Por que um fogão a gás dá choque elétrico: motivos populares e recomendações para eliminá-los
Muitas vezes acontece que ao tocar no corpo de um fogão a gás, há uma sensação de “formigamento”.Isso é desagradável, mas o pior é que esses pequenos problemas muitas vezes se transformam em grandes problemas e quebras de equipamentos de gás. E ninguém precisa desse desenvolvimento da situação, certo?
Portanto, quando um fogão a gás dá um choque, é necessário identificar imediatamente a causa e eliminá-la. Além disso, isso pode ser feito rapidamente. Como detectar a origem do problema e o que fazer neste caso - consideraremos tudo isso detalhadamente em nosso artigo.
O conteúdo do artigo:
- Causas e métodos para eliminar correntes de fuga
- Razão nº 1 – falta de aterramento
- Razão #2 – violação da integridade do isolamento
- Razão #3 – oxidação dos contatos
- Razão #4 – violação da integridade dos fios
- Razão #5 - avaria do elemento de aquecimento do grelhador eléctrico
- Razão #6 – formação de uma “ponte” condutora
- Razão #7 – problemas com capacitores
- Razão #8 – influência da interferência de outros dispositivos
- Razão #9 – mau funcionamento do soquete
- Se o aterramento não for fornecido?
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Causas e métodos para eliminar correntes de fuga
Às vezes, tocar em um fogão a gás causa desconforto devido ao impacto de pequenas descargas de corrente no usuário. Cuja potência geralmente não ultrapassa 110 Volts, portanto não representam perigo para a vida nem mesmo para a saúde.
Mesmo assim, a presença de eletricidade na carroceria e demais elementos estruturais do fogão a gás indica que há um mau funcionamento. Além disso, é perigoso porque é causado por fuga de corrente.
Reparar o equipamento sozinho não é menos perigoso.Portanto, tudo o que você precisa fazer se descobrir que seu fogão a gás está fornecendo corrente elétrica é relatar o problema à empresa de gás com a qual você trabalhava. contrato de serviço assinado e fornecer a oportunidade para o comandante que chega desempenhar suas funções.
Existem muitos motivos pelos quais um fogão a gás começa a chocar:
- falta de aterramento;
- violação da integridade do isolamento dos fios;
- oxidação de contatos;
- violação da integridade dos fios;
- avaria da resistência, se o fogão a gás estiver equipado com grelhador eléctrico ou forno;
- a formação de uma “ponte” condutora devido ao acúmulo de partículas e líquidos de terceiros no interior da laje;
- líquido entrando nos contatos ou outros elementos condutores do fogão a gás. Como resultado, o circuito é fechado em seu corpo;
- problemas com o capacitor;
- blindagem;
- mau funcionamento da tomada.
É interessante que nos dois últimos casos a laje fica “refém da situação”. Pois está funcionando bem, mas seu desempenho é reduzido por fatores terceiros.
Como qualquer um dos motivos listados que causam choques elétricos ao usar um aparelho de cozinha a gás é perigoso, vale a pena examiná-los mais de perto.
Razão nº 1 – falta de aterramento
O design de qualquer fogão a gás moderno foi projetado para eliminar o vazamento de energia elétrica. Mas a tensão nas carcaças deste equipamento ainda ocorre com frequência.
E o principal problema que leva ao choque elétrico de várias tensões é falta de aterramento. Que é um conjunto de soluções para evitar que o usuário seja prejudicado por uma descarga elétrica. Além disso, não importa o que seja: insignificante ou mortal.
A situação é agravada pelo fato de que a maioria das casas foi construída na época soviética e, então, não existiam normas que regulamentassem o uso de sistemas de aterramento eficazes para casos de fuga de corrente. Portanto, a esmagadora maioria dos utilizadores não está protegida dos seus efeitos.
Os novos edifícios de hoje estão equipados com o equipamento necessário. Mas a falta de uma cultura de utilização e a baixa literacia técnica levam ao facto de, passados apenas alguns anos, o aterramento em muitos edifícios existir apenas no papel.
A razão é que os usuários não monitoram a condição dos dispositivos de proteção, que, como resultado, tornam-se inoperantes devido à influência de uma série de fatores negativos. Na maioria das vezes é umidade, que leva rapidamente à oxidação dos terminais.
Muitas vezes, problemas de aterramento são causados por projeto incorreto, quando elementos individuais ou toda a sua estrutura são expostos a altas temperaturas e intensa radiação ultravioleta.
Em ambos os casos, com o tempo, o aterramento torna-se ineficaz. Isso não permitirá que a quantidade necessária de eletricidade seja desviada de fogões a gás e outros eletrodomésticos em momentos críticos.
Como identificar um problema de falta de aterramento?
Se a tomada onde está conectado o fogão a gás tiver apenas 2 saídas de fio, isso significa que não está aterrado.Esta será a razão pela qual o usuário estará exposto a descargas de corrente.
Quando a tomada à qual o aparelho está conectado “belisca” os dedos e outras partes do corpo com corrente elétrica, possui 3 pinos nos fios, então deve-se verifique o aterramento. O que é feito com um multímetro.
Restaurando a funcionalidade de aterramento
Se for fornecido um circuito de aterramento, mas simplesmente falhar, é necessário identificar a causa e eliminá-la para que o fogão a gás pare de fornecer corrente.
Entre os motivos os mais populares estão:
- oxidação terminal;
- danos à estrutura do circuito de aterramento.
No primeiro caso, a restauração da funcionalidade é realizada através da limpeza ou substituição dos terminais.
Se a estrutura estiver danificada, a área ou componente defeituoso é identificado e o dano é reparado. O método de reparo e o escopo do trabalho são determinados individualmente em cada caso específico. Por exemplo, se os fios estiverem quebrados, eles são conectados ou parte da fiação é substituída, o que evitará choques elétricos ao tocar no corpo do fogão.
Razão #2 – violação da integridade do isolamento
Hoje, para aumentar a funcionalidade e garantir o desempenho, o design dos fogões a gás está repleto de uma grande quantidade de fios. Cujo isolamento é facilmente destruído quando exposto a altas temperaturas e cargas mecânicas.
Às vezes, os fogões a gás são entregues com fios defeituosos. Além disso, o isolamento degrada-se durante o processo de envelhecimento. Todos os itens acima tornam-se causas de mau funcionamento.O problema é resolvido com a substituição dos fios danificados.
Para identificar quais métodos são usados:
- inspeção visual;
- medir a resistência em áreas individuais.
Neste último caso, você precisa usar um multímetro com função de megôhmetro. Antes de iniciar o procedimento de “toque”, a estufa deve ser desenergizada.
Apesar de o procedimento para identificar uma área problemática e conexões de fio muito simples, você deve entender que os equipamentos a gás são uma fonte de maior perigo, por isso mesmo eles devem ser confiados a especialistas.
Razão #3 – oxidação dos contatos
Tradicionalmente, as áreas problemáticas na fiação não são áreas isoladas. As razões geralmente são a operação em condições difíceis. Ou seja, as temperaturas elevadas, as suas alterações regulares e até o habitual transbordamento de líquidos, que muitas vezes acontece durante o cozimento, têm efeito.
Os métodos para identificar e eliminar a falha são os mesmos que no caso de violação da integridade do isolamento do fio. Todos os recursos estão descritos no parágrafo anterior.
Razão #4 – violação da integridade dos fios
Danos a esses elementos estruturais da laje ocorrem sob cargas mecânicas críticas. E muitas vezes isso acontece por culpa dos usuários. Por exemplo, ao remover contaminantes que entraram no interior de um fogão a gás. Ou ao tentar fazer ajustes ou substituir alguma peça (velas, sensores de temperatura).
Muitas vezes, um mau funcionamento pode ser identificado visualmente. Em outros casos, é necessário usar um multímetro.
A melhor maneira de eliminar danos é a substituição. Ou seja, você não deve correr riscos conectando fios quebrados.
Razão #5 - avaria do elemento de aquecimento do grelhador eléctrico
A presença de tal problema é frequentemente indicada por um aumento injustificado na temperatura da caixa ou do próprio elemento de aquecimento elétrico, mesmo na posição desligada.
O problema pode ser resolvido substituindo o elemento estrutural problemático. O que deve ser confiado ao mestre.
Razão #6 – formação de uma “ponte” condutora
A maioria dos aparelhos elétricos para fogões a gás estão localizados sob a mesa do fogão a gás e próximos aos queimadores. Ou seja, não estão suficientemente protegidos contra líquidos derramados, gordura e partículas de alimentos. O que leva à formação de contaminantes diretamente nas superfícies das velas de autoignição, sensores de temperatura e fios. A situação é agravada pela poeira e altas temperaturas, que podem levar ao derretimento e combustão de partículas de terceiros.
Todos os itens acima dificultam as condições de operação dos equipamentos elétricos e muitas vezes levam a danos à integridade do isolamento do fio ou a outros danos. E então a situação é ainda mais complicada pelo fato de serem criadas as chamadas “pontes” condutoras, que levam a choques elétricos de intensidades variadas.
Mas muitas vezes o equipamento elétrico permanece em boas condições de funcionamento. Para verificar isso, é necessário limpar o fogão.
Para fazer isso, você deve fazer o seguinte:
- Desligue o fogão a gás.
- Remova a mesa do fogão.
- Limpe os equipamentos elétricos. Nomeadamente sensores de temperatura, velas de ignição, unidades de autoignição, cablagem. O que fazem com escovas e detergentes.
- Meça a resistência de todos os elementos elétricos da estrutura do fogão a gás.
Se não houver avarias, o funcionamento do aparelho a gás pode continuar. Se for identificado um problema, a unidade defeituosa será substituída por uma nova.
Razão #7 – problemas com capacitores
Capacitores são usados para suavizar o ruído de impulso. E geralmente são confiáveis. Mas, no entanto, se a presença de causas mais comuns de avarias não foi confirmada e você não descobriu porque o seu fogão a gás está causando choque elétrico, então você deve encontrar um capacitor e verificar seu funcionamento.
Capacitores defeituosos devem ser substituídos.
Razão #8 – influência da interferência de outros dispositivos
Neste caso, o fogão a gás está absolutamente funcionando. No entanto, os utilizadores sofrerão regularmente choques eléctricos.
O fato é que a tensão aparece no corpo da placa interferência de outros dispositivos elétricos (máquinas de lavar roupa, pisos aquecidos, etc.). Além disso, pode ser que estejam localizados em quartos ou apartamentos vizinhos.
Em casos simples, o mau funcionamento pode ser corrigido pelo próprio usuário. Por exemplo, às vezes isso requer simplesmente mover uma máquina de lavar próxima ou usar suportes ou espaçadores não condutores. Por exemplo, instalando-os entre um fogão e uma tubulação ou outro equipamento.
Mas na maioria dos casos, você não pode prescindir de convidar um especialista.
Razão #9 – mau funcionamento do soquete
Embora a tomada não faça parte da estufa, é uma causa comum de presença de corrente nos elementos estruturais da estufa.
A funcionalidade das tomadas é afetada por diferentes tipos de cargas, nomeadamente:
- mecânico;
- atual
Se no primeiro caso a avaria ocorre rapidamente e normalmente as suas consequências são perceptíveis visualmente, então com cargas de corrente críticas o problema pode ficar oculto e por muito tempo. Ou não manifestaram sinais claramente na forma de pequenas descargas de eletricidade. Mas no final tudo termina na quebra do fogão a gás e às vezes em acidentes.
É por isso tomada com defeito deve ser substituído e imediatamente.
Após a conclusão do trabalho, é necessário realizar uma verificação de desempenho.
Todas as operações, sem exceção, devem ser realizadas por especialistas. A razão é que a maioria dos empregos exige conhecimentos e habilidades especiais.
Se o aterramento não for fornecido?
Para um edifício de vários andares (residencial, não residencial), os desenvolvedores geralmente criam um único circuito de aterramento.
Os moradores de casas onde não há aterramento devem abordar a solução dos problemas da mesma forma. Quando todos os aparelhos elétricos da casa estiverem aterrados, o nível ideal de segurança contra incêndio será alcançado.
E a criação de um contorno único em um edifício de vários andares facilitará seu projeto oficial. Este é um ponto importante, porque o aterramento só pode ser operado legalmente após a permissão ter sido concedida.
Para fazer isso você precisa realizar uma série de ações:
- Criando um projeto.
- Coordenação do projeto com Rostechnadzor e empresa fornecedora de energia elétrica.
- Criando um loop de terra.
- Verificação da funcionalidade da estrutura, que deve ser realizada por representantes das autoridades de supervisão energética.
Se a casa for grande e o consumo total de energia elétrica ultrapassar 100 kW, ao alterar o projeto será necessário obter um certificado de admissão.Este documento é ilimitado e permite operar equipamentos elétricos domésticos.
Aterramento individual para apartamento
Agora vamos descobrir o que fazer se o fogão a gás de repente começar a dar um choque elétrico e os donos dos outros cômodos da casa não quiserem cuidar da segurança. Nesse caso, você mesmo pode sair da situação. Por que você precisa criar uma base individual?
Mas deve ser lembrado que ações “partidárias” não podem ser tomadas. Ou seja, um balde de metal enterrado embaixo de uma janela não é a solução certa. Uma vez que isso violará as disposições de vários documentos: Capítulo 1.7 PUE, que leva em consideração os requisitos para condutores de aterramento e, eventualmente, os termos do acordo entre a sociedade gestora e o fornecedor de eletricidade. Portanto, o procedimento de criação de aterramento deve começar com a coordenação.
Se não houver obstáculos de outras partes interessadas, um projeto deverá ser criado e aprovado pela Rostechnadzor. E então você pode começar a trabalhar.
Que, tal como no caso de um circuito geral de todo o edifício, deverá terminar com o convite a especialistas das autoridades de supervisão energética para a realização de uma vistoria.
A aparência do circuito de proteção está indicada na PUE. O capítulo 1.7 indica que é composto por uma série de elementos necessários:
- Condutor PE de núcleo único, que serve para remover eletricidade quando há vazamento. É um fio de cobre ou alumínio.
- Barramento de aterramento. Esse dispositivo geralmente é colocado em cada andar do edifício. Os circuitos de proteção de apartamentos individuais e outras instalações estão conectados ao barramento principal.
- Eletrodos e placas (feito de cantos metálicos condutores, pinos) no valor de 3 peças. Os pinos são conectados entre si por placas a igual distância entre si. Em seguida, eles são cravados no solo próximo ao prédio.
Todas as partes condutoras da estrutura devem ser isoladas. Isso é feito para evitar choque elétrico por contato direto ou indireto.
Se você mora em uma casa particular e não em um apartamento, recomendamos que você se familiarize com instruções para arranjo loop de aterramento na casa.
Os fios utilizados para criar proteção contra vazamento elétrico devem ter:
- a área da seção transversal é igual à de um fio de fase com seção transversal de até 16 mm²;
- a área da seção transversal não é inferior a 16 mm², se o mesmo valor para o fio de fase estiver entre 16-35 mm²;
- a área da seção transversal não é inferior à metade da do fio de fase.
Ou seja, se for fornecida tensão a um fogão a gás que gera corrente através de um fio com seção transversal de 4 mm², isso indica que o aterramento deve ser feito a partir de um fio de 4 mm².
Como substituir o circuito de proteção?
Uma saída para os moradores de uma casa sem aterramento pode ser conectar um fogão elétrico a gás RCD ou difavtomat.
Esses dispositivos também são dispositivos de proteção que podem proteger o usuário de choques elétricos durante um vazamento e manter a funcionalidade do fogão a gás, como qualquer outro equipamento.
Mas a peculiaridade do RCD é que ele desenergiza um apartamento ou outro cômodo somente quando o vazamento é perigoso. Ou seja, este dispositivo salvará vidas, saúde e manterá a funcionalidade de todos os aparelhos elétricos, mas não permitirá evitar “beliscões”.
Recomendamos que você se familiarize com os diagramas de conexão RCD E máquina diferenciale a ordem de trabalho.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O primeiro vídeo contém informações que ajudarão você a entender algumas das causas do vazamento de corrente e como lidar com elas:
O vídeo a seguir mostra como você pode detectar de forma independente a presença de um vazamento de corrente:
A presença de descarga no corpo do fogão a gás indica que ele está com defeito ou há problemas na rede elétrica. A situação é complicada pelo fato de o combustível “azul” ser inflamável e explosivo. É por isso funcionamento do fogão deve ser interrompido imediatamente após a identificação dos primeiros sinais de mau funcionamento. Isso evitará acidentes.
Seu fogão também sofreu recentemente um choque elétrico, mas você conseguiu resolver esse problema? Compartilhe sua experiência com outros usuários, conte-nos qual foi o problema e como você conseguiu corrigi-lo - o formulário de comentários está localizado abaixo desta postagem.
Não há uma palavra sobre o acoplamento dielétrico na tubulação de gás. Mas foi por causa dela que minha casa quase pegou fogo. O delineador de metal funcionou como uma espiral. E os vizinhos penduraram terra no cano de gás.