Descarte de geladeiras: como se desfazer adequadamente de uma unidade de refrigeração desnecessária

O desejo de tornar a sua vida o mais confortável possível pregou uma piada cruel à humanidade: no último século, o mundo simplesmente “afogou-se” numa variedade de eletrodomésticos. As pessoas se deparam com o fato de que o descarte de geladeiras, fogões e lava-louças não é bem pensado.

O que fazer quando o modelo antigo quebra e não cumpre mais suas funções? Existem várias opções para resolver o problema, que apresentaremos neste artigo. Descrevemos detalhadamente as opções para o procedimento de desmembramento de equipamentos de refrigeração usados ​​​​e fornecemos recomendações úteis.

A relevância da reciclagem de eletrodomésticos

Em questões relacionadas ao descarte de equipamentos antigos, os residentes russos ficam atrás dos europeus, americanos e japoneses. Há relativamente pouco tempo, surgiram documentos oficiais que regulamentam a venda, armazenamento e reciclagem de unidades domésticas e eletrodomésticos usados.

Por exemplo, em "Lei de Proteção Ambiental" Nº 7-FZ da Federação Russa fala sobre quem e como deve ser responsável pela entrega e reciclagem de equipamentos sucateados.

Alguns parágrafos são dedicados à responsabilidade dos cidadãos e órgãos de governo autônomo que não cumprem os requisitos para o descarte civilizado de equipamentos e eletrônicos quebrados. Aliás, a última edição foi lançada em janeiro de 2002 e não mudou desde então.

Onde colocar equipamentos antigos
O número insuficiente de documentos explicativos e a política estatal pouco desenvolvida no domínio da protecção do ambiente levaram ao facto de surgirem dificuldades reais com a “fixação” de electrodomésticos

Um dos motivos que causam dificuldades na remoção e retirada de equipamentos diz respeito às grandes dimensões e ao grande peso dos eletrodomésticos. Além disso, equipamentos volumosos ocupam muito espaço, portanto é proibido simplesmente jogá-los em aterros sanitários.

Os refrigeradores também diferem porque contêm refrigerante. Freon, que garante baixa temperatura no interior do aparelho, é prejudicial ao homem e à atmosfera. No entanto, o envenenamento só pode ocorrer com uma liberação grande e repentina de gás. Na prática, dissolve-se rapidamente no ar e evapora.

Mas o fosgênio, reconhecido como substância tóxica, é verdadeiramente perigoso. É formado a uma temperatura de +400 °C, portanto, só pode ocorrer se as tecnologias de produção ou as normas de segurança de uma empresa industrial forem violadas.

Quando o gás entra na atmosfera, destrói a camada de ozônio.

Reabastecimento com gás da nova série 507
O fosgênio foi liberado apenas do freon R-22, cuja produção já estava proibida. Hoje, as empresas que produzem e reabastecem refrigeradores utilizam R-600a, R-134a, R407c, R410a e outras séries reconhecidas como seguras para a saúde do usuário

No entanto, existe um determinado procedimento para bombear o gás antes do descarte do equipamento. Deve ser realizado por serviços qualificados e com licença estadual.É proibido liberar refrigerante na atmosfera.

Maneiras de conectar uma geladeira funcional

A publicidade colocada em outdoors e na mídia, piscando constantemente nos protetores de tela da televisão, fará seu trabalho “excelentemente” - milhares de usuários de eletrodomésticos compram novos modelos sem esperar que os antigos falhem. O que fazer com uma geladeira desatualizada, mas funcionando corretamente?

Nº 1 - organize uma mudança para a dacha

A maneira mais fácil de atualizar os eletrodomésticos da cozinha é levar os aparelhos antigos para o campo ou para a aldeia e, em vez disso, comprar aparelhos novos, mais funcionais e econômicos. Assim, o refrigerador em funcionamento não precisará ser descartado no sentido literal da palavra, ele simplesmente mudará de “local de residência”.

Geladeira velha no interior
Equipamentos antigos parecem mais lucrativos em um ambiente rural. Modelos raros tornam-se facilmente parte, e às vezes o centro, de um interior de estilo vintage

Para transportar uma geladeira grande e pesada, por exemplo, modelo de duas câmaras ou unidade Lado a lado, você precisará de dois pares de mãos e de uma força notável.

Se não houver homens adultos em casa e os vizinhos também não puderem se orgulhar de saúde, então junto com um caminhão para transporte será necessário alugar carregadeiras. Não há problemas de transporte nas cidades: dezenas ou até centenas de empresas oferecem seus serviços.

A brigada é convocada na seguinte ordem:

  • monitoramento de jornais com anúncios e sites que oferecem transporte de móveis e equipamentos de grande porte;
  • escolher uma empresa com boas recomendações e preços razoáveis;
  • ligar para a empresa, esclarecer os termos da transação, definir o horário exato do transporte;
  • celebração de um contrato.

Na hora marcada, uma equipe chega e leva o equipamento até o endereço especificado.Você pode aproveitar e transportar coisas velhas ou mudas para a dacha junto com a geladeira velha.

Nº 2 - vender por anúncio

Se não houver casa na aldeia ou na dacha, então você pode “anexar” equipamento de trabalho para ganho comercial - em outras palavras, vendê-lo. Há muito que já não é habitual afixar folhetos com textos manuscritos em postes, por isso recomendamos a utilização de métodos modernos: colocação de anúncios em jornais, sites e TV.

Foto de geladeira à venda
Se você anexar ao texto uma foto de alta qualidade da geladeira, as chances de uma venda rápida aumentarão. Os potenciais compradores, tendo visto o produto pessoalmente, têm maior probabilidade de responder ao anúncio

A velocidade de venda também depende do preço atribuído. Equipamentos usados ​​não podem ser caros, então tente determinar imediatamente um preço adequado. Para fazer isso, você pode consultar os anúncios de outras pessoas e exibir o valor médio. Quanto menor for, mais cedo você fará uma venda.

Procure interessar o comprador, ou seja, crie um anúncio útil e interessante. Claro que a foto vai atrair antes de mais nada o futuro dono da geladeira, mas um texto criativo também pode ajudar muito.

Vantagens da geladeira à venda
Liste as vantagens do modelo e não deixe de indicar o motivo da venda - a compra de um novo equipamento. O comprador deve saber que o motivo da venda não foi a má qualidade do equipamento, mas sim uma substituição

Se você não tem vontade ou tempo para mexer em seu anúncio, leia os de outras pessoas. Talvez alguém precisasse apenas de uma geladeira usada barata para sua casa de campo ou apartamento alugado.

Se a receita não importar, ligue para o comprador do equipamento antigo.Será oferecido a você dinheiro simbólico - 500-1000 rublos, mas você não precisará procurar transportadores, pois trabalhadores enérgicos farão tudo e levarão embora por conta própria.

Nº 3 - entregue em boas mãos

Proprietários ricos podem dar uma geladeira para amigos ou apenas estranhos.

Muitas vezes, vizinhos ou estranhos encontram-se em circunstâncias em que a compra de novos equipamentos é impossível devido a problemas financeiros temporários. Pessoas que perderam inesperadamente o emprego ou estudantes que alugaram um apartamento ao lado ficarão felizes com esse presente.

SMEG - modelo retrô de uma nova classe
O modelo antigo pode ser restaurado e ocupará o seu devido lugar no interior da cozinha. O raro e desgastado ZIL parece um pouco diferente dos modelos retrô de elite da SMEG

A gratidão pelo presente generoso pode ser o transporte independente da unidade pelos novos proprietários do equipamento. Eles farão com que o refrigerador seja retirado da cozinha em tempo hábil e que haja espaço livre para instalação quando o novo equipamento for entregue.

No transporte de uma máquina de refrigeração, que ainda está previsto para ser utilizado, as regras de transporte devem ser seguidas. Eles são descritos detalhadamente no artigo que recomendamos.

O que fazer com uma geladeira que não funciona?

Infelizmente, com mais frequência é necessário trocar o equipamento da cozinha, não por causa das tendências da moda, mas por causa de uma avaria fatal que não pode ser reparada.

Se a carcaça estiver rachada ou o compressor já quebrou várias vezes, você deve pensar em uma nova compra. Existem diversas oportunidades para reciclar equipamentos antigos, mas nem todas são legais e seguras.

Opção nº 1 - levar o equipamento para o lixo

Proprietários não esclarecidos agem da maneira usual - depois de escurecer, levam a geladeira usada para a lixeira.Na melhor das hipóteses, será imediatamente “recolhido” por cidadãos mais empreendedores; na pior das hipóteses, ficará ali parado até que chegue um camião especial que serve a área.

De acordo com as normas de manutenção do local, é proibida a colocação no pátio de equipamentos de grande porte, principalmente geladeiras com freon. Normalmente, esta disposição está contida nos estatutos adotados pelos residentes e acordados pela sociedade gestora.

Container para equipamentos de grande porte
Grandes contêineres são projetados para resíduos de construção, móveis antigos e equipamentos domésticos volumosos, que são instalados em alguns, mas não em todos os pátios.

No entanto, há uma pequena nuance - o conteúdo de freon transforma a geladeira de “lixo” comum em perigosa. Se você seguir a lei, antes de enviar a unidade para um contêiner, o freon deve ser bombeado para fora, e isso custa dinheiro.

Os proprietários que simplesmente deixam o aparelho na rua enfrentam uma multa de 1.000 a 2.500 rublos, por isso é melhor gastar esse valor chamando um especialista, o que, aliás, também nem sempre é possível.

Os bunkers de contêineres estão disponíveis apenas para residentes de megacidades ou, pelo menos, de cidades regionais. Por exemplo, em Moscou esse problema foi resolvido e contêineres com volume igual ou superior a 8,27 m³ são oferecidos especificamente para equipamentos de grande porte. Nas pequenas cidades e aldeias, a remoção organizada de equipamento doméstico é rara.

Opção nº 2 - providenciar o descarte em aterro

O que fazer se não for possível levar a geladeira para o quintal e o transporte até o aterro recair inteiramente sobre os ombros do antigo proprietário? Você terá que procurar uma empresa privada que faça a coleta e retirada de eletrodomésticos antigos e pague pelos serviços de acordo com a tabela de preços.

Abaixando a geladeira da escada
Você deve saber que nem todas as empresas lidam com unidades grandes, principalmente geladeiras.Muitos se recusam a exportá-los justamente por causa do conteúdo de freon

Ao ligar para os trabalhadores, certifique-se de verificar se a organização possui licença para transportar ou processar refrigeradores.

Eles podem recusar por outros motivos. Não é lucrativo para as pequenas empresas cooperar com os cidadãos, pelo que servem apenas pessoas colectivas. Se você tiver sorte, a unidade será recolhida, carregada em um carro e levada ao aterro mais próximo por cerca de 2.300 a 2.500 rublos.

Nas cidades pequenas há outra dificuldade - simplesmente não há empresas envolvidas na remoção de equipamentos. Também é problemático eliminar outros resíduos prejudiciais à natureza, por exemplo, lâmpadas contendo mercúrio ou baterias.

Opção nº 3 - dar à unidade uma “segunda” vida

Muito provavelmente, foi precisamente por causa da impossibilidade de “derreter” a geladeira em um aterro sanitário a tempo que os moradores e residentes de verão encontraram mais de uma dúzia de maneiras de usá-la em outra capacidade.

Tendo perdido sua função principal - resfriar e congelar alimentos - o equipamento pode facilmente se transformar em algo útil. O case é especialmente atraente para produtos caseiros - é volumoso e resistente. Aqui estão alguns exemplos de usos bem-sucedidos de uma geladeira antiga. Talvez você tenha ideias mais interessantes.

A imaginação dos proprietários de unidades antigas não tem limites e nascem casas confortáveis ​​para cães, desumidificadores, geleiras para adega, organizadores de ferramentas, fumeiros para peixe e carne e secadores para frutas e legumes.

Deve-se lembrar que o freon não utilizado para resfriamento deve ser bombeado utilizando equipamento utilizado em reabastecendo a geladeira com refrigerante. Você não pode simplesmente lançá-lo no ar.

Opção nº 4 - vender para sucata/peças de reposição

As páginas dos jornais estão cheias de anúncios sobre a compra de equipamentos usados ​​para peças de reposição. Existem também pontos de coleta de sucata onde algumas peças podem ser levadas. Parece que você pode desmontar a geladeira e obter pelo menos um pequeno benefício, mas na prática tudo acontece de forma diferente.

Para saber se é aconselhável desmontar o aparelho, ligue para a entidade que o divulgou. Algumas empresas aceitam exclusivamente peças metálicas, outras trabalham apenas com pessoas jurídicas.

Além disso, entregar o equipamento em peças não é rentável, pois durante a desmontagem será necessário retirar o freon, e este é um procedimento pago.

Compressor de geladeira
Se o modelo for relativamente moderno, algumas peças sobressalentes (compressor, sensores) podem ser aceitas por uma taxa nominal por artesãos particulares que fazem reparos domésticos

Assim, todo o refrigerador poderá ser aceito para desmontagem somente quando tiver algum valor, ou seja, puder ser consertado ou desmontado em peças populares. Porém, com mais frequência, eles compram apenas peças que podem ser reparadas e ninguém precisa de plástico.

Opção nº 5 - troca lucrativa por cupom

Uma solução interessante é comprar um modelo novo para substituir o antigo com um grande desconto. Promoções desse tipo às vezes são realizadas em grandes redes de mercados, por exemplo, Eldorado. De onde veio essa prática?

Após cálculos cuidadosos e análise de dados estatísticos, aprendemos que os russos usam 2 a 3 vezes mais eletricidade do que os cidadãos de outros países. Isto se deve ao uso de tecnologia antiga e antieconômica, consumindo eletricidade muito mais do que a nova geração de unidades de refrigeração.

Como resultado das discussões sobre o problema surgido, decidiu-se retirar cerca de 39 milhões de refrigeradores e freezers da população até 2020, trocando-os por modelos energeticamente eficientes.

Comunicado sobre reciclagem e troca de equipamentos
O programa de intercâmbio foi apreciado tanto por consumidores quanto por empresas que vendem grandes quantidades de equipamentos. Graças a isso, o nível de vendas das marcas sujeitas a substituição aumentou significativamente

O que o consumidor ganha? No mínimo, ele recebe como presente a retirada gratuita do aparelho antigo e, no máximo, um desconto de até 10% (raramente mais) em um novo modelo de inversor, que também funciona muito mais silenciosamente.Não importa como você olhe, esta é uma oportunidade útil e lucrativa para atualizar seu arsenal de cozinha e descartar resíduos volumosos.

Características da reciclagem profissional

Se você tiver sorte e houver pelo menos uma empresa em sua cidade que coleta e recicla geladeiras, o procedimento de descarte é o seguinte:

  • ligar para a empresa para apresentar uma candidatura;
  • discussão de condições de pagamento, celebração de acordo;
  • remoção e transporte de equipamentos pelos funcionários da empresa;
  • entrega em armazém ou aterro, onde o freon é bombeado e posterior desmontagem;
  • triagem de plásticos, metais não ferrosos e outros metais, eletrônicos;
  • prensagem e envio de resíduos para plantas de processamento.

Nas plantas de desmontagem e prensagem são observadas as normas ambientais, portanto não há poluição ambiental. O processo de reciclagem é realizado sob a supervisão das autoridades reguladoras.

Como você pode ver, essas empresas não realizam um ciclo de processamento em grande escala - são simplesmente uma base de transbordo. Mas os eletrodomésticos são desmontados, separados, embalados e enviados para fábricas, onde os materiais recicláveis ​​são processados ​​e re-produzidos.

Resolvendo o problema no exterior

A reciclagem é uma área em que estamos muito atrás dos países estrangeiros. Se calcularmos a porcentagem de reciclagem de resíduos na Rússia, os resultados são deprimentes.

Tabela de gestão de resíduos em diferentes países
Talvez, em comparação com 2011, quando a pesquisa foi realizada, a situação tenha mudado para uma direção positiva. No entanto, é pouco provável que a diferença num item como a eliminação de resíduos (aterros) seja significativamente reduzida em 7 ou mesmo 10 anos.

Os japoneses se distinguem por sua abordagem responsável no descarte de resíduos técnicos. Eles desenvolveram um programa de reciclagem eficaz e também pagam um imposto separado.Na Europa, foram desenvolvidos esquemas em que o fabricante é responsável pelo descarte - após sua vida útil, ele pega o refrigerador e o envia para reciclagem.

Nos países desenvolvidos, são realizados eventos especiais, por exemplo, a arrecadação anual de grandes equipamentos. Geladeiras velhas são colocadas na rua e o transporte municipal as recolhe e leva para usinas de reciclagem.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Se você já teve que se livrar de uma geladeira velha, pode imaginar o processo de remoção e transporte. Você pode descobrir para onde vai o equipamento nos vídeos.

Vídeo nº 1. O que acontece na planta de processamento:

Vídeo nº 2. Como se livrar de resíduos volumosos:

Vídeo nº 3. Como funciona o programa de reciclagem gratuita:

Infelizmente, o problema do descarte não foi completamente resolvido. De vez em quando, geladeiras antigas continuam aparecendo em locais com lixeiras, e o freon, graças a usuários irresponsáveis, entra na atmosfera e destrói a camada de ozônio.

Para salvar a natureza e não se prejudicar, você deve descartar adequadamente os eletrodomésticos, utilizando apenas meios legais..

Gostaria de nos contar como você descartou sua geladeira antiga? Quer compartilhar as sutilezas do processo que podem ser úteis aos visitantes do site? Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas sobre pontos de seu interesse e poste fotos relacionadas ao tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Vitalik

    Levamos nossa primeira geladeira velha para a dacha. Ele ainda serve lá até hoje. E com a segunda, quando decidimos trocá-la por uma mais moderna, os funcionários da loja Eldorado nos ajudaram a lidar com isso.Loja maravilhosa. Eles vieram e levaram o equipamento antigo de graça. Eles também deram desconto na compra de um novo. Ouvi dizer que a M Video comprou a Eldorado. É uma pena se isso for verdade.

    • Aline

      A campanha “Reciclagem” em Eldorado continua ativa. É verdade que não para todos os produtos, mas ainda assim. Uma opção muito conveniente para obter descontos em equipamentos antigos e desnecessários.

  2. Ramilya

    Algumas pessoas aqui doam suas geladeiras para diversas instituições onde elas são necessárias. Por exemplo, em hospitais. Eles são pobres, não conseguem nem fazer consertos lá, mas os pacientes precisam de geladeiras. Mas nós, para não carregarmos nós mesmos, simplesmente ligamos para o telefone do jornal (comprando geladeiras). As pessoas vieram, nos deram cem rublos e o arrastaram elas mesmas.

    • Especialista
      Evgenia Kravchenko
      Especialista

      Olá. Cem rublos são, de alguma forma, muito baratos. Nossa geladeira velha e quebrada foi levada por artesãos locais por 3 mil rublos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica