Escotilhas para drenagem pluvial

As escotilhas de esgoto instaladas na entrada do poço coletor garantem a segurança. Eles protegem pessoas e animais de cair no poço e nas cavidades das rodas dos veículos.A profundidade dos poços técnicos de drenagem pluvial em algumas obras chega a 6 metros. Na parte inferior da estrutura subterrânea existem elementos de reforço metálico.

Tipos de bueiros de esgoto

As formas específicas dos designs das escotilhas evitam que objetos estranhos e detritos entrem nas calhas. Os fabricantes de bueiros oferecem o principal tipo de produto - redondo. Os modelos quadrados e outros são produzidos com muito menos frequência. Via de regra, a estrutura externa é convexa, mas também pode ser plana.

Escotilhas para drenagem pluvial

Escotilhas redondas

A versão clássica é adequada para a maioria dos eixos com pescoço cilíndrico. As principais vantagens das estruturas redondas:

  • sustentabilidade. Durante a operação, não cairá para dentro em nenhuma posição e não dará grande folga ao fechar;
  • força. Graças à distribuição uniforme da carga por toda a superfície, o risco de danos em áreas individuais é reduzido;
  • compacidade. A ausência de cantos vivos facilita o transporte. Um produto pesado pode ser transportado até o local de instalação.

Escotilhas para drenagem pluvial

Bueiros de esgoto redondos funcionais são econômicos. Esses modelos gastam até 40% menos matéria-prima do que produtos de tamanhos semelhantes e outros formatos.

Formulários originais

Bueiros de esgoto quadrados e retangulares são mais frequentemente procurados, especificamente para estruturas de águas pluviais. As dimensões laterais padrão são 300-800 mm.Os produtos não são adequados para instalação em áreas de tráfego intenso.

Eles tentaram instalar uma forma triangular em todas as cidades americanas. A ideia era indicar convenientemente a direção do fluxo da chuva. Mas eles não resistiram ao controle dos requisitos de segurança. Gradualmente, os modelos triangulares foram substituídos pelos regulares.

Escotilhas para drenagem pluvial

Bueiros ovais e outros de formato complexo são geralmente produzidos em pequenos lotes. Eles não se destinam a grandes projetos urbanos. Esses produtos inteiros são encomendados para soluções de design - eles dão à área construída uma aparência única e memorável. Alguns produtos exclusivos possuem marcações decorativas que despertam o interesse de colecionadores.

Detalhes funcionais

O formato convexo das tampas evita o acúmulo de água da chuva, que, ao congelar, destrói a estrutura do aparelho. A superfície nervurada melhora a aderência dos pneus dos automóveis e das solas dos pedestres.

Os parâmetros das caixas de esgoto vêm nas versões padrão e especial. Estes últimos distinguem-se por elementos e dispositivos adicionais. Alguns designs específicos têm:

  • dispositivos de fixação integrados necessários ao levantar tampas com máquinas de elevação;
  • depressões na superfície para pesagem com todos os tipos de enchimentos de polímero ou concreto;
  • mecanismos de travamento que impedem a entrada não autorizada em poços e roubo de escotilhas.

Nos sistemas de drenagem pluvial, são utilizadas estruturas com cobertura dupla. O superior e mais pesado protege o sistema de engenharia. O inferior possui mecanismos de veneziana com fixação confiável. O aumento de peso é necessário para evitar a abertura espontânea de escotilhas de esgoto na via.

Composição material

Bueiros de esgoto modernos e duráveis ​​são fabricados para diferentes áreas de esgoto pluvial. O material do produto é selecionado de acordo com a tarefa de aplicação. Marcação das tampas de acordo com as classes de carga permitidas:

  1. L, LM (A15) - leves e leves de pequeno porte, de 15 a 60 kg. São possíveis cargas de até 1,5 toneladas e são utilizadas em jardins públicos, parques e pátios. Eles são caracterizados pelo baixo custo.
  2. C (B125) - médio, 60-80 kg. Suporta até 12,5 toneladas. São utilizados em áreas industriais e urbanas, estradas com baixo fluxo de tráfego.
  3. T (C250) - pesado, pesando 80-120 kg. Projetado para cargas de até 25 toneladas, instalado em instalações industriais e estacionamentos de veículos pesados.
  4. TM (D400) - tronco pesado, pesando até 140 kg. Projetado para uma carga de 40 toneladas e montado em áreas de tráfego intenso de veículos.
  5. ST (E600) - superpesado, pesando a partir de 150 kg. Carga máxima 60 toneladas Montado em rodovias, postos de gasolina, terminais.
  6. ST (F900) - superpesado, pesa mais de 150 kg. São utilizados em áreas de aeródromos e docas com cargas extremamente elevadas de até 90 toneladas.

Os produtos feitos de diferentes materiais diferem em preço, parâmetros técnicos e área de uso. A composição universal em ferro fundido é adequada para a instalação de coberturas em diversos locais da cidade e do campo.

Escotilhas para drenagem pluvial

Ferro fundido de alta resistência

O ferro fundido cinzento SCh20 é utilizado para a fabricação de tampas. A liga de ferro e carbono inclui aditivos de grafite. Produtos de alta qualidade podem suportar cargas de até 90 toneladas.

Vantagens dos bueiros de esgoto em ferro fundido:

  • resistência ao impacto, vida útil de 50 a mais de 100 anos;
  • resistência a altas temperaturas de -50 ºС a +90 ºС;
  • neutralidade a reagentes agressivos, sais, ácidos.

As vantagens dos produtos incluem uma variedade de categorias de peso. Os modelos de ferro fundido resistentes ao desgaste são produzidos com mais frequência do que os tipos médios, pesados ​​e superpesados. Seu peso varia de 15 a 150 kg, a faixa de diâmetros é de 380 a 810 mm.

Escotilhas flutuantes de ferro fundido não são instaladas no gargalo do poço, mas diretamente na superfície da estrada. Esta solução prolonga a vida útil do sistema de engenharia devido à ausência de subsidência da superfície da estrada acima do poço. O projeto das caixas de esgoto flutuantes consiste em um corpo, uma tampa e um inserto de reparo.

Escotilhas para drenagem pluvial

Escotilhas de plástico

Produtos leves são utilizados em locais com pouca carga. Sua vida útil é superior a 20 anos. Em todas as outras características, não são inferiores ao ferro fundido - ecologicamente corretos, resistentes a temperaturas extremas de -40 ºС a +40 ºС.

As tampas de plástico são feitas de materiais reciclados seguros. Eles não emitem substâncias nocivas. Recomendado para instalação perto de edifícios residenciais. Os modelos de plástico diferem dos de ferro fundido:

  • baixo custo;
  • baixo peso na faixa de 10 a 30 kg;
  • impossibilidade de acender uma faísca.

Graças à variedade de designs, bueiros de esgoto de plástico podem ser facilmente integrados à composição paisagística de uma área de parque ou comunidade de chalés. Tampas de plástico não são roubadas para sucata. Portanto, eles não exigem fechaduras antivandalismo caras.

Areia de polímero

As tecnologias progressivas tornam possível produzir bueiros de esgoto resistentes ao desgaste e com designs atraentes. Os modelos de areia de polímero são feitos por fundição com processamento por prensagem a quente. Seu peso é de 40 a 50 kg. Os seguintes componentes são usados ​​​​na produção:

  • areia de diferentes frações;
  • corantes industriais persistentes;
  • elementos termoplásticos poliméricos.

O uso de garrafas plásticas e resíduos semelhantes como matérias-primas sintéticas reduz significativamente o custo. A vida útil das escotilhas de areia polimérica é de cerca de 30 a 50 anos. Após o término da vida útil, as tampas podem ser facilmente recicladas.

Os modelos de areia de polímero têm tamanhos padrão populares - 750x90 para o corpo, 690x55 para a tampa. Valores em mm indicam comprimento e altura diagonal. Os parâmetros são ideais para estruturas de engenharia subterrâneas de águas pluviais.

Suportando uma carga de 1,5 a 12,5 toneladas, as caixas de esgoto são instaladas em locais de baixa e média intensidade de tráfego, em estacionamentos e em áreas de pedestres. A instalação de produtos leves não requer o uso de equipamentos especiais ou mão de obra adicional.

Composto de polímero

Modelos baratos e duráveis ​​são feitos por prensagem a quente a uma temperatura de 100 ºС. A composição inovadora inclui resinas de poliéster, fibra de vidro, calcita, diversas cargas e corantes. O material é muito mais barato que o ferro fundido, mas mais caro que o plástico.

As principais vantagens dos produtos compostos poliméricos:

  • peso ideal – da categoria L a TM;
  • Resistente a UV, retardador de chama;
  • no inverno não congelam até o pescoço;
  • resiste a mudanças de -60 ºС a +60 ºС.

O peso máximo das caixas de esgoto em compósito polimérico é de 45 kg. Eles são usados ​​​​em condições onde todos os outros materiais, exceto o ferro fundido, são categoricamente inaceitáveis. Os produtos podem suportar altas cargas mecânicas em estradas intraurbanas, praças e calçadas de pátios. A vida útil dos modelos de compósitos poliméricos é em média de 40 a 50 anos.

Regulamentos

O projeto e instalação de sistemas de esgoto pluvial são realizados de acordo com os requisitos regulamentares de construção e sanitários. Os documentos regulamentam soluções técnicas progressivas, projetos de escotilhas feitas em fábrica e métodos modernos de construção e instalação.

Ao construir um esgoto pluvial, você pode usar um projeto padrão com ajustes feitos para levar em consideração as características de um determinado local. No caso de uma grande área de drenagem de água, deverão ser planejados poços adicionais para limpeza. É necessário incluir grades de proteção no projeto para coletar grandes detritos.

Requisitos para hachuras

A finalidade e o método de fabricação de bueiros de diferentes materiais são regulamentados pelas normas vigentes. As características técnicas dos produtos são determinadas pelo GOST 3634-2019, que especifica os requisitos para a fabricação de escotilhas, entradas de águas pluviais e tapetes para drenagem pluvial.

O GOST especificado contém marcações para fins de utilidade pública:

  • K – esgotamento sanitário para fins industriais e domésticos;
  • D - rede de esgoto para escoamento de águas pluviais e de degelo.

Além das duas marcações principais, existem marcações nas escotilhas para comunicações específicas:

  • as tampas para abastecimento de água estão marcadas com a letra B;
  • hidrante e abastecimento de água contra incêndio - G;
  • rede de gás - GS;
  • rede de aquecimento - TS;
  • rede telefônica - GTS.

Ao lançar bueiros de esgoto, a empresa fabricante deve indicar sua marca e ano de fabricação. As designações são feitas em fonte aleatória na superfície superior das capas. Não é permitido que as rodas do veículo escorreguem de acordo com o padrão e as marcações na escotilha em quaisquer condições climáticas.

O fabricante deve anexar um passaporte a cada incubação ou lote indicando a data do controle técnico.

Escotilhas para drenagem pluvial

Tecnologia de instalação

As regras para instalação de bueiros pluviais estão prescritas nos documentos SP 32.13330.2018, SNiP 2.04.03-85. Poços de inspeção com escotilhas são construídos em cada ramal do esgoto pluvial.

É necessário um poço adicional na área local para recolher água de todos os receptores. Os poços são construídos e dispostos ao longo de estradas e locais. A escotilha de ferro fundido é instalada sobre laje de concreto ou alvenaria maciça.

Instalação de escotilha de plástico

O processo de instalação é semelhante à implantação de sistemas de engenharia de esgoto convencional. O desenho de uma escotilha de qualquer formato consiste em uma tampa e uma fôrma, que às vezes é chamada de concha. A instalação do produto é realizada na seguinte sequência:

  1. Fixação da cofragem ao gargalo do poço. O trabalho é executado estritamente de acordo com o nível, para evitar deformações durante a operação. As caixas de esgoto de plástico são equipadas com furos especiais na fôrma para facilitar a fixação.
  2. Derramando argamassa de cimento. Normalmente, um reforço ou dispositivo de retenção é usado para evitar que a mistura viscosa entre no poço. Por exemplo, uma câmara de carro inserida em um buraco é inflada.
  3. Instalando a tampa da escotilha. O dispositivo de retenção ou tubo interno é removido após a secagem da solução. A tampa é inserida em ranhuras especiais da fôrma.
  4. Uma escotilha montada com uma saliência acima da superfície do gargalo do poço deve ser equipada com uma área cega. Normalmente, o solo é escavado a uma distância de 1-1,5 m da cobertura. A depressão preparada é preenchida com areia e compactada. A parte superior da área cega é preenchida com concreto.Na zona verde, as caixas de esgoto são decoradas com pedras artificiais ou outras técnicas.

Escotilhas para drenagem pluvial

Instalação de escotilhas rodoviárias

Na construção de estradas, modelos com geometria precisa são incluídos nos projetos. O assento deve garantir que a pressão da escotilha na placa de base não seja superior a 7,5 MPa. Quando instalado sobre laje nivelada, não há necessidade de ajustar o nível da escotilha à superfície da estrada. Um dispositivo instalado desta forma durará muitos anos sem substituição.

Ao reparar com a construção da estrada, um anel de suporte é instalado adicionalmente entre o teto e a escotilha de esgoto. A finalidade do elemento é aumentar o nível da escotilha e reduzir a carga sobre a laje. O anel de suporte reduz a carga específica em mais de 10 vezes.

Critérios de seleção de modelo

Para instalação próxima a residências em áreas com baixo fluxo de tráfego, bueiros de esgoto feitos de materiais poliméricos são mais adequados. Eles não produzem ruído sob os pneus do carro.

Em qualquer caso, antes de escolher um determinado tipo de produto, é necessário levar em consideração as condições climáticas e o nível de carga. Um modelo corretamente selecionado e instalado durará muitas décadas. Você também precisa confiar nas informações fornecidas nos documentos regulamentares relevantes.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica