Instalação correta de lareira em casa de madeira: requisitos regulamentares + etapas de instalação
Uma lareira cria um ambiente acolhedor na casa.Relaxar junto à lareira dá uma carga de emoções e qualquer conversa fica mais emocionante, não concorda? No entanto, a instalação de uma lareira numa casa de madeira deve ser feita da forma mais cuidadosa e ponderada possível, tendo em conta os requisitos de segurança contra incêndios e as características do próprio produto.
Mesmo na instalação de uma lareira em casas de madeira inovadoras, as nuances são muitas. Em particular, é necessário conhecer o tipo de lareira e as suas características, requisitos e procedimento de instalação, incluindo a ligação à chaminé. São essas questões que consideramos em nosso artigo - o material apresentado irá ajudá-lo a entender os meandros da instalação e conexão de equipamentos à chaminé.
O conteúdo do artigo:
Variedades e tipos de lareiras
Dependendo do material utilizado, as lareiras são:
- aço ou ferro fundido;
- pedra;
- tijolo.
Aço ou ferro fundido. Lareiras com fornalha de metal consistem em uma porta de vidro. Como resultado, na aparência eles se parecem tanto com um fogão quanto com uma lareira. Esses equipamentos são muito procurados devido à sua disponibilidade, compacidade e rapidez de instalação.
Fornalhas de aço ou ferro fundido são incorporadas em lareiras decorativas de madeira, pedra e tijolo. Drywall é usado para disfarçar a chaminé.
Pedra raramente encontrado em instalações residenciais, pois o processo de instalação é bastante complexo e demorado. Além disso, uma lareira de pedra necessita de uma base especial. Por este motivo, recomenda-se instalá-lo em ambientes maiores.
Lareiras tijolos também possuem grandes dimensões e requerem a construção de uma fundação separada da base das paredes. Graças às propriedades e características únicas do material, é garantido um aquecimento uniforme e agradável de toda a divisão.
Apesar da elevada capacidade calorífica dos tijolos do fogão, a lareira deve ser isolada da parede. Para isso, a espessura da alvenaria mais próxima da parede deve ser de no mínimo 25 cm.Além disso, a alvenaria mais externa é isolada das paredes de uma casa de madeira com vermiculita, lã basáltica e perlita.
Dependendo do combustível utilizado, as lareiras são:
- Madeira queimando. Eles usam logs reais para fazê-los funcionar. O combustível precisa ser preparado e um local de armazenamento fornecido. E limpe a própria lareira após cada utilização.
- Gás. Eles podem operar com rede elétrica ou gás engarrafado. Para instalação de equipamentos que utilizam gás é necessária licença e para ligação é necessário um representante do serviço de gás. A manutenção é extremamente simples.
- Elétrico. Fácil de operar e executar. Eles são alimentados por uma tomada, mas com o uso diário o consumo mensal de energia elétrica é considerável.
- Lareiras ecológicas fácil de manter e usar. Eles são seguros, mas seu custo é bastante alto.
Existem muitas opções para colocar lareira numa casa de madeira. Basicamente, depende da localização e do seu formato.
Por tipo de localização, as lareiras são divididas em:
- Isolado. Na maioria das vezes eles são instalados como uma parte separada do interior.As lareiras isoladas vêm em todos os formatos e muitas vezes são colocadas bem no centro da sala de estar porque requerem muito espaço.
- Direto. Bastante popular no momento. Eles podem ser embutidos ou fixados na parede.
- Canto. As lareiras deste tipo são muito compactas e enquadram-se harmoniosamente no design de interiores. Apresentam tamanhos pequenos, por isso é recomendado seu uso em pequenas casas de madeira.
As lareiras diretas são divididas em embutidas e montadas na parede. Os embutidos são frequentemente instalados entre duas salas. Seu poder permite aquecer ambos os ambientes. Já os de parede são colocados contra a parede e não requerem muito espaço.
Requerimentos de instalação
Antes de equipar uma casa de madeira com lareira, é necessário levar em consideração uma série de requisitos de segurança contra incêndio. O equipamento deve estar localizado a uma distância segura de paredes de madeira e também longe de cortinas, cortinas, roupas e outros produtos e objetos inflamáveis. Fogo aberto e superfícies aquecidas representam uma ameaça potencial à segurança da casa de toras.
Além disso, é necessário agir com base SP 55.13330.2016, que contém informações sobre a posição relativa de diversos equipamentos e móveis em edifícios residenciais. Este conjunto de regras enfatiza que a casa deve ser projetada para suportar a carga de uma lareira fabricada na fábrica. Os produtos da combustão devem ser descarregados na chaminé.
Todas as chaminés e chaminés são colocadas na base SP 60.13330. A chaminé não deve passar pela área residencial. A temperatura da sua superfície é estritamente 20 °C inferior à temperatura de ignição do material.
Para a instalação da chaminé recomenda-se a utilização de materiais e estruturas metálicas não utilizadas anteriormente.
Etapas da construção da lareira
Depois de se familiarizar com todos os requisitos de segurança contra incêndio e instalação adequada, o processo de construção de uma lareira fica mais claro. Mas, além disso, é necessário levar em consideração todas as características de uma casa de madeira e selecionar os materiais de construção ideais. Vejamos isso usando o exemplo de uma lareira de tijolos.
Etapa #1 – materiais necessários
Os seguintes materiais são necessários para sua construção:
- Tijolos de fogão maciços e resistentes ao fogo, grelhas, portas, amortecedores.
- Materiais ignífugos para revestimentos de pisos (ladrilhos cerâmicos, chapas de ferro).
- Lajes de basalto, placas de isolamento mineral (com tela refletiva) para paredes.
- Chaminé (sanduíche, cerâmica ou outra), lã ignífuga.
Ao construir uma lareira, é necessário proteger a madeira da potencial ameaça de incêndio.
Quando todos os materiais de construção e um plano de trabalho aproximado estiverem prontos, você poderá começar a trabalhar com segurança. Porém, é preciso levar em consideração as nuances de cada etapa do trabalho.
Etapa 2 – construção da fundação
Antes de instalar a fundação, é preparado um local especial para a lareira. É aconselhável prever este ponto durante a construção da casa. Caso contrário, é necessário desmontar a parte necessária do revestimento do piso.
Agora você pode começar a cavar um buraco. Pedra britada, pedras e restos de tijolos são despejados no fundo. A cofragem deve estar a mais de 10 cm acima da superfície do piso.
A seguir é instalada a armadura e vazada a argamassa, a superfície é nivelada tanto quanto possível. Deve secar e só então poderá continuar a instalar a lareira.
Etapa 3 - montagem da própria lareira
Além dos tijolos, a lareira também precisará de grades, porta de vidro ou normal e amortecedores.
A colocação de tijolos deve ser realizada com base em um diagrama de lareira pré-desenvolvido. É ideal que isso seja feito por um construtor com experiência em alvenaria. Recomenda-se usar uma solução que resista a altas temperaturas.
Etapa #4 - instalação da chaminé
Esta etapa é uma das mais importantes - uma chaminé bem construída garante um funcionamento seguro e uma boa ventilação. Os artesãos experientes recomendam a instalação de chaminés com saídas para o exterior. A fumaça não deve ser liberada para o segundo andar ou sótão.
No escolhendo materiais para a chaminé é importante levar em consideração a diferença de temperatura em seu interior. Afinal, a temperatura dos gases às vezes chega a 400 °C ou mais.
Pode ser um tubo de circuito duplo ou de aço (se a temperatura do gás for até 400 °C), tijolo, tubo de cerâmica, vidro resistente ao fogo. Tudo depende do desenho da lareira e das preferências pessoais do proprietário.
Na instalação de uma chaminé é importante deixar um espaço entre a chaminé e os tectos de pelo menos 15 cm.Ao passar pelos tectos a chaminé é adicionalmente isolada com material ignífugo.
Se a chaminé for de tijolo, é construída de acordo com o mesmo esquema da própria lareira. É preparada uma solução com alta resistência ao calor e os tijolos são assentados de acordo com um padrão previamente traçado. É dada especial atenção à estanqueidade da estrutura. Recomendamos que você leia o detalhado instruções para colocar uma chaminé.
Se a lareira for instalada incorretamente, o combustível queimará mal e a fornalha emitirá fumaça. Em alguns casos, a instalação inadequada pode causar incêndio.
Mesmo que se pretenda, é impossível instalar uma chaminé que não necessite de limpeza constante. Com o tempo, forma-se fuligem em sua superfície interna, que deve ser removida.
Isolamento de paredes e pisos ao redor da lareira
Para isolar as paredes, são utilizados materiais isolantes multicamadas (lã basáltica com tela refletiva, folhas de material sintético não inflamável), tijolo.
Antes de iniciar a instalação das lajes, é necessário marcar a área ao redor da lareira em um raio de 75 cm, onde as placas isolantes multicamadas serão fixadas a um perfil metálico.
Placas de gesso cartonado resistentes ao fogo são montadas sobre esta camada. As rachaduras podem ser seladas com papel alumínio. Em seguida, reforço de malha, massa e pintura.
O piso ao redor da lareira deve ser tratado com um material de revestimento que resista a altas temperaturas.
O espaço ao redor da lareira a uma distância de 1,5 metros deverá ser coberto com revestimento. Para que são utilizados mármores, granitos e revestimentos cerâmicos?
Durante o funcionamento, a lareira requer cuidados constantes, pois onde há fogo há sempre risco. É importante limpar periodicamente a chaminé da lareira contra incrustações. fuligem, ataque.
Além disso, é necessário cuidar da aparência da lareira e tirar o pó de sua superfície.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções visuais em vídeo para instalar uma lareira:
Para garantir que a lareira cause menos problemas no futuro, ela deve ser instalada corretamente. É importante levar em consideração os padrões e requisitos de segurança contra incêndio. Além disso, cada etapa da instalação da lareira deve ser projetada com base em medições e cálculos matemáticos. Somente o cumprimento das instruções e de todas as regras de instalação garantirá uma operação segura e confortável.
Ainda tem dúvidas sobre as etapas de instalação de uma lareira? Ou quer falar sobre sua experiência pessoal na construção de uma lareira em uma casa de madeira? Compartilhe sua história - a caixa de comentários está abaixo. Também aqui você pode fazer perguntas aos nossos especialistas e outros visitantes do site.