Janela para caldeira a gás em residência particular: normas legislativas para envidraçamento de ambiente
Concordo, ninguém quer se machucar com uma explosão de gás. Não é verdade? No entanto, ninguém garante isso.Assim, nas últimas duas décadas, muitos dos nossos compatriotas perderam propriedades, saúde e vidas em tais incidentes. Mas você pode evitar problemas. Para tal, será necessário equipar adequadamente a janela da sala da caldeira a gás de uma habitação privada, sempre respeitando as normas e regulamentos previstos nos atos legislativos.
Somente o cumprimento estrito dos requisitos para o elemento de projeto especificado, estabelecidos nos documentos regulamentares, ajudará a tornar a operação do equipamento a gás mais segura. Explicaremos por que isso acontece a seguir.
O conteúdo do artigo:
Legislação sobre janelas em salas de caldeiras
A questão da vidraça das salas onde estão localizadas as caldeiras a gás é regulamentada SP 402.1325800.2018, que entrou em vigor em 6 de junho de 2019.
Mas as normas deste documento apenas estabelecem que deve haver janelas na sala das caldeiras e regulam o seu tipo e área. Todos os outros detalhes são fornecidos em GOST R 56288-2014, a que se refere a SP 402.1325800.2018.
É por isso projeto de sala de caldeira deverá ser realizada tendo em conta as normas constantes destes dois estatutos.
Como deveriam ser as janelas?
A SP 402.1325800.2018 estabelece que caldeira a gás só pode ser instalada em ambiente especialmente equipado e com janela.
Além disso, este elemento do projeto da sala da caldeira deve estar equipado com:
- janela;
- qualquer outro dispositivo adequado para fornecer ventilação à sala das caldeiras.
Leitura recomendada: Ajustando janelas de plástico.
Ou seja, as características de design indicadas da janela indicam que ela não é considerada apenas como fonte de luz natural. E como um elemento importante do sistema ventilação da sala da caldeira.
Recomendamos também que você se familiarize com as normas gerais para instalação de caldeiras a gás. Mais detalhes - acesse link.
Área envidraçada da sala da caldeira
A cláusula 5.10 do referido Código de Normas estabelece que a área envidraçada deverá ser de no mínimo 0,03 m² para cada metro cúbico de volume do ambiente onde será instalado. uma caldeira a gás.
Este é o valor padrão para edifícios classificados como grupo B de risco de incêndio/explosão.
Além disso, deve-se atentar para o fato de que a área acima deverá ser ocupada pela janela como um todo, ou seja, o vidro. Que, além disso, deve ser uma estrutura envolvente facilmente removível, caso contrário a sala da caldeira não poderá funcionar.
O que é uma envolvente de edifício facilmente reconfigurável?
São elementos estruturais de um edifício que, durante uma explosão de gás, devem desabar facilmente e formar aberturas para liberação eficiente e rápida do excesso de pressão. É comum usar vidros de salas de caldeiras como estruturas de fechamento facilmente removíveis.
Deve-se lembrar que o vidro reforçado, devido às suas características de resistência, não poderá ruir sob as cargas exigidas. Como resultado, eles não proporcionarão um alívio eficaz do excesso de pressão. Portanto, seu uso em caldeiras é estritamente proibido.
A mesma afirmação se aplica a materiais como:
- policarbonato;
- tríplex;
- Estalinista
Ou seja, até recentemente, apenas as folhas de vidro comuns eram classificadas como estruturas facilmente removíveis. Mas desde o verão de 2019, surgiram outras opções.
Análogos à folha de vidro
Se o material especificado em um caso particular não for a solução ideal, então pode-se dar preferência a janelas com vidros duplos.
Mas existem limitações. Assim, as folhas de vidro comuns podem ser substituídas por janelas com vidros duplos fabricadas de acordo com os requisitos especificados em GOST R 56288-2014 para edifícios residenciais. É proibido usar quaisquer outros produtos.
O GOST especificado também afirma que o vidro comum pode ser substituído por janelas com:
- um elemento rotativo, que é uma aba facilmente reajustável, que, durante uma explosão de gás, sob a influência de um ligeiro excesso de pressão, abre para fora e gira em torno do eixo de suas dobradiças destinadas à fixação;
- um elemento deslocável, que é um caixilho de janela com vidro duplo ou a própria janela de vidro duplo, que durante uma explosão de gás sob a influência de um ligeiro excesso de pressão são destruídos e caem.
Além disso, o caixilho giratório pode ser horizontal ou vertical, o que aumenta a funcionalidade das janelas facilmente removíveis.
Sua característica importante é também a presença obrigatória de dispositivos especiais de travamento de segurança, elementos de fixação destrutíveis e travas.
Quando expostos ao excesso de pressão, devem liberar livremente o elemento estrutural deslocado ou giratório.
De acordo com os requisitos do perfil GOST acima mencionado, todas as janelas facilmente removíveis devem ser marcadas com designações de letras especiais.
Nomeadamente, os seguintes códigos devem estar presentes nos seus elementos estruturais:
- LSKOS, indicando que se trata de uma estrutura de janela facilmente removível com vidros duplos;
- carta E, indicando que a janela se destina a edifícios residenciais;
- carta P ou COM, indicando o tipo de abertura da abertura de descarga - rotativa/deslocável.
Além disso, nas janelas de desenho facilmente reconfigurável, deve ser indicado o número do documento regulamentar com base nos requisitos com que foram fabricadas.
Por exemplo, a designação completa pode ser assim: LSKOS ZH P GOST R 56288-2012. Isso eliminará erros na escolha.
Características técnicas do LSK
De acordo com os padrões estabelecidos no GOST relevante, os dispositivos de travamento para janelas facilmente reconfiguráveis devem garantir a liberação ou rotação do caixilho quando o excesso de pressão atingir 0,7 kPa.
Neste caso, para janelas com elemento estrutural deslocável, considera-se acionada uma alteração da posição do caixilho em 90°.
Ou seja, no caso do LSC na sala onde está localizada a caldeira a gás, não só o tamanho da janela é importante, mas também como ela irá desobstruir a abertura para aliviar a pressão.
A operação confiável deve ser garantida em uma ampla faixa de temperatura (-30...45°C).
Caso contrário, as estruturas facilmente reconfiguráveis são janelas comuns. Que pode resistir efetivamente à transferência de calor e pertencer à classe de isolamento acústico D ou superior.
Por que são necessárias estruturas facilmente reconfiguráveis?
Na Federação Russa, a questão das explosões de gás é aguda. Assim, dezenas desses incidentes ocorrem anualmente no país. A mais notória foi em Janeiro de 2008, durante a qual ocorreram 10 explosões, matando dezenas de russos.
E a razão é agravada pelas janelas modernas baratas, mas muito duráveis, que podem suportar um excesso de pressão significativo por um curto período de tempo. Como resultado, a pressão sobre a estrutura do edifício aumenta significativamente. E muitas vezes não suporta cargas horizontais, uma vez que as mesmas paredes não foram projetadas para isso. Como resultado, os edifícios simplesmente se acumulam como castelos de cartas.
Existem 2 maneiras de combater esse fenômeno negativo, que incluem:
- fortalecimento da estrutura dos edifícios;
- uso de estruturas facilmente removíveis.
E, como a primeira opção é cara e nem sempre disponível, a principal forma de proteção contra as consequências negativas das explosões foi a utilização do LSC.
Que estão presentes no mercado russo há muito tempo, mas o seu alto custo não contribuiu para a sua popularidade. O governo decidiu “facilitar” isto, tornando obrigatória a utilização de estruturas facilmente reajustáveis em vários casos.
E sobre os requisitos de segurança contra incêndio para instalação de caldeiras a gás, leia nossos outros artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
No vídeo abaixo, um especialista fala sobre a forma que pode assumir uma estrutura facilmente reconfigurável em uma sala de caldeira:
Os padrões de envidraçamento para uma caldeira a gás em funcionamento devem ser atendidos. Pois isso aumenta, e significativamente, a segurança da casa. Afinal, libertar o excesso de pressão a tempo pode salvar a vida das pessoas e os seus bens da destruição.
Abaixo, no artigo, você pode tirar dúvidas, complementar nosso material com informações valiosas ou compartilhar sua própria experiência na disposição de janelas em uma sala de caldeira. Conte-nos quais dificuldades você enfrentou ao montar uma sala de caldeira em uma casa particular e como conseguiu superá-las.
Olá.Pretendo instalar uma caldeira a gás em uma sala separada, em todos os lugares escrevem sobre janelas de metal-plástico, há boas e velhas janelas de madeira, você pode instalá-las.
olá, na sala da caldeira de uma casa particular, se você usar uma estrutura de janela facilmente removível, então a espessura está indicada na tabela 3 da norma estadual e a área do caixilho reajustável é calculada conforme apêndice A da norma estadual norma, também na norma estadual nos parágrafos 5.1.2.1. As estruturas de janelas facilmente removíveis são instaladas em edifícios ou compartimentos corta-fogo para fins industriais e de armazenamento das categorias A e B de acordo com [1, Capítulo 8, Artigo 27]. portanto, não está claro se a exigência do inspetor de exigir a aplicação de GOST 56288 à abertura da janela é justificada ou se é permitido de acordo com SP 402.. usar vidros de janela a uma taxa de 0,03 m3 por 1 m3 de sala ,