Conectando um fogão a gás: instruções para uma conexão segura
As etapas de instalação de equipamentos a gás separados - placa e forno - são semelhantes às de instalação de um fogão a gás convencional, mas também possuem características próprias. Às vezes, os usuários só conectam um fogão a gás porque não usam forno ou preferem um modelo elétrico.
Se decidir fazer você mesmo os trabalhos de instalação ou quiser supervisionar o trabalho de especialistas, sugerimos que veja mais de perto como ligar uma placa a gás com as próprias mãos.
O conteúdo do artigo:
Passos para conectar um fogão a gás
O processo de instalação do equipamento não leva mais de uma hora, a maior parte do tempo é gasto em trabalhos preparatórios e na chamada de um especialista para obter uma opinião.
Existem quatro etapas:
Por trás de cada etapa há muitas atividades preparatórias: compra de equipamentos de gás e materiais relacionados, coordenação de horário para chamar um especialista, preparação de módulos de cozinha para inserção de eletrodomésticos. Analisaremos cada etapa separadamente para evitar possíveis erros.
Etapa 1 - preparação de equipamentos e ferramentas
Recomendamos comprar a placa com antecedência. Se isso não for possível, você precisará descobrir as dimensões exatas. Normalmente, todos os modelos de 4 queimadores atendem ao padrão 50*60 cm (+/- 2 cm), os modelos de 3 e 2 queimadores, respectivamente, são menores em largura.
Além do equipamento a gás, você precisará adquirir os seguintes materiais:
- inserção dielétrica;
- mangueira de gás flexível (1 ou 2);
- fio de linho.
O hardware de montagem geralmente está incluído no kit, portanto não há necessidade de adquiri-lo.
As ferramentas de que você precisa são um conjunto padrão que todo artesão geralmente possui: um par de chaves de gás, uma chave de fenda e um alicate. Se for necessário cortar um tubo de metal, então esta é a preocupação dos representantes da organização prestadora de serviços - você não pode realizar nenhuma ação com os tubos de abastecimento de gás.
Etapa 2 - fazer um furo no tampo da mesa
Conhecendo as dimensões exatas da placa, você pode fazer previamente um furo na bancada. Claro, a fábrica teria lidado com isso de forma mais profissional, porque é muito importante cortar um retângulo perfeito com ângulos retos e lados retos.
A ajuda dos marceneiros será útil quando o tampo da mesa não for feito de aglomerado, MDF ou madeira, mas de um material mais durável - pedra artificial.
Se você decidir fazer um furo sozinho, use uma ferramenta leve e produtiva - por exemplo, um quebra-cabeças.
Procedimento:
- Verifique novamente as dimensões do painel e estude o diagrama de instalação.
- Faça uma marca na bancada com a distância recomendada da parede.
- Aplique fita de papel em todo o perímetro e use um lápis ou marcador para desenhar os contornos do fragmento que precisa ser removido.
- Use um quebra-cabeças para fazer um buraco. Recomenda-se fazer primeiro o corte mais próximo, depois na parede e por último os laterais.
- Remova a peça cortada do tampo da mesa.
- Se o painel estiver em mãos, experimente-o imediatamente.
Se o material da mesa se desintegrar nos pontos de corte, você pode tratar as bordas com qualquer adesivo, mas primeiro é necessário lixar e aspirar. O silicone sanitário é usado para aglomerado - protege adicionalmente as bordas da umidade.
Você também pode usar termofólio ou fita refletor de alumínio para evitar que a bancada fique exposta a altas temperaturas.
Etapa 3 - conectando o painel à eletricidade
As placas modernas estão equipadas com função de ignição elétrica, portanto, será necessário instalar uma tomada elétrica.
Freqüentemente, um forno elétrico é instalado junto com um fogão a gás. Para conectar um dispositivo com potência de até 3,5 kW você precisará de:
- cabo de três núcleos VVG-P 2,5 mm;
- 16 Uma tomada com aterramento;
- se o kit não incluir um fio de conexão, então um cabo de PVC de 3*2,5 mm e um plugue.
Um forno mais potente exigirá um cabo de 3,5 mm e uma tomada de 40A.
De acordo com as normas, a altura de instalação da tomada não é superior a 90 cm e não deve estar ao mesmo nível da placa.
Para proteção, um RCD separado ou disjuntor automático é instalado no quadro elétrico - separadamente na linha de equipamentos de cozinha a gás.
A tomada é instalada de forma padrão: primeiro a caixa de montagem é fixada na parede, depois os terminais são conectados e o painel decorativo é fixado na parte superior. Mais detalhes sobre a instalação de tomadas para fogões elétricos podem ser encontrados em este material.
Regulamentos de segurança:
- o fabricante recomenda a utilização dos serviços de um eletricista profissional;
- na parte inferior do aparelho existe uma placa com as características técnicas exigidas para a rede elétrica, da qual não se pode desviar;
- o cabo elétrico não deve ser torcido, comprimido ou colocado próximo a cantos vivos;
- Após os trabalhos de instalação, é necessário isolar todos os elementos condutores e proteger contra contatos acidentais.
Os trabalhos de reparação subsequentes só devem ser realizados com o dispositivo desligado da rede elétrica.
Etapa 4 - conexão do painel à rede de gás
Para conectar corretamente o fogão ao gás, é necessário um adaptador flexível - uma mangueira de no máximo 2 m de comprimento.Muitas vezes, devido ao layout inconveniente, são utilizadas mangueiras mais longas, mas isso é proibido pelas regras de operação de equipamentos a gás.
À venda você encontra diversas conexões de gás com trançado de tecido, borracha e metal. As mangueiras de fole, caracterizadas pela resistência ao desgaste e uma vida útil mais longa, estão se tornando cada vez mais populares.
Além da mangueira, você precisará de um inserto dielétrico. É instalado no tubo em frente à válvula de corte.
O dielétrico serve como um recurso de segurança - protege tanto o equipamento quanto os usuários contra correntes parasitas.
Suponhamos que o acoplamento já esteja instalado, então procedemos na seguinte ordem:
- Conectamos a mangueira de gás ao dielétrico. Caso contrário, para o tubo de metal imediatamente após a torneira.Para o aperto da junção usamos fita de linho ou fita adesiva.
- Na parte inferior do painel encontramos um pequeno tubo roscado e aparafusamos a mangueira da mesma forma.
Nenhuma ação adicional precisa ser executada.
Se quiser ligar a placa a gás e o forno ao mesmo tempo, deverá utilizar duas ligações. Mas lembre-se que a conexão através de um tee não é bem-vinda por todos os representantes da Gorgaz! Por exemplo, os funcionários da MosGaz emitem um pedido e insistem na instalação de uma tubulação de gás.
Este método de conexão é considerado mais correto por dois motivos:
- o número de conexões roscadas é reduzido, aumentando assim a estanqueidade e a segurança;
- válvulas de corte são instaladas em ambas as saídas - no caso de utilização de T, uma válvula comum é retida.
Lembramos que todas as ações, caso você decida se conectar, devem ser coordenadas com os funcionários da Gorgaz ou Oblgaz - e assim não surgirão situações imprevisíveis que acabem em reparos caros.
Etapa 5 – Verificação e teste de vazamentos
Você mesmo pode verificar o aperto das conexões roscadas. Para fazer isso, você precisa se armar com uma escova e cobri-la com água e sabão.
Mas as conclusões finais serão tiradas pelo fiscal - ele também verificará se há vazamentos na linha e, em seguida, fará uma conclusão, que indicará a data da visita, marcas e números de série dos equipamentos de gás, e o tipo de linha .
Não é recomendável iniciar a operação antes da chegada do funcionário do serviço de gás, em caso de vazamento acidental toda a responsabilidade recai sobre o proprietário. Mas o principal é a segurança da família e dos amigos, por isso não há necessidade de pressa e risco.
As nuances da conexão a um cilindro de gás
Se nas cidades e grandes aldeias os edifícios residenciais e apartamentos estão ligados ao gás natural, nas aldeias e aldeamentos turísticos utilizam frequentemente cilindros de combustível liquefeito. Isso se explica pelo fato de não haver gasoduto instalado próximo aos assentamentos.
Etapas de conexão fogão a gás para o cilindro o mesmo que para uma conexão regular a um tubo. A diferença é que ao utilizar cilindros, os dispositivos são modificados para que o processo de combustão ocorra de forma mais eficiente.
Quando o cilindro é conectado, observa-se aumento de pressão, o que causa falta de oxigênio. O resultado é uma chama amarela incomum para combustão de gás e uma grande quantidade de fuligem. O problema pode ser resolvido com a substituição de bicos projetados para gás natural - metano, por análogos para GLP.
O processo de substituição dos injetores é simples; as instruções podem ser encontradas no manual de instalação do dispositivo.
Todos os trabalhos de modificação do equipamento são realizados com o cilindro desconectado - ele é conectado por último.
O que mais você precisa lembrar ao conectar o painel da placa ao GLP?
Ao usar vários cilindros, use rampa de conexão, o que reduz a volatilidade do combustível e reduz o risco de congelamento na caixa de câmbio.
Depois de instalar todos os elementos, é necessário verificar o funcionamento da placa. Primeiro, teste se há vazamentos usando uma solução com sabão. Em seguida, desparafuse a válvula do cilindro e faça os ajustes caixa de velocidade. Se a chama estiver amarela ou houver muita fuligem, é necessário diminuir a pressão apertando um pouco a válvula.
E por último, você deve convidar um funcionário da Oblgaz para confirmar e registrar o fato da conexão do novo equipamento. No futuro, a manutenção será realizada pela organização apropriada.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Preparação da bancada e nuances da instalação da placa:
Instruções em vídeo e dicas úteis:
Regras para conexão a uma tubulação de gás:
Quaisquer que sejam as ações executadas com equipamentos a gás, elas devem atender aos requisitos de instalação e regulamentos de segurança.
Antes de iniciar o trabalho, recomendamos que você estude as disposições do SNiP 42-01-2002 e, em seguida, as instruções do fabricante. Qualquer desvio das normas retirará o equipamento da garantia e ameaçará com problemas aos trabalhadores do gás, sendo o menor deles uma multa.
Conte aos nossos leitores sobre sua experiência ao conectar ou substituir um fogão a gás. Deixe seus comentários, faça upload de fotos, faça perguntas - o bloco de contato está localizado abaixo do artigo.