Lâmpada da geladeira: características, tipos, regras de seleção + como substituí-la você mesmo
A iluminação interior de alta qualidade é um fator determinante na percepção estética de refrigeradores de diversos tamanhos.Uma fonte de luz queimada em uma unidade de refrigeração pode causar muitos transtornos, por isso, se quebrar, deve ser substituída imediatamente.
Uma nova lâmpada de refrigerador deve ter o nível de lúmen e o tipo de base adequados. Falaremos sobre quais características as lâmpadas do mercado de peças de reposição para refrigeradores possuem e como escolher a correta neste artigo. Também forneceremos instruções detalhadas sobre como substituir você mesmo uma lâmpada.
O conteúdo do artigo:
- Por que há iluminação na geladeira?
- Tipos existentes de lâmpadas
- Características das luminárias
- Regras para escolher um dispositivo adequado
- Instruções passo a passo para substituir a lâmpada
- As nuances da substituição de diferentes tipos de lâmpadas
- Recomendações de uso
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Por que há iluminação na geladeira?
As câmaras frigoríficas são sistemas isolados da influência do ambiente externo, as portas com vedação de borracha não permitem a passagem de calor ou de luz no seu interior. Mas se a porta da sua geladeira não se ajusta bem ao corpo, aconselhamos que você pense em substituindo o selo.
Devido ao design tipo gabinete do equipamento de refrigeração, ele possui iluminação própria, facilitando a localização dos alimentos a qualquer hora do dia.
O circuito de alimentação de uma lâmpada em uma geladeira geralmente inclui um relé de partida.Este esquema garante o acionamento automático da iluminação sempre que a porta é aberta. Este mecanismo permite economizar energia e utilizar com sabedoria o recurso da lâmpada.
Às vezes, uma simples lâmpada incandescente é conectada ao circuito elétrico, contornando o relé de partida, pois a iluminação de uma unidade de refrigeração doméstica também pode ser necessária quando o compressor está ocioso.
Neste caso, sob a porta dentro da câmara existe um botão especial que abre o circuito quando fechado.
À primeira vista, uma lâmpada queimada na geladeira pode parecer uma pequena avaria, que, além do desconforto estético, não representa nenhuma ameaça aos eletrodomésticos.
No entanto, isso não é bem verdade. A ausência de iluminação interna faz com que a porta permaneça aberta durante mais tempo do que com uma luz operacional.
Como resultado, a carga no compressor aumenta significativamente, o que falhar prematuro. Portanto, é muito importante substituir rapidamente a lâmpada, pois disso pode depender a vida útil da geladeira.
Tipos existentes de lâmpadas
Os primeiros modelos de refrigeradores elétricos domésticos com tecnologia de ciclo de compressão não eram equipados com lâmpadas. Mas à medida que a popularidade das câmaras de armazenamento de alimentos cresceu entre os consumidores, elas melhoraram continuamente.
Com o tempo, dispositivos de iluminação a vácuo de baixa potência com circuitos elétricos começaram a ser incorporados neles. Eram quase iguais aos lustres, lâmpadas incandescentes, só que de menor potência.
As lâmpadas LED com baixo consumo de energia são controladas por meio de relés especiais ou de um botão normal sob a porta, além de microcontroladores.
Os refrigeradores modernos usam 4 tipos de luminárias:
- com filamento;
- halogênio;
- lâmpadas fluorescentes a gás;
- LIDERADO
Vamos falar mais detalhadamente sobre cada tipo de lâmpada.
Características das lâmpadas incandescentes
O primeiro tipo de lâmpada (incandescente) é fácil de operar e acessível. Eles emitem uma luz amarela confortável, mas ficam muito quentes.
Fornecemos mais informações sobre lâmpadas incandescentes em outro nosso artigo.
Opção de lâmpada halógena
Os halogênios são semelhantes em design aos anteriores. Eles aquecem durante a operação, mas brilham mais. Eles consomem um mínimo de eletricidade com alta emissão de luz. A vida útil não excede 4.000 horas de operação.
Conversamos detalhadamente sobre o design e os tipos de lâmpadas halógenas em próximo material.
Tipo de lâmpada fluorescente
As luminescentes emitem luz branca fria e duram até 15.000 horas. A vida útil depende do número de ciclos desligados/ligados.
São utilizados em lojas e shopping centers para iluminar vitrines refrigeradas, permitindo dar uma aparência atraente aos produtos.
A principal desvantagem dessas lâmpadas é o conteúdo de vapores de mercúrio perigosos.Os dispositivos usados devem ser levados a pontos especializados ou pontos de coleta para posterior descarte.
Abordamos detalhadamente a estrutura, características, vantagens e desvantagens das lâmpadas fluorescentes em esta publicação.
Lâmpadas LED ou LED
Os LEDs são produtos ecologicamente corretos que praticamente não aquecem. Eles possuem alta resistência mecânica e consomem uma quantidade mínima de eletricidade. Para saber mais sobre as características das lâmpadas LED, acesse através deste link.
Vida útil – 100.000 horas. Após este tempo, as lâmpadas LED não são destruídas, apenas reduzem a intensidade do brilho em cerca de 2 vezes.
Atualmente, os fabricantes de equipamentos de refrigeração optam cada vez mais pela instalação de iluminação LED.
Ao contrário das fontes de luz de descarga de gás com vapor de mercúrio, os diodos acendem instantaneamente e podem gerar iluminação de qualquer cor.
Características das luminárias
A qualidade da iluminação interior dos frigoríficos depende diretamente do tipo de lâmpada utilizada e da sua potência, das características de design da lâmpada, bem como da sua localização.
A maioria dos modelos de unidades de refrigeração doméstica instala uma fonte de luz com potência de 15 W e, em alguns casos, 25 W.
Em equipamentos de grande porte, essa iluminação claramente não é suficiente.Este problema é resolvido instalando duas lâmpadas de 15/25 W ao mesmo tempo ou instalando uma lâmpada de 40 W.
Você também deve focar em suas bases, projetadas para diferentes tipos de fixação. Uma lâmpada padrão para um refrigerador doméstico tem plinto E14.
Mas também existem dispositivos com tomadas Clique em T em dois terminais, E12, bem como modelos compactos de quatro pinos 2G7. Recomendamos que você leia mais sobre marcações e tipos de base lâmpadas.
As fontes de luz podem ser instaladas na parede superior interna da unidade de refrigeração, nos painéis traseiro e lateral da câmara e na parte superior da viseira.
A iluminação uniforme em refrigeradores é fornecida por lâmpadas projetadas verticalmente instaladas nas laterais, na parte traseira, dentro de uma câmara fechada. As lâmpadas localizadas no meio da parede lateral também proporcionam iluminação satisfatória.
Mas aqueles montados no painel superior iluminam apenas as prateleiras superiores, enquanto as inferiores permanecem no crepúsculo.
O arranjo mais infeliz são as lâmpadas fixadas na viseira. Neste caso, eles não conseguem fornecer iluminação suficiente para todas as áreas do refrigerador.
Regras para escolher um dispositivo adequado
Os fabricantes de câmaras frigoríficas instalam lâmpadas especiais em eletrodomésticos resistentes a baixas temperaturas e umidade, bem como a picos de energia. Portanto, recomenda-se usar apenas peças sobressalentes originais para substituição.
Se você não tiver acesso a eles, poderá usar os universais.No entanto, você precisa entender claramente que lâmpadas não recomendadas pelo fabricante aquecem o ar e muitas vezes queimam. Neste caso, a iluminação interior deverá ser restaurada constantemente.
Quando for necessário substituir uma lâmpada incandescente com defeito em uma geladeira velha, o passo lógico é adquirir um aparelho semelhante e com a mesma potência.
Mas, como mostra a prática, é aconselhável substituí-la por uma lâmpada LED com baixo consumo de energia.
Ao escolher uma luminária para uma geladeira, você precisa se lembrar de três pontos importantes:
- Poder não deve exceder 11-40 W. Depende do modelo e dimensões do equipamento, do tipo de lâmpada e da sua localização no interior do compartimento frigorífico.
- Base — a incompatibilidade entre o tipo de base da lâmpada e o casquilho é inaceitável.
- Tamanho e forma — a lâmpada deve ficar livremente posicionada dentro da cortina protetora ou difusor, sem tocar nas paredes.
O tipo de lâmpada e sua potência de funcionamento afetam a iluminação das superfícies da câmara interna do refrigerador, bem como o consumo de energia elétrica.
Dispositivos halógenos e incandescentes emitem luz amarela quente, os fluorescentes emitem luz branca fria e os LEDs podem gerar radiação em toda a faixa espectral visível.
Vale ressaltar que a transparência da lâmpada também afeta a qualidade da iluminação. Matte reduz o nível de fluxo de radiação em 10-30%. Se isso for crítico, é melhor adquirir uma fonte de luz com lâmpada transparente para a unidade de refrigeração.
Instruções passo a passo para substituir a lâmpada
Para substituir a lâmpada da geladeira, você precisa realizar algumas operações simples.
Passo #1 – desconecte o equipamento da rede
Em primeiro lugar, os eletrodomésticos são desligados da rede elétrica. Esta é a principal regra de segurança que nunca deve ser negligenciada.
Passo #2 - liberando o acesso à lâmpada
Depois, se necessário, retire tudo o que for desnecessário das prateleiras, e às vezes as próprias prateleiras, assim como os cestos, para ter acesso à luminária.
Passo #3 – desmontando o difusor
Em seguida, é necessário retirar o difusor de luz transparente, importante para geladeiras Bosch e algumas outras marcas, ou o abajur, se disponível.
Os designs dos abajures variam. Em geladeiras Atlante E Samsung eles são fixados com parafusos nas câmaras Stinol – travas especiais.
Em unidades de refrigeração Indesit E Ariston Os abajures não são totalmente removíveis, mas são fixados com um parafuso de fixação, que permite soltar apenas um dos lados.
Para ter acesso à lâmpada, desaperte este parafuso e dobre cuidadosamente a parte dinâmica do abajur.
A caixa protetora deve ser removida com muito cuidado para não destruir o revestimento das paredes internas.
Passo #4 - instalar uma nova lâmpada para substituir a queimada
Agora você pode desparafusar a lâmpada queimada e instalar uma que funcione.
Em refrigeradores domésticos de Samsung, antes de desmontar a lâmpada antiga, é necessário desconectar os conectores e fios e, em seguida, remover a fita protetora.
Se for instalada uma lâmpada LED no compartimento frigorífico, o abajur só poderá ser removido juntamente com a unidade eletrónica e a seguir a lâmpada poderá ser substituída.
Às vezes é muito difícil desmontar você mesmo uma unidade com microprocessador. Se você não tem experiência relevante trabalhando com eletrônica, é melhor procurar ajuda profissional.
Passo #5 – testar o desempenho da lâmpada
Verifique a exatidão do trabalho executado. Para fazer isso, acenda a lâmpada substituída.
As nuances da substituição de diferentes tipos de lâmpadas
Vale a pena notar que diferentes tipos de lâmpadas requerem abordagens diferentes. Por exemplo, regularmente uma lâmpada incandescente pode ser levada pela parte de vidro, mas não pressione ou aperte.
Certifique-se de aparafusar com movimentos suaves para que a base fique corretamente posicionada na rosca. cartucho.
Durante o processo de substituição dessa lâmpada, o vidro às vezes quebra. Nesse caso, é importante ter cuidado e não tentar retirar restos e fragmentos com as mãos.
Alicates ou alicates de bico redondo virão em socorro. Basta agarrar a borda da base com uma ferramenta e desparafusar a luminária.
Ao contrário das lâmpadas de vácuo, os halogênios não podem ser tocados pela parte de vidro com as mãos desprotegidas. Pode ocorrer superaquecimento local no ponto de contato. Isso reduz sua vida útil.
Durante a instalação, o bulbo de quartzo da lâmpada deve ser segurado com um pano limpo ou com luvas. Em caso de contato acidental, recomenda-se limpar a superfície com um pano que não deixe marcas, por exemplo, microfibra com solução de álcool.
Tais dispositivos de iluminação devem ser removidos com muito cuidado para não quebrar os frascos com vapores nocivos de mercúrio. São utilizados principalmente no comércio de alimentos.
Recomendações de uso
Seguir as regras básicas para usar uma geladeira ajudará a prolongar a vida útil até mesmo da lâmpada mais simples. Portanto, é necessário garantir que as portas estejam bem fechadas e também não permitir que permaneçam abertas por longos períodos de tempo.
É igualmente importante controlar a umidade dentro da unidade. A condensação pode causar danos irreparáveis aos equipamentos eletrônicos.
Para conectar refrigeradores, os eletricistas recomendam especialmente tomada com aterramento. Usar uma fonte de alimentação ininterrupta ou conectar um filtro de linha ajudará a evitar quebras devido a picos de energia.
Se a lâmpada queimar sem cumprir o prazo indicado pelo fabricante, você deve definitivamente verificar o interruptor de luz, que geralmente fica localizado na lateral ou na parede interna superior da câmara.
A deformação deste elemento leva ao funcionamento ininterrupto da iluminação e à rápida quebra da fonte de luz.Na maioria dos casos, falha a mola da chave, responsável por fixar a posição Ligado desligado.
E embora o tipo de iluminação interna da geladeira não seja um indicador da qualidade do eletrodoméstico em si, na hora de comprar é melhor escolher modelos com Lampadas de led. São resistentes a baixas temperaturas, confiáveis e duráveis.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instalação de iluminação LED na porta e na câmara da antiga unidade de refrigeração Minsk-15M com as próprias mãos:
Como substituir rapidamente uma luminária em refrigeradores Atlant por diferentes cortinas de proteção, instruções passo a passo:
Como substituir uma lâmpada queimada em uma geladeira Nord:
Substituir você mesmo uma lâmpada de geladeira com defeito é fácil. É importante apenas seguir as precauções de segurança e não fazer experiências com a parte eletrônica da unidade de refrigeração.
As características da lâmpada, bem como as recomendações quanto à sua instalação em modelos específicos de eletrodomésticos, podem ser encontradas no manual de instruções.
Você trocou uma lâmpada recentemente e deseja compartilhar sua experiência com outros usuários? Compartilhe suas experiências na seção de comentários desta postagem.
Se você ainda tiver dúvidas sobre a desmontagem ou instalação de uma nova lâmpada, ou simplesmente não consegue decidir que tipo de lâmpada é adequada para sua geladeira, peça conselhos aos nossos especialistas e demais visitantes do site - tire suas dúvidas no bloco localizado sob este artigo.
As lâmpadas LED convencionais proporcionam economia se não forem ligadas/desligadas com frequência, mas brilham por muito tempo sem serem desligadas.Portanto, em um lavabo ou banheiro, onde a luz acende esporadicamente por um curto período de tempo, a economia na substituição de uma lâmpada convencional por uma LED é insignificante. Talvez isso também seja verdade para uma geladeira - é mais fácil comprar a mesma que era? Na verdade, eles queimam extremamente raramente, na minha experiência.
Olá. Sim, você está parcialmente certo. A substituição, tendo em conta o custo da lâmpada LED e o seu funcionamento, é muitas vezes impraticável. E sim, os fabricantes de dispositivos aconselham a compra de lâmpadas semelhantes às fornecidas na produção.
Estou com o seguinte problema: após dez anos de serviço, a lâmpada da marca da geladeira Indesit queimou. Desde então, tem sido um tormento completo: não importa qual pata substituta eu compre, todas elas queimam depois de alguns meses. Além disso, eles queimam tanto que o vidro da lâmpada fica quase preto, nunca vi isso antes. O que poderia ser? Diferença de potência? Que potência a lâmpada deve ter para caber?
Para refrigeradores Indesit, são utilizadas lâmpadas de 15 W. Embora eles queimem com frequência, então você precisa verificar o cartucho, talvez haja algo errado com o contato.
Olá. Com 15 watts. Verifique também se a luz apaga quando você fecha a porta da geladeira. Às vezes, por deformação da vedação ou porque a própria porta não encaixa mais corretamente, isso acontece. E claro, é melhor escolher lâmpadas mais próximas das “originais” ou exatamente iguais. Eu sei que para os velhos índios existiam na rede Leroy.
Olá! Qual lâmpada é melhor comprar para a geladeira Indesit e o exaustor Burning? Existem 1.500 tenge Philips e 200 tenge. Qual é a diferença?
Olá, Albina. Em primeiro lugar, é importante destacar que o refrigerador Indesit e o exaustor Gorenje podem utilizar lâmpadas completamente diferentes. Para conselhos mais precisos, seria bom se você anotasse o modelo da geladeira e o modelo do exaustor. Por exemplo, os refrigeradores Indesit, como muitos outros, possuem principalmente lâmpadas de 15-20 W com base E14. Se você usar as mesmas lâmpadas no seu exaustor, isso é bom. Acontece que muitos exaustores Gorenje usam lâmpadas halógenas com base GU10, que possui um design de pino rotativo.
Se as suas lâmpadas são iguais, a única questão é o preço, então muito provavelmente a diferença está nas características (potência, tipo de lâmpada, etc.).
Lâmpadas incandescentes de vidro foram instaladas na geladeira e gradualmente foram queimando. LEDs instalados, está tudo bem. A questão é que as antigas lâmpadas de vidro, mais próximas da base, tinham lacres de borracha branca.
Seu propósito não é claro. Eles são necessários? As novas lâmpadas têm um formato diferente e não cabem nelas.
Logicamente falando, este poderia ser um detalhe para impermeabilizar os circuitos elétricos da umidade do volume interno da câmara frigorífica.
Os refrigeradores são inicialmente equipados com lâmpadas de 5W. 15w é usado em máquinas de costura. Os fabricantes e o comércio não querem se preocupar e vender 15 W. É aí que surgem os problemas - as tampas de proteção derretem e queimam devido a uma grande e rápida mudança de temperatura.
Como remover o painel para substituir uma lâmpada em uma geladeira Bosch KGN56VI30U
Que lâmpada pode ser instalada no refrigerador Rosenlew RJP 951 VP
Hoje, depois de um descongelamento sazonal do frigorífico ZiL de 1965, talvez feito de forma demasiado bárbara, com instalação constante de panelas de água a ferver durante uma hora, a lâmpada original do frigorífico deixou de acender. A lâmpada era de 25 W. Pelo artigo percebi que você pode comprar E27 normal e de baixo consumo, ou ainda precisa procurar algumas lâmpadas “especiais” para geladeiras!? Vale a pena "vaporizar"?