Como pintar papel de parede com as próprias mãos - instruções passo a passo
Pintar papel de parede facilita muito os reparos e economiza seu orçamento. Além disso, é prático, conveniente e econômico.O papel de parede pintável durará décadas e pode ser repintado a cada seis meses. Mas é importante saber fazer isso corretamente.
O conteúdo do artigo:
Como escolher a tinta
Ao escolher a tinta para papel de parede, leve em consideração as paredes (ou teto) em que o ambiente será pintado. Desta forma você pode entender a que impacto a superfície estará exposta:
- poluição;
- tocar com as mãos;
- umidade;
- temperatura alta (baixa);
- influência da radiação ultravioleta, etc.
Levar em consideração essas circunstâncias o ajudará a escolher um corante com as características desejadas.
A compatibilidade ambiental da composição corante também deve ser levada em consideração. Mesmo a tela mais natural sob uma camada de tinta a óleo pesada irá parar de “respirar”.
Ao pintar papel de parede, os especialistas aconselham a escolha dos seguintes tipos de tinta:
- a base de água;
- disperso em água;
- látex;
- acrílico.
A “emulsão de água” é o tipo de mistura corante mais ecologicamente correto e acessível. É seguro, perfeitamente respirável, fácil de aplicar e não descasca. Quando a emulsão de água seca, não há odor.
Dependendo do enchimento, a tinta à base de água é dividida em mineral, silicone, silicato e acrílico. Cada tipo tem suas próprias características:
- mineral - fácil de aplicar, mas não dura muito, tem medo de umidade. As superfícies pintadas com ele não podem ser lavadas;
- acrílico - durável e elástico, mas caro;
- silicato – durável, mas não tolera alta umidade;
- silicone - protege as paredes do mofo, mas é mais caro que outros.
A tinta de dispersão aquosa é preparada com base em dispersão aquosa e componentes de ligação (acrílico, látex, acetato de polivinila (PVA)).
O corante à base de PVA torna a superfície pintada durável, mas vulnerável à umidade. As telas revestidas com esta tinta requerem apenas lavagem a seco. Portanto, esta tinta não deve ser utilizada para pintar paredes de banheiros ou cozinhas. Mas é resistente à radiação ultravioleta e mantém sua aparência original por muito tempo.
A tinta látex de dispersão aquosa não tem medo de sujeira ou água. Acrílico – mesmo a umidade elevada não é perigosa. A tinta de dispersão em água é mais durável e acessível em comparação com a tinta à base de água.
A tinta látex contém partículas de borracha e torna o revestimento impermeável. Portanto, o papel de parede pintado com ele pode ser lavado frequentemente com água e detergente. A tinta látex é adequada para pintar paredes de banheiros ou cozinhas.
Vantagens:
- respirável;
- seca rapidamente;
- não libera toxinas;
- protege o papel de parede do desbotamento.
A tinta acrílica permite a passagem do ar e evita o aparecimento e proliferação de microrganismos. Forma uma película resistente à umidade na superfície pintada, que protege as paredes da umidade. Tinta acrílica:
- não tóxico;
- seca rapidamente;
- resistente ao impacto físico.
Estas propriedades permitem a sua utilização em quartos e quartos de criança.
As tintas variam em capacidade reflexiva:
- brilhante - reflete a luz, criando o efeito de uma superfície espelhada. Ajuda a expandir visualmente uma pequena sala;
- fosco (semi-fosco também está disponível) – esconde defeitos superficiais e também cria aconchego no ambiente, diminuindo a luz forte;
- cetim - possui brilho moderado, lembrando o brilho do tecido acetinado.
O próximo passo é escolher uma cor. Você pode comprar tinta pronta na cor que desejar ou pintar de branco.Isso é fácil de fazer usando pasta de tingimento, que é vendida em qualquer loja de ferragens. Você precisa tingir todo o volume de tinta de uma só vez, caso contrário a tonalidade será diferente.
Para não ficar decepcionado com o resultado da pintura, vale a pena pintar primeiro uma pequena seção do papel de parede. Quando estiver completamente seco, você poderá avaliar a cor.
Como pintar papel de parede corretamente
Para pintar corretamente o papel de parede você precisará de:
- rolo (um ou mais tamanhos diferentes);
- bandeja (de preferência com tela de compressão);
- recipiente para diluição de corante;
- escova pequena para cantos e áreas ao longo dos rodapés;
- fita adesiva;
- pano ou esponja para remover quedas acidentais;
- película para proteção de pisos e móveis;
- escada, cadeira ou cabo telescópico para rolo.
Antes de pintar, a superfície deve ser verificada quanto a defeitos. Cole os cantos descascados das telas, fure as bolhas de ar com uma agulha. Se for necessário usar cola para eliminar erros, a pintura não deve começar antes de um dia depois. Somente superfícies secas podem ser pintadas.
O próximo passo é limpar o papel de parede contra poeira e sujeira. Para isso, utilize uma vassoura, um pano seco ou, melhor ainda, um aspirador de pó de baixa potência. Em seguida, as telas são desengorduradas com uma esponja embebida em água e sabão.
Espere até que a superfície esteja seca e comece a pintar. Antes da pintura, os papéis de parede não tecidos e de vidro são preparados. A mistura de primer (primer) é aplicada com rolo ou pincel em 1-2 camadas. Você pode aplicar a tinta depois que o primer estiver completamente seco.
A mistura de cores é diluída e tingida imediatamente antes da aplicação. É melhor colocar uma pequena quantidade na bandeja e fechar o recipiente com o material de trabalho para evitar que resseque.Qualquer tinta é diluída de acordo com as instruções do fabricante - a consistência deve ser semelhante ao creme de leite líquido. Antes de iniciar o trabalho, é útil enrolar rolos de veludo e pele com fita adesiva para que não deixem fiapos durante a pintura. A temperatura ideal na sala para trabalhos de pintura é de 17 a 25 graus, as janelas estão fechadas.
Concluído o trabalho preparatório, prossiga para a pintura:
- use um pequeno rolo ou pincel para pintar tiras de até 10 cm de largura ao longo dos rodapés;
- pinte os elementos em relevo com pincel;
- Com um rolo bem embebido em tinta, pinte a parte principal da superfície de cima para baixo. Não mantenha o rolo no mesmo lugar por muito tempo;
- Se aparecerem bolhas no papel de parede durante o processo de pintura, fure-as com uma agulha e cole essas partes da tela na parede.
A segunda demão de tinta só poderá ser aplicada depois que a primeira estiver completamente seca.
Se quiser aplicar um desenho no papel de parede, use rolo texturizado, estêncil ou carimbo.
Papel de parede pintável: tipos e recursos
Obviamente, papéis de parede comuns não devem ser pintados. Talvez fique original, mas definitivamente não é esteticamente agradável.
O papel de parede destinado à pintura é mais durável e não altera sua estrutura após a aplicação da tinta. Na maioria dos casos, apresentam um relevo especial que permanece após a coloração, mas também podem ser lisos.
Existem 3 tipos principais papel de parede para pintar:
- não tecido;
- vinil;
- papel de parede de vidro.
Papel de parede não tecido
O papel de parede não tecido é um material não tecido durável à base de celulose e fibras têxteis. Tecido não tecido:
- é altamente estável;
- não estica quando molhado;
- não encolhe quando seco.
A tela é tão durável que pode evitar o aparecimento de microfissuras nas paredes.
Força papel de parede não tecido depende da densidade do tecido não tecido utilizado: de 60 a 150 g/m². Para a sala de estar é adequado 85-90 g/m², mas para a cozinha e corredor é melhor escolher opções mais fortes.
A resistência à umidade do tecido não tecido depende do tipo de camada protetora que o cobre. O fabricante coloca informações sobre as regras de cuidado do papel de parede na etiqueta do rolo. Num caso, água e detergente serão aceitáveis e, no outro, apenas uma esponja úmida.
O revestimento é ecologicamente correto, respirável e, portanto, pode ser utilizado em viveiro. Além disso, é à prova de fogo.
O papel de parede não tecido para pintura pode ser liso ou texturizado. As telas são geralmente brancas ou amarelas claras. A etiqueta do rolo contém uma marcação indicando que o papel de parede se destina à pintura.
O tecido não tecido pode suportar 8 a 10 repinturas. A tinta deve ser à base de água, pois os solventes orgânicos em sua composição são prejudiciais às fibras de celulose.
Os fabricantes costumam aplicar um padrão tridimensional feito de vinil, floco ou poliuretano a uma base não tecida. Esta camada superior altera significativamente as características da tela, tornando-a em alguns casos inadequada para pintura. Portanto, é importante entender se você está comprando papel de parede não tecido ou não tecido.
Papéis de parede de vinil
O papel de parede de vinil consiste em duas camadas: uma base e uma camada protetora. A base é feita de tecido não tecido ou papel grosso. O revestimento protetor consiste em cloreto de polivinila (abreviado como PVC, coloquialmente conhecido como vinil). Essa estrutura faz papéis de parede de vinil duráveis, por isso são fáceis de colar, mesmo para amadores em reparos.
O tecido vinílico é resistente à umidade e pode ser limpo com pano umedecido em água ou agente de limpeza. Ao mesmo tempo, não é exposto à luz solar e não desbota durante anos.
O papel de parede de vinil é uma dádiva de Deus para os adeptos do design incomum. Eles oferecem uma ampla seleção de texturas - imitação de superfície de madeira, cerâmica, gesso, camurça.
Mas, junto com todas essas vantagens, o papel de parede vinílico tem uma desvantagem significativa. Eles não "respiram". Isso significa que pode aparecer mofo sob a tela. É arriscado cobrir as paredes de um quarto ou quarto de criança com papel de parede de vinil. Para proteger as paredes do aparecimento e desenvolvimento de microrganismos, os profissionais utilizam cola antibacteriana especial.
Recomenda-se pintar apenas folhas de vinil especificamente projetadas para pintura. O papel de parede de vinil comum à base de papel não é adequado para essa finalidade.
Uma tinta com qualquer composição é adequada para pintar papéis de parede de vinil. A tinta à base de água criará uma superfície mate nobre. Um produto à base de acrílico ou látex tornará a superfície festivamente brilhante.
Para obter uma cor rica e duradoura, aplique a tinta em 2 camadas. O papel de parede de vinil pode ser pintado por fora e por dentro. Eles podem suportar até 10 repinturas.
Papel de parede de vidro
O papel de parede de fibra de vidro é feito de fibra de vidro especial à base de:
- areia de quartzo;
- refrigerante;
- argila;
- dolomite;
- calcário.
Estes são materiais naturais seguros para os seres humanos. Na fase final da produção, a tela é revestida com uma impregnação especial à base de amido. Ajuda a manter um microclima saudável no ambiente, protege a tela de mofo, bolor e microorganismos.
Devido à sua alta resistência, o papel de parede de fibra de vidro durará décadas. São impermeáveis à umidade e às altas temperaturas, e aderem facilmente à parede, escondendo seus defeitos. Ao mesmo tempo, o material é respirável. Durante um incêndio, o papel de parede de vidro não pega fogo nem começa a emitir substâncias nocivas, ao contrário, por exemplo, do papel de parede de vinil.
Talvez a única desvantagem deste revestimento seja o alto preço.
Para pintar papel de parede de vidro, recomenda-se o uso de tintas látex brilhantes e semibrilhantes. A aplicação é realizada em 2 etapas com intervalo de 12 horas.
Além do material do papel de parede, sua textura terá grande importância para o design de interiores:
- desenho grande ou pequeno;
- imitação de madeira, tecido, textura de camurça;
- ornamento floral.
A escolha da textura depende do tamanho e da finalidade do ambiente. Por exemplo, um grande padrão floral é adequado para uma espaçosa sala de estar, a imitação de tecido criará conforto no quarto e o “estuque” parecerá orgânico no teto.
O papel de parede pintável é uma excelente opção para quem quer mudar frequentemente de decoração sem gastar muito dinheiro, esforço e tempo. As lojas de construção oferecem centenas de tipos de telas feitas especificamente para pintura e tinturas. O principal é não ter medo de experimentar e ser criativo. E durante o processo de pintura siga rigorosamente as instruções.
Você já teve que pintar papel de parede? Escreva sobre isso nos comentários. Compartilhe o artigo nas redes sociais e salve-o nos favoritos para não perder informações úteis.
Você também pode assistir ao vídeo sobre como pintar papel de parede (segredos dos profissionais).
Literatura útil:
- Tecnologia geral de acabamento de obras. I. Petrova /Tutorial/ – M.: Academia, 2014.
- Decoração de paredes: pintura, papel de parede, azulejos, acabamentos decorativos. Conselhos de profissionais. – M.: Niola século 21, 2004.
- Tintas e papel de parede. Enciclopédia do mestre doméstico. – Chelyabinsk: Ural LTD, 2000.