É possível transportar uma geladeira deitada? Regras e padrões para transporte de refrigeradores
Você está pensando em transportar equipamentos de refrigeração para a compra de um novo modelo ou mudança de residência? Concordo: é estúpido estragar equipamentos caros devido à violação das regras de organização do transporte. Portanto, é melhor saber com antecedência se é possível transportar a geladeira deitada e a melhor forma de fazê-lo.
Nós o ajudaremos a tirar todas as dúvidas. O artigo discute os principais métodos de colocação de uma unidade de refrigeração para seu transporte seguro. Também é dada atenção à preparação adequada do refrigerador para movimentação, e os problemas que podem ser encontrados são listados.
Para que você não tenha dúvidas sobre transporte, disponibilizamos a matéria com fotos visuais e vídeos selecionados com recomendações para o preparo da geladeira e sua colocação na mudança de local de residência.
O conteúdo do artigo:
O importante papel da posição correta
Equipamentos de refrigeração de diferentes marcas funcionam segundo um princípio semelhante. O sistema de refrigeração é um circuito fechado composto por muitos tubos finos.
Convencionalmente, é dividido em duas partes: o evaporador, localizado no interior, e o condensador, instalado na parede traseira externa. Basicamente, esses componentes são implementados em forma de bobina, o que contribui para a efetiva absorção e liberação de calor.
O sistema de funcionamento do refrigerador é preenchido com freon, que se move continuamente pelos tubos, mudando alternadamente seu estado agregado.
Os ciclos de resfriamento seguem o mesmo padrão:
- o refrigerante gasoso é bombeado para fora do evaporador e entra no compressor;
- a substância é comprimida e enviada sob alta pressão para o condensador;
- durante a condensação, o freon se transforma em líquido e esfria, liberando calor para o meio ambiente;
- o líquido passa pelo filtro secador e é direcionado ao evaporador, entrando nele por um tubo capilar estreito;
- a pressão do refrigerante cai, fazendo com que ferva;
- evaporando em gás, o freon absorve o calor das câmaras internas, resfriando uniformemente o espaço.
Em seguida, o vapor de freon é bombeado novamente e o ciclo se repete. O papel do principal elemento funcional no processo pertence ao compressor.
Ele bombeia o refrigerante, cria a pressão necessária em cada parte do sistema e é responsável pela transferência ininterrupta de calor de dentro para fora do aparelho. A operação estável e silenciosa do motor é mantida pendurando-o na estrutura e mergulhando-o em óleo.
Qualquer dano ao sistema de tubos, deslocamento ou separação do compressor das suspensões leva a danos graves que requerem reparos complexos.
A maneira mais fácil de atrapalhar o funcionamento normal do sistema de refrigeração é durante o transporte do produto. É por isso que esta questão deve ser abordada com a máxima responsabilidade.
Preparando equipamentos de refrigeração para movimentação
O famoso escritor Scott Westerfeld, em um de seus romances, descreveu a mudança como uma coisa terrível, depois da qual você nunca sabe onde a encontrará e onde a perderá. E é verdade - ao transportar bens de um ponto a outro, existe um grande risco de danificar ou perder algo.
Para evitar tais problemas, é necessário planejar adequadamente o próprio processo, embalar a carga com cuidado e fixá-la com segurança dentro do caminhão.
Se o refrigerador for novo, o fabricante deve zelar por sua embalagem confiável e segura antes mesmo do equipamento chegar ao depósito da loja. Se você pretende transportar uma unidade já utilizada na fazenda, é necessário primeiro prepará-la para uma operação tão responsável.
Os trabalhos preparatórios geralmente começam com 24 horas de antecedência, seguindo o seguinte procedimento:
- esvaziar o compartimento do congelador e o armário do frigorífico dos produtos existentes;
- desconecte o aparelho da rede elétrica e aguarde o descongelamento completo;
- Lave delicadamente o interior e o exterior do equipamento com detergente neutro (a melhor opção é uma solução morna com sabão);
- retirar todas as prateleiras, nichos, gavetas e varandas, embalando cada elemento separadamente em um pedaço de tecido macio ou papel;
- escorra a água e seque bem o interior.
O compressor deve ser preso com parafusos de transporte ou corda. Caso contrário, devido a fortes tremores, vibrações e solavancos, ele pode facilmente voar para longe de seu lugar.O fio é cuidadosamente preso ao compressor com fita adesiva. Em modelos não padronizados de refrigeradores que não passam pela abertura, a porta é removida ou a moldura da porta é desmontada.
Você pode começar a carregar somente após concluir todos os processos descritos. Ignorar pelo menos um deles geralmente leva à operação incorreta do dispositivo em um novo local. Para transportar o aparelho do quarto para o carro e vice-versa, serão necessárias pelo menos duas pessoas.
Um carrinho, um palete com rodas ou cintos de segurança especiais ajudarão a facilitar a tarefa. De acordo com as normas de transporte, o equipamento é transportado na posição vertical. O dispositivo deve ser carregado e descarregado em um trailer ou carroceria de maneira suave e cuidadosa, evitando solavancos e impactos repentinos. Neste caso, você não deve segurar a maçaneta da porta.
Este vídeo demonstrará como embalar adequadamente uma geladeira antes do transporte:
Visão geral dos possíveis métodos de transporte
Independentemente das dimensões de um determinado modelo, os especialistas recomendam fortemente o transporte de qualquer refrigerador em um caminhão, colocando-o estritamente na vertical.
Porém, há casos em que é impossível transportar equipamentos desta forma devido ao espaço interno limitado do carro. Na verdade, são utilizados três métodos de colocação: em pé, inclinado e deitado.
Opção nº 1 - transporte na posição vertical
Transportar o refrigerador em pé é a opção mais correta, conforme enfatizam os fabricantes na documentação que acompanha o equipamento. Garante a segurança da estrutura componentes de refrigeração e seu desempenho normal no futuro.
Em primeiro lugar, preparado pelo fabricante para transporte geladeira comprada cuidadosamente transportado e colocado no carro.
Na cabine, ele é firmemente fixado em local designado com cintos e batentes adicionais que evitam deslocamentos indesejados durante freadas bruscas, solavancos e curvas. A confiabilidade da fixação da porta é verificada mais uma vez.
EM modelos de duas portas A fita está colada em quatro lugares. Entre o piso da cabine e o corpo do aparelho é colocado qualquer material disponível que desempenhe funções de absorção de choques na estrada e proteja a pintura de danos: espuma de poliestireno, papelão de caixas velhas, várias camadas de tecido grosso.
Opção nº 2 - transporte em ângulo
Sem a oportunidade de usar um carro com van alta, fica difícil transportar refrigeradores com mais de 1,75 metros na posição vertical. Se o dispositivo não couber na cabine em altura total, é permitida a instalação em um pequeno ângulo. O ângulo de inclinação não deve exceder 40 graus.
Depois de colocá-lo nesta posição, deve-se fixar bem o refrigerador, colocar o máximo de materiais possível nas laterais e embaixo dele para amortecer as vibrações.
Você deve dirigir o veículo com cuidado e cuidado. É importante que o motorista dirija em velocidade mínima e, se possível, evite os menores buracos e buracos encontrados nas estradas.
Opção nº 3 – posicionamento horizontal
Quando questionados se é possível colocar uma geladeira deitada na cabine, os especialistas dão respostas ambíguas. As instruções da grande maioria dos fabricantes de equipamentos de refrigeração indicam que isso não deve ser feito, pois existe uma grande probabilidade de danos.
Os mestres envolvidos na reparação de eletrodomésticos afirmam que isso é bastante viável, mas apenas em distâncias não muito longas, tendo em conta uma série de nuances e, como dizem, por sua própria conta e risco.
Porém, as estatísticas não são tão tristes: em 10 casos, ocorrem consequências em 3 deles.Além disso, estão mais associados à estrada acidentada, ao carregamento e transporte descuidados e à falta de boa fixação das peças, do que à posição do equipamento.
A unidade deve ser colocada sobre o lado correto na posição horizontal. O lado de saída dos tubos do compressor deve estar voltado para cima. Outro método de colocação pode resultar em gotejamento de óleo, que entra no sistema de circulação e obstrui o tubo capilar.
Vale a pena considerar que o transporte deitado é extremamente indesejável para dois tipos de equipamentos - refrigeradores antigos produzidos na União Soviética e novos modelos com sistema NoFrost integrado.
As unidades soviéticas duráveis e resistentes são equipadas com um motor muito pesado, que quebra facilmente os suportes durante os tremores inevitáveis na estrada. Em produtos modernos equipados com tecnologia inovadora, compressor de geladeira muitas vezes se desprende da mola interna embutida.
O resultado é uma falha total ou mau funcionamento parcial do compressor, manifestada na forma de ruídos estranhos e batidas.
Problemas com violação das regras de transporte
Ao negligenciar as regras estabelecidas para o transporte de refrigeradores, os proprietários dos equipamentos enfrentam muitas consequências desagradáveis. O motivo mais comum de pânico ocorre quando, após instalar em um novo local e conectar-se à rede, o dispositivo se recusa a funcionar ou não está funcionando corretamente.
Muitas vezes isso acontece devido à mistura de produtos de desgaste com óleo, o que faz com que o motor emperre em unidades já em uso.
Outro motivo pode ser o fato de o óleo que se espalhou durante o transporte ainda não ter tido tempo de escoar totalmente de volta para o compressor. Por sua vez, não dará partida sem lubrificação suficiente.
Na maioria dos casos, o problema pode ser resolvido sem perdas, permitindo que o equipamento se acomode e se aclimate: 8 a 16 horas após o transporte horizontal, 2 a 4 horas em clima quente e 4 a 6 horas em períodos gelados de inverno. Quanto mais longo e difícil for o caminho, mais tempo levará para descansar.
Se após o tempo especificado o refrigerador continuar funcionando incorretamente, faz sentido falar sobre fatores mais sérios que causaram a falha. Uma das avarias típicas inclui vazamento de freon, causado por despressurização e diversos danos mecânicos devido ao transporte inadequado do dispositivo.
É determinado por vários critérios:
- o compressor está funcionando, mas a capacidade de refrigeração do dispositivo está visivelmente reduzida;
- o equipamento não liga, mas a iluminação da câmara funciona;
- após a partida, a unidade começa a funcionar, mas logo desliga;
- um indicador sonoro ou luminoso é acionado, sinalizando aumentos críticos de temperatura dentro do dispositivo.
Se encontrar sinais semelhantes, é necessário encontrar o local onde ocorreu o vazamento, substituir o filtro secador e reabastecer equipamento com freon. Esta operação é bastante complexa e perigosa, por isso é melhor não tentar lidar com ela sozinho.
A próxima coisa que pode afetar o funcionamento do refrigerador é a quebra do compressor. Durante o transporte, os contatos são frequentemente quebrados e as molas que seguram o rotor se soltam.
Por causa disso, o dispositivo pode não ligar, uma de suas seções para de funcionar e batida característica do motor. Como o compressor tem um design indissociável e precisa ser substituído por um novo, provavelmente o reparo será caro.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Orientação sobre transporte e explicação das características do equipamento:
Ao adquirir uma geladeira nova para sua casa, ou mudar para outro local de residência, é preciso pensar em todas as nuances possíveis e organizar adequadamente o seu transporte..
Disso depende não só a preservação do aspecto estético do equipamento, mas também o seu funcionamento estável e adequado no futuro.
Conte-nos sobre sua própria experiência no transporte de uma geladeira. Compartilhe os segredos de preparação da unidade para transporte e as nuances de sua movimentação. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo.
Pelo que sei, os frigoríficos são sempre transportados em pé, inclusive na embalagem original. Mas existe uma forma tão interessante de “reviver” uma geladeira velha, que me foi recomendada há muito tempo, eu mesmo experimentei.Se a geladeira não congelar bem, é preciso colocá-la de lado e deixá-la nessa posição por um ou dois dias. O refrigerante será redistribuído e a geladeira congelará bem novamente. Eu pensei que era tudo bobagem até que eu mesmo verifiquei!
Será que quando você solicita o transporte de carga, os transportadores são responsáveis por observar as regras de transporte da geladeira?! E como será possível, e é mesmo possível, comprovar que a geladeira estava funcionando antes do transporte, caso algo aconteça? É impossível reanimar a geladeira, como escreveu Natalya em seu comentário, e mesmo que funcione, o efeito será temporário e depois voltará a funcionar mal.
Os carregadores são responsáveis pela segurança da carga, a lei aqui é quase inteiramente do lado do cliente (Código Civil da Federação Russa Art. 796). Isso pode ser comprovado através de exames.