Chave de passagem: diagrama de conexão para 2 chaves + dicas para seleção e conexão

Um moderno interruptor de passagem de duas teclas pode aumentar o nível de conforto ao controlar equipamentos de iluminação em quase todas as instalações, incluindo residenciais, técnicas, industriais, etc. Além disso, é seguro e, se utilizado corretamente, ajudará a reduzir o consumo de energia. Não é uma má perspectiva, você não concorda?

Você está pensando em instalar você mesmo um switch pass-through com 2 chaves, mas não sabe por onde começar? Vamos ajudá-lo a entender esta questão - em nosso artigo analisaremos detalhadamente suas características, as nuances de escolha, bem como os diagramas de conexão e o procedimento para realizar trabalhos de instalação elétrica com as próprias mãos. Para facilitar o domínio do material apresentado pelos iniciantes, disponibilizamos a publicação com fotos visuais e instruções passo a passo de instalação em vídeo.

Projeto e tarefas de um switch de passagem

Os interruptores de passagem de duas teclas são semelhantes em aparência aos convencionais usados ​​para controlar grupos de lâmpadas, lustres, arandelas e outras luminárias. Mas tanto um quanto outro são usados ​​para resolver os problemas cotidianos dos consumidores.

Os interruptores walk-through e tradicionais de dois grupos são usados ​​para controlar:

  • duas lâmpadas/lustres independentes;
  • dois grupos de lâmpadas em uma luminária.

Mas os interruptores comuns de duas teclas permitem ligar/desligar luminárias de um lugar e passar por locais diferentes.Qual é a sua principal tarefa e vantagem.

Esta característica e a presença de duas teclas permitirão não só acender as lâmpadas em um ponto de uma sala e desligá-las em outro, mas também utilizar apenas parte das lâmpadas do aparelho.

Se necessário, as luminárias em salas adjacentes e partes do edifício podem ser colocadas em condições de funcionamento. Por exemplo, ilumine não apenas as escadas, mas também o porão ao qual elas conduzem. Isto eliminará a necessidade de se deslocar pelo toque em salas escuras e economizará eletricidade.

Usando interruptores de passagem de duas teclas
Os interruptores tecnológicos de passagem de duas teclas são usados ​​​​com sucesso em qualquer local. Esta afirmação também é verdadeira para apartamentos pequenos, especialmente se houver zoneamento e um desejo de usar de forma otimizada os recursos dos sistemas de iluminação existentes.

Em instalações residenciais, esses interruptores são usados ​​​​com mais frequência, pois geralmente são equipados com vários sistemas de iluminação independentes.

Usar interruptores de duas teclas pode ser benéfico mesmo em uma sala pequena. Por exemplo, em uma casa Khrushchev com salas de passagem ou simplesmente equipada com duas linhas de iluminação.

Como eles são diferentes dos interruptores de tecla única?

Os produtos de instalação elétrica para uma chave, tanto walk-through como convencionais, permitem controlar apenas uma lâmpada ou um único grupo de lâmpadas. Mas o analógico de duas teclas tem duas.

Chave de passagem de duas teclas
A instalação de quaisquer interruptores de passagem é diferente da substituição dos convencionais. E a principal diferença é que os proprietários das instalações terão que tomar decisões mais importantes. Por exemplo, determine o local e o método de instalação do equipamento. E isso precisa ser levado a sério para evitar erros.

Como resultado, ambos os tipos de produtos podem ser utilizados de forma mais eficaz em diferentes condições operacionais.

Recursos de design de produto

O comutador de duas teclas de passagem é estruturalmente composto por 2 análogos de tecla única. E por isso possui 2 vezes mais contatos para conexão de fios.

Portanto, se os interruptores walk-through equipados com uma única chave tiverem apenas 3 deles (e os comuns tiverem 2), então os interruptores de duas teclas terão 6:

  • entrada - 2;
  • fins de semana - 4.

Para evitar erros de instalação, os fabricantes geralmente indicam o diagrama de conexão ou marcam as entradas/saídas no corpo do dispositivo.

Muitas vezes você pode ouvir que é necessário um número tão grande de contatos para garantir que a chave funcione com base no princípio “flip”. Mas esta formulação não corresponde inteiramente à realidade. Já o desligamento ocorre quando os contatos que fazem parte das chaves de duas teclas e controlam uma linha são simplesmente movidos para posições diferentes.

Se os elementos estruturais especificados retornarem à mesma posição trocando a chave, as lâmpadas acenderão.

Aquilo é, as teclas não têm as habituais posições fixas “ligado”/“desligado” que os usuários estão acostumados, como interruptores tradicionais. Embora ambos os tipos de equipamentos possuam controles que se movem da mesma forma.

Contatos de comutação de passagem de 2 teclas
A foto mostra um interruptor de passagem de duas teclas. Sua principal característica é um grande número de entradas/saídas. Neste caso, são marcados com setas pelo fabricante para reduzir a probabilidade de erros na conexão

Um número maior de contatos requer o uso de mais fios para garantir a funcionalidade dos interruptores de dois grupos.Se comparados com análogos de chave única, eles precisarão exatamente 2 vezes mais.

Trabalho preparatório antes da conexão

Em quase todos os casos, ao instalar produtos de instalação elétrica de duas chaves, será necessária fiação adicional e instalação de equipamentos adicionais. E tudo isso, muito provavelmente, terá que ser adquirido.

Então, na fase de preparação você precisará de:

  • Dois fios de três fios comprimento necessário para cada switch. É importante que sua seção transversal seja de no mínimo 2,5 mm². Também é importante que o cobre seja usado como material de fabricação. Recomendamos que você leia as regras escolhendo fios para fiação doméstica.
  • Caixa de junção. É necessário porque o cabo da chave de passagem, por razões de segurança, não pode ser colocado diretamente nas luminárias. Deve-se lembrar que haverá muitas conexões, portanto é improvável que o volume de uma caixa padrão seja suficiente. Portanto, antes mesmo de começar a trabalhar, você deve pensar em adquirir produtos emparelhados.
  • Caixa de instalação, que também é chamada de caixa de soquete. Esses dispositivos são usados ​​para acomodar os próprios comutadores de passagem.

O fio é colocado abrir ou de forma fechada. Mas em qualquer caso, antes de iniciar a instalação, o cabo elétrico adquirido deve ser verificado quanto à funcionalidade.

Trocar conexão
A foto mostra um modelo do sistema de controle de iluminação, que permite ter uma ideia do que deve sair durante a instalação dos interruptores de duas teclas

Ao verificar o cabo, primeiro é necessário realizar uma inspeção externa e, em seguida, ligá-lo com um equipamento especial, por exemplo, um multímetro.

Se você ignorar esta regra, poderá sofrer perdas significativas. Isto é especialmente verdadeiro nos casos em que o fio será montado na parede.

Se for possível aterrar a chave de passagem, ela deverá ser usada. Isto se aplica aos casos em que é fornecido um barramento PE. Geralmente está disponível em edifícios novos.

Ao realizar trabalhos de conexão, devem ser observadas precauções de segurança. Portanto, antes de iniciar o procedimento, você deve desligar a energia da sala..

Diagrama de conexão e pedido

Independentemente da marca e de outras características dos produtos de instalação elétrica de duas chaves, uma série de regras importantes deverão ser seguidas durante a instalação.

Diagrama de instalação
A imagem mostra um diagrama de conexão para switches de passagem de duas teclas. Neste caso, a letra latina N é a designação internacional do fio neutro (marcado em azul). E a letra L marca o fio da fase. Nos diagramas, e muitas vezes na realidade, é indicado em laranja

Portanto, inicialmente é necessário preparar um local para instalação de caixas de tomadas e caixa de distribuição. Mas isso não é difícil, pois tudo o que você precisa fazer é instalar uma broca com o diâmetro necessário no perfurador. Recomendamos que você leia as instruções detalhadas para instalação de caixas de tomadas.

Deve-se lembrar que 2 fios compostos por 3 fios (na forma de extremidades de 10 a 15 cm de comprimento) devem chegar à caixa de distribuição de cada chave do tipo passagem de duas chaves:

  • Para conectar as chaves do primeiro interruptor à fase da rede - para a qual em cada caso são utilizados terminais, que na elétrica são designados pelos símbolos L1, L2.
  • Conectando as chaves da segunda chave ao fio de fase da lâmpada desejada ou grupo delas - neste caso também são utilizados terminais, que são designados pela abreviatura L1, L2.
  • Conectando os dois interruptores usados ​​​​entre si - os fios restantes são conectados em pares. Este procedimento é realizado em uma caixa de junção. Durante esta operação, é necessário conectar os terminais de cada chave de uma chave de passagem com terminais semelhantes da segunda.

Não devemos esquecer que o fio neutro do fio de alimentação deve ser conectado ao fio neutro do aparelho elétrico. Se você planeja controlar um grupo de lâmpadas, o zero da rede está conectado a todos os seus condutores neutros. Analisamos os melhores conectores para conectar fios no artigo sobre blocos terminais de auto-fixação.

Blocos terminais WAGO
A conexão correta é a chave para a operação segura de interruptores e lâmpadas e depende muito dos conectores. Portanto, será prático usar blocos terminais WAGO convenientes e confiáveis. Eles são autofixantes e seguros, portanto a influência do fator humano será mínima

Ao realizar trabalhos de instalação elétrica, é importante não se enroscar nos cabos. Este aviso é relevante devido à presença de um grande número de núcleos. Devem ser marcados, principalmente nos casos em que os fios são da mesma cor.

Além disso, todas as operações devem ser realizadas sequencialmente, ou seja, sem passar para outro trabalho antes de concluir o iniciado.

Instruções detalhadas conectando um switch de passagem para 2 chaves que fornecemos em nosso outro artigo.

Como fazer a escolha certa

Ao adquirir interruptores de passagem de duas teclas, você deve dar preferência a produtos de fabricantes conhecidos.

Por exemplo, no espaço pós-soviético, assim como na Europa, os produtos da popular marca alemã Legrand são populares.

Vale a pena prestar atenção aos interruptores das séries Celiane e Velena. Os produtos exclusivos deste fabricante pertencem à linha Exclusive Celiane.

Também recomendamos que você leia

Além disso, as seguintes empresas estão classificadas entre as líderes na área:

  • Wessen e sua popular série de switches W 59 Frame;
  • Lezard;
  • Makel.

Existem vários tipos de interruptores de passagem. Mas os sensoriais são mais populares entre os consumidores.

Interruptores de duas teclas podem se tornar parte do sistema "Casa inteligente". Já que muitos fabricantes equipam seus produtos com sensores de movimento. Com isso, a eletrônica se encarregará de desligar a iluminação.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O primeiro vídeo ajudará você a evitar erros e gastos excessivos na escolha e compra de switches pass-through:

O vídeo a seguir mostra na prática como conectar interruptores a um sistema de iluminação:

Os interruptores de passagem de duas teclas podem tornar a vida mais confortável e segura. E também, se colocado corretamente, o equipamento ajudará a economizar energia. Ao mesmo tempo, não há dúvidas sobre sua qualidade - esses interruptores são projetados para uso a longo prazo.

Conte-nos sobre sua experiência pessoal na escolha de interruptores de passagem de duas teclas, locais para instalação e recursos operacionais. Comentários podem ser deixados no bloco especial localizado abaixo.Lá você também pode tirar dúvidas aos nossos especialistas e demais visitantes do site, participar da discussão e apontar imprecisões ou erros identificados durante a leitura do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica