Como montar corretamente um fogão com fogão: um guia detalhado e recomendações para fabricantes independentes de fogões

Onde houver acesso ao combustível sólido, o bom e velho fogão russo sempre será relevante.Vai aquecer a casa, você pode cozinhar comida nela, e tal unidade não depende da presença de gasoduto ou rede elétrica centralizada. Porém, entre uma série de vantagens, há também uma desvantagem - a complexidade de construção da estrutura.

Quer fazer um fogão, mas não sabe dobrar bem o fogão e arrumar a chaminé? Nós o ajudaremos a realizar seus planos. O artigo descreve detalhadamente todas as etapas da construção de um fogão a lenha, dá recomendações práticas para a escolha dos materiais e traça as nuances tecnológicas da alvenaria.

Tipos de fogões domésticos

Dependendo da função principal, existem três tipo de fogões de tijolo:

  • para aquecimento;
  • para cozinhar alimentos;
  • opção combinada.

Este último destina-se tanto ao aquecimento doméstico como à preparação de alimentos. Para organização do aquecimento do fogão as casas possuem um impressionante sistema de chaminés com numerosos canais. Deve reter o máximo de calor possível da combustão de combustíveis e gases de fumaça para aquecer o ar dentro da casa.

Se precisar de um fogão para cozinhar, você pode se contentar com uma chaminé vertical normal, mas instale um fogão acima da fornalha. Você também pode fazer um forno embaixo dele. Para criar uma versão combinada desse fogão, são utilizadas uma placa e uma chaminé que retém o calor.

Dependendo do tipo de dispositivo, escolha sua localização. O recuperador de calor não deve ser colocado próximo à parede externa, caso contrário parte da energia térmica simplesmente evaporará para o exterior.É melhor colocá-lo no centro da sala para que o ar nas diferentes partes da casa aqueça uniformemente.

Forno com fogão
Um tradicional fogão a lenha de tijolo, se desejar, pode ser equipado com elementos bastante modernos para ampliar sua funcionalidade

É melhor pensar neste ponto ao projetar uma casa. Um fogão de aquecimento pode se tornar um objeto que divide uma grande sala em várias zonas separadas. Cada um deles estará quente.

A placa é tratada de forma completamente diferente. Numa cozinha fechada, é preferível colocá-la perto de duas paredes externas adjacentes. Isso permitirá que o excesso de energia térmica seja transferido para fora, para que o ambiente não superaqueça durante o cozimento.

Os fogões também são instalados separadamente, ao ar livre. Este é um elemento popular da área de lazer. Nas proximidades pode haver churrasqueira, churrasqueira, caldeirão e outros utensílios de cozinha. Em uma noite fria, o calor desse fogão aquecerá agradavelmente os convidados em férias.

Um fogão combinado, como um fogão de cozinha, é colocado próximo a duas paredes, mas é melhor que sejam internas. Então o calor não sairá, mas entrará em casa, e a cozinha ficará moderadamente quente. A chaminé é maciça, como para o aquecimento, mas está deslocada para as salas. Como resultado, a energia térmica é distribuída de maneira bastante uniforme por toda a casa.

Preparação para o trabalho

Para colocar um fogão com fogão, são utilizados diferentes tipos de tijolos. Normalmente levam vermelho sólido para a alvenaria externa e argila refratária para o revestimento interno da fornalha, bem como o poço de fumaça.

A fundação é concretada com argamassa de concreto. Para prepará-lo, será necessário cimento de no mínimo M400, de preferência M500.A areia pode ser de rio ou de pedreira, mas primeiro deve ser peneirada para evitar a entrada de impurezas. Água limpa também deve ser usada. Para a solução, deve-se levar também brita de granito com cerca de 30 mm.

A fundação é preenchida com entulho de granito, uma fração adequada é de aproximadamente 300 mm. Além disso, será necessário preparar uma solução de argila vermelha e areia.

Em vez de argila, você pode comprar argila em pó, as instruções de uso estão indicadas na embalagem. Todos os componentes devem ser de boa qualidade, disso depende a integridade e a vida útil do futuro recuperador. Para selar as juntas você precisa preparar selante de alta temperatura.

O trabalho é realizado com ferramentas comuns de construção.

Você pode precisar:

  • recipientes para misturar a solução;
  • Mestre, tudo bem;
  • Búlgaro;
  • encanamento;
  • nível;
  • roleta;
  • regra;
  • malho;
  • martelo de forno;
  • outros dispositivos para processamento e assentamento de tijolos.

Para fazer uma solução de alta qualidade, é preferível utilizar um martelo perfurador ou furadeira com as características adequadas, bem como um acessório projetado para esse fim. Uma pá e uma peneira serão úteis.

Construção de fogão a lenha

Uma vez selecionado o tipo de dispositivo, preparados os materiais e selecionado um local adequado, o trabalho pode começar.

O processo de criação de um fogão a lenha é dividido em três etapas:

  1. Construção da fundação.
  2. Construção do próprio forno.
  3. Criação de uma estrutura de chaminé.

Todo o trabalho deve ser realizado estritamente de acordo com a tecnologia. Durante a operação, tal dispositivo aquece e está sujeito a cargas elevadas. Mesmo um pequeno erro pode levar a grandes problemas no futuro. Em caso de dúvida, é melhor consultar um fabricante de fogões experiente.

Construção de uma fundação separada

A base do recuperador não deve ser ligada à faixa ou fundação colunar da casa. O aparelho é pesado, vai perturbar mais a base do que as paredes e o telhado. Portanto, ainda na fase de projeto, este ponto deve ser levado em consideração.

Diagrama de fundação do fogão
Ao criar uma fundação separada para uma olaria, é importante fazer o assentamento corretamente, certifique-se de realizar reforço, nivelamento e impermeabilização com cola

Se a casa já foi construída, mas ainda precisa de fogão, terá que abrir o chão, chegar ao chão e preencher uma base separada. A exceção é uma fundação monolítica: sua capacidade de carga suportará essa carga adicional sem deformação perceptível.

Preenchendo a base do fogão
A cofragem utilizada é uma telha comum reforçada com suportes de madeira, mas também pode ser utilizada película plástica.

Primeiro, cave um buraco do mesmo formato da base do forno, mas um pouco maior, com cerca de 20 cm de cada lado e cerca de meio metro de profundidade.

Mistura de argamassa de concreto
A argamassa de concreto para fundação é misturada conforme a receita em recipiente separado para que adquira a densidade necessária e estrutura uniforme

Depois disso, execute as seguintes operações:

  1. O solo do fundo é cuidadosamente nivelado e compactado.
  2. No fundo é colocada uma camada de areia, também compactada e umedecida, a espessura recomendada da almofada de areia é de cerca de 90 mm.
  3. Nas paredes são colocadas folhas de material de cobertura, esta é uma camada impermeabilizante.
  4. Se necessário, o feltro é reforçado com tábuas e tijolos, que funcionam como cofragem.
  5. Uma camada de brita é colocada sobre a areia e compactada.
  6. Uma malha de reforço é feita de uma haste de metal e um arame é usado para tricotar.
  7. Uma solução de cimento com adição de areia e brita na proporção de 2:1:2 é despejada sobre um terço da altura restante.
  8. Despeje a próxima camada de cimento-areia (3:1), deixando cerca de cinco centímetros até o topo da cova.
  9. Depois disso, adicione outra camada da mesma mistura por cima.
  10. A mesa é nivelada de acordo com a regra.

Agora você precisa esperar cerca de quatro semanas para que a nova base endureça bem.

Recomenda-se umedecer diariamente a superfície da base com água e cobri-la com uma camada de filme para que o processo ocorra de maneira uniforme.

Reforço da base do fogão
Uma barra de aço padrão é utilizada como elemento de reforço; o tricô é realizado com arame macio, observando um passo adequado

Em seguida, retira-se a fôrma e cobre-se a parte superior da base com duas ou três camadas de feltro, que são coladas com mástique betuminoso. A impermeabilização protegerá o corpo do fogão do contato com a umidade do solo. A camada inferior da fundação, se desejado, pode ser de cimento e brita, a proporção recomendada é de um para três.

Reforço da camada superior da fundação
Para a última camada da fundação, o reforço é mais frequentemente realizado separadamente; a malha é tricotada a partir da mesma haste da base

Se você não tiver feltro à mão, tábuas comuns podem servir de cofragem, mas precisam ser cobertas com filme plástico para protegê-las da água. É preferível construir a base do recuperador ao nível do piso ou até um pouco mais alto. Isso facilita o trabalho de acabamento.

Nivelando a base do fogão
A parte superior da fundação é cuidadosamente nivelada e verificada com um nível. É melhor que esteja nivelado com o plano do revestimento do piso

A parte que sobe acima do piso costuma ser um pouco maior, para isso a fôrma é ampliada.Também não faria mal nenhum realizar um reforço separado da camada superior - uma malha com um passo de cerca de 75 mm servirá.

O procedimento para colocar o forno

Para entender como montar corretamente um fogão simples com fogão, primeiro faça a chamada alvenaria seca, ou seja, disponha os tijolos em fileiras, conforme o padrão planejado, mas sem argamassa. Em vez disso, use pedaços de madeira compensada, ripas ou tábuas de tamanho adequado. O espaço entre as linhas individuais deve ser o mesmo.

Se o tijolo for colocado corretamente, a alvenaria seca é desmontada, após o que se prepara a argamassa de alvenaria e se trabalha com ela. A maneira mais fácil é usar pó de argila comprado em loja. Basta diluir corretamente conforme as instruções e adicionar areia.

Com argila é um pouco mais complicado. Primeiro, você precisa deixá-lo de molho em água por cerca de um dia. Depois disso, adicione areia em pequenas porções à mistura resultante de água e argila e amasse a composição com as mãos até ficar homogêneo. A quantidade de areia depende da espessura da argila utilizada.

Como resultado, a mistura resultante ficará espessa o suficiente para não escorrer da pá, mas deslizar para fora dela. Além disso, a composição não deve aderir a ferramentas metálicas. Se a mistura resultante atender a essas características, pode-se iniciar o assentamento. Aqui está um exemplo de circuito para um pequeno forno combinado.

Primeiro, as marcações são aplicadas ao material de cobertura colado na base.

A primeira linha de alvenaria de forno
A primeira linha é sempre feita apenas de tijolos inteiros. Primeiro, são feitas marcações no feltro e um cordão é instalado. A linha acabada é verificada com um nível, ele se tornará o ponto de partida para o nivelamento do resto da alvenaria

As duas primeiras filas são contínuas, enquanto as juntas verticais entre tijolos inteiros em filas adjacentes não devem coincidir.

Cavidades para cinzas e chaminé
Pequenas cavidades para o cinzeiro e canais de fumo são necessárias para garantir a tiragem normal, bem como a manutenção regular da chaminé

As próximas duas filas são feitas com fendas para o soprador e furos para limpeza da chaminé. As aberturas são fechadas com portas metálicas.

As portas devem ser preparadas antes da instalação: faça furos nos cantos, insira pedaços de arame e enrole a moldura com cordão de amianto. Pedaços de arame são colocados na argamassa entre os tijolos

A quarta fila é feita de tijolos refratários, pois aqui já começa a fornalha. Parte da altura do tijolo é selecionada e uma grade é colocada acima da abertura.

Instalação de grelha
A grelha separa as cinzas do espaço da câmara de combustão, o que é necessário para criar tiragem suficiente no canal da chaminé

A quinta linha é executada da mesma forma que a quarta. Do sexto ao oitavo, a alvenaria continua a se repetir, mas fica um vão para a porta da câmara de combustão.

Divisória interna no fogão
O topo da parede entre a fornalha e a chaminé deve ser ligeiramente arredondado, cortando cuidadosamente as bordas da camada superior de tijolos. Esta medida melhorará a tração e evitará a formação de turbulência.

A fileira acima da porta da fornalha servirá de base para o fogão. Parte do tijolo ao redor do perímetro é removida, forrada com cordão de amianto e uma placa de ferro fundido é colocada em cima.

Instalando o fogão no fogão
A linha vermelha indica os locais onde é necessário selecionar cerca de um centímetro e meio para que o fogão destinado à cozinha fique em pé. O cordão de amianto deve ser pré-impregnado com argamassa de alvenaria

Se feito corretamente, a laje e o topo da nona fileira de tijolos ficarão nivelados.

Paredes laterais do fogão
As paredes laterais servem como reforço adicional para a estrutura de tijolos, e a viseira é necessária para reter gordura e vapores de alimentos

A seguir, continuam a traçar as paredes laterais e a conduta da chaminé. Isso levará cerca de mais seis ou sete linhas. A próxima linha também deve incluir uma cobertura pendurada sobre o fogão. Para fortalecê-lo, use um canto de aço.

Colocação de dutos de chaminé
A altura da divisória entre o canal mais à esquerda e central é de seis tijolos, é necessário um vão de três tijolos para a circulação normal da fumaça

Resta apenas fazer a chaminé, sua altura é de nove tijolos. Neste exemplo, na sexta linha de nove, eles pararam de colocar a partição entre os canais esquerdo e intermediário. Assim, foi criada uma lacuna para a livre circulação da fumaça.

Colocação de tubo de chaminé
A seguir, dois canais são cobertos com alvenaria maciça e, acima do terceiro, o tubo da chaminé é conduzido diretamente para cima. Deve subir 0,5-1,5 m acima do telhado; as passagens pelos tetos são cuidadosamente isoladas

Agora precisamos de alvenaria sólida nos canais esquerdo e central.

No canal de fumos direito, antes da última fiada de tijolos, é inserida uma comporta e deixada uma abertura para a chaminé.

Forno de tijolo pequeno
Um fogão relativamente pequeno e de design simples seria apropriado em uma pequena casa ou casa de campo. Fornecerá as capacidades necessárias de aquecimento e cozimento

Resta apenas arrumar a chaminé e realizar trabalhos de revestimento, se necessário.

Nuances e dicas importantes

Fabricantes de fogões experientes às vezes ignoram a etapa de alvenaria seca, mas para artesãos novatos ela é obrigatória. Isto irá ajudá-lo a compreender a estrutura interna da estufa, todos os seus canais e cavidades, para evitar possíveis erros.

Tijolo para o fogão
Para a fornalha, utiliza-se tijolo refratário resistente ao fogo, o tubo e a massa do fogão são feitos de tijolo vermelho maciço. É proibida a utilização de tijolos sílico-calcários na construção de fornos.Cada elemento deve ser limpo de qualquer contaminação antes do assentamento.

Em quase todas as linhas, alguns tijolos são ajustados ao tamanho. Fabricantes de fogões experientes aconselham que, ao desmontar alvenaria seca, dobre separadamente os elementos de cada fileira. Você também pode pegar um marcador e colocar em cada tijolo o número da linha e o número da posição do elemento na alvenaria.

Em vez de argamassa para alvenaria seca, é mais conveniente utilizar ripas de madeira da mesma espessura. Também serão úteis no futuro para controlar a quantidade de argamassa entre os tijolos.

O trabalho é realizado da seguinte forma:

  1. Durante a alvenaria “úmida”, cada fiada é primeiro colocada a seco para verificar mais uma vez a posição de todos os elementos.
  2. Na linha inferior, são colocadas nas laterais ripas estreitas que eram usadas anteriormente.
  3. Uma camada de solução com aproximadamente 10-12 mm de espessura é aplicada por cima.
  4. Coloque o tijolo e martele-o com um martelo de borracha até que ele assente na argamassa ao nível das ripas.
  5. A postura continua da mesma forma.
  6. Após a retirada das ripas, as cavidades resultantes são preenchidas com solução.
  7. A costura fresca resultante deve ser bordada imediatamente para dar um aspecto estético à alvenaria.

As ripas são removidas somente quando a linha está na terceira ou quarta linha a partir do topo. Agora eles podem ser reutilizados. Para realizar o trabalho serão necessários cerca de quatro conjuntos dessas ripas.

Cada fileira colocada sobre a argamassa deve ser verificada por nível e prumo quanto à sua posição em relação à horizontal e à vertical.

Tijolos triturados não podem ser utilizados no assentamento de partes do forno que estejam sujeitas a cargas de temperatura constantes. Em geral, é indesejável a utilização de elementos com fissuras e lascas na construção de madeira maciça e chaminés. Os tijolos triturados só podem ser utilizados para preencher a base do fogão.

O tijolo antigo obtido na desmontagem de estruturas destruídas é adequado para lançar uma fundação, se não estiver gravemente danificado.

A qualidade da alvenaria depende em grande parte da resistência de adesão do tijolo e da argamassa.

Para melhorar esse ponto, profissionais experientes recomendam:

  1. Antes do assentamento, o tijolo vermelho é embebido por 7 a 10 minutos. Fireclay só precisa ser mergulhado em água e sacudir as gotas.
  2. Coloque o tijolo no lugar com um movimento claro, sem movê-lo ou bater nele.
  3. Aplicar apenas a quantidade necessária de argamassa no local da alvenaria. As costuras na madeira maciça não devem ultrapassar 5 mm, na fornalha - não mais que 3 mm.
  4. Durante o processo de assentamento você precisa “esfregar”, ou seja, use uma escova dura para esfregar a superfície interna dos dutos de fumaça e das câmaras do forno para criar a superfície mais lisa possível ao longo do caminho de fluxo dos gases de combustão.

Caso não tenha sido possível a colocação imediata do tijolo, deve-se retirar completamente a argamassa tanto do próprio elemento como do local onde está instalado, e colocar a alvenaria sobre uma nova camada de argamassa.

No assentamento de tubos, é permitido utilizar apenas tijolos maciços vermelhos, bem resistentes a depósitos ácidos e mudanças de temperatura. Quanto mais lisa for a superfície interna da chaminé, melhor será a tiragem e menos obstruções. Você pode tratar o interior do tubo com vidro líquido.

Em nosso site existem artigos com uma descrição detalhada das tecnologias para construção de diferentes tipos de olarias, recomendamos que você leia:

  1. Mini fogão russo DIY: especificações e procedimentos para construir um fogão compacto
  2. Fogões russos faça você mesmo com bancada: manuais de construção com diagramas e procedimentos

Vídeo útil sobre o tema

Esquema para criar um pequeno fogão de aquecimento e cozinha:

Construção de forno equipado com câmara de secagem conforme desenhos de Proskurin:

Colocar um fogão não tolera barulho e pressa. É necessário pensar e executar cuidadosamente cada etapa do trabalho para obter o resultado desejado. É melhor começar com um design pequeno, conforme descrito acima. Com a experiência adquirida, pode-se passar à construção de fornos mais complexos: com forno, câmara de secagem, aberturas em arco, etc.

Você tem experiência em construir um fogão com fogão? Por favor, conte aos leitores sobre as nuances técnicas do arranjo da fundação e do assentamento da unidade de combustível sólido. Comente a postagem, participe de discussões e adicione fotos de seus produtos caseiros. O bloco de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Valéry

    É imprescindível molhar o tijolo. Em primeiro lugar, a água irá remover a poeira e melhorar a adesão à solução. E em segundo lugar, o tijolo úmido não retira água da argamassa. Ele secará mais lentamente e ficará mais forte. Mas não é qualquer argila que serve. Anteriormente, os fabricantes de fogões não tinham preguiça de viajar dezenas de quilômetros para conseguir o que precisavam. Infelizmente, é impossível determinar a qualidade da argila a olho nu. Você precisa de experiência ou aconselhamento de um especialista.

  2. Alexandre

    Excelente descrição e conselhos, muito obrigado, infelizmente não consigo entender o princípio da estrutura dos “poços” ou como eles são colocados.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica