Regras para verificação de redutores de cilindros de gás: prazos, requisitos e métodos de verificação

Os proprietários de habitações não ligadas a um gasoduto de gás natural utilizam frequentemente tanques de gás ou cilindros de propano-butano como fonte de combustível. O nivelamento dos indicadores de desempenho é feito por meio de acessórios especiais - redutores de gás propano, que, se necessário, reduzem a pressão no cilindro e a mantêm em um determinado nível.

Para garantir o bom funcionamento do equipamento, você deve conhecer as regras de calibração de redutores de cilindros de gás, bem como cumprir os requisitos de instalação e operação dos dispositivos. Consideremos questões relacionadas ao uso de dispositivos de propano, bem como ao controle sobre eles.

A necessidade de usar redutores de gás

Sem instalar um dispositivo especial – caixa de velocidade – a pressão na rede autônoma de gás perde estabilidade e muda dependendo do enchimento do cilindro e da composição do combustível. Para evitar que isso aconteça, instalam um dispositivo com medidor de vazão-manômetro, a partir de cujas leituras se pode avaliar a pressão de operação.

Redutor com manômetro no cilindro de gás
Os redutores são instalados em recipientes com diferentes tipos de gás. Para uso doméstico, são utilizados cilindros com mistura de propano-butano, devendo ser adquiridos modelos de propano.

Os equipamentos de regulação necessitam de manutenção e periodicamente são verificados, que são realizados por representantes da entidade prestadora de serviços - o serviço Gorgaz ou Oblgaz.

Os proprietários não têm permissão para verificar os redutores de gás, mas podem controlar as ações dos trabalhadores, por isso analisaremos todos os pontos importantes em ordem - desde o design do dispositivo até a frequência de chamadas dos trabalhadores do gás.

Dispositivo, princípio de operação e tipos

O design da caixa de engrenagens é simples, mas sua produção é baseada na fabricação de alta precisão de todos os elementos.

Diagrama da caixa de engrenagens de câmara única
Diagrama de uma caixa de engrenagens de câmara única com dois manômetros para monitorar alterações nos parâmetros e um parafuso de ajuste para reduzir a pressão operacional

Dispositivos de fabricantes diferentes podem ser diferentes, mas as partes principais do design permanecem as mesmas.

Detalhes do dispositivo de propano:

  • corpo de metal ou polímero;
  • tubo de conexão com porca de capa;
  • tubo de trabalho com rosca;
  • unidade de filtro;
  • duas câmaras com uma membrana entre elas;
  • válvula com sede na haste;
  • duas nascentes – abastecimento e retorno;
  • Medidor de pressão.

Existem dois tipos de caixas de engrenagens de propano: 1 estágio e 2 estágios. A diferença está no método de redução da pressão: no processo de estágio único, o processo ocorre em um estágio, no processo de dois estágios - em dois. A diferença estrutural do segundo é a presença de uma câmara de alta pressão e uma válvula adicional.

É aconselhável usar um dispositivo de dois estágios para cilindros com alta pressão de entrada, mas na vida cotidiana os modelos de estágio único são mais usados.

Marcação do redutor de gás
As características estão indicadas na carcaça da caixa de engrenagens. O selo é aplicado com tinta indelével na fábrica, as informações incluem limites de pressão, capacidade, data de produção, tipo de gás

Para distinguir um dispositivo de propano de oxigênio ou outros, ele é marcado em vermelho, mas também existem dispositivos “metálicos”.

O princípio de funcionamento é regular a pressão. Entrando na câmara de alta pressão através do tubo, o gás pressiona a membrana. A válvula abre por meio de uma mola e permite que o combustível flua para o próximo compartimento - a câmara de baixa pressão.

Lá, o gás atua na membrana pelo outro lado, fazendo com que a pressão adquira parâmetros de funcionamento. Quando isso acontecer, a válvula fecha. O processo é repetido conforme os parâmetros mudam.

Redutor de propano para cilindro
Ao escolher um adaptador, é necessário levar em consideração características como escravo. temperatura, pressão máxima e operacional, fluxo de gás, método de conexão

A ligação ao gasoduto que conduz ao fogão a gás é feita através do tubo de entrada. Para cilindros domésticos, são produzidos dispositivos com saída de bico com diâmetro típico de 6,3 mm. Eles são mais baratos que caixas de engrenagens para equipamentos de soldagem.

Regras para operação segura

De acordo com as instruções para operação segura de redutores para botijões de gás, uma série de regras devem ser seguidas. Antes de usar o dispositivo, você precisa se certificar de que ele está em boas condições de funcionamento e verificar a data da verificação. Se já passou mais de um ano desde a última verificação, o equipamento não pode ser utilizado - deve contactar o serviço técnico e chamar um especialista.

Verificando a caixa de engrenagens com solução de sabão
Você também precisa verificar se o parafuso de ajuste funciona bem e se as conexões foram despressurizadas durante o tempo de inatividade. A maneira mais fácil de verificar você mesmo é com uma solução de sabão.

O adaptador só deve ser inserido com um manômetro de trabalho (ou manômetros). Aberto para inspeção válvula de cilindro e siga as setas nos instrumentos. A pressão operacional é definida com base nas leituras do manômetro de baixa pressão. Para ajustar, gire o parafuso lentamente.

Quando a válvula está fechada, os parâmetros operacionais não podem ser definidos. As leituras do manômetro de alta pressão são úteis quando você deseja saber a presença de propano em seus tanques.

Às vezes acontecem problemas em que você deve ligar urgentemente para um serviço de gás de emergência, mas algumas medidas podem ser realizadas de forma independente. Se a caixa de engrenagens congelar, ela é aquecida com vapor ou água quente, previamente fechado e isolado o cilindro.

Se você sair de casa por muito tempo, é necessário desligar o gás - gire a válvula de corte instalada dentro de casa e certifique-se de apertar a válvula do cilindro.

As seguintes ações não podem ser executadas:

  • realizar trabalhos de soldagem perto de equipamentos de gás em operação;
  • verifique a estanqueidade com uma chama aberta - um isqueiro ou um fósforo;
  • aquecer acessórios congelados com fogo aberto;
  • instalar redutores para outros fins - por exemplo, para cilindros de oxigênio ou acetileno;
  • utilizar manômetros com características técnicas inadequadas;
  • use medidores de pressão não verificados e defeituosos.

Se os dispositivos ou conexões apresentarem danos mecânicos visíveis, não recomendamos o uso de rede autônoma - deve-se chamar um especialista que verificará a adequação do equipamento e emitirá uma conclusão positiva.

Diagrama do redutor de gás - princípio de funcionamento
Se a funcionalidade da caixa de engrenagens estiver prejudicada e ela começar a liberar gás espontaneamente, ela deverá ser removida e reparada. Muitas vezes ocorrem problemas devido ao fato de a válvula não se ajustar mais firmemente à sede.

As regras para a operação segura de aparelhos a gás podem ser encontradas em PB 03-576-03.

Verificando manômetros em cilindros de gás

Quando falam em verificar caixas de engrenagens, na verdade querem dizer verificar manômetros cilindros de gás doméstico. Vamos revelar um segredo: as caixas de câmbio não estão listadas no registro estadual de instrumentos de medição da Federação Russa, mas há manômetros. E quando os especialistas chegam, eles verificam o funcionamento dos medidores de vazão - exatamente da mesma forma que produzem verificação de medidores de gás.

Mas também é necessário monitorar o funcionamento da caixa de câmbio, já que esses dois dispositivos funcionam em conjunto. O mau funcionamento de um dos elementos afetará imediatamente o funcionamento de todo o sistema.

Projeto e finalidade do medidor de vazão

Manômetros que atendem aos requisitos são instalados em caixas de engrenagens domésticas GOST 2405-88. O principal objetivo dos dispositivos é controlar a pressão no sistema de gás. Para definir com precisão os parâmetros operacionais, dois dispositivos são usados ​​- na entrada e na saída.

O projeto dos medidores de vazão consiste nos seguintes elementos:

  • caixa de metal durável, coberta com vidro de um lado;
  • escala com unidades de medida – Pa, MPa, kgf/cm²;
  • flecha pintada em cor brilhante;
  • um elemento sensível localizado dentro da caixa e acionando o ponteiro.

O elemento responsável pela rotação da seta pode ser diferente. Para ambientes de baixa pressão, são utilizados dispositivos de membrana, mas para redes de gás são mais utilizados modelos de mola - a seta se move devido à contração ou endireitamento da mola.

[adinserter name=»mobile: inserir no texto – 6]

Para facilitar ao usuário a navegação e ajuste dos parâmetros conforme necessário, uma linha vermelha é colocada na escala - exatamente oposta às marcas de pressão de trabalho.

Algumas regras de instalação e operação:

Pela marcação colorida, os manômetros domésticos para redutores de gás diferem de equipamentos similares para outros tipos de gás. Se as conexões de oxigênio forem pintadas de azul, as conexões de amônia – amarelas, as conexões de acetileno – brancas, e os dispositivos para cilindros de propano-butano – apenas vermelhos.

Frequência e procedimento de verificação

Qualquer equipamento a gás está sujeito a verificação regular, mesmo que não seja utilizado ou seja utilizado sazonalmente, no verão.

Novo redutor de gás propano
De acordo com as normas, há uma verificação inicial - antes do comissionamento ou após o reparo. Outras atividades são realizadas periodicamente, conforme planejado ou após um acidente.

Somente organizações que possuam credenciamento ou licença podem realizar a verificação. No nosso país, trata-se na maioria das vezes de empresas ligadas de uma forma ou de outra à Gazprom, principal fornecedor de gás. É responsabilidade do proprietário do imóvel onde estão instalados botijões de gás telefonar em tempo hábil e acompanhar a visita de especialista.

Com base nos resultados da verificação, é colocada uma sinalização ou emitido um certificado, que deve ser guardado até o próximo procedimento.Geralmente, uma marca especial é aplicada ao corpo do dispositivo e, caso isso não seja possível, é colocada diretamente no certificado.

Os requisitos para sinalização ou documentação, bem como o procedimento de verificação, são determinados pelo órgão executivo federal.

É muito importante não violar os prazos: a calibração dos manômetros e a instalação do selo (carimbo) são realizadas uma vez a cada 12 meses.

Se não houver marca ou selo no manômetro, você se esqueceu de ligar a tempo para um representante da organização de serviço, o “comportamento” da agulha não corresponde à situação real ou há danos mecânicos óbvios - o fogão a gás não pode ser usado!

Verificando o manômetro do redutor de gás
Nas instalações industriais, semestralmente, fazem uma verificação adicional da operacionalidade do equipamento com manômetro de controle, após a qual fazem um lançamento no diário. O procedimento, frequência e tempo estão indicados nas instruções para a manutenção segura dos cilindros

Os requisitos para equipamentos utilizados para trabalho a quente são muito mais rígidos. Por exemplo, os redutores de gás para tanques de propano são verificados trimestralmente e as mangueiras são verificadas a cada 3 meses.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O que observar na hora de comprar cilindros:

Recomendações para auto-reparo:

Somente equipamentos a gás em condições de manutenção podem garantir o conforto e a segurança dos proprietários. As inspeções regulares são outra forma de proteger os cidadãos de um acidente acidental, pelo que as exigências do serviço de gás devem ser tratadas com atenção e responsabilidade.

No caso de redutores de gás, uma vez por ano, convide um especialista para verificar os manômetros e, se necessário, substituir ou reparar o equipamento.

Você pode participar da discussão, deixar comentários sobre o material, compartilhar sua experiência ou tirar dúvidas aos nossos especialistas - o bloco de contato está localizado abaixo do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica