Códigos de erro da caldeira Master Gas: interpretação de símbolos e guias de solução de problemas
As caldeiras a gás sul-coreanas da marca Master Gas Seoul são dispositivos funcionais estruturalmente complexos com rico equipamento técnico. As unidades compactas estão literalmente abarrotadas de dispositivos que garantem o funcionamento estável do equipamento e automatizam o processo. Todos os componentes do sistema são importantes e estão interligados, mas qualquer um deles pode falhar.
Os códigos de erro da caldeira Master Gas irão ajudá-lo a descobrir a ocorrência e a causa do mau funcionamento. As combinações alfanuméricas que aparecem no display informarão onde ocorreu a violação e permitirão que você decida rapidamente o que deve ser feito para eliminá-la. É extremamente importante não perder tempo ao restaurar a funcionalidade da unidade. Você concorda?
Diremos como o mau funcionamento da caldeira é codificado pelo fabricante. Diremos quais ações precisam ser tomadas para corrigir a situação. Com o artigo que apresentamos, você aprenderá quais reparos são necessários para restaurar a unidade e quais deficiências na obra podem ser eliminadas com suas próprias mãos.
O conteúdo do artigo:
Brevemente sobre o dispositivo e sistemas funcionais
A empresa “Daesung Celtic Enersys Co., fundada na República do Cazaquistão” Ltda." oferece aos consumidores russos uma linha de caldeiras a gás montadas na parede que atendem instalações de 110 a 210 m². Unidades de circuito duplo da Coreia do Sul com o logotipo Master Gas Seoul e a seguinte designação de letras de 11 a 21 são adaptadas às condições operacionais domésticas.
Em essência, são uma sala de minicaldeira cuidadosamente pensada e cuidadosamente equipada. Possui sistemas próprios de proteção, estimulação da movimentação do meio aquecido, retirada de bolsas de ar e produtos de combustão e outros dispositivos.
Apesar da elevada qualidade de montagem, bem como da seleção escrupulosa de componentes e peças, de vez em quando um deles fica inutilizável. Irregularidades na operação ocorrem devido a simples desgaste, fim de vida útil, etc. Infelizmente, a lista de motivos comuns também inclui a atitude errada dos proprietários em relação a equipamentos técnicos complexos.
Além disso, as unidades processam gás para produzir calor. E esse tipo de combustível é extremamente tóxico, por isso as avarias devem ser levadas a sério. Qualquer violação pode levar a consequências indesejáveis e ameaçadoras, que são melhor evitadas nos estágios iniciais.
Os componentes importantes responsáveis pelo funcionamento do modelo de caldeira de parede incluem:
- Bloco queimador. Localizado na câmara de combustão. Consiste em um queimador e um coletor com bicos de alimentação de gás. Responsável pela preparação da mistura gás-ar, ou mais precisamente, pela mistura do combustível azul com o ar nas proporções necessárias para a combustão normal.
- Vela de ignição. Localizado à esquerda do queimador. Quando ativado, produz uma faísca que inflama a mistura gás-ar.
- Bomba de circulação. Estimula o movimento do refrigerante ao longo dos circuitos localizados no interior da caldeira e, após o aquecimento, “empurra-o” para a saída do sistema de aquecimento e da tubagem de abastecimento de água quente.
- Tanque de expansão. Aceita o volume de refrigerante formado quando a água é aquecida.Isto elimina o excesso de pressão, que pode levar à despressurização dos circuitos.
- Saída de ar. Um dispositivo para aliviar automaticamente bolsas de ar de sistemas de tubulações fechadas ajuda a criar uma pressão estável sem excessos ou quedas de pressão.
- Sensores de temperatura e fluxo de AQS. Usado para automatizar o processo. O primeiro fixa os limites superior e inferior de aquecimento para enviar um comando para ligar/desligar o queimador. O segundo dá sinal para passar para o abastecimento de água sanitária no momento da abertura da torneira.
- Sensor de temperatura de aquecimento. Reage às mudanças na temperatura do líquido refrigerante. Automatiza o procedimento de aquecimento.
- Válvula de gás. Regula o fornecimento de gás à câmara de combustão através dos bicos do coletor de gás. Bloqueia o fornecimento de combustível ao queimador em caso de situação ameaçadora.
- Medidor de pressão. Controla a pressão da água, dá comandos para desligar a unidade quando a pressão cai ou ultrapassa.
- Fã. Estimula a remoção de produtos gasosos do processamento de combustível para a chaminé. Um pressostato de ar é responsável pelo funcionamento do próprio ventilador, que desliga a caldeira na ausência de tiragem.
- Vela de ionização. Detecta a presença de chama quando o queimador está funcionando. Se o fogo se apagar por qualquer motivo, este dispositivo dará um comando para interromper o fornecimento de gás.
Cada um dos dispositivos listados executa sua própria área de trabalho. Além deles, existe também um grupo importante que evita a ocorrência de situações perigosas. Estes incluem uma válvula de segurança, um relé térmico que evita o superaquecimento dos trocadores de calor e outras peças e componentes do sistema igualmente importantes.
Decifrando códigos e formas de lidar com falhas
Notemos desde já que as violações graves no funcionamento da unidade de aquecimento a gás devem ser eliminadas pelos funcionários da organização com a qual foi celebrado o contrato de manutenção do equipamento a gás.
Todas as ações de amadores dentro da “sala da mini-caldeira” são estritamente proibidas. Simplificando, se você precisar remover o invólucro de uma caldeira a gás para resolver o problema, você não deve “subir” nele sozinho.
Porém, os proprietários devem saber o que aconteceu com seu aparelho para decidir se precisam chamar um técnico ou se o problema pode ser resolvido simplesmente limpando o aparelho entupido com depósitos de carbono. Vejamos quais erros o fabricante codificou e o que fazer se o código aparecer no display eletrônico.
Violações e erros codificados de fábrica
Erro A2. Este é um sinal de mau funcionamento do ventilador.
Existem três razões para o mau funcionamento:
- O dispositivo não está recebendo energia.Você precisa verificar a fiação com a qual o ventilador está equipado e as conexões. É possível que o contato esteja simplesmente quebrado em algum lugar.
- O ventilador falhou. Não importa se serviu ao seu propósito ou quebrou por algum outro motivo, o ventilador terá que ser substituído. Se “voar” durante o período de garantia, os trabalhadores do gás deverão fornecer um novo.
- O fusível queimou. Com este dispositivo tudo é extremamente simples. Deve ser alterado imediatamente.
Independentemente do tipo de avaria, o funcionamento da caldeira será interrompido pelo pressostato. Na verdade, devido à inoperabilidade do ventilador, fumaça cáustica e tóxica pode entrar nas instalações. Os proprietários precisam desligar a caldeira e chamar um técnico da central de atendimento.
Erro A3. Aviso de falha da bomba.
Se a bomba parar de funcionar, o aquecimento refrigerante não fluirá para os aparelhos de aquecimento e a água quente sanitária para os misturadores. A consequência padrão do erro A3 é a parada da caldeira Master Gas pelo relé térmico. Para uma unidade bloqueada, você precisará comprar uma bomba nova.
A opção mais econômica e humana de avaria para os proprietários é uma violação na fiação. Se um fio estiver preso em algum lugar ou um contato se soltar, o técnico irá consertá-lo imediatamente e dar partida no equipamento.
Se a bomba estiver funcionando bem e a fiação não estiver danificada, o que pode ser verificado verificando, e o relé térmico desliga a caldeira, o motivo não é a bomba. Isso significa que o próprio relé térmico precisa ser substituído.
Erro A4. A caldeira está bloqueada por um relé térmico disparado.
O relé térmico é um dispositivo de proteção que responde ao superaquecimento do trocador de calor. Na maioria das vezes, a temperatura nas caldeiras Master Gas é excedida e o erro A4 “aparece” no display ocorre devido a uma falha na bomba. Se o refrigerante não circular, a caldeira continua a aquecê-lo. Como resultado, a água no trocador de calor ferve e a unidade fica bloqueada.
Observe que o superaquecimento não ocorre apenas devido a falha da bomba. Muitas vezes ocorre devido ao movimento lento em tubos “cobertos” de depósitos minerais. O proprietário de um sistema autônomo pode limpar ele mesmo o aquecimento, mas é melhor que um especialista remova “crescimentos” do trocador de calor.
Deve-se lembrar que a limpeza não está incluída na lista de obrigações de garantia do fabricante do produto técnico. São realizadas por conta dos proprietários, portanto é melhor evitar a deposição de sedimentos nas paredes das tubulações. Para fazer isso, você precisa tentar não trocar o refrigerante do sistema sem necessidade aparente.
Erro A5. Queda de pressão do refrigerante.
Se aparecer o código de erro A5 no display eletrônico ou no display da caldeira PU da marca Master Gas, significa que há uma mudança brusca no circuito de aquecimento pressão diminuiu.
Esta violação também tem três motivos:
- Câmara de ar. Muitas vezes aparecem quando o sistema de aquecimento está cheio de líquido refrigerante, menos frequentemente quando a água ferve e o termostato não funciona. O usuário pode remover bolsas de ar sangrando através Guindastes Mayevsky nas baterias. Você precisa começar a sangrar para o dispositivo mais distante da caldeira.
- O sensor de pressão de aquecimento está quebrado. Se sangrar o ar dos radiadores não ajudar, você terá que trocar o sensor de pressão do líquido refrigerante.
- A conexão entre o sensor e a placa eletrônica está interrompida. Para identificar a causa exata e a localização da interrupção do circuito de conexão, é necessário verificar todos os contatos e fiação entre a placa de controle e o sensor.
Em suma, se você Sangre o ar das baterias, e isso não adiantou, desligue a caldeira e ligue para o atendimento ao cliente.
Erro A6. A ignição não funciona.
Os motivos para este erro são muitos, a maioria deles associados à deposição de produtos de combustão na vela ou a problemas na fiação elétrica:
- Bloco queimador entupido. É necessário limpar o queimador e os bicos de gás de depósitos de carbono e fuligem. Para a limpeza, o queimador com coletor é retirado da câmara de gás e tratado com escova. Os depósitos de carbono das velas de ionização e ignição são limpos com lixa fina. Em seguida, enxugam tudo com pano úmido e limpam os canais internos com escova.
- A vela de ignição não está funcionando. Ele pode estar com defeito ou a fiação elétrica conectada a ele pode estar danificada. Se o eletrodo da vela estiver simplesmente coberto de fuligem, ele precisa ser limpo, o próprio dispositivo deve ser limpo e desengraxado.
- A vela de ignição de ionização não está funcionando. Existem duas soluções possíveis: ou o bagre “voou” ou a fiação se soltou em algum lugar.
- O transformador de ignição não funciona. A situação é semelhante às velas de ignição: elas próprias estão quebradas e precisam ser substituídas ou não há contato em algum lugar do circuito elétrico.
- O fornecimento de gás foi interrompido.Esta é a causa mais séria e perigosa do erro A6. Requer contato obrigatório com especialistas em gás, a menos, é claro, que você mesmo tenha esquecido de abrir a válvula de gás na entrada do gasoduto para a caldeira.
Em caso de interrupção do fornecimento de gás ao queimador, o contacto com a empresa de gás é obrigatório para aqueles cujas caldeiras são alimentadas a gás principal.
E os proprietários de sistemas autônomos precisam primeiro verificar a pressão porta-gás ou cilindros. Agora, se tudo estiver em ordem com a fonte de gás, é preciso chamar os técnicos da empresa prestadora de serviço.
Erro A7. Danos na válvula de gás.
O mau funcionamento da válvula de gás está tradicionalmente associado a:
- Com uma ruptura na bobina moduladora. Não há nada que você possa fazer sobre isso; você terá que substituir a válvula completamente.
- Com danos ao circuito elétrico. Você precisa verificar todos os contatos e fios quanto a conexões ruins ou condutores quebrados.
Para verificar válvula de gás Para garantir a funcionalidade, um dos fios é desconectado da bobina moduladora. Se, após reconectar, o A7 piscando no display não desaparecer, prepare-se para comprar um novo aparelho e substituí-lo.
Erro A8. Chama que não se apaga após desligar o queimador.
Se, após interromper o processo de aquecimento, permanecer uma pequena chama imorredoura na câmara de combustão, significa que a válvula de gás ficou inutilizável. Simplificando, o diafragma localizado dentro da válvula está danificado.Não é possível alterá-lo. Você precisa comprar uma nova válvula.
Erro A9. Modo anticongelante.
O sistema foi concebido para funcionar continuamente durante os períodos de frio, mesmo que a própria caldeira esteja desligada. Quando a temperatura do líquido refrigerante cai abaixo do limite indicado pelo fabricante, ele liga o queimador para manter uma temperatura mínima de fundo. Quando a temperatura descer para +5º C, além do queimador, a automação também acionará a bomba de circulação.
Se a caldeira mostrar A9, é necessário configurar e reiniciar este modo. Cada proprietário pode fazer isso sozinho, sem chamar um especialista.
Erro AA. Disparo do sensor de temperatura do circuito de aquecimento.
Se o sensor de temperatura instalado no circuito de aquecimento disparou e enviou um sinal ao termóstato para bloquear a caldeira, significa que a água nele contida aqueceu acima de +95º C e está prestes a ferver.
O aparecimento do erro AA no display do dispositivo Master Gas Seoul é causado por:
- Desligue as válvulas de comunicação. É necessário verificar se você esqueceu de abrir o caminho para a movimentação do refrigerante, reposição e abastecimento de água antes de ligar a unidade.
- Filtro obstruído. Após desligar a caldeira, é necessário testar o filtro de aquecimento. Se estiver entupido com sedimentos minerais, o refrigerante não se move por causa disso. Limpe e enxágue abundantemente em água corrente.
- Falha na bomba. É necessária a substituição do dispositivo que estimula o fluxo de água em sistema fechado.
- Válvula de três vias inoperante. O dispositivo que distribui os fluxos para a linha de aquecimento e AQS necessita de ser substituído.
- Sensor de fluxo quebrado. O dispositivo que regista leituras incorretas no circuito de água quente sanitária deverá ser substituído.
Se a situação não for corrigida prontamente e as causas não forem eliminadas, as consequências podem ser as mais desastrosas: desde uma violação da estanqueidade das tubulações até uma avaria irreparável da unidade.
Erro Ab. Danos no sensor de temperatura do circuito de aquecimento.
Se o sensor de temperatura que registra as leituras do líquido refrigerante estiver com defeito, verifique o funcionamento do próprio dispositivo ou as conexões elétricas que o fornecem energia.
Eles verificam da mesma forma que uma válvula de gás - desconectam um dos contatos quando a caldeira é desligada. O aparecimento deste erro no display após o arranque da caldeira indica que o problema não está nela, mas sim na cablagem. Ao testar todos os contatos e fios, os danos são encontrados e reparados.
Erro de CA. Danos no sensor de temperatura do circuito AQS.
As causas e a sua procura são efectuadas da mesma forma que todas estas medidas são feitas com um sensor que regista a temperatura no circuito de aquecimento. Se este erro aparecer quando o fio for desconectado, o próprio sensor está intacto. Conseqüentemente, não funcionou devido a uma interrupção no circuito elétrico.
Erro Ae. Mau funcionamento do pressostato de ar.
Existem três razões principais para a falha do pressostato:
- Canais entupidos. Além disso, é necessário verificar a chaminé e o tubo de alimentação de ar na câmara de combustão fechada.Se for utilizada uma chaminé coaxial, apenas esta é verificada. Se detectado, os caminhos de alimentação e descarga de ar da caldeira a gás devem ser imediatamente desobstruídos.
- Falha na fiação elétrica. É possível que um dos contatos esteja solto ou o fio esteja danificado.
- Avaria do próprio pressostato. Se, com uma queda de pressão de 130 Pa, os contatos do aparelho não fecharem, significa que o próprio aparelho está com defeito. Teremos que mudar isso.
Porém, além dos erros listados acima, também existem violações na operação das caldeiras sul-coreanas, para as quais os códigos não foram desenvolvidos ou aceitos. Entretanto, conhecê-los é muito útil.
Mau funcionamento da caldeira sem código de erro
Se a sua caldeira Master Gas se recusar a ligar, nenhum código de erro aparecerá no display do controle remoto ou na placa eletrônica. Neste caso, é necessário verificar se o equipamento está conectado à rede e se a tomada ou o cabo de alimentação estão danificados.
Depois de verificar se está tudo em ordem com a alimentação, mas a caldeira ainda não liga, proceda à inspeção da placa eletrônica. É possível que tenha entrado água. Para secar é preferível usar um secador de cabelo, após o qual é necessário deixar o aparelho por alguns dias para que toda a umidade residual evapore completamente.
Além disso, os pré-requisitos para uma parada repentina da caldeira incluem um fusível queimado. Esta parte se desgasta rapidamente. Via de regra, pode ser facilmente substituído.
Se notar ruídos de estalo no queimador, preste atenção ao estado do queimador a gás. Geralmente começa a estourar quando precisa de uma limpeza séria.Porém, isso também pode acontecer devido ao ajuste incorreto da válvula de gás - a pressão mínima precisará ser ajustada.
Se não for possível obter condições confortáveis com a temperatura correta do líquido refrigerante, é provável que ele esteja sujo ou com defeito. sensor de temperatura. Precisa de limpeza, se isso não ajudar, substitua-o.
Caso a saída de água sanitária aquecida de uma caldeira a gás de circuito duplo seja insuficiente, vale a pena verificar a pressão. É possível que pressão fraca num sistema centralizado de onde a água é fornecida à caldeira. No entanto, o filtro de sujeira na linha de abastecimento de água pode ficar entupido ou o trocador de calor secundário, denominado trocador de calor de placas, pode ficar entupido.
Se ao entrar em sua casa/apartamento sentir um cheiro desagradável de gás, significa que há vazamento. O principal aqui é não perder a cabeça e o tempo. Você deve abrir imediatamente a janela e alargar a porta para criar um fluxo de ar e, em seguida, chamar o sinal de emergência. Em hipótese alguma você deve acender a luz, acender fósforos ou usar isqueiro! Qualquer faísca causará uma explosão.
Baksi irá familiarizá-lo com a decifração dos códigos de violações no funcionamento da caldeira. próximo artigo, que aconselhamos a leitura não apenas de potenciais compradores, mas também de todos os proprietários de equipamentos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo a seguir apresentará as regras de manutenção de caldeiras sul-coreanas da marca Master Gas Seoul:
As regras e especificidades da decifração de erros são informações extremamente úteis que permitem responder rapidamente a todas as possíveis violações no funcionamento da caldeira.Ainda assim, o proprietário será o primeiro a enfrentar todos os tipos de falhas. Cabe a ele decidir sobre novas ações.
Quer compartilhar sua própria experiência na decifração de erros da caldeira Master Gas e na eliminação imediata do problema? Você tem informações úteis não listadas no artigo? Deixe comentários no formulário abaixo, tire dúvidas e poste fotos temáticas.
Erro A2. Este é um sinal de mau funcionamento do ventilador.
Independentemente do tipo de avaria, o funcionamento da caldeira será interrompido pelo pressostato. Na verdade, devido à inoperabilidade do ventilador, fumaça cáustica e tóxica pode entrar nas instalações.
Esta afirmação não é correcta; se o ventilador não fornecer tiragem devido ao seu mau funcionamento, o pressostato desta caldeira permanecerá fechado porque abre apenas devido ao excesso de pressão na chaminé