Sobre drenagem superficial nas ruas da cidade: tipos, finalidade e regras de arranjo
A retirada da água da chuva das ruas é uma das questões mais urgentes para os moradores de muitas cidades.Choveu um pouco, mas não foi mais possível chegar à entrada - formou-se uma enorme poça no caminho. A situação é familiar para você, não é? Mas como você pode se livrar disso?
A solução para o problema está na disposição adequada da drenagem superficial nas ruas da cidade. O que é e que outros problemas esse sistema resolve? Discutiremos todos os problemas em nosso artigo. Iremos informá-lo sobre o projeto de drenagem linear e pontual e fornecer recomendações para a escolha de materiais adequados. Também abordaremos a questão do projeto, regulamentação legislativa e instalação do sistema.
O conteúdo do artigo:
Que problemas um sistema de drenagem resolve?
O problema da remoção da água da chuva e do degelo, bem como das águas residuais da irrigação e lavagem das ruas, é bastante relevante em uma cidade moderna. Para resolver este problema, é instalado um sistema de drenagem superficial - um conjunto de bandejas, caixas de areia, poços de drenagem e outros elementos de equipamentos de engenharia montados em um único sistema de drenagem.
Vantagens da drenagem superficial
O sistema de drenagem remove efetivamente o excesso de umidade e água da precipitação, afastando-a de edifícios residenciais, estradas, parques e jardins públicos. Isso permite aliviar a carga hidráulica em estradas e fundações de prédios de apartamentos e chalés.E, como resultado, prolongar sua vida útil em 2 a 3 vezes.
Os problemas que surgem devido à drenagem mal disposta ou à sua total ausência ficam claros na seleção de fotos a seguir.
Como você pode ver, um sistema de drenagem bem projetado e bem montado apresenta uma série de vantagens:
- Você pode melhorar a área plantando flores, arbustos e organizando áreas de lazer.
- O sistema permite proteger as fundações dos edifícios da destruição e aumentar o intervalo de reparos.
- A água não se acumulará e ficará estagnada nos porões e subsolos, o que prolongará sua vida útil.
- Não aumentar o nível de umidade evitará a formação e propagação de mofo, bolor e outros microorganismos nocivos.
- A drenagem oportuna evitará a lavagem do solo e prolongará a vida útil da superfície da estrada e das lajes de pavimentação.
Ou seja, a presença de drenagem superficial permite aos cidadãos criar condições confortáveis de funcionamento das ruas, zonas adjacentes, zonas de lazer e entretenimento.
Eliminação de águas residuais de vários objetos
Devido às precipitações frequentes e por vezes intensas, a questão da drenagem é especialmente relevante - dentro da cidade, mesmo 2 mm de precipitação produzem escoamento superficial.A razão para isso são os revestimentos impermeáveis, que estão presentes em grandes quantidades - é o asfalto nas estradas e nos pátios, nos telhados das casas, etc.
Portanto, é muito importante coletar prontamente águas superficiais de áreas locais, estacionamentos, estações de trem, parques, praças, estradas, pontes e outros objetos. O que o sistema de drenagem enfrenta com sucesso, coletando águas residuais e direcionando-as para estações de tratamento.
É difícil superestimar a importância da drenagem de diversas áreas de uma cidade. Graças a um sistema bem equipado de coleta de derretimento e escoamento superficial, a carga hidráulica é reduzida, o que tem um efeito positivo no estado externo das estruturas e objetos, nos intervalos entre os reparos e na duração da vida útil geral.
Tipos e disposição de drenagem superficial
O sistema de drenagem superficial pode ser pontual ou linear. Na maioria das vezes, para garantir o funcionamento eficaz da drenagem, esses dois tipos de drenagem são combinados. A seguir, consideraremos em que elementos consistem esses sistemas. Falaremos também sobre os materiais com os quais são feitos os elementos individuais de montagem do sistema e as regras para a escolha do correto.
Características de drenagem linear
O tipo linear de sistema de drenagem permite remover rapidamente as águas residuais de uma grande área, por exemplo, ao longo do perímetro de um prédio de apartamentos, estádio ou da superfície da estrada.
O sistema de drenagem linear é composto por entradas de águas pluviais, grades de proteção, recipientes de retenção de areia (caixas de areia) e outros elementos estruturais. O sistema instalado está conectado ao sistema de esgoto.
Todos os componentes para montagem do sistema de drenagem são feitos de concreto reforçado com fibras, concreto, concreto polimérico, plástico e aço inoxidável. Dependendo do local de instalação e das cargas esperadas, são selecionados produtos da série padrão ou reforçada.
Vejamos seus recursos exemplo de produtos Standardpark, consistindo em uma série básica e aprimorada.
Produtos da série Básico (padrão) destinam-se ao uso em condições de baixo tráfego - áreas de parques, calçadas de transição, instalações esportivas, chalés e paisagismo de áreas locais. Classe de carga A15-C250, que corresponde a um peso de até 25 toneladas.
A seção hidráulica das bandejas é de 100-300 mm. Material para fabricação dos elementos: concreto polimérico, concreto fibroso, plástico (bandejas), aço inoxidável, aço galvanizado, cobre, ferro fundido (grades de proteção).
Series Dirigir (reforçado) – os produtos são projetados para operação em condições de carga aumentada de 25 a 60 toneladas, classe de resistência de C250 a E600. Destinado ao uso em áreas com tráfego intenso, incluindo transporte de carga pesada. Feito de plástico, concreto polimérico e concreto durável.A seção hidráulica (largura da estrutura do produto) é de 100, 150 e 200 mm.
Série fortalecida Máx. difere dos anteriores pelo aumento do nível de carga - os produtos possuem classe de alta resistência D400, E600 ou F900, o que lhes permite suportar cargas de até 90 toneladas.
Na fabricação são utilizados concreto armado, concreto polimérico e plástico, reforçando as bandejas com acessórios galvanizados. As grades são feitas de ferro fundido resistente a impactos.
Em que consiste a drenagem pontual?
Outro tipo de drenagem superficial são as entradas locais de águas pluviais (pontuais, locais). Eles, como o sistema linear, coletam águas residuais para direcioná-las ainda mais para o esgoto pluvial. Mas a coleta ocorre em um ponto - embaixo de um cano de esgoto, embaixo de uma torneira, na entrada da casa, na entrada e em outros locais onde há maior probabilidade de formação de poças.
O dispositivo e os principais elementos estruturais do sistema de pontos podem ser encontrados na imagem a seguir.
Vejamos as características dos produtos para montagem de um sistema de pontos usando o exemplo dos produtos Standartpark:
- Série Padrão Básico – um sistema de drenagem pontual, incluindo um coletor de chuva de plástico e uma rede de captação de água. Pode ser equipado com um cesto adicional para recolha de resíduos e uma divisória com sifão.As estruturas são projetadas para instalação em locais de baixa carga - tráfego leve de automóveis e pedestres.
- Série fortalecida Máx. projetado para cargas altas e ultra-altas. Os recipientes de águas pluviais (poços) são feitos de concreto polimérico e concreto reforçado com fibras, reforçados com tampas de aço galvanizado. As grades de proteção da entrada de águas pluviais são em ferro fundido de alta resistência, o que corresponde à classe de carga D400 E600 e F900.
As entradas de águas pluviais podem ser usadas como caixas de areia ou poços de drenagem. Para construir um poço, é necessário instalar vários contêineres uns sobre os outros, aumentando assim o comprimento necessário. Entradas de águas pluviais com múltiplas seções também são usadas como poços de inspeção.
Os elementos pontuais podem ser montados em conjunto com um sistema linear - a série reforçada é adequada como coletores de areia para bandejas reforçadas, cuja seção transversal hidráulica é de 300, 400, 500 mm.
Se você tem interesse em fazer drenagem para uso doméstico, recomendamos que consulte as informações de fabricação e conexão drenagem caseira bem.
Recomendações para escolha de materiais
termos de uso – um critério fundamental no qual se deve confiar ao selecionar os elementos do sistema. Por isso, é muito importante considerar exatamente onde o sistema será instalado, quais cargas são esperadas e as características climáticas da região.
Vamos falar mais detalhadamente sobre as nuances que devem ser levadas em consideração na escolha dos equipamentos para instalação de sistema de drenagem superficial e principalmente bandejas e grades de proteção:
- classe de carga;
- cálculo hidráulico;
- Taxa de transferência;
- distância até o coletor.
Classe de força (carga) é o peso máximo permitido sob o qual o produto não perderá seu desempenho. Na produção de bandejas, eles são guiados pela norma EN 1433.
Consumo de água ou cálculo hidráulico calculado em l/s, cujo cálculo leva em consideração:
- intensidade de precipitação conforme SNiP 2.04.03-85;
- coeficiente de superfície de drenagem;
- área de drenagem;
- nível padrão de precipitação na região.
Também não menos importante é o parâmetro largura de banda bandeja - ou seja, sua capacidade de drenar um determinado volume de drenagem por segundo. Isto é especialmente importante durante chuvas fortes ou derretimento intenso da neve. Por exemplo, com um diâmetro hidráulico de 200 mm, a capacidade de drenagem de uma bandeja plástica é de cerca de 18 l/s; para um produto de concreto e concreto polimérico, esse valor chega a 11 l/s.
É importante que a elevada capacidade de drenagem corresponda à margem de segurança dos elementos individuais a partir dos quais é montado o sistema de drenagem.
Sutilezas do projeto e instalação do sistema
Elaborar um projeto e instalar um sistema de drenagem é uma tarefa inicial que deve ser realizada no início da construção.Ao mesmo tempo, é importante abordar a questão da drenagem de águas residuais, tanto na cidade como no campo, de forma abrangente, cuidando imediatamente da drenagem superficial, arranjo de drenagem pluvial, drenagem de águas residuais domésticas e paisagismo de o território.
Como é elaborado um projeto de drenagem?
Ao projetar um sistema de drenagem superficial, vários fatores deverão ser levados em consideração, incluindo topografia, quantidade de precipitação, tipo de solo, profundidade das águas subterrâneas, tipo de objeto, finalidade e condições de operação do objeto.
Para a elaboração de um projeto deverá contactar o serviço de design, cujos especialistas elaborarão um projeto de acordo com as normas e requisitos do SNiP.
Por que você precisa fornecer os seguintes documentos:
- Planta geral do local, que mostra as dimensões e localização de todos os edifícios e estruturas.
- Planta do local com levantamento topográfico da área, indicando a localização do tanque de armazenamento de águas residuais/poço de drenagem.
- Relatório técnico sobre as condições de engenharia e geológicas do território.
Na elaboração do projeto, os especialistas selecionarão definitivamente os equipamentos adequados para a disposição do sistema, indicando a classe de resistência e a quantidade necessária de elementos estruturais.
O projeto consiste em cálculos e seleção do local ideal para colocação de drenagem linear.
O projeto inclui os seguintes cálculos e diagramas:
- Colocação de bandejas de drenagem lineares.
- Cálculo da seção hidráulica das bandejas, seleção de sua localização ideal.
- Localização das entradas seccionais de águas pluviais, tendo em conta os pontos esperados de descarga máxima de águas residuais.
- Pontos de conexão de tubos de drenagem (seu ângulo de inclinação) e poços de inspeção, indicando sua localização na planta.
- Esquemas de instalação de todos os elementos do sistema de drenagem - bandejas, entradas de águas pluviais, poços de inspeção.
- Uma lista abrangente de todos os elementos necessários para a disposição do sistema - bandejas, entradas de águas pluviais, tubulações, poços, escotilhas e todos os componentes.
Tal projeto permitirá a implementação de um sistema de drenagem superficial eficaz para uma área específica. Por exemplo, você pode acessar o link a seguir e ver um exemplo drenagem pontual.
Temos outros artigos sobre projeto de sistemas de drenagem em nosso site:
- Projeto de drenagem do local: escolha do local, inclinação, profundidade, elementos do sistema de drenagem
- Cálculo de esgoto pluvial: análise de características importantes do projeto
Regras principais para instalação do sistema
A instalação do sistema é efectuada de acordo com o projecto aprovado e tendo em consideração as recomendações do fabricante específico a quem são adquiridos os elementos do sistema de drenagem superficial. A propósito, é melhor comprar todos os componentes de um fabricante cujos produtos sejam adequados para você em termos de características e categoria de preço.
A seguir, consideraremos brevemente as regras e etapas básicas da instalação de um sistema de drenagem superficial.
Primeiro, os trabalhadores colocam e vedam manualmente as tubulações de água usando garras especiais. Em seguida, é colocada na vala uma “almofada” de concreto, cuja espessura está indicada nas recomendações do fabricante da bandeja. Um cordão é utilizado para marcar a linha de assentamento das bandejas para montagem de drenagem.
O primeiro passo é instalar os coletores de areia e, em seguida, proceder à instalação das bandejas, instalando-as de ponta a ponta. Todos os pontos de conexão estão selados.
O sistema de drenagem linear é conectado à rede geral de esgoto por meio de caixas de areia. Também é importante fornecer drenagem pontual em locais onde a água escoa da tubulação.
Quanto ao tempo de instalação do sistema, os especialistas, se a quantidade de trabalho envolvido for insignificante, podem até ser concluídos em um dia.
Você está interessado na questão de organizar sistemas de drenagem em uma casa particular? Neste caso, recomendamos que você leia Este artigo.
Requisitos regulamentares para arranjo de drenagem
A disposição da drenagem superficial em uma cidade moderna é regulamentada por uma série de documentos, desde o projeto até os requisitos de qualidade dos materiais e suas características técnicas.
A seguir, vejamos os principais:
- Arranjo de redes externas de esgoto – SNiPa 2.06.15-85.
- Projeto de sistemas de proteção de territórios contra inundações e inundações – SP 104.13330.2016.
- Normas gerais para construção e melhoria de áreas urbanas Código de Urbanismo da Federação Russa datado de 29 de dezembro de 2004 N 190-FZ.
- Regras gerais para a construção de edifícios, estruturas e utilidades – SNiP 12-01-2004.
- Sistemas de drenagem para construção de estradas – STO 221 NOSTROY 2.25.103-2015.
- Instalação de redes de drenagem durante a construção de aeródromos – STO 221 NOSTROY 2.25.114-2015.
- E outros atos jurídicos.
Os requisitos gerais para materiais para a construção de sistemas de drenagem são estabelecidos em GOST 33068-2014 (EN 13252:2005). As recomendações para o cálculo de sistemas de drenagem durante a construção de estradas são regulamentadas por ODM218.2.055-2015. As condições técnicas para entradas de águas pluviais estão definidas em GOST 3634-99.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um guia para montagem de um sistema de drenagem superficial pode ser visualizado no vídeo a seguir:
Um sistema de drenagem devidamente projetado e instalado permitirá que áreas paisagísticas de uma cidade moderna mantenham uma aparência atraente, parcelas de jardim E famílias privadas. Também prolongará a vida útil de estradas, pontes, fundações de edifícios e edifícios residenciais, reduzindo a carga hidráulica nas estruturas. Mas para fazer um projeto de drenagem é melhor entrar em contato com especialistas que levarão em consideração o tipo de solo, as características climáticas e uma série de outros pontos importantes.
Você tem sua opinião sobre a viabilidade de instalação de sistema de drenagem? Ou gostaria de complementar o material acima com recomendações e fatos úteis? Escreva seus comentários, participe de discussões - o formulário de comentários está localizado um pouco mais abaixo.