Como pendurar papel de parede de vinil de forma rápida e fácil - guia passo a passo
O principal antes de colar papel de parede vinílico é realizar procedimentos preparatórios.É importante escolher a cola certa e seguir à risca as instruções de como colar papel de parede vinílico. Neste caso, o revestimento ficará plano, sem manchas, manchas ou bolhas de ar.
O conteúdo do artigo:
Regras básicas
Para garantir que as paredes da sala sejam bonitas e lisas e que o revestimento fique firme, as seguintes regras devem ser observadas:
- O papel de parede à base de vinil com enfeites é colado estritamente junta a junta, certificando-se de que o padrão seja traçado. A colagem direta é realizada se a embalagem possuir um ícone com setas opostas. Nos demais casos, é necessário colar as folhas com offset. Este recuo em centímetros está indicado no rolo embalado.
- Antes de colar, selecione um adesivo que corresponda à estrutura do revestimento. Se a base for mais densa - não tecido, adquira uma composição adesiva destinada diretamente ao papel de parede vinílico. Se o revestimento for de papel, a cola padrão servirá.
- As telas são coladas estritamente no sentido do teto ao chão. Inicialmente, a parte que fica no centro é pressionada com força. Depois disso, o excesso de cola e ar são expelidos para as laterais. Isso é feito com um pano seco ou uma espátula grossa de borracha.
- Para um revestimento uniforme, as bordas devem ser niveladas com especial cuidado. Cada contra-junta individual deve ser trabalhada com um rolo estreito de borracha densa.
- Após colar cada tira, é necessário retirar o excesso de massa adesiva. Desta forma você evita a formação de manchas nas paredes.
Além das regras gerais listadas, é importante considerar a base do acabamento. As teias de papel são relativamente leves. Papel de parede não tecido possuem um revestimento em relevo, o que torna a tela significativamente mais pesada. Ao colar este fator deve ser levado em consideração.
Dependendo da categoria de revestimento de parede adquirido, existem várias regras adicionais:
- se tiver papel de parede vinílico feito em papel padrão, a cola deve ser aplicada tanto na parede limpa quanto nas folhas de papel;
- Se o revestimento adquirido for não tecido, apenas as paredes ficam revestidas com cola, o próprio material de acabamento permanece seco.
Regras para escolher cola
Escolha um adesivo que corresponda ao material de base. Em qualquer caso, não use cola PVA comum e pasta automisturada. O PVA não fornecerá colagem de alta qualidade. As telas deslizarão com o próprio peso.
Não é recomendado colar com pasta. Uma substância feita de amido e farinha é considerada a base ideal para o aparecimento de diversos microrganismos. Para a colagem é necessário adquirir uma composição especial, vendida em lojas de construção e reparação. Aqui você pode seguir 2 regras:
- Para papel de parede não tecido, você precisa comprar um adesivo especial que tenha escrito a finalidade do vinil. Contém amido quimicamente modificado. Para proteção contra mofo, são utilizados componentes anti-sépticos, que aumentam simultaneamente a viscosidade e a adesividade.
- Para papel de parede, a cola de papel de parede padrão é adequada. Mas desde que a superfície da tela não possua padrões tridimensionais, o que torna o papel de parede significativamente mais pesado.
A quantidade de cola adquirida depende do consumo indicado na embalagem.Em média, para colar quatro listras, são necessários 180 g de pó seco.
Ferramentas e acessórios
Para que o papel de parede de vinil seja pendurado com eficiência, é importante preparar e comprar cuidadosamente o seguinte:
- um balde ou bacia para misturar cola;
- rolo de construção para remover excesso de cola e ar;
- película de proteção de piso;
- panos limpos para vários pequenos trabalhos;
- rolos estreitos para rolar juntas opostas;
- faca para papel de parede, espátula para cortar tecido e lápis;
- espátula de borracha para ajuste das tiras;
- rolo de canto especial para nivelar cantos.
Trabalho preparatório
Antes de realizar o acabamento interior, devem ser realizadas as seguintes medidas preparatórias:
- Escolha papel de parede e cola adequada.
- Prepare a superfície da parede.
- Remova vestígios de trabalhos de reparação realizados anteriormente.
- Cubra o chão com filme.
- Desligue o fornecimento de eletricidade.
- Decolar interruptores e tomadas.
Em seguida você pode misturar a cola. O procedimento é realizado de acordo com as instruções. Na maioria dos casos, você precisa fazer o seguinte:
- Grânulos adesivos secos são colocados em água morna.
- A solução é misturada durante o processo de enchimento com chave de fenda ou manualmente.
- Depois de preparada a mistura adesiva, começam a colar. Você deve primeiro certificar-se de que a superfície da parede esteja nivelada e limpa.
O papel de parede de vinil não deve ser colado em papel velho, tinta ou espuma de poliestireno. O revestimento não adere a ladrilhos ou painéis plásticos laminados.
Paredes de concreto são ideais, mas geralmente apresentam defeitos. Eles são removidos com massa. Só então você poderá colar as telas. Paredes de gesso cartonado requerem preparação mínima.Basta retirar os restos do revestimento antigo, cal, cal ou tinta, entre outros contaminantes.
Independentemente do material de que sejam feitas as paredes, após a limpeza e nivelamento necessário é aplicado um primer. Aumenta a aderência entre a parede e o material decorativo, tornando-o mais resistente e durável.
Procedimento de colagem
Antes de colar, corte tiras individuais. Isso é feito levando em consideração o desenho. Se for necessária uma mudança, uma pequena margem será levada em consideração. A distância deve ser suficiente para selecionar um enfeite. As tiras devem ser coladas ponta a ponta, não sendo permitidas sobreposições. Se o papel de parede vinílico adquirido for feito em material não tecido, não há necessidade de lubrificá-lo. Em tal situação, a colagem se resume a 4 etapas simples.
Marcação de superfície
Eles começam a colar estritamente pela janela. Para isso, mede-se a largura da faixa de revestimento vinílico e, a seguir, traça-se uma linha a partir de um nível de construção. Toda a área está marcada de forma semelhante. Isso permite calcular quantas listras serão necessárias para decorar todo o ambiente.
Preparação de tiras
As tiras cortadas corretamente são espalhadas. O padrão é ajustado e só então podem ser colados em uma ordem pré-determinada.
Papel de parede
A parte superior da primeira tira é aplicada na parede previamente revestida com cola. Usando um rolo seco, pressione o centro da tira ao longo do eixo longitudinal. Isso é feito do teto ao chão. Da mesma forma, faça a partir do centro em ambas as direções, removendo simultaneamente a cola e o ar.
As pontas das tiras de vinil na parte superior e inferior, assim como as juntas, são enroladas com um rolo estreito preparado. O excesso de cola é removido com rolo ou pano.
A fase final
O excesso é cortado com faca de papel de parede.Para um corte uniforme é necessário usar uma espátula.
Colando em áreas difíceis
É fácil e simples aplicar revestimento decorativo vinílico em paredes retas e previamente limpas. Surgem dificuldades no acabamento de cantos, em áreas onde estão localizados interruptores. Em tal situação, use ferramentas especiais e siga estas regras:
- ao colar áreas ao redor de portas e janelas, é necessário fazer previamente peças de tamanho adequado;
- ao terminar a parede atrás da bateria, também é necessário preparar com antecedência elementos cuidadosamente calibrados;
- Na colagem de áreas com interruptores localizados, é necessário fazer um corte em forma de cruz na folha de vinil.
O que é melhor, papel de parede não tecido ou vinílico: vantagens e desvantagens + sutilezas na escolha do papel de parede. Você pode ler sobre isso em nosso artigo link.
Período de secagem
Para que o papel de parede vinílico seque mais rápido, o ambiente não deve ser ventilado ao longo do dia. A presença de corrente de ar levará ao ressecamento do revestimento, perdendo a forma e o aspecto. O aquecimento forçado da sala é indesejável. As janelas podem ser abertas após 24 horas. Se estiver frio lá fora e o apartamento estiver fresco, será necessário esperar 2 a 3 dias para que o revestimento de vinil seque.
Se seguir as instruções apresentadas acima, você poderá colar papel de parede de vinil sem problemas e com bastante rapidez. Esta é uma ótima oportunidade para economizar dinheiro sem precisar recorrer a profissionais.
Como você fez as reformas, como pendurou lindos papéis de parede de vinil? Que segredos você conhece? Que problemas você encontrou durante a reforma? Conte-nos sobre isso nos comentários. Compartilhe o artigo nas redes sociais e salve-o nos favoritos para ter informações em mãos durante os reparos.
O autor do vídeo explicará como colar papel de parede de vinil corretamente: