de problemas de comunicação é responsabilidade do serviço de gás da Gorgaz ou de outra organização de distribuição. A estrutura está envolvida no despacho e manutenção emergencial.

Em decorrência de seus possíveis erros ou atrasos na execução dos trabalhos, ocorrem paralisações e, neste caso, todos aqueles que não possuem manômetro. A regularidade das cobranças depende também das ações/omissões da empresa distribuidora de gás. Você também deve pedir um desconto para isso.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Dicas e informações gerais sobre contratos de manutenção de VDGO e VKGO, porque eles precisam ser assinados e no que prestar atenção:

Uma visão geral das diferenças entre manutenção e reparos, pelo que você deve pagar a mais:

Ações durante o acolhimento de colaboradores da empresa de gás, bem como serviços prestados no âmbito do contrato:

A população lida principalmente com 2 tipos de contratos de gás: para fornecimento de gás e para manutenção técnica de VDGO ou VKGO. O primeiro deles é principalmente uma transação e o segundo é apenas uma obrigação adicional.

O cliente terá o direito de recusar o segundo somente quando rescindir o contrato de gás e pagar pelos serviços. Às vezes eles vão a tribunal. O consumidor evitará dificuldades se exercer os seus direitos legais de forma correta e consistente.

Não hesite em fazer perguntas e, se você mesmo rescindiu o contrato de gás, conte-nos diretamente o que fez. Descreva os motivos da recusa. Não ignore a discussão, participe da troca de informações úteis.

Comentários dos visitantes
  1. Gendos

    Ah, essas empresas inter-regionais de gás, em alguns casos (no meu com certeza), são uma máfia, aqui há coerção para subornos e falsificação de exames, um quartel completo. Ladrão contra ladrão. E total impunidade.

  2. E as vendas de casas? Não há motivos para rescindir o contrato de manutenção interna de equipamentos de gás???

  3. Eugênio

    E as vendas de casas? Não há motivos para rescindir o contrato de manutenção interna de equipamentos de gás???

    • Administração

      Se você vender seu apartamento, o contrato de manutenção será rescindido automaticamente com você. Mas para isso é necessário avisar o serviço de gás. Mas o novo proprietário deve lembrar-se de celebrar um novo contrato. Em princípio, assim que for celebrado um contrato de fornecimento de gás, os envolvidos na manutenção irão imediatamente procurá-lo.

  4. Se você vendeu uma casa particular, mas há uma dívida superior a 100 mil.A casa já tem novo dono. Mas ele se recusa a abrir uma nova conta pessoal. Os trabalhadores do gás têm o direito de recusar? E o anterior proprietário deverá rescindir o contrato de fornecimento de gás ou este será rescindido automaticamente?

  5. Anônimo

    una-se e esmague esses mendigos com o mundo inteiro

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica