Por que o piso aquecido não funciona - principais motivos e soluções
De todos os possíveis problemas com sistemas de aquecimento, este é talvez o mais difícil.E a questão nem é por que o piso quente não funciona. Os motivos podem ser vários, mas podem ser estabelecidos pela força bruta e verificando todas as opções possíveis.
Mais desagradável é o facto de as avarias poderem estar associadas directamente à película ou cabo de aquecimento escondido sob o revestimento do piso ou coberto com betonilha adesiva por baixo dos ladrilhos.
O conteúdo do artigo:
Por que o piso radiante não funciona - as principais razões
Diagnosticar um aquecedor de água é mais fácil. Se a caldeira de aquecimento estiver funcionando bem, as válvulas e torneiras fecham normalmente, então o local do dano deve ser procurado no ponto onde termina a parte quente do piso e começa a parte fria e não aquecida. Na pior das hipóteses, o problema pode ser encontrado por um vazamento na tubulação e uma mancha úmida que se espalha.
Numa situação com piso aquecido eléctrico, o processo de identificação de uma avaria é complicado pela presença de um grande número de componentes, cada um dos quais pode potencialmente causar uma interrupção no circuito.
Existem muitas opções:
- Fator humano – violações da tecnologia de montagem de piso aquecido.
- Defeitos no termostato.
- Falta de contato em acoplamentos ou blocos terminais.
- Conexão de fiação incorreta.
- Danos mecânicos nos núcleos dos cabos de aquecimento.
A situação é simplificada se você comprou inicialmente um cabo ou filme de grafite de alta qualidade. Ao mesmo tempo, a instalação da base de aquecimento foi realizada por um mestre e não por um amador autodidata.Neste caso, os motivos do não funcionamento do piso aquecido devem ser buscados no termostato - verifique os contatos e a tensão atual no cabo.
Problema de instalação inicial
Existem dois esquemas básicos para pisos aquecidos elétricos, dependendo do elemento de aquecimento utilizado. A primeira opção é uma tela em forma de filme de grafite aplicada sobre uma base de vinil. Dois condutores de cobre estão impressos ao longo das bordas da tira, conectados a uma fonte de alimentação remota com um termostato. Quando a tensão é aplicada aos eletrodos, o calor é gerado.
A segunda opção é um cabo de alta resistência embutido sob uma mesa.
Ao trabalhar com um filme de aquecimento, é importante colocar corretamente o isolamento térmico com uma camada reflexiva sob ele e um suporte laminado na parte superior do aquecedor. Graças ao revestimento de alumínio do isolamento térmico, todo o calor é refletido para cima.
Se as camadas se misturarem durante o processo de instalação, o piso aquecido não funcionará. Mais precisamente, haverá a sensação de que não está funcionando, pois todo o calor será redirecionado para a base de concreto.
A segunda razão pela qual um piso aquecido pode não funcionar é a conexão incorreta ou pouco clara dos conectores às trilhas de contato do filme. No processo de colocação dos cabos do tapete de filme até a fonte de alimentação e o termostato, pode ocorrer uma ruptura do terminal. Muitas vezes, o aquecedor para de funcionar se o laminado, o parquet ou os ladrilhos forem colocados de maneira descuidada.
Normalmente, ao colocar lamelas, o mestre verifica periodicamente se o piso aquecido está funcionando ou se ocorreu alguma ruptura.
Exatamente os mesmos problemas ocorrem com pisos aquecidos por cabo. Por exemplo, o cabo não pode ser colocado sobre suportes ou esteira de polietileno, mas simplesmente sobre concreto, mesmo sem isolamento térmico.Em tal situação, haverá a sensação de que o sistema está funcionando, mas a maior parte do calor vai para dentro, para a laje de concreto.
O piso radiante por cabo pode não funcionar devido à crimpagem inadequada dos conectores (chips de conexão). O pior caso é se um empreiteiro ou trabalhador confundiu o diagrama e a marca do cabo, por exemplo, pegou a fiação de um cabo unipolar, mas colocou um cabo bipolar no chão e vice-versa. Para ambos os casos, os sintomas da “doença” serão os mesmos. Mas as razões pelas quais o aquecimento do piso não funciona são completamente diferentes.
Falta de poder
Uma das razões mais comuns pelas quais um piso aquecido pode funcionar de forma instável ou nem funcionar. Neste caso, o aquecimento (se funcionar) será uniforme.
O piso aquecido pode falhar periodicamente em aquecer e retomar inesperadamente o seu funcionamento.
Sintomas como estes indicam fonte de alimentação instável ou mau contato nos blocos terminais. Se o piso aquecido parar de funcionar (desligar sozinho) em sincronia com o indicador do termostato ou da fonte de alimentação, o problema provavelmente está no cabo ou na tomada.
Sequência de verificação:
- Verificamos a tensão da tomada com um multímetro. Para garantir que o piso aquecido não funcione devido ao plugue ou aos contatos, você pode usar um cabo de extensão de alimentação (cabo de transporte) através do qual conecta o sistema a uma tomada em outro ramo de fiação.
- Se a tensão da rede estiver normal, conecte o cabo de alimentação e certifique-se de que haja tensão de alimentação nos contatos do bloco, que está conectado ao soquete da fonte de alimentação.
- Caso o problema não seja detectado, é necessário verificar com um multímetro a presença de tensão de operação na entrada do termostato, no cabo de saída da unidade.
Em 80% dos casos, a causa da falta de energia é a caixa de distribuição da fiação, tomada ou plugue ou cabo. Os restantes 10% ocorrem em situações em que a ligação do piso aquecido à rede é planeada incorretamente.
Por exemplo, outro poderoso consumidor de eletricidade (máquina de lavar) está conectado a um ramal da fiação elétrica. Se ligado ao mesmo tempo, a tensão da rede cairá abaixo do limite operacional e o piso deixará de funcionar.
Danos ao sistema de aquecimento de piso
A situação mais difícil é quando peças ou elementos individuais da base de aquecimento são destruídos. Por exemplo, um piso aquecido por filme pode parar de funcionar após uma reorganização malsucedida dos móveis ou se o laminado tiver sido colocado sem lacunas de compensação ao redor do perímetro.
Em teoria, mesmo uma deflexão excessiva do compensado ou aglomerado da base áspera pode danificar a integridade das trilhas de contato do aquecedor de filme.
Muitas vezes, após a remoção do laminado e da base, verifica-se que o piso aquecido não funciona devido a uma ruptura em uma das trilhas de contato. Neste caso, deve-se cortar a parte não funcional e colocar uma nova folha, conectando-se à parte restante por meio de “crocodilos”.
Danos aos aquecedores de cabos ocorrem com menos frequência, principalmente devido ao manuseio descuidado do cabo. A principal razão pela qual um piso aquecido por cabo pode não funcionar é um fio quebrado ou um curto-circuito dos fios.
Falha do termostato
O dispositivo que controla e controla o processo de aquecimento pode ser feito em diferentes bases de elementos. Mas a maioria dos termostatos baratos são montados aproximadamente de acordo com o diagrama abaixo.
As partes mais importantes, devido à avaria das quais o aquecimento não funciona:
- termistor (R9);
- triac (VS1);
- Diodo Zener (VD3).
A combustão de qualquer um dos elementos listados faz com que o termostato não funcione ou regule incorretamente o nível de aquecimento do piso aquecido. Para verificar as peças, é necessário dessoldar a peça e verificar com um multímetro.
Os circuitos do termostato podem diferir, mas não muito. Normalmente, a maioria deles funciona com o mesmo princípio. Modelos de reguladores programáveis e sem fio têm maior probabilidade de falhar devido a picos de energia. Como resultado, o piso aquecido não funcionará devido à falha de algum capacitor na entrada.
O projeto também possui uma resistência variável R5, com a qual é definido o nível de aquecimento do piso aquecido. Se você ajustar frequentemente - gire o potenciômetro - com o tempo, a trilha de grafite dentro da peça pode simplesmente desaparecer.
Em um regulador desgastado, o contato desaparecerá periodicamente ou ficará preso em um lugar. O piso quente funcionará, mas no mesmo nível de potência. Em qualquer caso, será necessário desmontar a caixa para entender porque o ajuste do nível de aquecimento não funciona.
Pode acontecer que não exista circuito de termostato e, além disso, nem todos os modelos (especialmente os chineses) possam ser soldados e reparados. A melhor forma seria substituir o termostato pelo mesmo aparelho. Pode não ser novo, mas o principal é que se sabe que está em bom estado de funcionamento. Se o procedimento não deu em nada e o piso não começou a funcionar, então, aparentemente, o motivo não está no termostato.
A funcionalidade do termostato pode ser verificada conectando uma lâmpada incandescente normal de 150 W aos terminais de saída (em vez da seção de aquecimento do cabo). Se girar o botão altera o calor da espiral, significa que está tudo bem com o regulador e o piso não está funcionando por outro motivo.
Para resseguro você precisa verificar conexão correta do fio aos terminais do termostato ou da caixa de terminais. Verifique se há contatos queimados e se todos os parafusos de fixação estão apertados o máximo possível.
Em modelos mais antigos de piso aquecido, podem ser utilizados termostatos mecânicos com sensor de temperatura bimetálico montado em seu interior. Esses dispositivos são praticamente indestrutíveis, mas muito sensíveis à poeira. Uma situação frequente é quando o piso aquecido não funciona após a reforma do apartamento devido ao pó no contato, pois o pó da construção atua como isolante e bloqueia os contatos.
Danos e verificação do sensor de temperatura
Quase todos os modelos modernos de piso aquecido utilizam um sensor remoto com coeficiente de temperatura negativo (tipo NTC). Isso significa que quando a temperatura aumenta, a resistência interna do termistor diminui e, quando diminui, aumenta.
Nos modelos de marca, o sensor do circuito do termostato é protegido, portanto, a quebra do contato do termistor faz com que o piso funcione na potência máxima ou desligue completamente.
Em modelos relativamente baratos e caseiros de piso aquecido, por exemplo, com um termostato montado de acordo com o diagrama acima, o sensor fica desprotegido e um contato quebrado pode levar a um forte aquecimento do piso aquecido.
Para um sistema de cabos, isso não é tão ruim, especialmente porque a maioria dos pisos aquecidos são revestidos com azulejos. Eles secaram e continuaram trabalhando. Mas para o filme de grafite as consequências podem ser desagradáveis. O aquecedor pode ficar deformado e não se sabe por quanto tempo todo o sistema de aquecimento funcionará.
Verifique o trabalho sensor de temperatura Você pode usar um multímetro em piso aquecido.Para fazer isso, desconecte o termostato e o cabo. Em seguida, desconecte os contatos do termistor na caixa de comutação e conecte as pontas de prova do multímetro no modo de medição de resistência. Até que o piso esfrie, a resistência deve ser bastante baixa. À medida que esfria, as leituras do dispositivo devem aumentar.
Você pode simplesmente testar o novo sensor de temperatura com um multímetro medindo a resistência interna. Em um termistor frio em funcionamento, o dispositivo mostrará 20-45 kOhm.
Se você conectar as pontas de prova do dispositivo aos contatos do sensor e, em seguida, segurá-lo na mão por vários minutos, a resistência cairá para 6-7 kOhm. Por precaução, você precisa verificar a documentação sobre a resistência máxima e mínima para um modelo específico de sensor de temperatura.
Eles tentam colocar o sensor de temperatura o mais próximo possível do plano da esteira de aquecimento. Para aumentar a sensibilidade, o termistor é colocado sem tampa, apenas os contatos do local de soldagem permanecem fechados.
Freqüentemente, o sensor simplesmente se move e entra em contato com o revestimento do cabo. Neste caso, a informação sobre o nível de aquecimento acaba por ser superestimada, pelo que o piso aquecido não funciona de forma eficiente - aquece até um máximo de 25 ÓCOM.
Os termostatos da maioria dos modelos modernos utilizam uma indicação integrada de operação do sensor (LED verde-vermelho). Enquanto o sensor de temperatura está funcionando, ele acende em verde; se não funcionar, acende em vermelho. Isso permite que você tome medidas rapidamente para eliminar problemas antes que o sistema de cabos de aquecimento derreta o substrato do tapete.
Danos no cabo de aquecimento e na esteira de aquecimento
O sistema de cabos para piso radiante pode ser de núcleo único ou duplo.No primeiro caso, existe um núcleo de alta resistência dentro do cabo, e a tensão de alimentação é fornecida às extremidades do segmento por meio de fios de cobre adicionais. Eles não aquecem e são fáceis de substituir, se necessário. A conexão é feita com mangas crimpadas.
O cabo pode não funcionar somente se o contato sob a luva estiver quebrado ou devido a uma ruptura interna do fio. Por exemplo, se um fio frio estiver severamente dobrado em um laço devido ao gelo.
Num cabo de dois núcleos, dois núcleos são isolados, portanto as seções ou esteiras de aquecimento são sempre feitas de comprimento fixo, para uma determinada potência térmica e consumo de corrente. Um par de contatos desencapados é conectado à caixa de terminais e um jumper é soldado na extremidade oposta do fio.
O tipo mais comum de dano a um fio de aquecimento de dois núcleos é o dano ao isolamento interno entre os núcleos ou à bainha externa na lateral de um dos condutores.
No primeiro caso, os danos no piso aquecido só podem ser diagnosticados pelo aquecimento irregular do revestimento do piso. A parte do piso adjacente ao termostato superaquecerá muito, o resto da superfície não aquecerá bem ou permanecerá fria. Um piso quente neste modo não funcionará por muito tempo, o isolamento e até mesmo o painel do substrato podem derreter.
Você pode encontrar a localização do curto-circuito usando um termômetro infravermelho remoto; você só precisa encontrar o ponto mais quente no chão. Se o diagrama de instalação permanecer, a localização do curto-circuito no piso quente pode ser calculada medindo a resistência do cabo frio fechado.
Você precisa fazer a medição desconectando primeiro o cabo do termostato. Conhecendo a resistência de um fio funcional e fechado, você pode usar a fórmula dos condutores paralelos para calcular o comprimento da seção de aquecimento.
Queima de cabos e gerador de sinal
Um baixo nível de energia térmica produzida por um piso aquecido com o regulador no máximo indica a presença de contato instável na junção entre a rosca principal do cabo unipolar e o fio de cobre adicional.
Se você usar um gerador de sinal de multímetro e testar o circuito para ver se está aberto, o dispositivo provavelmente mostrará contato normal. Assim que o termostato ligar o aquecimento, o piso quente começará a produzir calor, mas antes que tenha tempo de atingir a temperatura operacional, ele para de funcionar.
A essência do problema é que as duas extremidades do fio no ponto de ruptura divergem quando aquecidas, embora quando frias possam se tocar.
Você pode resolver o problema queimando a corrente. Para isso, pode-se usar um magneto de motor de scooter de dois tempos ou uma HDTV com scanner de uma TV antiga (de tubo). Magneto é considerado uma opção mais segura, embora não seja a melhor solução, quase sempre funciona.
Antes de queimar, desconecte todos os aparelhos elétricos da tomada, o termostato deve funcionar. Conectamos os fios do magneto aos contatos do cabo e, com uma furadeira elétrica (chave de fenda), giramos o eixo do gerador por alguns segundos. As extremidades dos núcleos no ponto de contato incerto devem ser soldadas.
O piso aquecido pode não funcionar devido à entrada de água na junção dos condutores. Neste caso, nem um magneto nem uma frequência de alta frequência podem ser usados. Primeiro, o cabo precisará ser conectado a uma fonte de corrente pulsada de baixa tensão (20-25 V) e o núcleo precisará ser aquecido em pulsos curtos por várias horas.
Núcleo do cabo de aquecimento quebrado
A violação da integridade de um condutor de alta resistência é considerada um tipo grave de dano. O piso quente não funciona e nem liga.A lacuna só pode ser reparada abrindo a base e selando a ruptura.
Você pode determinar o ponto de destruição do fio de aquecimento usando um testador de cabo especial ou um osciloscópio alterando a capacitância - indutância do cabo de dois núcleos. Mas isso deve ser feito por um especialista.
Determinar as razões pelas quais um piso aquecido não funciona não é tão difícil. Antes de convidar um técnico, faça você mesmo um diagrama de todas as opções possíveis e verifique consistentemente a funcionalidade dos componentes do circuito de aquecimento.
Conte-nos sobre sua experiência no diagnóstico e reparo de pisos aquecidos - quão difícil foi determinar a causa e como o aquecedor de cabo foi restaurado à sua funcionalidade? Salve o artigo nos seus favoritos para não perdê-lo.
Uma vez tentamos procurar uma lacuna usando um bloco de TV. Em um piso seco no escuro, um brilho é visível no ponto de ruptura, mas mesmo em um piso levemente úmido o efeito desaparece, além disso, você pode levar um choque elétrico nas mãos.
Não compre piso aquecido com termostato bimetálico. No primeiro ano funcionou, mas no segundo ano tive que clicar periodicamente na caixa com o dedo - o contato ficou preso em algum lugar. Se possível, substitua-o por um eletrônico ou mecânico, mas de modelo mais antigo.