Como fazer cofragens para uma fundação com as próprias mãos: instruções de instalação + consultoria especializada

Construir uma base não é um processo complicado, mas exige muita mão-de-obra. A vida útil do próprio edifício dependerá da qualidade da base de construção.Você concorda? Portanto, a fundação deve ser construída em etapas, obedecendo à tecnologia da obra.

Construtores novatos e novatos sem experiência na área da construção, mais cedo ou mais tarde pensam em como fazer a cofragem para a fundação com as próprias mãos, sem recorrer à ajuda de especialistas.

Em nosso material falaremos sobre os tipos de fôrmas, informaremos quais materiais serão necessários para a construção e forneceremos instruções passo a passo para a construção.

Finalidade e tipos de cofragem

A cofragem é uma estrutura permanente ou temporária feita de diversos materiais. O objetivo principal da fôrma é criar uma forma envolvente especial para despejar a mistura de concreto.

O sistema de fechamento confere solidez à fundação de concreto e, em alguns casos, isola do solo a fundação que está sendo lançada.

Fôrma de madeira para fundação
Na maioria das vezes, a madeira é usada para construir o sistema. O material disponível publicamente é acessível e durável. Instalação simples e rápida, baixo custo - essas são as principais vantagens do design

Os elementos pré-preparados do sistema são chamados de escudo. Para construir fôrmas padrão, são necessários os seguintes materiais, ferramentas e equipamentos:

  • moldar placas;
  • fixadores para fixação de cercas de painéis;
  • andaimes adicionais para fixação das blindagens.

A cofragem de madeira é instalada durante a construção de edifícios privados. Grandes projetos residenciais envolvem a utilização de estruturas de aço e alumínio. A fôrma de poliestireno expandido é considerada a mais resistente e durável, sendo instalada em regiões com climas desfavoráveis.

A confiabilidade da construção futura depende da correta execução do sistema de fôrma. Os construtores devem fazer cálculos corretamente e seguir uma sequência estrita de trabalho. A estrutura é instalada de acordo com normas e regulamentos rígidos.

Para compreender as características do processo, você deve se familiarizar com as instruções para a construção dos diferentes tipos de fôrmas, aprender a fazer cálculos e estudar os requisitos básicos para a execução deste tipo de trabalho.

As estruturas de cofragem são construídas de forma temporária e permanente. Existem dois tipos principais de estruturas - dobráveis ​​(removíveis) e não desmontáveis ​​(não removíveis).

Cofragem permanente
A fôrma permanente é fácil de instalar, após o vazamento da mistura de concreto ela permanece na fundação. O sistema confere resistência adicional à base de concreto

Estruturas fixas são construídas a partir de materiais poliméricos. Os painéis de poliestireno protegem a fundação das baixas temperaturas, possuem alto nível de isolamento térmico e excelentes características de resistência. Outra vantagem de um sistema não desmontável é a redução nos custos de materiais.

A fôrma removível é removida da base após o endurecimento total do concreto. Todos os elementos estruturais podem ser reutilizados.

A fôrma removível deve ser completamente vedada e todos os elementos componentes devem estar firmemente conectados. As estruturas são projetadas para a construção de fundações de complexidade variada. Basicamente, os sistemas de cofragem removíveis são feitos de materiais de sucata, painéis de fibra, painéis de fibra, madeira

Cofragem combinada
A combinação da primeira e segunda opções de projeto é chamada de fôrma combinada, é instalada principalmente em solos soltos, quando não é possível instalar fôrmas removíveis

A cofragem combinada consiste numa camada exterior e numa camada interior. A primeira camada consiste em placas, a segunda camada interna é feita de espuma de poliestireno. O material polimérico é fixado ao solo com pregos de vinte centímetros.

O poliestireno expandido e as placas são fixados com parafusos auto-roscantes. O tipo combinado de cofragem possui boas propriedades de isolamento térmico e resistência. Este projeto oferece proteção à base de concreto em ambos os lados.

Na construção de moradias privadas são instaladas fundações colunares e fundações sólidas em forma de laje. O projeto de fôrma para esses tipos de fundações possui características próprias de projeto.

Fôrma para fundações colunares
O sistema de fôrma para fundação colunar é feito de madeira e metal. Em alguns casos, é permitido o uso de tubos de cimento-amianto e plástico

Fôrma para fundações colunares. A madeira é normalmente usada para instalar cofragens temporárias. O sistema é construído a partir de tábuas de 40 cm de espessura e 15 cm de largura, cujos painéis de madeira são fixados a uma moldura de vigas. A solução é despejada nas caixas construídas. Após a conclusão do processo de endurecimento do concreto, o sistema é desmontado.

A estrutura de cofragem em laje foi concebida para cargas significativas e é utilizada na construção de edifícios com mais de um piso.

A base sólida em forma de laje é uma estrutura monolítica com hastes de reforço. A laje é instalada sobre uma almofada de ar de areia. A cofragem é instalada ao longo de todo o perímetro da base e os suportes de apoio são instalados no exterior.

Além de organizar a fôrma na hora de lançar a fundação, também é importante cuidar dela ventilação.

Materiais de construção

 Os materiais para a criação de um sistema de cofragem são selecionados em função do tipo, largura e comprimento da fundação. Para a montagem do molde são utilizados: placas, compensados, OSB, aglomerados, placas de fibra, painéis metálicos e placas poliméricas.

Na maioria das vezes, a madeira é escolhida para construir um sistema de cofragem. Os escudos de madeira são feitos de pinho ou larício.

A cofragem de madeira é uma opção económica. Os painéis são instalados de forma fácil e rápida, não sendo necessárias ferramentas especiais. Elementos adicionais são frequentemente usados ​​para fortalecer a estrutura. A acessibilidade financeira é a principal vantagem do material.

Fôrma para fundações de compensado
As placas de compensado são fixadas em espaçadores feitos de tábuas de madeira. A cofragem deste tipo caracteriza-se pelo baixo custo e facilidade de execução.

Cofragem em contraplacado, aglomerado, OSB. Os materiais para a construção de tal sistema são baratos e o uso de elementos adicionais aumenta a resistência da estrutura. Antes de iniciar a construção da fôrma, os artesãos fazem cálculos preliminares da quantidade de material utilizado.

A cofragem metálica é construída durante a construção de uma faixa ou fundação monolítica. A principal característica do sistema metálico é seu alto nível de confiabilidade. O reforço é soldado a painéis metálicos, aumentando assim a resistência da base de concreto.

Fôrma de concreto armado
A instalação de fôrmas de concreto armado exige um esforço significativo. A execução de obras com lajes de concreto armado é mais cara do que a construção de outros tipos de fôrmas

O concreto armado raramente é usado na construção privada. A vantagem das lajes de concreto armado é que podem reduzir significativamente a espessura da fundação.Outra vantagem é que não há necessidade de utilizar espaçadores adicionais na disposição deste tipo de fôrma.

O poliestireno expandido é merecidamente popular entre os construtores devido às suas características técnicas. O material dá forma à base de concreto, serve como isolante e protege a estrutura das intempéries.

A instalação de cofragens de espuma de poliestireno não é difícil, mas é mais cara do que a instalação de outros tipos de estruturas.

Na hora de escolher um material para a cofragem, os artesãos e iniciantes na construção civil optam principalmente pela madeira. A escolha do material depende muito do tipo de fundação.

Cofragem a partir de materiais improvisados

Você pode montar a fôrma a partir dos materiais disponíveis: ardósia, papelão ondulado, etc. A principal vantagem da cofragem feita a partir de sucata é o seu baixo custo.

As desvantagens deste tipo de design incluem:

  • complexidade de instalação;
  • risco de vazamento da mistura de concreto por fissuras;
  • baixa capacidade de carga;
  • a necessidade de instalar suportes adicionais.

A cofragem feita a partir de materiais improvisados ​​​​será apropriada apenas para edifícios pequenos. Em outros casos, são escolhidos materiais tradicionais para a disposição do sistema.

Instruções sobre como organizar a cofragem

Para construir uma fundação em faixa, são instaladas cofragens de madeira. O sistema é composto por duas faces paralelas, para sua instalação são utilizados painéis de madeira, madeira, hastes metálicas, fixadores e impermeabilizantes.

O processo de montagem da estrutura ocorre na seguinte sequência:

  • cálculo de custo e quantidade de material;
  • preparação do local e disposição da cava;
  • instalação de painéis de madeira;
  • instalação de cofragens;
  • reforço e impermeabilização da estrutura.

Os especialistas da indústria da construção podem instalar a cofragem de acordo com todas as normas. Até mesmo iniciantes podem realizar esse tipo de trabalho. Os construtores iniciantes devem estudar cada estágio separadamente para compreender totalmente os detalhes.

Disposição de cofragem de madeira
O comprimento e a largura dos painéis são selecionados em função dos parâmetros da fundação. As tábuas devem ser mais altas que a fundação, mas a largura das tábuas pode ser qualquer

Passo 1 - cálculos durante o trabalho

A cofragem, como qualquer estrutura, requer cálculos preliminares dos parâmetros técnicos e da quantidade necessária de materiais. Os cálculos são realizados antes do início do trabalho de instalação.

Ao fazer os cálculos, leva-se em consideração o tipo de matéria-prima. Todos os materiais utilizados têm custos diferentes e o preço da futura estrutura também muda de acordo.

A cofragem feita de materiais baratos (OSB, placas, contraplacado, etc.) é mais frequentemente utilizada na construção de casas e edifícios particulares. Para objetos de grande porte, são escolhidas matérias-primas com boas características técnicas, cujas principais vantagens são a resistência à umidade.

Esquema de cofragem de fundação em faixa
Para calcular o custo, é necessário multiplicar o preço pela quantidade de metros cúbicos de material. Ao fazer os cálculos, devem ser levados em consideração custos adicionais: custo e quantidade de madeira, espaçadores de madeira

Calcular a quantidade de materiais é simples. Na fase inicial, divida o perímetro da fundação planejada pelo comprimento do elemento de madeira. A seguir, divida a altura da base pela largura da peça de madeira.

Por fim, os valores obtidos anteriormente são multiplicados. O resultado final corresponderá ao número de tábuas necessárias para a construção do sistema de cofragem. Os construtores recomendam adicionar uma margem de cerca de 10% aos valores obtidos.

A compra de materiais adicionais muitas vezes leva até 50% do custo total das principais matérias-primas. Na etapa final dos cálculos, são somados os custos com aquisição de ferramentas e elementos de fixação.

Etapa 2 - trabalho preparatório antes da construção

 A área onde ficará a fundação da casa deve ser preparada com antecedência: cortar todas as árvores e arbustos, arrancar tocos, retirar pedregulhos e pedras. A seguir, na área designada do local, deve-se retirar a camada superior de solo fértil e aplicar marcações.

Para marcar os limites, é melhor usar estacas de madeira para que você possa esticar uma corda ou fio forte entre eles.

Trincheira para a fundação
As estacas são colocadas nos cantos da futura construção, o fio é puxado estritamente na horizontal. A largura da vala de cofragem deve ser maior que a largura da fundação

Para instalar o sistema é necessário cavar uma vala com pelo menos 50 cm de profundidade, cujo fundo deve ser nivelado, os trabalhadores costumam utilizar um nível de construção ou um cordão de marcação para o nivelamento. O solo escavado é colocado em todo o perímetro da base ou utilizado para nivelar o local.

A disposição do travesseiro é uma etapa importante do trabalho preparatório. A areia é despejada no fundo da vala. No futuro, uma camada de areia protegerá a fundação das águas subterrâneas, do congelamento e não permitirá que a fundação assente. As camadas são colocadas alternadamente, a altura de cada camada deve ser de no mínimo 10 cm, no total serão necessárias três dessas camadas para arrumar o travesseiro.

Em seguida, um tecido geotêxtil é colocado sobre a cobertura de areia e uma camada de brita de grão fino é colocada por cima. A espessura da camada deve ser de no mínimo 10 cm O revestimento é cuidadosamente compactado e nivelado.

Passo 3 - conexão de painéis e instalação

A largura ideal das estruturas do painel varia de 1 a 3 metros. Os elementos são fixados a um perfil metálico ou a uma estrutura de viga de madeira por meio de parafusos auto-roscantes. A primeira e a última barras são fixadas a uma distância de cerca de 15 a 20 cm da borda.

É deixada uma distância de 1 metro entre as barras intermediárias. As duas ou três barras externas devem ser 30 cm mais compridas que as demais, sendo as barras afiadas de um lado para facilitar futuramente sua cravação no solo.

Fôrma para fundações em faixa
A cofragem em faixa é fixada no exterior e no interior, ao longo de todo o perímetro, em ambos os lados. No exterior, são instaladas escoras diagonais de madeira ou metal

A instalação de fôrmas para fundações em faixa é considerada a mais fácil em comparação com outros tipos de sistemas. A estrutura é instalada no fundo da vala.

Todo o processo consiste em várias etapas:

  • marcação;
  • instalação de vigas;
  • instalação dos primeiros elementos do painel;
  • verificar o nível de instalação das blindagens;
  • posterior instalação de elementos com orientação aos painéis anteriores;
  • instalação do lado paralelo das placas.

Logo no início dos trabalhos de instalação, as blindagens são cravadas até entrarem em contato com o solo.

Passo 4 - reforço da fôrma e impermeabilização

Os lados opostos da fôrma são fixados com pontes de madeira para que os painéis não se movam durante o vazamento da mistura de concreto. Os jumpers são fixados com pinos roscados de metal e porcas nas extremidades. O diâmetro dos jumpers é de 8 a 12 mm.

Os pinos devem ter uma folga de aproximadamente 10 cm de comprimento, os fixadores são instalados a uma certa distância da borda - 15 cm.

Os painéis de madeira são revestidos com polietileno ou qualquer outro impermeabilizante para proteger a estrutura da umidade e outros fatores adversos.Os painéis são revestidos com sobreposição com grampeador de móveis. Na fase final, os construtores verificam a confiabilidade da estrutura.

Desmontagem da estrutura após concretagem

Na desmontagem de fôrmas removíveis, é importante levar em consideração os fatores que afetam a velocidade de pega da solução: qualidade do concreto, condições climáticas, método de concretagem.

Desmontagem de cofragens de madeira
A fôrma é removida após o endurecimento total do concreto. A estrutura de suporte é removida após cerca de 28-30 dias, período durante o qual o concreto torna-se suficientemente resistente e mantém a forma adquirida.

Os códigos de construção incluem indicadores percentuais para o endurecimento de todas as marcas de misturas de concreto. De acordo com as normas estabelecidas, a fôrma pode ser desmontada sem danificar a base da fundação.

O sistema é removido duas semanas após o vazamento da solução, mas somente se as condições de pega do concreto forem favoráveis.

Requisitos básicos para a execução do trabalho

A instalação da estrutura formadora é realizada de acordo com as normas e regulamentos estabelecidos. Na execução das obras, os construtores levam em consideração todos os detalhes.

Caso contrário, a fôrma pode assumir uma forma instável, o que pode posteriormente levar a consequências negativas.

Portanto, é importante atender às seguintes condições:

  1. O desvio das placas do plano vertical não deve ultrapassar 5 mm por 1 m de altura.
  2. O limite de deslocamento da estrutura não deve ser superior a 15 mm.
  3. As diferenças máximas admissíveis entre os painéis não devem exceder 3 mm.
  4. Em áreas com solo solto, a vala é mais larga que o normal e são instalados espaçadores nas laterais.
  5. Em alguns casos, na instalação de cofragens, utilizam-se isolamento de espuma. Ao mesmo tempo, a vala é alargada, tendo em conta a camada adicional de isolamento.
  6. Recomenda-se a instalação de grades de vergalhão em fundações sem fôrma.
  7. A cofragem permanente deve estar completamente vedada.
  8. Na instalação da estrutura formadora, atenção especial é dada às características de qualidade dos elementos de fixação.

Certos requisitos são impostos à qualidade dos materiais utilizados. Devem ser resistentes à umidade, ter baixa aderência ao concreto e suportar as cargas que surgem durante o processo de pega do concreto.

Como cortar custos?

Tecnologias especiais de assentamento de concreto ajudarão a reduzir custos. Tais técnicas são relevantes se a fôrma for alugada. Métodos de vazamento de argamassa camada por camada e vertical ajudarão a reduzir os custos de material.

Derramando concreto na cofragem
O significado da tecnologia é despejar a mistura de concreto em várias etapas. O vazamento camada por camada da fundação é realizado em condições de umidade média e a uma temperatura normal do ar de 20 ° C. Depois de despejar cada camada da mistura, faz-se uma pausa de 3-4 dias

O processo de construção da cofragem, neste caso, apresenta algumas peculiaridades. No estágio inicial, os construtores instalam as blindagens logo acima do nível da primeira camada de vazamento. Isto é seguido por uma pequena pausa e após 3 dias a próxima camada é derramada. Os painéis subsequentes são montados levando em consideração a captura da camada inferior. Gradualmente, a estrutura é aumentada até o nível exigido.

Uma nuance importante - após o lançamento de cada camada de argamassa, é necessário retirar a leita de cimento que se formou na superfície do concreto.

O vazamento vertical da argamassa é realizado em áreas distintas da base da fundação. O local é dividido em 2 a 3 partes, o concreto é derramado alternadamente em todos os setores.

A cofragem para vazamento vertical é instalada da seguinte forma:

  • hastes horizontais são fixadas nas laterais da estrutura;
  • depois de formar a base no primeiro setor, as hastes avançam meio metro;
  • transferir a fôrma para outra seção vertical.

A camada de base não deve ser perfeitamente lisa, mas deve fornecer o nível de adesão necessário com a camada vertical adjacente.

Ao organizar a fundação, também é muito importante organizá-la corretamente drenagem caso contrário, no futuro existe o risco de encontrar humidade e bolor na cave.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Fazer com as próprias mãos cofragens de madeira para fundação em faixa com reforço com reforço de fibra de vidro com diâmetro de 8 mm. Como nivelar a cofragem com nível de água. Reforço da fôrma com contraventamentos para conferir rigidez adicional à estrutura:

Instalação de cofragens reutilizáveis ​​com materiais diversos. A master class foi ministrada por construtores profissionais:

Cálculo de materiais para cofragem com as próprias mãos. O vídeo apresenta cálculos detalhados para a construção de diversos sistemas de cofragem e recomendações de especialistas:

O período de operação do edifício depende diretamente da resistência da fundação de concreto. Seguindo a sequência de ações na construção da fôrma, você poderá evitar uma série de erros que podem causar a destruição prematura da fundação. A fôrma instalada corretamente dará à fundação a forma desejada e não permitirá que ela ceda ou deforme no futuro.

Talvez você tenha experiência na construção de fôrmas de fundação, compartilhe-a com nossos leitores. Conte-nos se houve alguma dificuldade durante a construção e como você conseguiu superá-la. Deixe seus comentários no formulário de contato.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica