Uso correto de sistema split: funcionamento do equipamento + dicas de cuidados

Ao adquirir um ar condicionado, devemos perceber que sem os devidos cuidados este sistema não durará mais do que 2 a 3 anos. Mas queremos que isso nos sirva por muito tempo e de forma eficaz?

A única maneira de tornar isso realidade é o uso correto do sistema split e sua manutenção regular.

Nosso artigo discute as recomendações básicas para a operação de condicionadores de ar, regras e requisitos, cujo cumprimento o ajudará a evitar erros e a garantir um microclima interno confortável.

Dispositivo de sistema dividido

Para entender como usar corretamente um sistema split, primeiro você precisa entender o que é, qual a melhor forma de escolher o modelo certo e onde colocá-lo.

Um sistema split é uma das opções de ar condicionado quando não consiste em uma unidade (como uma janela ou unidade móvel), mas em duas - interna e externa.

De todos os tipos de divisões, as divisões de parede são as mais comuns e procuradas. Outros tipos, como os colunares, cassete, canal E chão, são usados ​​várias vezes menos.

Ar condicionado interno canalizado
Somente janelas monobloco e condicionadores de ar de duto volumosos baseados em ventilação forçada podem fornecer ar fresco. A principal desvantagem é considerada o fraco desempenho dos sistemas, em vez dos necessários 65 metros cúbicos. m. por hora, eles só podem fornecer 20-30

Seria um erro presumir que o ar fresco entra e esfria pela unidade externa e que o ar usado é expelido. Na verdade, o mesmo ar circula na sala.É aspirado pela unidade interna, resfriado e devolvido.

Se você não se aprofundar no processo, o ar condicionado funciona como uma bomba para bombear/transportar calor, assim, seu excesso é absorvido durante a evaporação do freon na unidade interna e transferido para a unidade externa. No caso do modo de aquecimento, cada bloco desempenha a função oposta.

Princípio de funcionamento do ar condicionado
O alto coeficiente de condutividade térmica do cobre entre os metais só é comparável à prata, portanto, apesar do preço, é utilizado para a fabricação de trocadores de calor. Em apenas um bloco de um sistema split, o comprimento dos tubos de cobre pode ultrapassar centenas de metros

Cada sistema dividido consiste em duas partes - unidades externas e internas, que são conectadas por linhas que incluem: um tubo de cobre com freon, um tubo de condensado e cabos de alimentação.

Cada unidade possui seu próprio radiador, um ventilador, vários filtros, um compressor comum e uma válvula na parte externa.

Numa instalação padrão típica, a unidade interior é instalada perto da janela e a unidade exterior é instalada no exterior, por baixo da janela. No ideal comprimento da rota entre blocos não mais que cinco metros, esta colocação é a mais bem-sucedida.

Instalação de sistema climático

A instalação correta de um sistema split é considerada a chave para o bom funcionamento do equipamento. Durante a instalação, cada usuário posicionará o ar condicionado de acordo com seu gosto e design do ambiente, mas diversas condições simples e necessárias deverão ser atendidas.

Não é recomendado colocar os blocos do sistema no lado sul, para não adicionar carga inútil ao compressor.

Caso isso não possa ser evitado, a unidade externa pode ser protegida com viseira e a unidade interna com cortinas para evitar leituras incorretas dos sensores de temperatura.

Ar condicionado sob a viseira
Para proteger do sol no verão e no inverno da neve, gelo e vento, é aconselhável proteger a unidade externa do sistema split. Para isso você mesmo terá que fazer ou comprar uma viseira de proteção pronta

Pelo mesmo motivo, não é possível instalar o sistema split próximo a um dispositivo de aquecimento ou radiação eletromagnética. Na fixação, deve-se garantir que o equipamento esteja posicionado estritamente na horizontal, sem distorções. Não confundir com inclinação do percurso para melhor liberação de condensado.

Devido ao fato do ar entrar no ar condicionado por cima, é necessário verificar a distância - pelo menos 25 cm do teto até a unidade interna. Para um funcionamento eficaz, é aconselhável não colocar o sistema acima de armários e outros móveis a menos de 1 metro.

Estas recomendações irão ajudá-lo a instalar o sistema split no local ideal, com circulação livre e desimpedida das massas de ar e possibilidade de uso eficiente.

Determinando a potência do ar condicionado

Todos os itens acima serão relevantes desde que o sistema split seja selecionado corretamente, pois se o dispositivo for muito fraco ou muito forte, a operação não será economicamente lucrativa.

Portanto, é muito importante selecionar corretamente um modelo de equipamento de climatização com base na potência calculada, ou seja, determinar quanto tempo levará para resfriar uma determinada sala até a temperatura desejada.

Para determinar a potência dos equipamentos de climatização, um conjunto de parâmetros da sala deve ser analisado:

  • área e altura da sala;
  • número de pessoas;
  • grau de luz solar;
  • disponibilidade de eletrodomésticos emissores de calor.

A base é tomada como o indicador básico da capacidade de refrigeração, calculada dividindo a área da sala por 10, obtemos assim o valor de uma sala vazia sem equipamentos, objetos e pessoas.

O valor obtido é ajustado em função do número de residentes ou trabalhadores, da área envidraçada e da quantidade de equipamento elétrico (o fluxo de calor de uma pessoa é 0,1-0,3 kW, do equipamento 0,2-0,5 kW).

Sala com fontes de calor
A maior potência térmica em salas voltadas para oeste é de 350-470 W por metro quadrado. m., o menor - norte e nordeste 81-190 W por metro quadrado. M. Ao calcular, costuma-se usar um coeficiente de 30 a 40 W por metro cúbico. m. - para salas sombreadas e, inversamente, iluminadas pelo sol

Adicionamos de 5% a 15% ao valor calculado e obtemos uma faixa de potência que atende aos requisitos de nossas instalações. Graças a este cálculo, podemos escolher com segurança um sistema split de alta qualidade que seja ideal para os parâmetros de uma sala específica.

A potência de refrigeração de um ar condicionado e o consumo de energia são conceitos diferentes. Não adianta tentar economizar dinheiro decidindo em quantos graus ligar o ar condicionado para aquecer ou resfriar o ambiente. Um sistema dividido é uma técnica bastante lucrativa: para um quilowatt de eletricidade consumida, retorna de 3 a 5 kW de ar resfriado.

Recomendações para o uso da tecnologia

Após selecionar e instalar um sistema split, é aconselhável decidir sobre os parâmetros para o correto funcionamento:

  1. Não abra janelas quando o dispositivo estiver ligado.
  2. Não use temperaturas criticamente baixas.
  3. Não ligue a função de aquecimento quando a temperatura externa estiver abaixo de zero.

A ventilação é uma ação necessária quando se utiliza um sistema split, pois o próprio dispositivo, devido ao seu design, não pode fazê-lo (com exceção dos modelos com alimentação de ar).

Porém, o ambiente deve ser ventilado somente após desligar as unidades, para não sobrecarregar a unidade.

Ligar o ar condicionado pelo controle remoto
Durante o dia, recomenda-se baixar a temperatura gradativamente, diminuindo 2 a 3 graus por hora, suavizando as diferenças de contraste. E à noite, quando uma temperatura mais alta é considerada confortável para dormir, seria correto aumentá-la alguns graus manualmente ou usando a função “modo dormir”

Nos meses de verão, não é recomendado definir valores mínimos de 16 a 17 graus, mesmo em calor extremo; a diferença ideal com valores externos é de 5 a 10 graus.

Para garantir que o compressor não se desgaste mais rápido do que o esperado e que os componentes do sistema não sejam submetidos a aumento de carga ao operar na potência máxima, valores de temperatura confortáveis ​​​​devem ser ajustados de +20 a +27 graus.

Quanto mais tempo o dispositivo funcionar, melhor ele resfria o ar. Se a unidade interna do sistema estiver exposta à luz solar direta, é recomendável proteger o dispositivo. Para isso, você pode cobrir a janela com cortinas ou persianas.

Outra situação é como usar corretamente o ar condicionado para aquecimento nos meses frios do inverno, quando em temperaturas abaixo de zero mudam as características físicas da mistura freon-óleo?

Afinal, ligar o equipamento em climas frios pode levar, senão à parada imediata e queda de eficiência, ao congelamento da tubulação de drenagem e dos blocos, e ao risco de falha do compressor e do ventilador.

Se houver necessidade de usar ar condicionado em tempo gelado, você pode adquirir um “kit de inverno” especial, cuja instalação protegerá seu equipamento contra quebras.

Unidade de ar condicionado externo gelado
O kit de inverno para sistemas split permite utilizar o equipamento mesmo em geadas severas. A única desvantagem é o custo bastante alto

No entanto, os sistemas split são projetados para uso em temperaturas acima de zero fora da janela, portanto, seria sensato usá-los para aquecer a sala somente no outono, antes de ligar o aquecimento.

Dicas para cuidar de um sistema dividido

Em 75% dos casos de avarias graves no funcionamento dos equipamentos de climatização, a causa é o não cumprimento de regras básicas simples de cuidado e operação.

Aqui estão algumas dicas comuns sobre o que fazer e o que não fazer em qualquer modelo de ar condicionado para obter uma operação suave e eficiente.

Como acontece com qualquer aparelho elétrico potente, é recomendável conectar uma linha de energia separada com proteção do painel elétrico ao ar condicionado e seguir as regras básicas de segurança:

  • Não desmonte ou repare o dispositivo sozinho;
  • em caso de curto-circuito e mau funcionamento, deve-se desligar o aparelho e chamar um técnico;
  • Não toque no dispositivo conectado com as mãos molhadas;
  • Caso seja necessário desconectar o aparelho da rede, primeiro é necessário interromper seu funcionamento através do controle remoto e só depois desconectar o cabo da tomada.

Você pode ler mais sobre como conectar corretamente um ar condicionado à rede em este material.

Além disso, é estritamente proibido permitir que crianças se aproximem de um ar condicionado em funcionamento ou coloquem objetos na grade do sistema split.

Em alfabetizado manutenção de sistema dividido inclui trabalhos rotineiros que podem ser realizados de forma independente e outros mais complexos, cuja execução é melhor confiada a artesãos qualificados.

Limpando o filtro grosso
O filtro grosso retém grandes partículas de sujeira (até 2 mícrons), protegendo assim os elementos de funcionamento da unidade interna, portanto, ao adquirir um aparelho você deve verificar sua qualidade

Limpar o filtro grosso é uma operação bastante simples. Remover a tela plástica e lavá-la com água e sabão a cada duas semanas é muito mais fácil do que colher os frutos da preguiça.

Com uma limpeza de má qualidade ou irregular, a poeira acumulada levará ao entupimento dos filtros e, como resultado, à obstrução do movimento do ar:

  • a taxa de resfriamento cai;
  • são criadas condições favoráveis ​​​​para a propagação de micróbios;
  • o consumo de eletricidade e o valor das receitas aumentam;
  • existe o perigo de entupir o sistema de drenagem;
  • existe o risco de falha do compressor.

A limpeza do ventilador das unidades interna e externa e a verificação do nível de freon são, obviamente, realizadas por um especialista, pois requerem desmontagem parcial ou total. Também reabastecendo com freon devem ser realizados por especialistas.

O mestre realiza reparos
Surgiu uma nova função do sistema split - autolimpeza. Consiste no fato de que ao secar e aquecer por meia hora, a umidade e os odores desagradáveis ​​​​são removidos, evitando o aparecimento de mofo

Assim, para que o sistema split lhe encante com um funcionamento longo e ininterrupto, é necessário seguir as recomendações de profissionais experientes sobre o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado e seus cuidados.

E também: leve a sério a escolha de um aparelho com potência adequada para o ambiente, escolha o local certo para instalação, escolha o regime de temperatura com sabedoria, opere o aparelho com cuidado no inverno e faça a manutenção em tempo hábil.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

A instalação de um “kit de inverno” por um mestre pode ser útil para todos os proprietários de um sistema dividido:

Como você pode ver, para que os equipamentos de climatização funcionem corretamente e durem muitos anos, você deve seguir recomendações simples de cuidados e realizar manutenções regulares. Além disso, atenção especial deve ser dada à correta instalação do ar condicionado. A vida útil e o funcionamento ininterrupto do equipamento dependem disso.

Você pode fazer uma pergunta sobre o tema do artigo ou compartilhar informações valiosas relacionadas à operação de sistemas de controle climático. Escreva seus comentários no bloco de contato abaixo do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica