Registro de documentos de gás: procedimento para celebração de contrato de gaseificação
À primeira vista, parece que a elaboração de documentos sobre o gás é a coisa mais difícil para abastecer a sua casa com combustível azul. Na verdade, o processo leva muito tempo e requer cuidado e paciência.
Como evitar problemas e recolher imediatamente todos os documentos necessários, sem retornar muitas vezes às autoridades pelas quais já passou? Quanto e quem posso pagar pela ajuda com o registro? Você encontrará respostas para essas e outras perguntas em nosso material.
Diremos como superar a burocracia na gaseificação com o mínimo de perda de tempo e nervosismo.
O conteúdo do artigo:
O que pode ser gaseificado?
Para não perder tempo coletando documentos, considere imediatamente os pontos Lei Federal nº 69regulamentando quais instalações podem ser gaseificadas. São casas com moradores, obras ainda não colocadas em operação, prédios comerciais e industriais.
De acordo com PP nº 549 Este tipo de combustível não pode ser ligado a objetos que sejam edifícios não permanentes, ou seja, sem alicerce, ou a apartamentos individuais da casa. Ou seja, você não conseguirá gaseificar um celeiro comum, uma barraca de vendas, uma estufa e assim por diante.
Etapas da coleta de documentos
Antes de ir lavrar os documentos, é preciso saber quem está listado como proprietário do gasoduto ao qual você vai se conectar.Se esta for uma empresa fornecedora de gás, por exemplo, Gorgaz, deverá dirigir-se ao seu escritório e obter autorização oficial para ligação de gasoduto.
A situação é mais complicada com indivíduos ou cooperativas. Se os direitos dessas pessoas estiverem registrados, será necessária a autorização delas, de preferência assinada por notário. Além disso, o consentimento do assinante principal é anexado ao pedido de conexão se o ramal planejado do gasoduto passar por seu terreno.
A aprovação normalmente ocorre com o pagamento de uma indenização ao proprietário pelo valor indicado ou cálculo de custos de acordo com a estimativa e documentação de projeto de gaseificação à disposição dos proprietários.
Após o recebimento desses documentos, o procedimento de registro fica assim:
- Solicitar especificações técnicas e recebê-las.
- Elaboração da documentação do projeto.
- Apresentação de pedido de celebração de acordo de ligação a redes de distribuição de gás.
- Elaboração de certificado de prontidão para ligação a obra de construção de capital.
- Etapas reais de união.
Antes de iniciar o processo de gaseificação, leia a lista de documentos necessários. Se algum estiver faltando, certifique-se de restaurá-lo ou obtê-lo. Uma lista completa da documentação necessária para uma localidade e instalação específica será fornecida a você pelo serviço de gás.
Leis e regulamentos
No processo de registro da gaseificação de uma instalação, deve-se orientar-se pelas seguintes leis e regulamentos:
- RF PP datado de 30 de dezembro de 2013 N 1314 “Sobre a aprovação das Regras para conexão (conexão tecnológica) de projetos de construção de capital a redes de distribuição de gás”.
- Lei Federal de 31 de março de 1999 No. 69-FZ “Sobre o fornecimento de gás na Federação Russa”.
- GOST R 54961-2012 “Sistemas de distribuição de gás. Redes de consumo de gás."
- Código Civil da Federação Russa, Lei Federal nº 51.
- RF GD datado de 15 de junho de 2017 nº 713.
Também recomendamos que você vá definitivamente à organização local de fornecimento de recursos, onde eles lhe contarão detalhadamente todo o procedimento e explicarão as nuances da conexão em uma determinada área.
Tudo isso o ajudará a evitar desvios desnecessários das autoridades e a uma solução de longo prazo para o problema de conexão.
Cadastro de especificações técnicas
As especificações técnicas são um documento especial da entidade fornecedora de gás que regula a possibilidade e as características de ligação à rede de distribuição. Com base nele, está sendo desenvolvido um projeto de fornecimento de gás.
Os parágrafos das especificações técnicas emitidas são determinados pela comissão com base na capacidade de transferência do ramal de abastecimento e possíveis fontes alternativas de ligação.
Caso o futuro assinante não disponha de informações sobre a entidade que elabora e aprova as especificações técnicas, poderá contactar as autoridades locais, que estão obrigadas a fornecer essas informações no prazo de 5 dias úteis.Em cidades pequenas, geralmente é uma organização única, portanto não deverá haver problemas com a busca.
O pedido de especificações técnicas pode ser submetido diretamente no escritório do fornecedor de recursos ou via Internet no site do GRO da filial local (certifique-se de verificar o endereço exato da organização).
O requerente fornece os seguintes documentos para obter especificações técnicas bem escritas para gaseificação:
- a própria candidatura, elaborada de acordo com o modelo estabelecido;
- cópia da carteira de identidade (passaporte) do futuro assinante;
- coordenação com a vinculação dos proprietários do gasoduto;
- títulos de propriedade da casa;
- documentos de projetos de construção em fase de elaboração e ainda não colocados em operação;
- plano situacional;
- documentos que comprovem autoridade, se uma pessoa agir em nome de outra por acordo ou procuração;
- um ato de atribuição de poder preenchido (se tal acordo existir).
Durante a visita é elaborado um requerimento contendo diversas informações sobre o futuro proprietário do gasoduto.
Para além dos dados de identificação normalizados, este é também o momento aproximado de entrada em funcionamento da instalação se for apresentado o pedido de instalação em construção, cálculo técnico do consumo horário de combustível, dados de religação (se a instalação da rede de distribuição de gás estiver a ser alterada ), e ainda, informações sobre o programa de gaseificação, caso o assinante dele participe e certificados de propriedade caso a rede esteja em reconstrução.
Paralelamente, também pode pedir o cálculo da sua tarifa de ligação tecnológica às redes de consumo de gás. O cálculo é feito de acordo com instruções metodológicas, bem como taxas padronizadas para ligação de sistemas de distribuição de gás.
Após o envio dos documentos, o resultado será conhecido em até 10 dias úteis.
Recusa em emitir especificações técnicas
Se você recebeu uma recusa de emissão de especificações técnicas e não concorda com ela, você tem o direito de recorrer ao tribunal para recuperar os danos sofridos e a obrigação da organização fornecedora de gás de desenvolver tal documento. Você pode ler mais sobre onde reclamar do serviço de gás em este material.
Porém, em caso de recusa motivada, também há uma saída. O requerente pode apresentar ao poder executivo um pedido de inclusão no programa de gaseificação com possibilidade técnica de ligação. Neste caso, também deverá ser anexada ao conjunto padrão de documentos uma cópia do seu pedido de emissão de especificações técnicas e da recusa de fornecê-las.
O principal motivo para uma proibição motivada pode ser a incapacidade de conectar tecnologicamente suas instalações. No entanto, se as restrições às conexões estiverem planejadas para serem eliminadas este ano, as especificações técnicas ainda serão emitidas para você.
Que informações contém a especificação técnica?
As especificações técnicas recebidas pelo assinante contêm:
- características e informações sobre o objeto conectado ao se conectar a outra rede de distribuição de gás;
- dados de consumo horário de gás no ramal conectado;
- prazo para conexão da instalação;
- período de validade das especificações emitidas (normalmente 70 dias úteis);
- endereço de conexão;
- materiais do ramal principal de gás no qual é realizada a ligação;
- método de colocação de gasoduto em determinada área;
- parâmetros do sistema;
- local para inserção.
Além disso, as especificações também podem incluir recomendações para a concepção de um sistema de abastecimento de gás para uma instalação específica.
Elaboramos um projeto de fornecimento de gás
Após a elaboração das especificações, deverá ser desenvolvido um projeto de fornecimento de gás. Este é um procedimento caro e existem 2 opções para seu desenvolvimento. Você pode entrar em contato com uma organização fornecedora de recursos ou uma empresa privada. A primeira opção será mais barata, a segunda mais rápida.
Atenção, se você deseja elaborar um projeto com o auxílio de uma empresa privada, ela deve ser integrante de órgãos autorreguladores e possuir a licença adequada.
Para concluir o projeto você precisará de:
- um plano situacional do local emitido pelo governo local;
- especificações que você recebeu;
- planta da casa indicando a localização dos equipamentos que utilizam gás;
- aparelhos a gás previstos para instalação (passaportes para os mesmos), caso já tenham sido adquiridos;
- pesquisa geológica;
- medições de distâncias entre estruturas e comunicações no local;
- medições de instalações no local.
Novamente, você deve verificar diretamente com a organização uma lista completa de documentos e pesquisas necessárias.
Certifique-se de firmar um acordo com a empresa envolvida na elaboração e desenvolvimento do projeto e guarde cópia e original deste documento.
O projeto de fornecimento de gás inclui cálculos técnicos complexos de consumo de gás para abastecimento de equipamentos conectados. Essas pesquisas são realizadas primeiro. Em seguida, o especialista planejará o transporte do gás ao longo do local, desde o ponto de ligação até a casa.
Em geral, o plano desenvolvido inclui as seguintes informações:
- planta completa da casa em corte;
- representação esquemática da rede desde o ponto de ligação até aos aparelhos que utilizam gás;
- pontos de conexão do nó de montagem;
- aconselhamento e recomendações de especialistas;
- materiais e equipamentos.
Muitas vezes, a aprovação dura mais de uma semana e a organização fornecedora de recursos pode cancelar o desenvolvimento se este não cumprir os padrões atuais e as características operacionais da gaseificação.
Contrato de conexão de gás
O acordo de ligação de gás é a próxima etapa. Segue o procedimento estabelecido pelo Código Civil da Federação Russa.
O aplicativo deve conter as seguintes informações:
- Nome completo do assinante.
- Informações do passaporte (série, número, quando e por quem foi emitido).
- Endereço postal e telefone de contato.
- Localização do objeto.
- Todos os dados sobre o momento de entrada em funcionamento da casa (se não estiver comissionada).
- Consumo horário de gás (conforme cálculos).
- Número das especificações e data de emissão.
O pedido de gaseificação pode ser apresentado online no site da GRO, ao MFC ou enviado por correio normal. Ao mesmo tempo, se você entregar o pedido pelos correios, deverá fazer um inventário do anexo.
Se você não sabe quais documentos e informações adicionais são necessários para um contrato de gás na sua situação, ligue primeiro para a Gorgaz e pergunte.
O prazo para celebração do contrato depende da distância do local de inserção no gasoduto. Assim, em 5 dias o problema fica resolvido se a rodovia passar pelo seu site, 30 dias - para assinantes das categorias 2 e 3, 15 dias para todas as demais categorias. O acordo será redigido em 2 vias.
A ligação da tubagem de gás ocorre após apresentação do pedido adequado à Gorgaz. Após a instalação das tubulações na casa e a conexão dos equipamentos que utilizam gás, um funcionário da empresa fornecedora de recursos será encaminhado até você para verificar se todas as nuances técnicas estão sendo seguidas.
O procedimento leva aproximadamente um mês. Durante esse período, tudo será verificado, seus medidores serão lacrados, será fornecido um contrato de fornecimento de gás, serão fornecidas instruções detalhadas sobre segurança e uso dos equipamentos e todos os dispositivos serão colocados em operação.
O que é uma aplicação coletiva?
Nem sempre tudo é tão simples quanto parece.Se a rede de gás mais próxima não tiver capacidade para receber novos assinantes em termos de capacidade ou estiver localizada a mais de 200 metros da casa, o custo de um bypass e de uma única ligação será simplesmente exorbitante.
Este problema é especialmente encontrado em assentamentos remotos onde o programa geral de gaseificação ainda não foi implementado.
Neste caso, quando vários objetos pretendem fornecer gás, o pedido de elaboração de especificações e de contrato de ligação pode assumir a forma de pedido coletivo de ligação tecnológica de gás. Basta simplesmente unir-se numa parceria sem fins lucrativos. Neste caso, um representante pode agir em nome de todos os residentes.
No entanto, as especificidades da gaseificação de uma entidade constituinte específica da Federação Russa e o pacote de documentos necessários devem ser acordados com a organização fornecedora de recursos; novamente, pode variar levando em consideração as características da área e a distância do gasoduto .
Subsídios para certas categorias de cidadãos
Ao realizar o processo de fornecimento de gás a uma casa ou apartamento, algumas categorias de cidadãos podem contar com uma ajudinha do Estado.
No entanto, a nível geral, nenhum subsídio está oficialmente estabelecido. As próprias autoridades regionais de regiões individuais do país estabelecem o montante da assistência aos pobres, famílias numerosas, pessoas com deficiência e assim por diante.
A ajuda em alguns casos é bastante significativa. Por exemplo, em Lipetsk, as famílias de baixos rendimentos podem contar com 50% de assistência para compensar os custos de ligação do combustível azul.
Portanto, não deixe de verificar junto à previdência social da sua cidade quais medidas de apoio estão em vigor na sua região.
Vídeos e conclusões úteis sobre o tema
Vídeo. Ligação às redes de distribuição de gás em 2019:
O processo de providenciar uma ligação de gás à sua casa pode parecer complicado e demorado. Porém, agora tudo ficou muito simplificado, algumas candidaturas podem ser submetidas através da Internet, e existe a possibilidade de um registo completo chave na mão de todo o processo, que é fornecido pelos GROs.
Não deixe de compartilhar nos comentários sua experiência de registro de fornecimento de gás - quais dificuldades você encontrou e como terminou sua “guerra” com documentos, e também tirar dúvidas do seu interesse.