Pressão fraca de água quente de um gêiser: razões para pressão reduzida + instruções de limpeza

Para tomar banho em água quente e evitar possíveis reparos dispendiosos, é necessário operar o equipamento corretamente e também, como medida preventiva, limpá-lo periodicamente da sujeira acumulada. Incrustações, entupimentos, desgaste de filtros - esses e outros fatores podem levar à fraca pressão da água quente do aquecedor de água a gás ou à falha completa do eletrodoméstico. Eu não gostaria de ficar sem água quente no momento mais inoportuno, concorda?

Mas o que fazer em caso de baixa pressão, como detectar a causa e eliminá-la? Neste artigo consideraremos detalhadamente os possíveis problemas que impedem o funcionamento normal do aquecedor de água e os métodos para solucionar o problema. Para maior clareza, complementaremos o material apresentado com recomendações de fotos e vídeos.

Razões para a baixa pressão da água da torneira

Você está enfrentando o problema de pressão insuficiente? Vamos descobrir o que pode estar causando essa situação e como resolvê-la corretamente.

Problema nº 1 – pressão insuficiente na rede

Às vezes, ocorrem problemas com fraca pressão da água quente devido à instabilidade pressão do gasoduto. Especialmente os moradores de prédios altos enfrentam essa dificuldade.

Quando a pressão diminui, os sensores do aquecedor de água são ativados. Não só a água flui mal, como a sua temperatura não ultrapassa os 50 °C. Claro, deve haver uma diferença de pressão na entrada e na saída da coluna, mas não muito.

Se o aquecedor de água estiver totalmente operacional e o motivo da baixa pressão estiver na pressão insuficiente no abastecimento de água centralizado, você poderá influenciar a situação instalando acumulador hidráulico volume adequado. Esta solução é ideal para casas e apartamentos com cortes frequentes de abastecimento de água.

Tanque de armazenamento de água
Os acumuladores hidráulicos vêm em tamanhos diferentes. O tipo de instalação pode ser vertical ou horizontal. O volume necessário deve ser selecionado com base nas necessidades pessoais.

Problema nº 2 – filtro entupido

Se a pressão no sistema de abastecimento de água estiver normal, mas a água fluir mal do aquecedor de água a gás, será necessário procurar o motivo no próprio aquecedor de água. O filtro pode estar entupido ou formar-se incrustações.

E às vezes o alto-falante falha devido à potência insuficiente. Portanto, os especialistas recomendam comprar gás emreaquecedores potência de 8 kW ou mais.

O problema mais comum com a baixa pressão da água quente é um filtro grosso entupido. Tudo por causa de sistemas de tubulação antigos que não são substituídos ou reparados há anos. Micropartículas de vários detritos chegam até nós junto com a água através da tubulação. O filtro os “retarda” e evita que vazem para o aquecedor de água a gás.

Com o tempo, muitos detritos se acumulam e a pressão da água piora. Portanto, a malha precisa ser limpa periodicamente.

Você pode encontrar o filtro no tubo redutor de água. Parece uma malha normal. Se a pressão da água fosse forte, o elemento do filtro poderia entortar e entrar no tubo. A tela deve ser removida e lavada em água corrente. Para um melhor efeito, você pode mergulhá-lo brevemente em uma solução de ácido acético.

Problema #3 – formação de escala

Com o tempo, à medida que a água aquece, formam-se incrustações na superfície dos elementos internos da coluna. A taxa de formação de depósitos depende de muitos fatores: dureza da água, frequência do equipamento de aquecimento.

A incrustação nos tubos do trocador de calor não apenas reduz a pressão no sistema, mas também aumenta a quantidade de gás usado para aquecer a água.

Incrustações nos tubos do trocador de calor
Se a incrustação não for tratada, ela crescerá gradualmente nos tubos do trocador de calor e bloqueará o fluxo de água

Os depósitos de calcário podem até causar a quebra do aquecedor de água. Portanto, aos primeiros sinais de formação de incrustações, deve-se limpando a coluna.

Sinais de aparecimento de escamas:

  • há baixa pressão da água quente na saída do aquecedor;
  • após um breve aquecimento, a proteção (sensor de calor) é acionada;
  • o alto-falante geralmente liga e desliga;
  • A água demora muito para esquentar.

Remova as incrustações do trocador de calor utilizando produtos adquiridos ou soluções especialmente preparadas para esse fim. Existem também métodos não químicos para combater os depósitos de calcário.

Método #1 – ácido cítrico + instruções de limpeza

Quando a incrustação se forma e o aquecedor de água a gás está entupido, poucas pessoas sabem como limpá-lo se não houver pressão normal da água. A melhor coisa a fazer, claro, é procurar ajuda de profissionais. Mas às vezes não há tempo nem dinheiro extra para chamar um especialista.

Portanto, muitos proprietários lavam seus aquecedores de água de forma independente para remover depósitos de calcário. Uma solução de ácido cítrico é usada para esses fins. Mas este procedimento deve ser realizado com cuidado para não danificar as peças do aparelho a gás. Se sentir cheiro de gás, ligue para os serviços de emergência.

Trocador de calor em solução
Quando um radiador é colocado em uma solução com suco de limão, todos os seus elementos devem estar completamente cobertos com líquido

Algoritmo para limpar você mesmo a coluna:

  1. Realizamos trabalhos preparatórios: desligar a água e o gás, desligar o esquentador da rede, escoar o líquido do equipamento.
  2. Limpamos o filtro de malha localizado na entrada da unidade receptora. A malha pode ser lavada sob pressão normal de água. Se houver depósitos de cálcio, mergulhe o filtro em uma solução de ácido cítrico.
  3. À medida que o trabalho de limpeza avança, verificamos a membrana. Caso seja detectada alguma deformação na peça, substituímos por uma nova. Por conta própria remova a membrana e instale-a de volta não é difícil, pois o bloco é montado por meio de conexões roscadas.
  4. Removemos o trocador de calor. Não puxe com muita força; você pode danificar a fixação. Se as porcas estiverem azedas e difíceis de desparafusar, pegue “VD-40” ou um produto similar e aplique-o nas conexões roscadas. Após 20 minutos você já pode tentar remover o trocador de calor.
  5. Mergulhe o trocador de calor em uma solução: 200 g de ácido cítrico por 1 litro de água. Despeje o produto resultante no radiador e deixe agir por 10-12 horas.
  6. Lavamos o trocador de calor com água e instalamos em seu lugar. Durante a instalação das peças, verificamos o estado das juntas de vedação e, se necessário, instalamos novas.
  7. Abrimos o abastecimento de água e verificamos se não há vazamentos.
  8. Espalhe a junção com o tubo de gás com água e sabão e verifique se há vazamentos.
  9. Ligamos o esquentador a gás à rede elétrica e aquecemos a água.

Esta limpeza deve ser feita a cada 2 anos. Se a água tiver níveis elevados de dureza, a descalcificação será feita com mais frequência.

O ácido cítrico é bastante popular na limpeza de vários eletrodomésticos e eletrodomésticos. Assim, é frequentemente usado como um remédio eficaz para limpando a máquina de lavar.

Método #2 – usando ácido fosfórico

A limpeza da balança usando este método requer a remoção do radiador do aquecedor de água a gás. Para circular o produto pelo radiador, será necessário um dispositivo especial e um concentrado de ácido ortofosfórico 7 a 10%.

Booster para lavagem do trocador de calor
O dispositivo consiste em uma lavagem de incrustações de um tanque e uma bomba centrífuga embutida. Seu uso permite lavar de forma rápida e eficiente o trocador de calor da coluna

O trocador de calor retirado da coluna é instalado sobre uma superfície plana, após o que é conectado a ele um equipamento de limpeza com reagente já abastecido. As ligações entre a instalação e a entrada e saída do radiador devem ser vedadas, podendo ser isoladas com fita isolante.

O procedimento de descalcificação dura cerca de uma hora. Porém, tudo depende do grau de obstrução do radiador: se a camada de depósito for muito espessa, o tempo de lavagem pode ser aumentado. A seguir, o trocador de calor deve ser cuidadosamente lavado para remover quaisquer resíduos de ácido fosfórico e cuidadosamente instalado em seu lugar.

Método #3 – descalcificação com ácido clorídrico

A descalcificação rápida do trocador de calor da coluna pode ser feita com ácido clorídrico. Para isso, pegue dois pedaços de mangueira ou tubo com encaixe: uma parte é conectada à entrada do radiador e a segunda à saída. Um funil é preso à primeira mangueira e elevado acima do nível do aquecedor de água. Uma solução de ácido clorídrico a 3-5% é despejada lentamente no regador.

Pode formar-se espuma durante o processo de lavagem. O produto corrói rapidamente as incrustações, se houver forte pressão na saída significa que os depósitos já se dissolveram.Certifique-se de lavar com luvas de borracha, pois o ácido pode ferir a pele das mãos.

Abundância de incrustações em tubos
É assim que se parecem os canos cobertos de escamas. Se você não monitorar regularmente sua condição e não limpá-los em tempo hábil, a pressão normal da água quente não será restaurada.

Usando ácidos clorídrico e outros, é muito fácil eliminar as incrustações em um aquecedor de água. Mas você deve estar ciente de que tais produtos podem destruir peças metálicas, bem como suas juntas soldadas.

Portanto, é preferível lavar com equipamentos especiais fechados e utilizar preparações destinadas à limpeza. Equipamentos para limpeza de gêiseres são vendidos em muitas lojas. Ele fornece fluido de trabalho sob pressão através do circuito na temperatura necessária.

Durante o processo de processamento, o uso de ácido clorídrico é alternado com diversas soluções. Desta forma é possível evitar a influência negativa dos reagentes nos elementos metálicos do aquecedor de água. Ao mesmo tempo, vários depósitos são bem removidos e os processos de corrosão são evitados.

A incrustação pode se formar não apenas no radiador, portanto, os depósitos devem ser eliminados de todo o trajeto do fluido. Durante o processo de limpeza, você deve levar em consideração as características do material das peças e componentes do aquecedor.

Redutor de aquecedor de água a gás
Se a caixa de engrenagens da coluna for de alumínio, ela falhará rapidamente quando concentrados ácidos ou detergentes agressivos forem usados ​​para limpeza. Portanto, muitos proprietários preferem não usar o método químico de limpeza do gêiser.

Método #4 – uso de tecnologias eletromagnéticas

A incrustação é limpa usando ultrassom – um transdutor de escala eletromagnética.

Existem diversas variações do filtro ultrassônico, que diferem na potência, bem como no método de geração do campo magnético. As unidades são capazes de proteger um trecho de duto de até 2 km de extensão da formação de depósitos.

Conversor de escala eletromagnética
A imagem mostra um conversor de escala do tipo eletromagnético. Este equipamento opera em rede de 220 V e consome até 20 W/hora de energia elétrica.

O transdutor eletromagnético deve ser instalado em uma seção da tubulação de entrada de água que esteja livre de incrustações. Ou seja, antes de ligar o filtro magnético pela primeira vez, deve-se enxaguar o trocador de calor e limpar a unidade de captação de água.

O dispositivo irá gerar pulsos magnéticos que suavizam a água, removem depósitos e evitam a formação de novas incrustações.

Problema nº 4 – torneira entupida

A má pressão da água quente nem sempre indica que o aquecedor de água a gás está entupido, às vezes o motivo está na própria batedeira. Às vezes, detritos dos canos do aquecedor de água chegam à torneira. Um bloqueio pode se formar em uma mangueira de borracha fina, filtro ou outros elementos.

Para normalizar a pressão da água e resolver o problema, é necessário desmontar a batedeira e lavar a sujeira acumulada nas peças.

Tela do mixer entupida
Na maioria das vezes, a malha do filtro, instalada na “lança” do misturador, fica entupida. É aconselhável limpá-lo periodicamente para evitar entupimentos graves e, consequentemente, uma diminuição significativa da pressão.

Se a pressão da água quente na cozinha estiver normal, mas o fluxo no banheiro for fraco, significa que o filtro está entupido com detritos. Após a lavagem, a pressão normal será restaurada. Se a qualidade da água for ruim, a malha do filtro pescoço de ganso deve ser limpa todos os meses.

Devido ao aquecimento constante da água por um aquecedor de água a gás a 70 °C ou mais, pode ocorrer deformação da junta de borracha da torneira. A parte empenada bloqueará parcialmente o fluxo de água, o que levará a uma diminuição da pressão. Portanto, é impossível prescindir da substituição da junta.

Prevenção da formação de incrustações no trocador de calor

Para evitar o incômodo de desmontar o trocador de calor e descalcificá-lo, você deve operar corretamente gêiser.

É mais fácil prevenir a formação de depósitos de sal do que eliminá-los posteriormente.

Manutenção de aquecedor de água a gás
Qualquer aquecedor de água instantâneo requer cuidados adequados. Informações sobre a manutenção de um modelo específico podem ser encontradas nas instruções que acompanham o aquecedor de água a gás.

Medidas preventivas:

  1. Você deve nadar em água com temperatura de até +40 °C. Este regime de temperatura é bom para a saúde e não prejudica a coluna.
  2. Para lavar a louça, uma temperatura de 45-50 °C será suficiente. A água será confortável para as mãos e a gordura se dissolverá bem.
  3. A lavagem também pode ser realizada a uma temperatura de 45-50 °C. Para contaminação grave, você pode adicionar mais +5 °C.

O processo de formação de depósitos sólidos é acelerado por condições de temperatura com intenso aquecimento até +80 °C. A incrustação começa a se depositar até mesmo nas paredes perfeitamente lisas do trocador de calor e, se houver rugosidade na superfície, a fixação passa a ser “concreto armado”.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instruções visuais para desmontagem do filtro grosso.

Assista ao vídeo para ver como limpar um aquecedor de água usando produtos químicos domésticos.

A baixa pressão da água quente de um aquecedor instantâneo a gás pode ocorrer por vários motivos. O mais comum é a formação de incrustações, que surge com o uso prolongado.Você pode se livrar dele usando produtos caros comprados ou soluções de vários ácidos.

Acontece que a pressão desaparece devido ao entupimento dos filtros do gêiser ou misturador. Com os devidos cuidados com o equipamento e o encanamento, problemas com baixa pressão da água quente podem ser facilmente evitados.

Gostaria de complementar o material acima com comentários úteis ou apontar o motivo da diminuição da pressão da água que não mencionamos em nosso artigo? Escreva seus comentários no bloco abaixo, participe de discussões, expresse sua opinião sobre um dos assuntos levantados por outros visitantes do site.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica