Como furar ladrilhos: instruções passo a passo para a obra + consultoria especializada
Você já percebeu em que momento as pessoas pensam em como furar ladrilhos? Certo.No momento em que já quebrou devido a ações ineptas ou a uma ferramenta selecionada de forma analfabeta. Concordo que é melhor dedicar alguns minutos para se familiarizar com a tecnologia do que desperdiçar dinheiro, esforço e tempo na compra de um novo produto. O que, aliás, é bastante difícil de encontrar: muitas vezes as tonalidades dos lotes do mesmo fabricante diferem visivelmente.
Existem muitas instruções e algoritmos passo a passo publicados online. Os mestres gravam vídeos, escrevem artigos e comentários. Algumas pessoas se concentram no material, enquanto outras acham que os princípios de trabalho com a ferramenta são importantes. De uma forma ou de outra, um grande número de profissionais e amadores estão envolvidos neste processo.
Porém, como mostra a prática, nem todos os métodos publicados na Internet são aplicáveis e nem cada um deles garante um resultado positivo. Portanto, conduzimos um estudo especial, entrevistamos especificamente ladrilhadores experientes e compilamos o relatório mais competente e detalhado possível. Com ele você aprenderá como fazer furos em ladrilhos e o que será necessário para isso.
O conteúdo do artigo:
Lista de equipamentos necessários
Em primeiro lugar, é necessário preparar uma fita métrica e um lápis para marcação. Se houver dois ou mais buracos, provavelmente um nível será útil.
Isto é especialmente importante quando se realizam trabalhos de colocação de prateleiras, armários, cabides, toalheiros aquecidos, banheiros, espelhos
Uma furadeira de impacto com mecanismo de impacto desabilitado, uma furadeira elétrica ou uma chave de fenda são adequadas como ferramenta principal. A velocidade de rotação declarada deve ser de 300 a 1000 rpm.
O próximo item são os exercícios. Você pode dar preferência a produtos com revestimento de diamante, bem como brocas de ponta e de núcleo revestidas com carboneto de tungstênio. Como mostra a prática, eles fazem um excelente trabalho com todos os tipos de ladrilhos.
Ao fazer furos de grande diâmetro (até 9 cm), é necessário estocar “bailarina”. Este é o nome de uma broca circular com dentes ajustáveis: fixando os dentes na distância desejada do centro, consegue-se um furo com o raio desejado.
Um copo de água fria também será útil. Precisa estar preparado para resfriar a furadeira durante a operação.
Isto será especialmente verdadeiro se forem selecionados produtos revestidos de diamante. Eles demonstram aquecimento rápido e uma diminuição significativa nas propriedades de corte.
Principais etapas do trabalho
A perfuração só pode ser feita na parte frontal do ladrilho. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de lascar.
Depois de fazer as medições necessárias e aplicar as marcações, você pode começar a trabalhar:
- Coloque a broca exatamente perpendicular à superfície do ladrilho.
- Lentamente, em velocidade baixa, bata o esmalte no local da perfuração.
- Remova qualquer poeira que apareça e certifique-se de que as ações estão corretas.
- Comece a perfurar em altas velocidades, resfriando regularmente a broca em água.
Depois de fazer o furo completamente, é necessário trocar a broca por uma adequada ao material do ladrilho (madeira, tijolo, concreto).
O diâmetro da segunda broca deve coincidir totalmente com o da primeira, e não ser maior, pois neste caso o ladrilho pode ficar danificado.
Neste caso, nem ao trabalhar com a primeira broca, nem após substituí-la pela segunda, é possível ativar o modo reverso da ferramenta. Isso provoca uma mudança brusca no ângulo de perfuração, que pode causar trincas e lascas.
Dicas úteis para diferentes ocasiões
Conhecendo as características dos vários materiais e as regras para fazer furos de diferentes tamanhos, você pode dar muitos conselhos úteis.
Isso é exatamente o que fazem os construtores e ladrilhadores com experiência em corte e furação de ladrilhos. Reunimos os mais valiosos nesta seção.
Fazer furos grandes com uma broca pequena
Ao fazer furos para tubos, tomadas e lâmpadas, costumam usar uma “bailarina” ou coroas especiais. No entanto, ambos custam dinheiro. E fazer uma compra única é muito caro.
Portanto, muitas pessoas usam uma furadeira simples, resolvendo o problema desta forma:
- desenhar um círculo;
- selecione uma broca simples ou de penas de pequeno diâmetro;
- faça muitos furos ao redor de todo o perímetro do círculo.
Em seguida, resta apenas liberar cuidadosamente o círculo resultante e alinhar as bordas do círculo no ladrilho.
Sobre escolher a localização do buraco
Se o furo marcado estiver localizado próximo à costura entre os ladrilhos, vale a pena deslocá-lo para a própria costura ou aproximá-lo do centro.
O fato é que furar próximo à costura pode causar rachaduras no ladrilho. Principalmente se estiver coberto com uma camada de esmalte.
Além disso, furar próximo a uma costura é bastante difícil, pois as bordas inclinadas dos ladrilhos fazem com que a broca se mova.
Os artesãos experientes aconselham manter uma distância de 2 cm entre a costura e o futuro furo, o que permite fazer o trabalho com eficiência e evitar danos ao produto.
Perfuração para cavilhas
A preparação e sequência das etapas do processo de trabalho, neste caso, não diferem da furação convencional.
As dificuldades surgem apenas se o diâmetro da broca escolhido para o trabalho for muito pequeno ou o furo for muito profundo - o pino “afunda” e fica longe da superfície.
O primeiro problema pode ser facilmente corrigido perfurando, expandindo cuidadosamente as bordas do círculo até os parâmetros necessários.
É melhor prever o segundo com antecedência: depois de medir o comprimento do passador, faça uma marca na broca e vá fundo exatamente até ela.
A capacidade de perfurar ladrilhos também pode ser útil se você decidir construir escotilha de inspeção no banheiro.
Erros comuns de novatos
Surpreendentemente, muitas pessoas apresentam lascas e rachaduras mesmo na fase de marcação. Isso acontece quando se utiliza um martelo e um prego afiado para esses fins: ao tentar deixar uma marca na superfície do ladrilho, usuários inexperientes não calculam bem a força de impacto. O resultado é uma lasca, quebra ou rachadura profunda.
Outras deficiências comuns incluem:
- escolha analfabeta do modo de operação da ferramenta elétrica - velocidades muito altas, uso do modo de impacto;
- seleção incorreta de broca;
- má fixação - a broca escorrega no início da perfuração.
Outra omissão comum é ignorar a busca por vazios. Os especialistas procuram espaços vazios batendo nos ladrilhos.
Um som abafado indica que o ladrilho está bem ajustado à superfície da parede ou do piso, enquanto um som vibrante indica a presença de vazios.
Áreas com vazios devem ser evitadas, pois durante a perfuração muitas vezes se formam rachaduras.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Sugerimos também assistir a um vídeo sobre o tema, filmado por um mestre experiente. Preste atenção no cuidado com que ele aborda a retirada da camada superior e em que estágio utiliza o martelo perfurador, somente após a perfuração dos ladrilhos:
Assim, nos familiarizamos com a lista de ferramentas necessárias, as principais etapas do trabalho e os conselhos de especialistas.Concluímos que são importantes a seleção correta da broca, a escolha competente do modo de operação da ferramenta, as marcações cuidadosamente feitas, o preparo da superfície e o ângulo de inclinação da broca durante a operação.
Se você tiver alguma dúvida ou sua experiência permitir que você dê conselhos, use o formulário abaixo. Lá você pode escrever comentários, anexar fotografias, desenhos e diagramas.