O tanque de gasolina está congelado: causas comuns e maneiras de resolver o problema rapidamente

Quase todos os usuários de um tanque ou cilindro de gás estão familiarizados com a situação em que o gás no próprio tanque congela no inverno ou o redutor para de funcionar devido às baixas temperaturas. Você tem que resolver o problema rapidamente, especialmente se esta for a única fonte de combustível em sua casa. Mas você deve concordar que seria muito mais razoável entender as causas desse fenômeno e eliminar o congelamento do tanque de gasolina do que tentar lidar com as consequências todo inverno.

Quando um tanque de gasolina ou sua caixa de câmbio está congelado, deixar tudo ao acaso não é a melhor solução. Em geadas severas, existe uma grande probabilidade de ficar sem aquecimento. Se seguir os nossos conselhos abaixo, poderá escolher a caixa de velocidades ideal, isolar adequadamente todo o sistema e torná-lo mais fiável.

Mas antes disso, vale a pena entender o problema do congelamento de recipientes de gás, ou seja, por que isso acontece e como evitar esse processo. Investigamos esse problema e encontramos vários motivos para isso, bem como formas de eliminá-los.

Razões para congelamento de gás em tanques de gás

A situação em que o gás congela em um reservatório de gás não surpreenderá muitos usuários deste dispositivo. Tudo está relacionado com as propriedades dos gases liquefeitos de hidrocarbonetos (doravante denominados GLP).Assim que são bombeados para um tanque de gás, eles mudam seu estado agregado sob alta pressão e parcialmente se transformam em líquido e parcialmente permanecem na forma gasosa.

O GLP consiste em uma mistura de gases hidrocarbonetos, geralmente propano e butano, que possuem características físicas diferentes. Assim, na estação quente, observa-se mais butano na região do gargalo do tanque de gás, cuja evaporação ativa ocorre em temperaturas acima de -0,5°C. No inverno, o butano, ao contrário, fica mais líquido e fica localizado no fundo do recipiente.

Leia sobre a diferença entre gás de inverno e gás de verão em este material.

Tanque de gás congelado
Na estação fria, dificilmente será possível evitar a diminuição da temperatura no interior do recipiente, e isso, se a composição da mistura for pobre, pode levar ao seu congelamento

Com base nisso, várias conclusões podem ser tiradas:

  1. A mistura de gases para uso no verão e no inverno deve ser diferente. A proporção ideal para o inverno é de pelo menos 80% de propano e 20% de butano.
  2. Para evitar o congelamento do tanque de gás, recomenda-se instalá-lo no subsolo, a uma profundidade de pelo menos 1 metro da superfície.
  3. Deve ser observado regras para instalação de tanques de gás.

Se você seguir estas regras simples, a probabilidade de congelamento de um recipiente de gás será significativamente reduzida.

Princípio de funcionamento da caixa de velocidades

Para fornecer gás a residências particulares, costumam ser utilizados tanques de gás, cuja pressão interna é bastante elevada, mas não são adequados para fornecer gás à residência. Portanto, para reduzi-lo, utiliza-se caixa de velocidade. Possui um design especial que reduz a pressão do GLP para valores controlados.

O redutor funciona da seguinte forma: uma válvula especial, que é conectada a uma membrana flexível, abre e fecha periodicamente.Devido à diferença de pressão entre as câmaras inferior e superior, a membrana entra em ação e permite a passagem do gás na velocidade desejada.

Os moradores de casas de campo costumam encontrar problemas quando a caixa de câmbio do tanque de gasolina congela, e isso acontece com bastante frequência, especialmente no inverno. Quão eficiente será o sistema neste caso e como poderá ser reparado?

Equipamento em um tanque de gasolina
O problema é que a caixa de câmbio é instalada abertamente, por isso muitas vezes fica inundada de água, coberta de neve, sujeira, o que faz com que o aparelho congele quando o gelo se instala.

É importante instalar uma capa protetora sobre a caixa de engrenagens ou cobri-la com materiais resistentes à umidade para evitar o acúmulo de umidade e evitar o problema de congelamento do dispositivo.

Como evitar o congelamento da caixa de câmbio?

Existem várias maneiras de evitar o congelamento. Por exemplo, você pode construir um abrigo especial sobre este elemento do tanque de gás para proteger o dispositivo da entrada de umidade.

Inspeção programada por um mestre da caixa de câmbio
Para que o redutor de gás funcione por muito tempo e sem avarias, inspecione-o constantemente quanto a danos antes do início da estação de aquecimento.

A segunda maneira de evitar o problema de congelamento da caixa de câmbio é escolher um dispositivo de alta qualidade. A maioria congela no inverno, mesmo sem entrada de umidade. Eles têm que ser isolados ou aquecidos.

Se você adquirir um bom regulador de fornecimento de gás, ele será capaz de operar de forma estável e produzir a pressão de saída necessária, mesmo nas geadas mais severas. Por exemplo, os mais vendidos entre as caixas de câmbio para tanques de gás são os aparelhos Rego e Gok. Escolha caixas de engrenagens com tubos altos para reduzir a probabilidade de congelamento.

A caixa de câmbio deve estar acima do solo
Instale caixas de engrenagens com conexões mais altas para que não fiquem profundamente enterradas no solo - isso evitará que o tanque de gasolina congele

A melhor opção é comprar equipamentos caros e construir um abrigo especial aquecido eletricamente para eles. Esta solução maximizará a vida útil do tanque de gás com redutor e evitará problemas com seu uso.

Outras opções para evitar o congelamento da caixa de velocidades:

  • instalar tanque de gasolina com gargalo alto;
  • compre um dispositivo com multiválvulas e tubos altos. Aqui também é importante instalá-lo corretamente para que os tubos não fiquem profundamente enterrados;
  • adquirir uma caixa de engrenagens à prova d'água em que as válvulas respiratórias possuam bicos altos;
  • use apenas combustível de alta qualidade.

Se notar problemas no funcionamento da sua caixa de câmbio, é melhor desmontá-la e consertar todos os problemas antes que congele, pois assim será muito mais difícil aquecê-la.

Manutenção regular do dispositivo

Muitas vezes, a umidade no redutor aparece durante o processo endotérmico de evaporação do gás (o calor é absorvido no tanque de gás e no redutor, eles ficam muito frios e aparece condensação em sua superfície); pode acumular-se mesmo durante a construção de todos os tipos de abrigos .

Portanto, é importante realizar periodicamente a manutenção preventiva do aparelho - retirá-lo do tanque de gasolina e limpá-lo e secá-lo. Você pode fazer isso sozinho ou convidar um especialista que irá desmontá-lo, limpá-lo de sujeira e poeira, substituir uma membrana ou mola desgastada e, se necessário, ajustar a pressão.

Uma maneira de aquecer rapidamente a caixa de câmbio

Se já ocorreu uma emergência e a caixa de câmbio está congelada, você pode derramar água fervente sobre ela. É expressamente proibido aquecer o aparelho com chama aberta ou com aparelhos em espiral, por exemplo, um secador de cabelo. Isso pode causar a ignição da mistura de gases.

Simples cabo de aquecimento e outros aparelhos elétricos também não são recomendados para uso, pois em caso de curto-circuito pode ocorrer faísca, o que pode causar posterior explosão de gás no tanque de gás.

Cabo de aquecimento de segurança
Para aquecer o redutor do tanque de gás, é permitido o uso de um cabo de aquecimento seguro, que evita faíscas e ignição

Você pode determinar se o redutor está congelado se a pressão do gás na saída estiver muito instável. Pode estar ausente, aumentar ou diminuir acentuadamente durante o funcionamento estável da caldeira. Se você observar pelo menos um desses problemas, entre em contato com um especialista.

Kit de aquecimento da caixa de velocidades

O método de usar água fervente para aquecer a caixa de câmbio, via de regra, ajuda por pouco tempo, portanto, se você possui habilidades profissionais que lhe permitem consertar a caixa de câmbio sozinho, recomendamos adquirir:

  • cabo elétrico de aquecimento seguro;
  • invólucro com isolamento térmico para colocar a caixa de engrenagens;
  • conecte a 2 metros do tanque de gasolina.

Você mesmo pode instalar este kit se tiver experiência em trabalhar com equipamentos a gás, mas se não tiver essa experiência, entre em contato com um especialista. Afinal, qualquer movimento descuidado pode “acabar” com a membrana da caixa de câmbio, que já está danificada pelo gelo.

O que fazer se o próprio tanque de gasolina congelar?

Embora a principal razão para a falta de fornecimento de gás do tanque seja o congelamento do redutor, às vezes o próprio tanque pode congelar.Assim, a água no local pode ser em quantidade tal que pode inundar o tanque de gasolina e congelá-lo com a chegada da geada. E surge uma situação em que ainda há gás no recipiente, mas ele não sai.

A segunda razão para o congelamento de um tanque de gás é o consumo de propano do GLP e o restante dentro apenas de butano e água condensada, que congelam facilmente.

É importante isolar o tanque de gasolina, pois em geadas severas qualquer GLP congela. Por exemplo, propano puro em estado liquefeito pode congelar já a -15 ° C. Isso leva a uma queda pressão em tubulações de gás, mau funcionamento da caldeira e outros problemas.

Instalando um tanque de gás no subsolo
Instale o tanque de gás o mais profundamente possível no subsolo, pelo menos 1-1,5 metros de profundidade, para evitar congelamento em geadas severas

Nesses casos, os usuários têm apenas uma dúvida: até que ponto é permitido usar aquecimento para restaurar o funcionamento do tanque de gás? A maneira mais fácil é despejar água fervente sobre a caixa de engrenagens e parte do recipiente próximo a ela. Isso permitirá que você aqueça o próprio pescoço, onde o produto gasoso deve se formar. Mas é muito mais importante instalar corretamente o tanque de gasolina e conectar equipamentos confiáveis ​​​​a ele.

Portanto, se o recipiente for instalado muito próximo à superfície da terra ou mesmo sobre ela, o equilíbrio de propano e butano na mistura se deteriorará rapidamente. O propano irá evaporar mesmo na temperatura mais baixa, deixando o butano no recipiente. Este gás é muito mais sujeito ao congelamento e muitas vezes cria um bloqueio na tubulação, levando a uma queda na pressão. A proporção ideal de propano e butano deve ser de pelo menos 75:25 e de preferência 80:20.

Opções para isolar um tanque de gasolina

Os proprietários de casas que são aquecidas exclusivamente com fornecimento autônomo de gás muitas vezes pensam em isolamento adicional. Isto é especialmente verdadeiro para os residentes das regiões norte, onde o funcionamento de um tanque de gasolina é complicado por geadas muito severas. Mas quão eficaz pode ser o isolamento com isolamento padrão, por exemplo, espuma de poliestireno, para a operação de um reservatório de gás?

Como mencionado, o butano congela naturalmente em temperaturas extremamente baixas. Diante disso, na região Norte do país, as pessoas não confiam na qualidade da mistura de gases de inverno, onde há mais propano, mas preferem isolar o recipiente com materiais isolantes de calor, por exemplo, espuma de poliestireno extrudado .

Nas regiões onde não ocorrem geadas severas, basta que o tanque de gás seja instalado em profundidade, e no topo seja protegido por uma camada de neve, que não deixa passar o ar frio de baixo.

Isolamento de um tanque de gás
Em áreas quentes onde o solo não congela profundamente, basta isolar o tanque de gasolina em todo o perímetro com uma fina camada de material isolante térmico

Como isolamento, é preferível usar espuma de poliestireno, tanto folhas quanto migalhas, lã mineral, penofol, poliestireno expandido. Seu número deve depender tanto da menor temperatura do ar da região quanto da profundidade do tanque de gás.

Se foi decidido isolar o tanque de gasolina, siga os seguintes conselhos de especialistas:

  • instale isolamento na parte superior do recipiente;
  • cubra cuidadosamente o gargalo e a tampa com material isolante de calor;
  • faça um abrigo de alta qualidade para a caixa de câmbio.

Alguns tentam conectar um tubo de piso aquecido a um redutor e manter uma temperatura de cerca de 30 graus nele.

Mas nem todos os engenheiros aprovam esta solução, por isso consulte especialistas antes de implementá-la. Mas nunca ligue um cabo eléctrico a um recipiente de gás.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Abaixo, em diversos vídeos, você pode obter informações detalhadas sobre os motivos do congelamento do redutor do tanque de gás e como descongelá-lo, além de como escolher o próprio tanque de gás adequado.

Princípios para a seleção correta de um tanque de gás e sua instalação no local:

Os principais motivos do congelamento do redutor do tanque de gás e formas de eliminá-los:

Portanto, o congelamento do redutor do tanque de gasolina e até do próprio tanque é uma ocorrência comum no inverno. A escolha de uma mistura de gases malsucedida, o uso de equipamentos baratos, a falta de manutenção preventiva oportuna da caixa de câmbio - tudo isso leva a situações de emergência.

Para solucionar o problema, é recomendável entrar em contato com especialistas que irão descongelar cuidadosamente o tanque de gasolina e retomar seu funcionamento. Futuramente, vale a pena pensar em isolar todo o sistema para que tais situações não se repitam.

Se você já encontrou o problema de congelamento de um tanque de gasolina ou de seu redutor em sua obra ou tem conhecimento profissional na área, deixe seus comentários, tire dúvidas e compartilhe sua própria experiência.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica