Multas para medidores de gás: motivos para aplicação de multas para medidores e valores das penalidades

Os medidores de gás permitem pagar apenas pela quantidade de combustível que você realmente utilizou.O que muitas vezes acaba por ser muito benéfico para os consumidores. Mas para seleção e compra, a instalação e operação do medidor de vazão não resultaram em gastos desnecessários e dores de cabeça; você deve seguir as normas e se guiar pela letra da lei neste assunto.

Concorde que pagar multa por medidores de gás, ou melhor, por sua instalação ou uso indevido, não é o mais agradável desperdício de dinheiro. Evitar inúmeras sanções é bastante simples. E tudo que você precisa fazer é conhecer e cumprir as exigências da lei. Em nosso artigo falaremos detalhadamente sobre o que você pode ser multado e o que fazer corretamente em determinada situação em relação à instalação ou operação de medidor de gás.

Quando são aplicadas multas para medidores de gás?

Os consumidores de gás podem ser punidos pelo uso indevido de equipamentos destinados ao controle do consumo de gás em diversas situações.

Assim, ações ou omissões dos usuários de gás poderão resultar em multas nos seguintes casos:

  • em caso de dano intencional às vedações, imposta pelos chamados funcionários autorizados (representantes da Gorgaz (raygaz);
  • em caso de não comunicação de uma avaria contador;
  • em caso de conexão não autorizada do medidor às redes de gás existentes;
  • em caso de violação das regras atuais de uso seguro equipamento de gás interno.

Todas as ações acima podem ser consideradas uma violação de acordo com os requisitos especificados no Código de Contra-ordenações e no Código Penal. Ou seja, em Arte. 7.19, Arte. 9.23, e Arte. 19.2 Versão Atual Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa . EM Código Penal da Federação Russa multas por uso incorreto de medidores são discutidas em Arte. 158, Arte. 215,3.

Por que os consumidores são multados?
O consumidor deve lembrar que é responsável não apenas pela leitura do medidor de gás, mas também pela precisão e desempenho do aparelho. Portanto, a sua operacionalidade deve ser monitorada regularmente e as verificações necessárias devem ser realizadas. E, se necessário, tome medidas oportunas para solucionar problemas e realizar substituições. Ou seja, informar os trabalhadores do gás sobre quaisquer problemas que surjam.

E então sobre as razões acima em detalhes.

Razão nº 1 – danos intencionais às vedações

Danos intencionais às vedações podem resultar em advertência ou multa de 100 a 300 rublos. Não está impressionado com a quantia? Mas uma multa menor só pode fazer parte das sanções, e a mais insignificante. Uma vez que, em vários casos, os representantes das empresas de gás urbano (empresas raigaz) têm o direito de considerar os danos deliberados aos selos oficialmente instalados nos contadores como uma tentativa de consumo não contabilizado.

As sanções para estas ações estão previstas no artigo 7.19 do atual Código de Contra-ordenações. Onde este ato é chamado de conexão não autorizada a gasodutos. Para isso, um consumidor de gás que violou os requisitos legais terá que transferir de 10 a 15 mil rublos para o orçamento.

Manômetro
Os medidores de gás são equipamentos projetados para monitorar o consumo de energia. E você não deve interferir no seu trabalho, o que evitará problemas

No caso em que a quebra deliberada dos selos colocados pelos trabalhadores do gás seja reconhecida como uma ligação não autorizada repetida, o valor da multa será de pelo menos 80 mil rublos. Isto é afirmado no art. 215.3 da versão atual do Código Penal.

Mas todas as penalidades listadas por uso não contabilizado de combustível podem ser aplicadas se for comprovado que a infração foi cometida intencionalmente.

Razão #2 - nNão é mensagem sobre falha do medidor

Quando os usuários identificarem um mau funcionamento do dispositivo de monitoramento de fluxo de gás, deverão notificar imediatamente a empresa distribuidora de gás.

Caso contrário, o fato do medidor não estar funcionando será detectado pelos especialistas da distribuidora de gás na primeira verificação. E tal ato pode ser considerado uma conexão não autorizada a gasodutos. Neste caso, ameaçam-se sanções cujos montantes são idênticos aos especificados no parágrafo anterior do artigo.

Recheio danificado
Mesmo uma obturação danificada acidentalmente pode causar grandes problemas financeiros. Portanto, imediatamente após a identificação de um problema, o mesmo deverá ser comunicado imediatamente aos responsáveis ​​da empresa distribuidora de gás.

Você deve estar ciente de que uma multa por não comunicar um medidor de gás com defeito também pode ser aplicada devido a um mal-entendido. A prática mostra que é exatamente isso que acontece periodicamente se um consumidor, que detectou uma falha no dispositivo de controle, liga para o 04 ou qualquer outro número estabelecido para os serviços de emergência. Os operadores são obrigados a transferir esta informação aos representantes das empresas distribuidoras de gás.

Mas às vezes, por confusão, as informações necessárias não são fornecidas ou não são fornecidas na íntegra pelo serviço de plantão.Como resultado, acredita-se que os trabalhadores do gás que chegaram descobriram a avaria e, portanto, existe uma base para a imposição de sanções.

Nesses casos, você terá que provar que está certo, o que às vezes não é fácil. Portanto, a situação não deve ser deixada ao acaso, mas é melhor comunicar imediatamente o problema a ambas as autoridades.

Razão #3 - comconexão não autorizada a gasodutos

Esse tipo de violação foi mencionado em todos os parágrafos do artigo. E isso não é por acaso, já que os consumidores causam os maiores prejuízos ao Estado justamente pelo consumo não contabilizado de gás.

Portanto, a legislação prevê medidas severas de execução. E quase qualquer ação errada do consumidor, desde que haja dolo, pode resultar em multa por esse ato.

Falha no medidor de gás
Se por algum motivo você não relatar um problema com o medidor de gás em tempo hábil, os representantes da empresa de distribuição de gás têm o direito de considerar isso como uma tentativa de usar a situação para ganho pessoal. O que pode ser caro

Para entender claramente a situação, deve-se entender que a conexão não autorizada do medidor com intenção é considerada:

  • Consumo de gás na situação de instalação de dispositivo de monitoramento do consumo de combustível na estrutura do gasoduto por conta própria ou com a participação de artesão não qualificado e não habilitado a tal trabalho. De acordo com as regras instalação de medidor deve ser realizada por representantes oficiais da empresa distribuidora de gás, seguida de vedação e preparação de documentação contábil.
  • Consumo de gás quando o medidor não registra o combustível utilizado e o consumidor não comunicou isso à distribuidora de gás.
  • Danos ao selo instalado oficialmente, caso o consumidor não comunique e continue a utilizar o equipamento a gás.
  • Usar quaisquer métodos ou dispositivos ilegais para reduzir o consumo de gás do medidor.

A peculiaridade de cada caso indicado é o interesse próprio. O que não ocorreu durante a prática dos atos descritos nos parágrafos anteriores do artigo.

Conexão não autorizada
Observe que as penalidades mais severas são previstas para os casos de conexão não autorizada de qualquer equipamento aos gasodutos. E esta categoria de violações inclui situações com selo rasgado e medidor quebrado, que não foram denunciadas aos trabalhadores do gás

Além disso, o interesse próprio é a razão pela qual o ato é considerado intencional, o que é a base para o acúmulo de penalidades. E muitas vezes mais impressionante do que na maioria dos outros casos.

A ligação não autorizada do contador a gasodutos é punível nos termos dos artigos acima mencionados:

  • Código de Contra-ordenações, art. 7,19;
  • Código Penal, art. 215.3, bem como o art. 158.

A punição do infrator em cada situação específica depende da gravidade do crime.

Assim, uma multa será imposta de acordo com o artigo acima do Código de Contra-ordenações e seu valor ficará na faixa de consideráveis ​​​​10-15 mil rublos, se uma violação, que pode ser interpretada como conexão não autorizada de equipamentos de medição, está comprometido:

  • primeiro;
  • sem conluio com outras pessoas;
  • sem consequências na forma de acidentes.

Se o ato do consumidor de gás contrariar as características especificadas em algum dos 3 pontos, será enquadrado como infração penal. E a punição será imposta de acordo com o artigo 215.3 do Código Penal, que estabelece que quem fizer novamente uma ligação não autorizada a qualquer gasoduto deverá pagar multa, cujo valor pode chegar a impressionantes 80 mil rublos.

Em alguns casos, o valor da multa pode não ser fixo, mas sim igual ao salário ou qualquer outro rendimento dos últimos seis meses.

Roubo de gás
A única coisa pior que a conexão não autorizada é o roubo de gás. As multas por roubo chegam a centenas de milhares de rublos. Além disso, estas sanções são impostas tanto para roubo como para ligações não autorizadas repetidas e equivalentes.

O ato acima, cometido com fins egoístas e que resultou em danos aos gasodutos e equipamentos com eles utilizados, acarretará multa que deverá ser paga por muitos anos. Já que seu tamanho estará na faixa de 400-500 mil rublos. Em qualquer outro caso, tudo terminará com a restrição da liberdade ou a sua privação.

Você deve saber disso no art. 158 não inclui mais o termo “ligação não autorizada”, uma vez que o crime é denominado “roubo de gasoduto”. Para o qual existe uma multa bastante impressionante. Portanto, o infrator terá que desembolsar pelo menos cem mil rublos. E o tamanho máximo é de meio milhão de rublos.

A multa nos valores especificados poderá ser substituída por outra punição. Nomeadamente, o culpado terá de transferir os seus rendimentos (por exemplo, salários) para o estado durante 1-3 anos. Nesse caso, o pagamento é parcelado, cujo valor será igual ao percentual da receita real apurado pelo tribunal ou a um valor fixo.

Também deve ser lembrado que a maioria dos métodos de conexão não autorizada são perigosos para a vida do próprio infrator e das pessoas próximas.

Razão #4 - nviolação das regras de segurança

A legislação nacional exige que os consumidores de gás realizem prontamente trabalhos de manutenção e reparação nos equipamentos de gás que utilizam. E, se esse requisito não for atendido, o culpado enfrentará punição na forma de multa no valor de 1 a 2 mil rublos.

Recomendamos que você leia as informações sobre como verificar medidor de gás sem remoção em casa.

Medidas de segurança
Se um consumidor de gás, através das suas ações, criar uma ameaça à vida dos cidadãos próximos, deve ser punido - isto está previsto nos requisitos previstos na legislação. Portanto, todos os trabalhos com medidores devem ser realizados em tempo hábil e na íntegra.

Quanto ele terá que pagar se o consumidor não permitir que representantes de organizações de gás entrem em casa para verificar, fazer manutenção ou consertar medidores?

A multa pela substituição prematura do medidor de gás usado será de 1 a 2 mil rublos. Esta regra é relevante se a operação especificada for necessária de acordo com as regras para garantir a utilização segura dos equipamentos a gás no domicílio e o consumidor evitar o cumprimento dos seus deveres.

Revisamos detalhadamente o procedimento, regras e prazos de trabalho ao substituir um medidor de gás Neste artigo.

Qualquer ato repetido levará à necessidade de desembolsar 2 a 5 mil rublos.

Quando mais os consumidores são multados?

Não há outros motivos para aplicação de multa, inclusive por não instalação de medidor de gás, uma vez que a legislação russa não prevê as normas correspondentes.

Ou seja, ainda não há multa pela falta de medidor de gás obrigatório (desde janeiro de 2019) em instalações residenciais, que são aquecidas a gás ou, se estiverem equipadas com equipamentos eficientes. Porque o Rússia Unida pensava que isso teria um impacto negativo no bem-estar dos consumidores de combustível azul.

Recomendamos também que você se familiarize com as regras de movimentação do medidor, as características dos medidores de vazão “inteligentes”, bem como a possibilidade de instalação gratuita ou mesmo recusa de instalação de medidores de gás. Discutimos todas essas questões em detalhes em nossos outros artigos:

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O primeiro vídeo contém informações sobre as características dos medidores operacionais e como proteger seus interesses das ações dos trabalhadores do gás.

O material a seguir descreve roubos de gás e penalidades para este ato.

A legislação contém uma série de requisitos segundo os quais os consumidores de gás podem ser multados por operação inadequada de medidores. Além disso, tanto para algumas ações quanto para a inação. E podem ser punidos mais severamente por ligações não autorizadas a gasodutos se forem reveladas intenções maliciosas. Mas é preciso lembrar que multa não é uma decisão final. E, se for injusto, vale a pena contestá-lo na Justiça.

Você ainda tem dúvidas sobre multas depois de ler nosso artigo? Pergunte aos nossos especialistas na seção de comentários.

Se você tiver experiência em contestar uma decisão injusta de multar um medidor no tribunal, compartilhe sua história de busca por justiça e recomendações úteis com outros usuários - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Um aposentado foi multado em 25 mil rublos por uma impressão estranha no selo de uma fábrica, um especialista veio e confirmou que o medidor não foi aberto, mudou a impressão, pegou 2 mil rublos, a moralidade aberta não abriu, roubou, não roubou, pagar

  2. Romance

    Aposentados frágeis foram vendidos em 10.000 por supostamente quebrarem o selo. Pagamos de acordo com o medidor o ano todo e ninguém tocou em nenhum selo. Eles vieram verificar. Seu recheio está ruim e precisa ser substituído. Chegamos ao posto de atendimento, fizemos um extrato e imediatamente recebemos na minha conta pessoal o valor de 10 mil, disseram multa. Você aplicará os custos em algum lugar às suas custas. Bastardos! Pensão 12.000. Isso é normal? Eu paguei, filho.

  3. Marina

    Eles foram multados em 25.700 rublos porque o selo do medidor, localizado na rua, caiu. A pensão é de 12.000 rublos. A punição não é muito severa?

  4. Por favor, diga. Liguei um medidor de gás, depois instalei uma caldeira a gás e um fogão. Usei um pouco para testes, por assim dizer, mas a empresa de gás ainda não aceitou meu equipamento. Conseqüentemente, não há selos nem contrato. A questão é: posso ser multado por esses 19 cubos que usei?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica