Ventilação de telhado para telhas metálicas: visão geral das opções e nuances do arranjo

As telhas metálicas garantem proteção confiável da casa contra os efeitos de fatores adversos externos e são fáceis de instalar. No entanto, também sofre com a água atmosférica, condensação e vapores domésticos.A ventilação adequada do telhado para telhas metálicas protegerá o telhado de influências prejudiciais.

Você aprenderá tudo sobre as maneiras de remover a umidade que destrói os materiais de construção e afeta negativamente o microclima no artigo que apresentamos. Falaremos sobre como proteger a estrutura multicamadas e a estrutura de suporte do sistema. Diremos a você o que precisa ser feito para garantir que um telhado com telha metálica dure o máximo possível.

Requisitos para ventilação do telhado

O principal objetivo da ventilação do telhado é drenar a torta e remover todos os tipos de umidade sob o telhado, o que reduz as qualidades de isolamento e a capacidade de carga dos materiais de construção.

Se instalada corretamente, a ventilação proporciona os seguintes benefícios:

  • esfria os azulejos no verão;
  • cria condições para aquecimento uniforme de todas as zonas do espaço subterrâneo em climas frios;
  • remove a umidade acidentalmente presa sob o telhado, o que evita a formação de gelo;
  • melhora as condições de funcionamento do sistema de caibros e coberturas, eliminando a ocorrência de corrosão e mofo;
  • cria condições de conforto num sótão ou sótão fechado por telhado, o que é relevante na presença de instalações equipadas.

Uma torta instalada incorretamente, mesmo com o sistema de ventilação mais avançado, pode causar ventilação ineficaz e acúmulo de umidade no interior. O ar não poderá circular livremente se pelo menos uma camada for colocada em violação às regras.

Diagrama de circulação de ar sob o telhado
A circulação de massas de ar sob a cobertura não é apenas uma garantia da ausência de condensação nas telhas metálicas, mas também uma camada térmica. Evita que o frio penetre no espaço sob o telhado ao resfriar o material de acabamento ou o calor ao aquecer

O principal é que a ventilação adequada do telhado garanta uma longa vida útil para todos os materiais de cobertura.

Métodos de ventilação

Para criar condições para a circulação desimpedida das massas de ar no sótão, existem dois métodos: pontual e contínuo. Eles diferem na distribuição diferente do fluxo de ar de saída, que elimina toda a evaporação.

A ventilação por método contínuo é estabelecida no projeto da cobertura ou antes da instalação das telhas metálicas. A sua essência é a igualdade dos fluxos de saída e entrada, conseguida através de vãos de ventilação idênticos. Eles começam na cornija e terminam na cumeeira, ou seja, telhados.

Torta de telhado
A instalação correta pressupõe que haverá vãos entre a cobertura e a camada impermeabilizante, e entre as membranas protetoras e o isolamento térmico.

Para eliminar a possibilidade de entupimento dos furos, eles são recobertos com forros ou grades com pequenas células. Uma nuance importante é que a área total dos vãos deve ser de pelo menos 1% da área total do telhado.

Para garantir esta condição, deve-se determinar previamente a altura da madeira para instalação do revestimento e contra-grade sobre vapor, calor e impermeabilização.

Este método funciona de forma eficaz em telhados de duas águas simples, onde o ar no espaço sob o telhado pode circular livremente. Se o circuito for executado corretamente, surge uma tiragem natural, como um fogão. Ele fornece um suprimento constante de ar.

O mau funcionamento do sistema leva à estagnação do ar úmido sob o telhado e, como resultado, ao aparecimento de fungos e ferrugem. O método pontual, em complemento ao contínuo, é utilizado em coberturas complexas e na presença de sótão.

Aeradores de telhado metálico
Para uma área de cobertura de até 60 m², um arejador é suficiente. Se a casa for grande e a área do telhado significativa, é necessária a instalação de várias saídas pontuais

As correntes de ar “sujo” são descarregadas através de um arejador de metal ou plástico, dispositivo feito em forma de tubo curto com defletor ou telha plana com grade. Os arejadores são instalados em locais que requerem remoção ativa de umidade para a cobertura acabada, levando em consideração a rosa dos ventos da área.

Para evitar danos à estrutura, não pode ser instalado mais de um arejador em uma mesma placa de piso. Numa cobertura com geometria complexa e várias cumeeiras, as saídas de ventilação para telhas metálicas são feitas próximas de cada uma das cumeeiras a uma distância não superior a 0,6 m delas, sendo recomendada uma saída pontual para uma ligeira inclinação do telhado (até 1/3 ).

Instalação de ventilação natural sob o telhado

Para organizar um sistema de ventilação natural sob o telhado, são realizadas as seguintes etapas:

  • O revestimento é pregado na parte interna das vigas e a madeira é fixada nele. Na zona do vale, a madeira deve ser contínua. Para criar uma lacuna adicional, uma caixa de ventilação é colocada na lacuna entre a caixa e a madeira.
  • Coloque uma barreira de vapor sobre o revestimento. Um detalhe importante: entre a camada de barreira de vapor e as vigas devem existir dutos de ventilação ocos de pelo menos 5 cm de altura com paredes de madeira. O isolamento é colocado no espaço entre as vigas no topo da barreira de vapor. Ao usar uma membrana de barreira de vapor, não é necessária uma lacuna.
  • Outra camada de revestimento é instalada acima do isolamento e a impermeabilização é instalada. Esta fila de barras proporciona uma distância entre o isolamento térmico e a película impermeabilizante. Pode ser omitido se for utilizada uma membrana especializada como impermeabilizante. Em seguida, o isolamento é coberto com impermeabilização sem abertura de ventilação.
  • A contra-rede é pregada na parte externa das vigas e sobre ela é colocado o revestimento. É assim que se formam os canais de ventilação entre a impermeabilização e a cobertura. No assentamento de telhas metálicas, esta folga é obrigatória, mesmo que seja utilizada membrana impermeabilizante.
  • São instaladas telhas metálicas e feitas saídas de ventilação nos vãos entre as vigas.

As pontas da torta não são cobertas com nada além de grades. Com ventilação natural contínua, o ar fluirá pelos orifícios formados pela barra espaçadora do revestimento e contra-grade.

Instalação de contra-grade para telhas metálicas
Para telhas metálicas, a umidade interna causa mais danos do que a umidade externa. Somente uma boa circulação de ar no espaço sob o teto pode salvar a situação.

Os resíduos sairão por respiradouros e arejadores na zona da cumeeira, ao longo dos quais as encostas não estão hermeticamente ligadas. Permanece um espaço de 3-5 cm entre os planos do telhado ao longo da nervura da cumeeira. arejador de cumeeira, produzido para a disposição da cumeeira com ladrilhos ou tira metálica maciça.

Elementos para ventilação do telhado

Para organizar a intersecção da torta com a tubulação do sistema de ventilação interna, os fabricantes de revestimentos produzem kits de instalação.

Ao escolhê-los, você precisa considerar as seguintes nuances:

  1. Os perfis das telhas metálicas e dos forros de aeração, bem como suas cores, devem ser iguais.
  2. As propriedades do material devem ser adequadas às condições climáticas de operação.
  3. O kit deve incluir instruções para instalação da cobertura, gabarito, fixadores e elemento de passagem. Alguns kits não possuem a última parte, mas... A instalação de ventilação de alta qualidade é impossível sem ela, deverá ser adquirida separadamente.
  4. Alguns fabricantes equipam as saídas de ventilação com funções adicionais que melhoram o processo de ventilação. Pode ser um ventilador - mecânico ou elétrico, um nível de bolha, que facilita a instalação na base.

Projeto saída de ventilação não é difícil. Inclui três componentes principais: um tubo de ventilação, uma passagem e um guarda-chuva defletor. A primeira parte é a principal: através dela o ar é descarregado através do telhado para a rua.

A tarefa do segundo elemento é garantir um encaixe perfeito do tubo no telhado. O último componente atua como um guarda-chuva que protege o buraco de precipitações e detritos.

Saída de ventilação para o telhado
A passagem de ventilação pode ser com ou sem válvula. No primeiro caso, existe um amortecedor com o qual o tubo é bloqueado para interromper o movimento dos jatos de ar. Passagens sem válvula têm custo menor. Os primeiros são utilizados para instalações industriais, os últimos - na vida cotidiana

Existem unidades de passagem isoladas e não isoladas. As passagens com uma camada de isolamento nivelam a diferença entre as temperaturas externa e interna. Isto evita a possibilidade de formação de condensação no interior da penetração. Elementos sem isolamento são produzidos para uso em regiões de clima ameno.

A forma dos nós dos fios pode ser redonda, oval, retangular ou quadrada. A escolha é feita em função do grau de umidade do ambiente, dos indicadores de temperatura mínima e máxima no interior da casa.Eles são feitos de plástico ou metal. Os melhores arejadores de tubos são de alumínio; são resistentes à corrosão e a altas temperaturas.

A altura do tubo de ventilação na cobertura sob telhas metálicas chega em média a 0,5 m, o diâmetro varia de 3 a 10,5 cm, quanto mais alto o tubo, menor sua resistência ao vento, mas a tiragem será mais forte. Normalmente uma pequena parte é levada para fora, mas em regiões com fortes nevascas, tentam instalar o tubo o mais alto possível - pelo menos 65 cm.

Terminais de ventilação
A melhor solução na compra de uma saída de ventilação para uma cobertura de telhas metálicas é adquiri-la junto com o material da cobertura. Isso garantirá 100% de correspondência entre o perfil e a cor do forro

Para garantir uma boa tracção em coberturas com inclinações superiores a 6 m, são utilizados encontros com saliência de 0,4 m. Além dos elementos principais do sistema de ventilação do telhado, peças adicionais desempenham um papel importante.

Esses incluem:

  • escotilhas de inspeção, com as quais é inspecionado o estado dos canais e da fiação;
  • saídas contínuas ou arejadores de cumeeira;
  • grades, que servem para bainhar saliências e são utilizadas em outras áreas do sistema de alimentação e exaustão;
  • fãs;
  • defletores especiais projetados para cumeeiras e telhados planos.

Com base no projeto, distinguem-se os seguintes tipos de ventiladores de teto:

  1. Dispositivos pontuais. Possuem geometria em forma de cogumelo e estão equipados com ventilador. Projetado para instalação em locais com acesso limitado. Por sua vez, os aeradores pontuais são divididos em arejadores de cumeeira, instalados sob a cumeeira, e arejadores inclinados, que são instalados em áreas que requerem maior circulação de ar.
  2. Contínuo.Eles são colocados uniformemente em toda a superfície do telhado para ventilar todas as camadas da torta, sótão e sótão.

Para melhorar o fluxo de ar, tanto os tubos de ventilação quanto os arejadores são equipados com dispositivos de turbina. A turbina localizada na cabeça do poço pode se mover de forma independente ou ser acionada por acionamento elétrico.

Parte superior dos dutos de ventilação contínua, como acontece com instalação de cobertura em chapa ondulada, na maioria das vezes o ventilador de cumeeira fecha. É complementado por uma fita de ventilação resistente à umidade colocada acima da camada impermeabilizante.

Fita autoadesiva de ventilação
A fita autoadesiva de ventilação consiste em três tiras. As tiras laterais de alumínio corrugado são equipadas com uma tira autoadesiva. No centro há uma fita de material não tecido que permite a passagem do vapor d'água, mas não a própria água. Esta é uma proteção de alta qualidade contra neve, chuva oblíqua, insetos, poeira

A carcaça do ventilador para cobertura metálica é feita de materiais resistentes à corrosão, ambientes ácidos, raios UV, altas e baixas temperaturas. Os mais indicados são o aço inoxidável e o polipropileno.

Aeradores como parte ventilação do telhado com telhas metálicas usado em todas as regiões, independentemente do clima. Eles têm bons parâmetros de desempenho e podem suportar mudanças de temperatura na faixa de +90/-50⁰.

Colocação de saídas de ventilação
Recomenda-se colocar as saídas de ventilação diretamente acima do duto de ar para evitar que o duto se dobre, caso contrário a eficiência do fluxo de ar diminuirá

Os tubos geralmente usam plástico. Eles se comparam favoravelmente aos análogos galvanizados, não apenas em sua aparência estética, mas também em sua longa vida útil.

Procedimento de instalação

A tecnologia de instalação de ventilação pela cobertura em uma cobertura com telhas metálicas é simples.Para realizar o trabalho, você precisará de um conjunto de ferramentas simples: um lápis, uma tesoura de metal, um cinzel, um nível de construção, uma chave de fenda ou uma chave de fenda.

Numa primeira fase, é decidida a questão do local de instalação. Para isso, pelo interior da cobertura, por meio de um fio de prumo, determine o ponto de passagem da saída de ventilação. Em seguida, o ponto é transferido para o telhado medindo suas coordenadas verticais e horizontais, a partir das vigas.

Em seguida, inicia-se a construção do nó. Marque o contorno da fixação do forro usando um gabarito, que é aplicado na crista da onda. Faça um corte de cerca de 2,5 cm de largura na chapa com cinzel e martelo. Com uma tesoura de metal, recorte o contorno de acordo com as marcações, tentando garantir que as bordas do furo fiquem uniformes.

A segunda etapa inicia-se com o acesso à impermeabilização através da retirada de uma chapa de telha metálica com contorno recortado para instalação da unidade de passagem de tubos. O contorno da junta de vedação é aplicado sobre a lâmina impermeabilizante, após o que é feito um furo no filme.

As dimensões são ajustadas, o verso da gaxeta é coberto com cola, aplicada sobre a lâmina impermeabilizante e fixada ao revestimento com parafusos auto-roscantes. A junta isolante é fixada diretamente na camada impermeabilizante com clipes.

Fixando a saída no telhado
Se a saída subir 0,9-1,2 m acima do telhado, a estrutura será bastante flexível, podendo ficar deformada durante nevascas. Precisa ser anexado pelo menos em dois pontos.

Instale a junta por dentro. A folha removida é colocada de volta no lugar. A cola é aplicada sobre uma camada rígida destinada à instalação externa e pressionada no local de instalação sobre a telha metálica. A seguir, reforçam-no em todo o contorno com parafusos auto-roscantes. Enrole os fixadores de forma que cada ponto subsequente fique diagonal ao anterior.

Após a secagem da cola, instale a saída do tubo de ventilação. Seu corpo é inserido na unidade de passagem, cujas bordas são revestidas com selante. Obtenha uma posição estável e sempre nivele-a ao nível do edifício.

O alinhamento visual não é adequado, mesmo que pareça que o tubo está em uma posição estritamente vertical. O tubo também é fixado com parafusos auto-roscantes e montado em seu corte defletor. A estanqueidade da passagem do tubo através do telhado é uma condição importante.

É necessário pressionar a base da passagem até o telhado o mais firmemente possível para que o excesso de selante saia por baixo da gaxeta. Qualquer descuido cometido durante a instalação causará vazamento pelo telhado.

A saída do tubo de exaustão deve ser conectada ao duto de ar interno. Na maioria das vezes, isso é feito usando um tubo corrugado esticado através de todas as camadas do bolo - vapor e impermeabilização, isolamento. Cada interseção é vedada com fita adesiva, selante e material hidrorrepelente para hidrobarreiras.

Conectando o tubo de exaustão à ventilação interna
Se o tubo de exaustão estiver localizado diretamente acima do exaustor da casa, é melhor usar tubos de plástico para a união. Quando estão separados uns dos outros a uma certa distância, são utilizados produtos corrugados

Se a penetração for feita corretamente, não tem medo das mudanças de temperatura, vibração ou pressão exercida pela precipitação. Este elemento é feito de materiais que não são suscetíveis à corrosão, não derretem sob os raios solares e resistem à umidade. Na maioria das vezes, uma barreira tão confiável é a borracha ou o silicone.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Assistindo a este vídeo, você pode obter informações adicionais sobre ventilação de coberturas metálicas usando arejadores:

Instruções em vídeo para instalação de saídas de ventilação:

Vídeo sobre a instalação de tubos de ventilação em um telhado de telha metálica:

Para que uma cobertura metálica dure muito tempo sem reparos, é necessário instalar ventilação na cobertura. A instalação de equipamentos de ventilação não exigirá grandes custos de material. E o desejo de economizar dinheiro levará a sérios problemas no futuro.

Também será caro corrigir erros cometidos durante a instalação, por isso é tão importante levar em consideração todas as nuances da tecnologia de instalação.

Conte-nos como você organizou a ventilação do seu próprio telhado de telha metálica. Compartilhe com os visitantes do site sutilezas tecnológicas conhecidas apenas por você. Para deixar um comentário, fazer uma pergunta ou postar uma foto relacionada ao tema do artigo, utilize o bloco abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica