É possível cobrir um gasoduto com tapume: regras e sutilezas do mascaramento de um gasoduto

Você está planejando adicionar revestimento à sua casa, mas acha que o cano de gás está muito próximo da parede? O gás natural é uma substância perigosa e não é à toa que todos os trabalhos relacionados com ele são estritamente regulamentados. Concordo, você não precisa de problemas com o serviço de gás ou ameaça de explosão após terminar.

Todos os anos, dezenas de pessoas morrem devido a explosões e incêndios de gás doméstico, e outras centenas perdem as suas casas. Na maioria dos casos, a causa da tragédia é um reequipamento realizado incorretamente. Se tudo for feito de acordo com as instruções, a nova fachada não será apenas bonita, mas também segura.

Os representantes do serviço de gás não se preocupam com a beleza da fachada da sua casa, suas demandas são justificadas apenas pela segurança. Falaremos sobre opções de compromisso sobre como cobrir uma tubulação de gás com revestimento, em que o resultado atenderá a todos os padrões e terá uma aparência esteticamente agradável. Ao mesmo tempo, descobriremos quais padrões existem e quais demandas dos trabalhadores do gás são legítimas.

Quando um tubo interferirá no revestimento?

Antes de descobrir como resolver um problema, vale a pena descobrir se ele se aplica especificamente à sua situação. O gasoduto pode criar problemas ao cobrir uma casa com revestimento somente quando passa ao longo da parede do prédio.

Além disso, se você estiver revestindo uma casa sem isolamento, com revestimento de altura mínima ou sem nenhum, o vão existente entre a parede e o tubo pode ser suficiente para você, e você não precisará fazer nada com isso.

O trabalho de Gasman
Todos os trabalhos relacionados ao gasoduto devem ser realizados por especialista credenciado do serviço competente - é mais seguro, não assuma responsabilidade

O tubo se tornará um obstáculo se já estiver localizado a uma distância não superior a 6 a 7 cm da parede, e também se já houver violações em sua localização no momento. Outro motivo para a substituição de um tubo, e ao mesmo tempo para o seu deslocamento, pode ser o seu desgaste - por exemplo, manchas enferrujadas que ameaçam vazamento de gás.

Requisitos legislativos para o gasoduto

Existem vários regulamentos aos quais os trabalhadores do gás podem consultar neste assunto. Entre eles: códigos e regulamentos de construção 42-101-2003, 2.04.08-87, 31-02, 2.07.01-89, e, Normas de segurança na indústria do gás, Normas para projeto e operação segura de vasos de pressão, Normas para utilização do gás na economia nacional e outros.

Segundo esses documentos, os gasodutos são externos e internos, aqueles localizados no interior dos edifícios. Os primeiros são divididos em acima do solo (em suportes ou paredes), acima do solo (em aterros) e subterrâneos. Além disso, os gasodutos variam em pressão, dependendo da sua finalidade e diâmetro.

Gasoduto na rua
Os consumidores particulares são ligados por tubulações de baixa pressão, até 0,05 kgf/cm2, mas a tubulação principal, de onde são desviadas as tubulações para cada casa, já se refere, via de regra, a tubulações de média pressão, até 3 kgf/cm2

Todos os trabalhos em todos os tipos de equipamentos a gás, desde a colocação da linha principal até à ligação do recuperador de calor na casa, devem ser realizados por especialistas qualificados, certificados e autorizados para a realização desses trabalhos.

Somente especialistas conhecem e poderão cumprir todas as normas, requisitos de todos os SNiP, bem como as normas do Ministério de Situações de Emergência e serviços de fornecimento de energia elétrica.

Remoção de gás do subsolo
Fornecer gás para uma casa subterrânea permite que você se livre dos canos do quintal - é bonito, conveniente e seguro

Para saber se o seu tubo de gás está instalado corretamente agora, se o local correto permanecerá após o revestimento com revestimento e para onde ele pode ser movido, se necessário, recomendamos que você se familiarize com os seguintes requisitos dos regulamentos listados:

  • o gás é fornecido aos edifícios residenciais de forma aberta - para que a qualquer momento seja possível avaliar o estado da tubagem, a sua prevenção, manutenção e reparação;
  • a tubulação de gás pode ser fixada em postes de sustentação ou fixada na parede do edifício. Talvez, para resolver de uma vez por todas o problema de acabamentos e ampliações, valha a pena colocá-lo em suportes afastados do edifício. A distância entre tais suportes para cada caso específico é indicada em SNiP 2.04.12-86;
  • um tubo colocado ao longo de uma parede externa deve estar localizado a uma altura do solo de pelo menos 2,2 m;
  • deve haver pelo menos 0,2 m do gasoduto até o telhado;
  • é proibida a colocação de tubos a menos de 0,5 m de janelas e portas, bem como a instalação de ligações destacáveis ​​​​sob janelas e varandas;
  • a torneira que fecha o fornecimento de gás não deve ficar a menos de 50 cm horizontalmente de janelas e portas;
  • a distância entre a superfície da parede e o tubo deve ser de pelo menos 6 cm;
  • o tubo é fixado à parede por meio de suportes de gancho ou braçadeiras com junta de borracha isolante elétrica;
  • É proibido fixar o tubo aos fixadores por soldagem;
  • É proibido colocar canos de gás ao longo da parede média e alta pressão – é preferível trazê-los para o subsolo, com acesso à superfície imediatamente antes de entrar na casa;
  • numa zona onde não existam caminhos pedonais ou autoestradas, o gasoduto pode ser colocado a uma altura de 35 cm do solo. Porém, na prática, raramente é baixado abaixo de 2 m, porque o tubo deve correr alto ao longo da parede, e o tubo de distribuição geral é realizado em suportes com cerca de 2 m de altura.

Os tubos só devem ser pintados com tinta amarela resistente a mudanças de temperatura e umidade - por exemplo, óleo ou esmalte alquídico. Sob a tinta devem ser aplicadas 2 camadas de primer, e a própria tinta também deve ser aplicada em 2 camadas.

Tubo de gás com seta
De acordo com as normas, também é necessário marcar a direção do movimento do gás com setas vermelhas, mas na prática os gasodutos de baixa pressão dispensam isso

Assim, de acordo com a regulamentação, a resposta à pergunta “é possível cobrir tubulações de gás com tapume?” será negativo.

Opções para resolver o problema

Se, após o acabamento, o tubo de gás fixado no exterior da casa passar a uma distância inferior a 5 cm da superfície do revestimento ou mesmo acabar por baixo dele, existem várias opções para resolver o problema.

Isso depende da localização específica do gasoduto, bem como de quanto dinheiro, esforço e tempo o proprietário está disposto a gastar na resolução deste problema. Consideremos as principais opções, seus métodos de implementação, vantagens e desvantagens.

Opção número 1 - mova o tubo nos suportes

Esta é talvez a saída mais simples, mas não está disponível em todas as situações.Este método implica que o tubo longo tenha alguma flexibilidade, o que significa que pode simplesmente ser afastado da parede alongando os suportes de montagem.

A situação ideal para esta opção é revestir paredes lisas com revestimento, sem torneamento ou isolamento. Neste caso, será necessário um deslocamento de apenas alguns centímetros - apenas na espessura da parte mais convexa do revestimento.

Na melhor das hipóteses, é possível um deslocamento de 5, no máximo 10 cm, portanto, se uma camada de isolamento for planejada sob o revestimento, é improvável que isso seja suficiente. Além disso, se o tubo estiver rigidamente fixado, por exemplo, num suporte, ou soldado a tubo principal perto da esquina da casa, esse método pode não funcionar. Também pode haver dificuldades em ponto de entrada na casa, porque a violência e a forte flexão são inaceitáveis.

Tubo com um mínimo de fixações
A foto mostra um exemplo de tubo que pode ser afastado da parede sem o auxílio dos gasistas, devido à sua flexibilidade, apenas alongando os fixadores

Essa opção é praticamente gratuita, você só precisa comprar novos colchetes longos e são baratos. Também é possível que você tenha que pagar a mais aos especialistas em revestimento pela instalação e fixação do tubo.

Este método também não requer nenhum investimento de tempo: se o tubo pode ser movimentado desta forma em princípio, então isso pode ser feito rapidamente, durante a preparação da superfície para o revestimento.

Antes de começar a decorar as paredes, resolva o problema do cano. Para aumentar a segurança, feche a válvula no início do tubo, se houver. Tente removê-lo dos suportes - ele pode ser firmemente fixado neles com camadas de tinta.

Em vez de suportes, o tubo pode ser fixado com ganchos nos quais o tubo fica, ou com braçadeiras que o envolvem - no segundo caso, devem ser desparafusados.É melhor levar novos fixadores em forma de braçadeiras para que o tubo não volte para a parede em sua posição natural. Fixe firmemente os suportes na parede e depois o tubo nas braçadeiras.

Opção nº 2 - movimentação do tubo por trabalhadores do gás

Em termos de segurança e confiabilidade, esta opção é a mais preferível. Este método é talvez o mais caro em termos de tempo, dinheiro e nervosismo. Mas o resultado será 100% legal e seguro, o tubo não interferirá no acabamento e no futuro não haverá problemas de segurança e sua manutenção.

Esta opção de resolução do problema é sempre possível; a única “contra-indicação” pode ser a urgência do trabalho, pois não será possível resolver esta questão num ou dois dias. Além disso, você precisará de toda a documentação da casa e do terreno, desde a propriedade até plano de gaseificação – naturalmente, ela também deveria estar bem.

Plano de gaseificação
É preferível confiar a elaboração do plano de gaseificação a um escritório de projetos especializado, pois tudo precisa ser anotado com precisão e em determinada escala

As vantagens deste método são: confiabilidade, legalidade, segurança e não interfere no isolamento de alta qualidade. Entre as desvantagens, vale destacar o alto custo e a morosidade do processo.

Os valores específicos dos custos dependem da região e da empresa que atende o gasoduto da região. Além do trabalho dos trabalhadores do gás e dos materiais, você terá que pagar pela elaboração e execução de um projeto aprovado pelo serviço de gás. Além dos preços oficiais da Gorgaz, você sempre pode negociar diretamente com o artesão qualificado, e provavelmente será mais barato.

Desde que você tenha todos os documentos necessários para a casa em ordem, a papelada levará de 2 dias a uma semana.Depois disso, combinarão consigo a data da visita do técnico de gás, que depende da disponibilidade dos especialistas. Um especialista certificado do serviço municipal de gás pode estar disponível no dia seguinte ou apenas um mês depois.

Gaseificação em casa
É melhor fazer tudo de uma vez obedecendo todas as normas do que arriscar a própria segurança e ainda ter que refazer após multa.

Porém, recomendamos aguardar por ele, e não entrar em contato com especialistas terceirizados, que muitas vezes não têm autorização para realizar esse tipo de trabalho.

Para acelerar o processo, recomendamos fazer o seguinte:

  1. Recolha um pacote de documentos: confirmação da propriedade do terreno e da casa; o atual plano de gaseificação, segundo o qual as tubulações estão atualmente instaladas; talvez uma planta do local com notas sobre todos os tipos de comunicação. Pense em como você gostaria de posicionar o novo tubo.
  2. Com os documentos listados, contacte a Gorgaz ou o seu fornecedor de gás local e faça um requerimento por escrito com o pedido correspondente, indicando a sua morada. Normalmente, os funcionários fornecem um formulário padrão para esse caso.
  3. Aguarde no endereço indicado um funcionário do serviço de gás que avaliará a situação em tempo real e confirmará a possibilidade da transferência proposta ou oferecerá sua própria opção. O mesmo funcionário ou outro especialista fará um orçamento, calculando todos os materiais e ações necessárias dos trabalhadores do gás. O custo da obra e a complexidade do procedimento aumentarão significativamente caso seja necessária a elaboração de um novo plano técnico de colocação de equipamentos de gás - por exemplo, quando, devido a uma alteração no ponto de injeção de gás, está previsto mover caldeira a gás, esquentador, fogão ou outros aparelhos.
  4. Pague o recibo de acordo com o orçamento, após o qual será definida uma data para a conclusão da obra.
  5. Quando os trabalhadores chegarem, verifique se eles têm permissão para fazer a manutenção do gasoduto. Deve ser confirmado há não mais de 1 ano. Depois, basta observar os profissionais trabalhando. Se necessário, desligarão o fornecimento de gás na tubulação principal, cortarão o galho antigo com uma esmerilhadeira e soldarão seu lugar. Em seguida, será feito um furo no tubo em um novo local, um novo ramal será soldado, se necessário será instalada uma torneira e o tubo será fixado na parede ou em suportes. Na entrada da casa, de acordo com o plano de obra, o novo tubo será soldado a um pedaço do antigo, ou conduzido para dentro, até o medidor. Finalmente, o aperto de todas as soldas e conexões é verificado. Não deixe os artesãos irem embora antes de reler o relatório que eles elaboraram, que deve listar todos os trabalhos realizados no gasoduto.
  6. Com o relatório recebido, entre em contato novamente com o serviço de gás para fazer alterações na documentação técnica da casa e do local.

O novo tubo deve ser tratado com 2 camadas de primer metálico, e por cima devem ser aplicadas 2 camadas de tinta resistente à umidade, sempre amarela. Não é permitida pintura em outras cores e mascaramento.

Opção nº 3 - canal aberto no tapume

Se você não tem tempo, dinheiro ou vontade de se preocupar com os trabalhadores do gás e mover o cano, você pode contorná-lo ao cobri-lo, construindo um canal a partir do revestimento. No entanto, esta solução também apresenta desvantagens: a obra é bastante trabalhosa, o aspecto da fachada pode ser prejudicado e, por falta de isolamento, ficará uma ponte fria por baixo do tubo, ao longo da qual a parede pode congelar.

Canal lateral
Para segurança adicional, as paredes do canal podem ser revestidas com metal.O revestimento pode ser montado a partir de vigas de madeira ou perfis metálicos

É aconselhável usar esta opção se o tubo foi inicialmente colocado corretamente - a menos de 5 cm da parede, e o especialista em revestimento está pronto para realizar tal tarefa.

Os custos adicionais incluirão perfis laterais de canto e em forma de J - seu comprimento é 2 vezes maior que o tubo ao longo da parede, perfis adicionais ou vigas para revestimento, bem como os serviços de um artesão que executa o trabalho. A construção de tal canal é uma tarefa bastante problemática, por isso custará um pouco mais do que cobrir uma parede plana.

Dependendo da qualificação do artesão e da extensão da área onde ficará o canal, bem como do próprio tipo de revestimento, a obra pode levar de várias horas a alguns dias.

Se for hora de pintar um cano de gás, é melhor fazer isso antes de começar o revestimento. É necessário prever a disposição do canal logo no início da obra, na disposição do revestimento para revestimento ou sob isolamento, se houver.

Durante este período, é necessário colocar 2 vigas ou perfis horizontais ao longo do tubo: um próximo à parede e o segundo rente à treliça principal sob o revestimento. A distância até o tubo é calculada como a espessura do revestimento mais 6 cm, sendo aconselhável adicionar mais alguns centímetros de reserva.

Cachimbo como elemento decorativo
Com o design adequado, o tubo pode se tornar uma decoração, parte do desenho da fachada. Tente transformar uma desvantagem em vantagem

Se o revestimento principal for muito texturizado - por exemplo, imita as toras de uma casa de toras - é melhor comprar plástico liso para o canal combinar com a cor da fachada. Ao costurar o revestimento nas laterais do canal e instalar perfis de canto, deve-se tomar cuidado para não danificar o tubo com a ferramenta.Ao final da obra, deve haver uma distância de pelo menos 6 cm do tubo em todos os lados até o material de revestimento.

A questão da estética é uma das chaves quando se procura uma solução com tubulação de gás e revestimento de casa, portanto, para que tal estrutura tenha um aspecto esteticamente mais agradável e não prejudique o aspecto da fachada, existem várias recomendações:

  • É melhor escolher uma cor de revestimento que combine com a cor amarela do tubo;
  • fazer uma calha em todo o comprimento da parede e, se o cano circundar a casa, em todo o perímetro da construção;
  • Você pode organizar a iluminação do canal, transformando-a em uma ideia artística. Se a casa for térrea e o cano passar ao longo do topo da parede, uma calha sob o beiral ficará impressionante, o que também criará escuridão e enfatizará a iluminação;
  • Às vezes, propõe-se transformar tal canal em uma caixa, cobrindo-o externamente com uma faixa removível de revestimento com ventilação. Mas os próprios gasistas não conseguem responder de forma inequívoca se é possível cobrir desta forma as tubulações de gás com tapume - parece que há acesso para manutenção em toda a extensão, mas ao mesmo tempo está fechado. Portanto, mesmo após receber a aprovação de um funcionário do serviço de gás, você pode ser multado ao ser fiscalizado por outro funcionário.

Como exatamente disfarçar um cano de gás bonito e seguro - a escolha é sua!

Tubo de gás na casa
O tubo fica melhor se a cor do revestimento corresponder ao amarelo. Escolha tons de branco e bege a vermelho, vermelho, marrom e até preto

Lembramos que é proibido pintar o tubo em qualquer cor que não seja amarelo, bem como mascará-lo com qualquer material de acabamento.

Costurar um cachimbo - quais são os perigos?

Alguns proprietários preferem ignorar todas as regras e regulamentos e fazer o que é mais conveniente: cobrir o cano de gás com revestimento.Discutiremos as oportunidades e ameaças desta opção abaixo.

Via de regra, isso é feito pelos proprietários cujo gás é canalizado para dentro da casa pela parte traseira, invisível da rua, e raramente vêm fiscais do serviço de gás. Porém, não devemos esquecer os perigos de tal decisão, pois as regras foram escritas não para aplicar multas, mas para garantir a segurança da sua vida e saúde.

Inicialmente, nenhum investimento adicional será necessário - o tubo ficará simplesmente sob o invólucro. Porém, se os fiscais perceberem isso, você será desligado do fornecimento de gás até que a situação seja corrigida, e terá que pagar não só pela instalação de calha na caixa ou movimentação da tubulação, mas também por multa e religação.

Costurar bem o tubo levará o mesmo tempo que normalmente leva para cobrir uma determinada parede com revestimento. Se posteriormente for necessário refazer tudo de acordo com as normas, será adicionado tempo ao tempo de instalação para desmontar o revestimento da metade superior da parede.

Vazamento de gás
Um vazamento de gás pode causar incêndio ou explosão. Você pode imaginar se essa tocha aparecesse sob o revestimento e até perto do isolamento?

Se tal situação surgir por instrução do controlador, sua casa ficará sem fornecimento de gás durante todo o tempo de reequipamento. No caso de uma transferência de tubo, isso pode levar um mês ou mais.

Se você ainda decidir por esta opção, tome cuidado, se não em seguir as regras, pelo menos em sua própria segurança. Para isso, não sele completamente o tubo com isolamento, deixe pelo menos uma pequena cavidade em todo o seu comprimento.

Faça vários furos de ventilação no revestimento ao nível do tubo e instale em um dos espaços entre eles analisador de gás – um sensor que pode avisar antecipadamente sobre um vazamento.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Esta é a aparência do tubo, suficientemente afastado da parede nos fixadores-grampos:

Como construir um canal para tubulações de gás será discutido no vídeo a seguir:

A decisão de ocultar o cano de gás sob o revestimento permanece apenas sua, mas você também é responsável por tal decisão e suas consequências. Mais uma vez, pese os prós e os contras de cada opção especificamente para a sua situação para escolher o melhor caminho.

Você já encontrou esse problema? Se sim, como você resolveu? Talvez você conheça outras opções para sair de uma situação semelhante? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo - estamos interessados ​​na sua opinião.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica