Tipos de portões para uma casa particular: nuances de escolha + etapas de instalação DIY
Proprietários de casas particulares, chalés de campo e chalés de verão têm interesse em proteger seus quintais.Para tanto, além das cercas, são instalados portões de entrada no local. Mas a gama de portões é rica e escolher a melhor opção é bastante difícil, não é mesmo?
Para fazer face a esta tarefa, é necessário compreender que tipos de portões existem para uma casa privada, que função desempenham, quão fiáveis são e como se enquadram no exterior envolvente. É exatamente sobre isso que falaremos em nosso artigo. Consideraremos também como é difícil instalar um portão com as próprias mãos. Digamos desde já que esta tarefa é totalmente exequível e não só trará prazer ao trabalho realizado, mas também poupará o orçamento familiar.
O conteúdo do artigo:
Principais tipos de portões residenciais
Antes de entrar no terreno ou casa, os hóspedes veem um portão através do qual podem entrar na área do jardim. Sua boa aparência e seu moderno sistema de constipação evocam o respeito dos outros.
Se o portão tiver um belo desenho decorativo, um aspecto estético, isso indica o bom gosto dos proprietários.
Na hora de escolher um portão deve-se definitivamente levar em consideração: tipo de construção - treliçada, fixa, combinada; material de lona; método de abertura.
Nº 1. Por tipo de projeto
Dependendo se você deseja se isolar completamente de olhares indiscretos, proteger seu território de forma confiável ou, inversamente, apresentar ao mundo inteiro o que está acontecendo atrás de sua cerca, você pode dividir os portões em cegos e treliçados.
Tipo de portão cego
Como o nome indica, esses portões estão completamente fechados. Eles não são apenas confiáveis do ponto de vista da penetração de estranhos no território, mas também não permitem ver o que está acontecendo atrás deles.
Esses designs proporcionam uma sensação adicional de conforto e segurança.
Opção de design de treliça
Através dos modelos de treliça é possível visualizar a casa e o território, mas isso não significa que não sejam capazes de ser uma boa proteção.
Eles têm suas vantagens, por exemplo, menos vento. Isto é especialmente verdadeiro para regiões onde há ventos fortes. Como a área e o peso do portão são consideráveis, durante fortes rajadas de vento eles sofrem um aumento de carga. E o design da treliça permite resolver esse problema.
A desvantagem é a transparência (através desses portões o quintal e a casa ficam totalmente visíveis), compensam o menor custo. Além disso, sua instalação não requer uma base poderosa, pois pesam menos que as sólidas.
Tipo de portão combinado
Muitas vezes existem opções combinadas, onde a metade inferior é bem fechada e a parte superior é feita em forma de treliça. O vento dos portões combinados é reduzido.
Dependendo da vontade do proprietário, a parte superior pode ser pequena e tornar a estrutura visualmente mais leve. Em outros casos, a tela é embainhada firmemente apenas na parte inferior, deixando o restante da área para o desenho da treliça. Esses portões sempre parecem harmoniosos e podem ser combinados com qualquer tipo de cerca.
Nº 2. Por tipo de material
Muitas vezes você pode encontrar portões de metal. Em primeiro lugar, esta é a própria moldura, o metal também é escolhido para o revestimento. Isso é compreensível, pois os portões de metal são duráveis e têm uma longa vida útil. Você mesmo pode fazer esses portões se tiver experiência em soldagem de estruturas metálicas, e uma variedade de máquinas de solda já estão à venda.
Você pode fazer uma estrutura metálica soldada - uma moldura, e fazer as próprias portas com painéis sanduíche, usar chapa ondulada, chapas metálicas, fazem o portão a partir de elementos forjados ou, opção mais econômica, soldados. Tudo depende do orçamento e do projeto geral da casa e da cerca.
As estruturas de madeira são muito simples, você mesmo pode fazer facilmente, o material tem menos peso que o metal. Para que tais portões durem o máximo possível, eles devem ser tratados com uma camada protetora na fase de fabricação.
N ° 3. Por método de abertura
Os portões podem diferir no tipo de abertura/fechamento.
Tipos de portão giratório
O tipo de abertura mais popular são os portões giratórios. Seu design é simples e, portanto, confiável. São fáceis de usar, não requerem cuidados especiais e o preço desses modelos é baixo.
Existem designs com uma porta grande e outra pequena, que serve de portão. Por um lado, esta opção é conveniente - não há necessidade de fazer portões separadamente.
Por outro lado, a segunda tela sofrerá cargas pesadas com o vento e o suporte sofrerá cargas pesadas com o peso.Com o tempo, o peso pode causar distorções na tela. A vantagem desta opção é que apenas a folha grande pode ser equipada com acionamento elétrico para abertura. Deve ser de tamanho adequado para um automóvel de passageiros. Caso seja necessária a passagem de veículos de grande porte, o portão abre manualmente.
As portas, que abrem em uma direção ou em direções opostas, são montadas em racks confiáveis. As próprias portas consistem em molduras rígidas feitas de cantos de metal ou de um tubo perfilado (quadrado).
Uma grande variedade de materiais pode ser usada para revestimento, desde placas até chapas onduladas. Você pode abrir o portão manualmente ou automatizá-lo com controle remoto.
O design giratório tem uma desvantagem: as folhas requerem área adicional na direção da abertura. Se a entrada do local for ampla e for possível fazer um portão para que abra para fora, não haverá problemas. Na maioria das vezes, as entradas do território não possuem muito espaço, o que significa que esta área, igual à metade da largura da abertura, deverá ser alocada dentro do território. E a maioria dos acionamentos elétricos automáticos são feitos de forma que abram para dentro.
Não deve haver elevação do nível do solo no sentido de abertura das portas, caso contrário será necessário retirar o excesso de terra para a livre passagem das portas.
Mais sobre as nuances instalação de portões de batente falamos sobre automação em nosso outro artigo.
Tipo de construção deslizante
Acionamentos elétricos caros, se você for instalá-los em seus portões, são necessários para um portão tipo batente, um para cada folha, mas para um sistema deslizante você precisará apenas de um.Esta é uma das vantagens deste design. Não há necessidade de limpar a área de neve no inverno em frente a esses portões. Eles são muito fáceis de manter.
O principal motivo da escolha de um sistema deslizante é a falta de espaço para balançar o caixilho. Mas os portões de correr também precisam de espaço para abrir. Na direção de reversão, é necessário um comprimento igual a quase um comprimento e meio da abertura. Tais estruturas não podem ser instaladas em áreas estreitas.
Portões deslizantes também pode diferir no método de fixação. A maioria dos modelos possui um suporte de console inferior. As opções com suporte suspenso superior são menos comuns, pois são mais volumosas, limitam a altura do deslocamento e são caras, embora confiáveis na operação.O suporte cantilever não possui travessa superior nem trilho inferior, o que é muito importante, pois não corre o risco de ficar entupido com sujeira ou neve. A viga ao longo da qual os rolos se movem pode ter três opções de montagem: na parte superior, no meio, na parte inferior.
Tal como acontece com a instalação de portões de batente, a largura da passagem deve ser levada em consideração. Quanto mais estreita for a entrada de automóveis, mais larga deverá ser a abertura de passagem para que o carro possa entrar livremente ao virar.
Projeto de porta seccional
A opção de porta seccional muitas vezes pode ser encontrada em garagens, mas também é instalada na entrada do território. A estrutura consiste em várias seções, elas são conectadas entre si por laços. Movendo-se ao longo das guias, as seções dobram-se na parte superior. Esses portões funcionam por acionamento elétrico.
Portão tipo rolo
Este tipo também é popular quando instalado em garagem, mas também se encontra na entrada do território, principalmente quando a entrada é coberta. As lamelas que compõem os painéis da porta são aparafusadas a um fuste colocado acima da abertura.
Estes portões, tal como os seccionais, caracterizam-se por um baixo nível de segurança. Esses modelos só podem ser escolhidos se não houver área para portas giratórias e não houver espaço para reversão.
Dobrar e levantar
Os portões dobráveis consistem em várias seções. Dependendo do número, podem ser divididas em portas em formato de livro ou em formato de sanfona. Devido à complexidade do projeto e à falta de confiabilidade, eles raramente são instalados.
Ainda mais raramente, você pode encontrar portões elevatórios, quando toda a folha do portão sobe verticalmente ou como uma barreira.
Instruções para instalação de portões de correr
Consideremos a opção de fabricação e instalação de portões de correr. Notemos imediatamente que tais portões são mais difíceis de fabricar e instalar do que portões giratórios. Para fazer a moldura e a folha do portão e depois instalar a estrutura deslizante, você precisa de habilidades para trabalhar com máquina de solda.
Etapa 1 - confecção da folha do portão
Para este tipo de portão é necessário garantir uma boa rigidez do painel. Uma vez que suportará uma carga elevada com o próprio peso e com o vento.
Antes de começar a fazer a moldura, todos os seus elementos e a guia devem estar limpos de ferrugem. Isso pode ser feito com um moedor com escova de metal. Depois é necessário desengordurar e aplicar um primer anticorrosivo.
A partir de um tubo perfilado, você precisa soldar uma moldura retangular do mesmo tamanho da abertura. Primeiramente, uma guia em forma de trilho com a parte aberta voltada para baixo é soldada ao perfil inferior, por meio de pinças a uma distância de 20 cm.
Em seguida, os elementos verticais da estrutura e a barra superior são soldados. Um contrapeso em forma de triângulo é soldado na extremidade da estrutura e elementos de reforço são adicionados na forma de tubos verticais e seções em um ângulo de 45 graus (ou colocados diagonalmente em forma de cruz).
As costuras de soldagem também são tratadas com escova de aço e revestidas com primer, nesta fase a moldura pode ser pintada com uma tinta especial para uso externo. A seguir, a moldura deve ser revestida com madeira, papelão ondulado, chapa de aço ou outro material.
Etapa #2 - instalação de pilares e fundação
Para a instalação de portões de correr serão necessários: perfil metálico guia, suporte com roletes, platô com roletes, rolamento lateral neutralizador, rolete final, tampão para as extremidades do console, coletores e retentores de folhas da porta.
O tipo de guia é de grande importância. É responsável pelo funcionamento do portão e está sujeito a cargas pesadas.
Ao escolhê-lo você precisa tomar como base:
- tipo - portões cegos ou treliçados;
- tamanho do portão;
- peso da lona.
Para garantir o movimento desimpedido do portão ao longo da cerca, é necessária uma cerca reta, sem árvores ou arbustos ao longo do percurso e uma superfície plana do solo.
Como já mencionado, para reverter será necessário um comprimento uma vez e meia maior que o tamanho da abertura.Por exemplo, a abertura é de 4,5 m, então o comprimento de reversão deve ser de 11,25 m.
A instalação dos portões deve começar com a instalação dos pilares de sustentação. Podem ser feitos de tubos metálicos quadrados de 100 x 100 mm, pilares de concreto ou tijolo. Para portões de madeira, você pode retirar madeira de lei. A madeira é protendida tratar com antisséptico.
É necessário cavar buracos sob os pilares de tijolo até a profundidade de congelamento. Na concretagem da fundação é necessário o uso de reforço. Para fixar o poste do portão, deve-se soltar o reforço ou um canto metálico no poste para montagem da folha da porta.
As estruturas de portões cegos também requerem a instalação de dois pilares de sustentação, principalmente para aberturas maiores que 4,5 m. A altura dos apoios desde a base da estrada até o topo do portão é de 5 cm. Colocamos os pilares de sustentação no poço de fundação, fixando a uma estrutura de reforço, que é feita conforme descrito abaixo.
No sentido de rolar a tela ao longo da cerca, cavamos um buraco para a fundação. Sua profundidade deve ser de 100 a 120 cm, seu comprimento deve ser metade da abertura, sua largura deve ser de até 40 cm, sendo necessária uma gaiola de reforço para a fundação. Colocamos a estrutura do pórtico no furo, direcionando o reforço para baixo.
Colocamos a superfície do canal horizontalmente e estritamente na direção da linha de movimento do portão. A estrutura deve ser fixada lateralmente ao poste.
O concreto é derramado rente ao plano superior do canal.O tempo de maturação do concreto é de 28 dias, mas se o tempo não permitir é aconselhável aguardar pelo menos uma semana, só depois poderá iniciar a instalação do portão.
Etapa #3 - instalação do portão na abertura
Ao longo da linha de movimento do portão a uma altura de 20 cm, puxamos a corda do contra-poste até o final da base de concreto.
A partir da borda extrema da abertura ao longo da superfície da hipoteca, medindo 15 cm, marque o ponto onde os rolos começam a apoiar. Para determinar a localização do segundo suporte do rolo, é necessário pegar o comprimento do portão junto com o console, subtrair 10 cm, colocamos o resultado obtido do contra-poste em direção à abertura e ao longo da superfície da hipoteca - isso vai tornar-se o ponto de partida da segunda plataforma de rolos.
Montamos os rolos e os colocamos de perfil, movendo-os em direção ao meio da tela. Os suportes dos rolos devem ser colocados na superfície do canal nos pontos marcados, e a folha da porta deve ser posicionada ao longo do cordão próximo a ele.
O segundo suporte do rolo é fixado por soldagem. Movemos a folha do portão em direção à abertura até o ponto final. Verificamos e nivelamos o portão. Fixamos a primeira plataforma com os rolos por meio de soldagem.
Para fixar os suportes dos rolos ao canal, removemos a comporta e os próprios suportes são soldados em contorno à superfície do canal. Remontamos os suportes dos rolos nas plataformas de ajuste e colocamos o portão nos suportes. Depois de instalado o portão fechado e utilizando um nível, alinhamos os painéis de ajuste com uma chave inglesa.
Para ajustar a direção dos apoios no perfil, é necessário afrouxar as porcas superiores que prendem os apoios ao platô. O portão precisa ser aberto e fechado várias vezes.Os suportes serão colocados no perfil conforme necessário.
Quando a facilidade de movimento do portão for alcançada, as porcas podem ser apertadas e novamente verificadas quanto ao deslizamento suave ao longo da guia. Se o funcionamento da lâmina piorar, afrouxe as porcas novamente. É importante eliminar as distorções existentes nos apoios.
Inserimos o rolo final na extremidade do perfil e fixamos nos parafusos. Dado que funciona simultaneamente como batente final no fecho manual do portão, para garantir uma fixação fiável, soldamos por pontos a sua tampa ao perfil.
No lado oposto, insira um tampão na extremidade do perfil.
Ao instalar o suporte superior que orienta o movimento da folha da porta, posicionamo-lo de forma que os roletes se encaixem no topo do portão. O local de montagem deve estar direcionado para o poste de suporte. Fixamos o suporte de forma que a superfície do rolo fique alinhada com a placa protetora. Após a fixação, deve haver uma folga de um ou dois milímetros entre a placa protetora e o rolo.
Um canal é preso ao contra-poste, que é colocado firmemente no suporte da cerca. É necessário fechar o vão entre o portão e o poste - seus planos laterais devem cobrir a extremidade da tela. Quando fechada, a tela não deve atingir a parede posterior do canal do posto de retorno em 1,5-2 cm.
Para automatizar o processo de fechamento e abertura de portões, é necessário adquirir um dispositivo especial e instalá-lo.
Colocamos os coletores superior e inferior no plano do canal. Com a teia fechada, colocamos o coletor sob o rolo final de suporte, tentando alinhá-lo com ele no mesmo nível ou abaixar um pouco mais a parte de suporte do coletor.
Colocamos o coletor superior oposto aos cantos de proteção na extremidade do portão para que fiquem pressionados contra os suportes do coletor.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para ilustrar claramente as instruções de instalação de portões, sugerimos assistir a vídeos temáticos. Vídeo sobre instalação de portões de correr em forma de diagramas.
Vídeo sobre instalação de portões de correr na prática.
Fabricação e instalação de portões de correr.
Não é difícil escolher o desenho de portão adequado para o seu local se você levar em consideração todos os fatores: a largura da passagem, a disponibilidade de espaço para abertura, a compatibilidade dos materiais com a cerca, as condições para garantir a proteção de o território e o custo adequado. E você pode economizar dinheiro se fizer e instalar os portões sozinho.
Você tem alguma dúvida sobre os tipos de portões ou as nuances da instalação de uma estrutura deslizante? Pergunte aos nossos especialistas - o formulário de feedback está localizado abaixo. Se você tem experiência pessoal na instalação de portões, compartilhe-a com nossos leitores. Também aqui você pode anexar fotos originais dos portões que você mesmo instalou.
Pendurado