Aquecimento “Zebra”: princípio de funcionamento, características, instruções de instalação
O aquecimento convectivo, familiar a todos, está longe de ser o mais eficaz.Este problema é bem conhecido dos proprietários de apartamentos e casas que pretendem aquecer as suas casas de forma produtiva mas económica. Para ajudá-los, foram desenvolvidas novas opções de aquecimento, entre as quais o aquecimento Zebra ocupa um dos lugares de destaque.
Contaremos como funciona este sistema de aquecimento, cuja ação está associada ao uso da radiação infravermelha. Vamos apresentar as vantagens e desvantagens dos aquecedores de filme. Para artesãos domésticos independentes, fornecemos instruções detalhadas de instalação.
O conteúdo do artigo:
Aquecimento infravermelho: o que é?
A física escolar falou sobre as ondas que nos rodeiam. Percebemos a radiação que nossos olhos veem como um espectro de cores e sabemos com certeza que além de seus limites existem ondas ultravioleta e infravermelha. O corpo humano percebe este último como calor. Os cientistas dividiram o espectro infravermelho em três grupos: comprimentos de onda baixos, médios e altos.
Quanto maior a temperatura de um objeto que emite radiação infravermelha, menor será o comprimento de onda. Os mais curtos que uma pessoa pode ver já estão no espectro visível.
Por exemplo, uma barra de aço incandescente emite radiação de ondas curtas. Outra regularidade é conhecida: a radiação de ondas curtas e mesmo de ondas médias não é útil, e às vezes até perigosa, para os organismos vivos.
Longo ondas do espectro infravermelho ter um efeito benéfico sobre uma pessoa. No entanto, alguns têm medo até da palavra “radiação” e, portanto, não consideram o aquecimento infravermelho uma opção válida. Isto está fundamentalmente errado. O Universo é projetado de tal forma que todos os corpos aquecidos ao nosso redor emitem ondas infravermelhas de vários comprimentos. Nós mesmos os emitimos.
O princípio de funcionamento do sistema Zebra
O aquecimento infravermelho funciona de forma semelhante. O aquecedor de filme Zebra é colocado no teto de uma sala aquecida. Depois que o equipamento é ligado, ele começa a emitir raios cujo comprimento de onda corresponde ao comprimento da radiação infravermelha humana.
Eles descem correndo e encontram objetos grandes em seu caminho. Na maioria das vezes, são móveis e pisos grandes. A radiação é absorvida e acumulada por eles, fazendo com que os objetos comecem a aquecer lentamente e a liberar o calor resultante.
Assim, a temperatura na sala aumenta e gradualmente torna-se confortável. E isso acontece muito rapidamente. Assim que a sala estiver quente o suficiente, os aquecedores desligam-se automaticamente e permanecem inoperantes até que a sala esfrie um pouco.
Os médicos observam que se compararmos convectivo e aquecimento infravermelho, este último é mais útil para humanos. Convectiva tradicional sistema de água na maioria das vezes com base no aquecimento refrigerante, que, por sua vez, deve aquecer o ar da sala. Mas sabe-se que o ar é um péssimo condutor de calor, por isso consome muita energia.
O sistema contém necessariamente dispositivos que transferem calor. Estes são radiadores - dispositivos de aquecimento, que são aquecidos pelo refrigerante e, assim, aquecem o ar. As baterias devem estar quentes para fazerem seu trabalho. Assim, secam o ar do ambiente, retirando a umidade dele.
Além disso, as massas de ar aquecidas por baterias quentes não permanecem no local. Eles sobem até o teto e outros mais frios tomam seu lugar.
Assim, o chão estará sempre desconfortavelmente frio e ao nível da cabeça haverá um calor excessivo desagradável. Esta distribuição de temperatura é desagradável e não benéfica para os seres humanos.
O aquecimento infravermelho funciona de maneira diferente. A radiação aquece principalmente o chão, que fica agradavelmente quente e aquece o ambiente.
Acontece que a zona de calor máximo se desloca para a parte inferior da sala, e na parte superior há um frescor agradável. Segundo os médicos, essa distribuição de temperatura é mais benéfica para o corpo. De acordo com o princípio de funcionamento, o aquecimento infravermelho radiante é semelhante ao emissor natural do Sol. As ondas longas que produz são benéficas para os organismos vivos.
Design e características do aquecedor
Os aquecedores infravermelhos do tipo filme são produzidos sob a marca Zebra.O sistema foi desenvolvido por engenheiros russos e é produzido em uma fábrica em Chelyabinsk.
Trata-se de um tecido multicamadas, onde existe um elemento radiante entre as camadas de filmes não condutores. Quando passa uma corrente elétrica, é ela que é ativada e começa a emitir raios infravermelhos. Para garantir que eles se movam na direção desejada, é utilizada uma tela de alumínio. O resultado é uma folha flexível com 1 mm de espessura.
A Zebra chega à venda em forma de tira dividida em segmentos. Graças a isso, a tira pode ser facilmente cortada em fragmentos do comprimento necessário - de 60 cm a 6 m.
A largura do painel do filme de aquecimento é de 50 cm e uma embalagem geralmente contém 50 desses segmentos. O corte do painel geralmente é feito imediatamente antes da instalação e é feito com uma tesoura comum ou uma faca de papelaria.
Cada um dos segmentos do aquecedor é um elemento de aquecimento completo com uma potência útil de 67W. O aquecedor IR de filme possui flexibilidade suficiente que permite sua utilização em perfis de diversas configurações. O lado útil do painel é marcado com um adesivo de marca laminado sob filme.
Pelas características técnicas do aparelho, podemos concluir que ele é adequado para uso em ambientes com alta umidade. O aquecedor possui a marcação IP44, o que permite sua instalação em saunas, piscinas, etc. A faixa de onda do dispositivo é de 8,9 a 9,5 mícrons. Uma fonte de alimentação padrão de 220 V é usada para alimentação.
Por que escolher aquecedores de filme
O aquecimento infravermelho tem muitas vantagens sobre outros sistemas de aquecimento. Vamos examiná-los com mais detalhes.
Eficiência e economia
Um aquecedor infravermelho é um dispositivo de aquecimento direto. O refrigerante não é utilizado, portanto não é necessária energia para aquecê-lo. O controle automático permite que o sistema IR opere no modo mais econômico.
Além disso, é possível manter a temperatura mínima na casa nos períodos de ausência de pessoas. Pouco antes da chegada do proprietário, o sistema aquecerá os quartos e estabelecerá um microclima confortável.
Considerando que o sistema opera em modo econômico, seu consumo de energia é baixo. Em média, cerca de 12 kW são consumidos por metro quadrado de uma sala aquecida. Os valores são válidos para edifícios que atendam aos requisitos do SNiP “Proteção térmica de edifícios” 23/02/2003.
Neste caso, a temperatura configurada no termostato não pode ultrapassar +20ºС. Se estas condições não forem satisfeitas, o consumo de energia aumenta proporcionalmente.
O aquecimento infravermelho é muito fácil de instalar. Instalação de sistema de filme pode ser realizado de forma independente, o que economiza dinheiro com serviços de especialistas. O custo do equipamento é bastante elevado.
Mas se compararmos o preço total de projeto, compra de eletrodomésticos e instalação de um sistema de aquecimento a gás, por exemplo, e o sistema Zebra, este último custará cerca de um terço menos.
Além disso, durante a operação, os aquecedores infravermelhos não requerem manutenção e nem custos financeiros.Considerando que a sua vida útil garantida é de 15 anos e a sua vida operacional é superior a 50 anos, as poupanças são significativas.
O aquecimento IR é fácil de regular, o que permite configurar o seu funcionamento tendo em conta a utilização de um medidor multi-tarifário. O período médio de retorno de um sistema de IR é de dois anos.
Confiabilidade e durabilidade
Um aquecedor tipo filme é essencialmente um grupo de condutores laminados com filme. O design não possui peças móveis ou friccionadas.
Por isso, desde que utilizado corretamente, pode servir por tempo ilimitado. O fabricante garante 10 anos de vida útil do equipamento, mas na realidade pode ser muitas vezes maior.
Capacidade de controle inteligente
Os controles manuais podem ser usados para controlar o funcionamento dos aquecedores e regular a temperatura ambiente. Mas este método está desatualizado há muito tempo. Impede que o sistema opere da maneira mais econômica e eficiente possível.
Uma pessoa é fisicamente incapaz de responder em tempo hábil a todas as mudanças que ocorrem no ambiente e que afetam a operação do sistema. Portanto, a melhor escolha é o controle automático dos aquecedores.
Para implementá-lo, será necessário instalar sensores de temperatura e um controlador que irá processar os dados provenientes dos detectores e, a partir disso, desligar/ligar todo o sistema. Se desejar, você pode controlar esse controlador não apenas diretamente próximo a ele, mas também remotamente, por exemplo, de seu telefone.
O aquecimento infravermelho está perfeitamente integrado em Sistema doméstico inteligente. Neste caso, o processador principal monitorará a temperatura confortável.
Ele será capaz de definir condições de temperatura individuais para diferentes ambientes e acompanhar sua implementação rigorosa. Além disso, todos os tipos de problemas no sistema serão imediatamente detectados e reportados ao proprietário.
Amplas possibilidades de decoração
Zebra é um aquecedor tipo filme, sua espessura é de apenas 1 mm. Isso significa que durante a instalação ele não “consome” nenhum espaço livre. O equipamento é montado no teto, piso ou parede.
Porém, quem necessita com urgência de uma opção com estrutura tensionada pode, para fins de proteção, instalar um teto áspero de gesso cartonado atrás do aquecedor de filme e, em seguida, instalar o teto falso.
Versatilidade de colocação de filmes
Este tipo de filme IR pode ser instalado de três maneiras:
- no teto;
- sob o revestimento do piso;
- na parede.
Cada método é bom à sua maneira. Na maioria das vezes, o Zebra é montado no teto. Esta é considerada a melhor opção. Neste caso, o piso e os móveis aquecem bem em toda a superfície localizada sob o aquecedor.
Vantagens adicionais - o aquecedor não pode ser danificado acidentalmente, o filme não falhará devido ao superaquecimento causado pelos móveis acima dele. É possível movimentar grandes eletrodomésticos e móveis.
As desvantagens da localização no teto incluem o efeito térmico em eletrônicos e eletrodomésticos, que pode afetar negativamente a operação. Além disso, se houver mais apartamentos acima da casa, existe o risco de inundações, o que levará à falha de todo o sistema.
A disposição no chão não apresenta essas desvantagens, mas neste caso os aquecedores devem ser protegidos com especial cuidado contra possíveis danos acidentais.
Os aquecedores de filme localizados sob o revestimento do piso aquecem muito bem o piso: não importa onde estejam, no teto ou no chão, a distribuição da temperatura no ambiente não se altera.
A exceção é a posição da parede. Teoricamente é possível, mas na prática é raro. Isto se deve à sua baixa eficiência. A radiação se moverá apenas em linha reta, e como resultado uma área estritamente limitada do espaço será aquecida. Esta opção só funciona como aquecimento adicional.
Tecnologia de instalação de aquecedor infravermelho Zebra
A grande vantagem de um sistema de aquecimento infravermelho é que você mesmo pode calculá-lo e instalá-lo. Vejamos as principais etapas do processo.
Trabalho preparatório e cálculos
Você precisa começar a instalar o filme, por mais estranho que possa parecer, isolando completamente sua casa. Os criadores do Zebra o projetaram como um dispositivo que mantém quase perfeitamente uma determinada temperatura.
Se a sala perder calor rapidamente, o aquecedor funcionará em modo contínuo. E isso é muito prejudicial para o proprietário.Por esse motivo, você deve começar identificando áreas de vazamento de calor e eliminando-as.
Outro ponto importante é calcular a quantidade de filme necessária para a instalação. Para evitar erros, você deve determinar as dimensões dos quartos e traçar uma planta do teto.
Então, guiado pelo tamanho do painel, você precisa tentar “colocá-lo” no teto da maneira ideal. Deve ser lembrado que o aquecedor é dividido em segmentos e só pode ser cortado ao longo da linha divisória entre eles.
Depois de delinear a localização do filme no esboço, deve-se contar o número de segmentos e, consequentemente, o número de pacotes do painel. Se planejado auto-instalação de piso infravermelho ou teto, é aconselhável adquirir adicionalmente o chamado kit de instalação, que inclui tubos termorretráteis, ilhós, braçadeiras ZPO, etc.
Instalação da camada reflexiva
Obrigatório para filme IR um sistema de isolamento está sendo instalado. Apesar do refletor de alumínio embutido no aquecedor, parte da radiação ainda vai para a base. Para evitar isso, uma tela refletiva é fixada na base.
Para fazer isso, você deve pegar um material feito à base de papel alumínio. A melhor opção é considerada Izolon - espuma de polietileno laminada em folha. Para fixá-lo no teto você precisará de fixadores. Seu tipo é determinado com base no material de base.
Por exemplo, para pisos de concreto, utilizam-se buchas com arruela de pressão, para madeira - um grampeador de construção ou parafusos auto-roscantes com arruela de pressão. Para começar, o material é recortado, levando em consideração que as tiras isolantes devem ser unidas com uma ligeira sobreposição. Suas dimensões devem ser especificadas nas instruções do material.
As tiras preparadas são aplicadas no teto. Você não pode fazer isso sozinho, então precisará de ajuda. Em seguida, os fixadores são instalados. Será mais difícil trabalhar com base de concreto, pois primeiro será necessário fazer um furo e só depois colocar um pino e depois fixar o painel com uma arruela de pressão. Ao anexar tira a tira, toda a tela reflexiva é montada.
Preparando Aquecedores de Filme
Eles começam cortando o filme. Isso precisa ser feito corretamente. Primeiro, meça o número necessário de segmentos e encontre a linha de corte entre eles. A seguir, o filme é cortado com tesoura.
É importante cortar corretamente os fios fase e neutro. Cerca de 100-150 mm de fio devem permanecer em uma borda e não mais que 10 mm na outra. Este último é considerado um beco sem saída e deve ser isolado com pistola de cola ou tubo termorretrátil.
Ao cortar, é preciso lembrar que os fios neutro e de fase não foram projetados para cargas elevadas. Por esta razão, o comprimento de um painel não deve exceder 6 m, caso contrário poderão ocorrer sérios problemas operacionais.
Um fio terra deve ser conectado às tiras de filme cortadas.Para isso, um parafuso de 4 mm é inserido em um orifício especialmente projetado para esse fim, no qual é fixado o fio.
Instalação de aquecedores radiantes
A instalação dos painéis aquecedores preparados é realizada de forma semelhante às tiras isolantes, mas sem sobreposição. Os fixadores utilizados são semelhantes. Há uma nota aqui.
Os fixadores devem ser instalados com muito cuidado - para que fiquem o mais distantes possível dos fios condutores laminados em filme. Caso contrário, o risco de danos mecânicos é muito grande, o que desabilitará o segmento do aquecedor.
O filme é fixado ao teto com alguma tensão para evitar possível flacidez indesejada da tela. Isto é necessário porque a distância do aquecedor ao acabamento posteriormente instalado não pode exceder 150 mm e não deve ser inferior a 10 mm. Ao instalar os painéis, os fios neutro e fase são direcionados estritamente para um lado.
Conexão e fiação
Em seguida, o cabo principal é colocado ao longo do teto. Deve estar localizado na lateral por onde passam os fios dos aquecedores. Para instalação, é usado um elemento especial - um canal a cabo. Nele são feitos pequenos furos, localizados em frente aos fios retirados do filme.
Através deles, cada fase e neutro são inseridos no canal do cabo. Aqui eles devem estar conectados ao cabo principal. É ideal usar solda para isso.
Outros métodos não são tão confiáveis. Os fios são cuidadosamente soldados no lugar e devem ser isolados. Depois disso, o cabo principal, pronto para uso, é colocado e fechado.
A instalação adicional depende do circuito de controle do sistema. Para a opção manual, um termostato está conectado. Se a automação for esperada, detectores de temperatura e um controlador serão adicionados. Um ponto muito importante: para conectar o sistema à rede é necessário utilizar uma linha dedicada e um RCD.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os materiais apresentados nos vídeos irão ajudá-lo a entender melhor como funciona o aquecedor, como ele difere dos análogos e como pode ser instalado rapidamente.
Vídeo nº 1. Princípio de funcionamento do aquecimento infravermelho:
Vídeo nº 2. Breve visão geral do sistema de aquecimento Zebra EVO:
Vídeo nº 3. Como instalar o sistema Zebra:
O aquecimento infravermelho, e Zebra é justamente esse tipo, é uma alternativa prática aos sistemas convectivos. Sua eficácia e custo-benefício foram comprovados por numerosos estudos e anos de aplicação prática.
Ao decidir instalar aquecedores infravermelhos, você precisa entender que todas as suas vantagens só serão totalmente reveladas se os ambientes estiverem totalmente isolados, caso contrário, a Zebra só trará decepção.
Gostaria de falar sobre como comprou e instalou um sistema de aquecimento de filme em sua casa? Você tem informações úteis que serão úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários, tire dúvidas e publique fotos relacionadas ao tema do artigo no bloco abaixo.
Durante muitos anos sofri com os tipos convencionais de aquecimento eléctrico; não eram económicos, não aqueciam bem a divisão e secavam o ar. Para este inverno, decidi mudar o sistema de aquecimento para aquecimento infravermelho Zebra. Não só eu fiquei satisfeito, mas também toda a minha família. A casa está muito mais quente, não usamos mais um umidificador e nossos custos mensais de aquecimento caíram significativamente.
Normalmente aquece todo o ambiente, inclusive o chão? Ouvi comentários de que normalmente aquece apenas até o meio da sala e o chão permanece frio.
Sim, é assim comigo, Zebra PRO (maior potência) sinto calor só do meio da sala, o chão não esquenta (ladrilhos). É proposto um princípio de funcionamento fabuloso, mas na verdade não aquece os interiores e o chão, pelo menos para mim. Além disso, tendo-o revestido com o tipo de acabamento mais recomendado - um tecto falso, a eficiência parecia ter diminuído em relação a antes do tecto ser esticado... Parece um engano ao consumidor, o fabricante está a contar contos de fadas e a fazer dinheiro com isso.