Erros em caldeiras a gás Baltgaz: códigos de falha e métodos de solução de problemas
BaltGaz é uma marca exemplar que produz aparelhos a gás de conforto e nível premium com alta classe de confiabilidade.Todos eles estão equipados com funções e proteção de alta tecnologia, e possuem um grande número de acessórios e peças de reposição. Mas, assim como qualquer outro dispositivo deste tipo, as caldeiras da empresa Baltgaz podem apresentar mau funcionamento ao longo do tempo. Felizmente, para a comodidade do diagnóstico de problemas emergentes, eles têm a função de reconhecer automaticamente as fragilidades do sistema e os erros nas caldeiras a gás Baltgaz são exibidos no display na forma de códigos alfanuméricos.
O diagnóstico programado usando sensores ajuda a identificar rapidamente áreas fracas dos dispositivos e eliminar defeitos imediatamente à medida que surgem.
Quer saber como entender esses códigos, que para muitos parecerão completamente incompreensíveis? Nós o ajudaremos e diremos o que são essas letras e números e como decifrar corretamente os códigos das caldeiras a gás BaltGaz.
O conteúdo do artigo:
Erros da caldeira BaltGaz
A decifração de códigos de erro para caldeiras a gás Baltgaz Turbo pode ser encontrada em qualquer manual de instruções. No entanto, se o seu manual for perdido, danificado ou se houver algum outro motivo pelo qual você não consegue lê-lo, siga nossas recomendações.
Observemos imediatamente que apenas os erros que você pode resolver sem desmontar a caldeira ou trocar peças sobressalentes podem ser corrigidos de forma independente.
A reparação de equipamentos consumidores de gás só pode ser efectuada por funcionário do serviço de gás ou da empresa com a qual é celebrado o contrato. acordo de manutenção equipamento de gás.
Problema nº 1 - dificuldades de ignição
Se você ver no display erro E01 - isto significa que você tem problemas para acender a caldeira. O sensor de ionização, que monitora o controle de ignição, avisa sobre isso. Você mesmo já adivinhou que houve um mau funcionamento quando a tentativa de acender o aparelho não deu resultado. Mas com a ajuda de um erro, você pode identificar possíveis causas.
Nenhum combustível é fornecido ao queimador. Você deve verificar se a válvula de corte do tubo está fechada e, em caso afirmativo, coloque-a na posição “aberta”. Ao ligar o aparelho pela primeira vez, não se esqueça de primeiro sangrar o ar do sistema.
Preste atenção à pressão recomendada - 18-20 mbar. Se tudo estiver em ordem na linha, teste o ajuste de pressão nos injetores de acordo com o manual de instruções do aparelho.
Outra causa comum é uma válvula de gás quebrada e, no caso de tal incidente, o elemento deve ser substituído.
E01 é frequentemente observado quando o eletrodo de ionização que realiza a ignição apresenta mau funcionamento. Pode estar sujo (limpar e desengordurar) ou com defeito.
Quando há um problema com as bobinas da válvula de gás, isso indica um possível curto ou aberto que exigirá a substituição da válvula. Mas também pode começar a persistir.
Se a potência de ignição for insatisfatória, use as configurações para corrigi-la.
Um bloco queimador entupido requer limpeza, cujas instruções geralmente estão no manual.
Se o transformador de ignição estiver com defeito, considere substituir a placa eletrônica. O mesmo se aplica se quebrar. Mas se a placa detectar combustão, mas na verdade não há, é necessário inspecionar o eletrodo de ionização, ou melhor, sua fiação, quanto a danos ou possível quebra.
A caldeira também contém um elemento como um relé térmico. Este é um sensor de superaquecimento. Se o seu funcionamento for interrompido, a ignição será impossível, por isso é necessário verificar cuidadosamente o circuito elétrico e todos os contatos.
O erro E01 é acompanhado por K1. Ou seja, após corrigir o mau funcionamento, deve-se pressioná-lo. Possui 2 funções - seleção do modo de informação e função de reset manual (RESET) da fechadura.
E02 indica que foi feita uma falsa indicação de combustão devido a bloqueio. A caldeira não funciona.
Em primeiro lugar, verifique o circuito elétrico do eletrodo e os contatos de sua conexão. Se o próprio elemento estiver com defeito, é recomendável substituí-lo.
Assim como no E01, uma folga incorreta entre a tocha e o eletrodo também pode causar o aparecimento de um erro no display. Para eliminá-lo, os passos são semelhantes - é necessário definir a folga (3+1 mm).
Se o aterramento estiver quebrado ou surgir potencial entre o terra e zero, o E02 irá “informá-lo” sobre isso. A correção é lógica, corrija o aterramento e retire o potencial.
Após a conclusão do reparo, pressione também K1.
Erro com código F02 é relatado diretamente com o erro E02 e também indica uma chama perdida.
Isso começa:
- violação na comunicação em cadeia dos eletrodos;
- mau funcionamento dos eletrodos;
- configuração incorreta da distância de folga entre o queimador e o eletrodo;
- aterramento deficiente e potencial entre terra e zero.
Este é um pré-requisito para o aparecimento do erro E02.
No E08, aliás, você não precisa pressionar K1. Mas o erro não é menos importante no seu significado. Vejamos o que isso sinaliza e como corrigi-lo. Quando esse código ocorre, o circuito da chama falha, ou seja, seu nível ultrapassa os limites normais.
Vejamos a placa eletrônica. A razão pode estar no seu mau funcionamento.
Como sempre, antes de mais nada verificamos todos os contatos e o circuito elétrico do eletrodo, bem como o próprio elemento e, se necessário, substituímos ou limpamos.
A seguir, deve-se verificar a distância entre o queimador e o eletrodo e, se necessário, configurá-la para os valores ideais conforme passaporte (3+1 mm).
Erro com código E09 indica que o feedback do regulador de gás não corresponde aos comandos vindos da placa eletrônica do aparelho.
Pode haver 3 razões:
- Perturbações nos contatos e circuito elétrico do regulador.
- Problemas com a placa eletrônica.
- Danos ao próprio regulador.
Se você não conseguir diagnosticar e resolver o problema sozinho, ligue para um especialista de serviço.
Erro E82 indica extinção frequente de chamas.Isso geralmente acontece em sequência com pequenos intervalos. O problema pode ser falha na placa de controle eletrônico, assim como em muitos outros casos.
O que pode ser feito:
- substituir completamente a placa eletrônica por uma nova;
- tente entrar em contato com um serviço de reparo;
- reinicie a unidade de aquecimento, às vezes esses problemas ocorrem uma única vez e desaparecem por conta própria.
Há outra razão possível, que reside nas configurações quando a potência mínima da caldeira está configurada incorretamente.
Aqui é ainda mais fácil corrigir a situação, basta consultar o manual e configurar a caldeira de acordo com as recomendações do fabricante. Se você não tiver seu passaporte, poderá baixar quase todas as instruções pela Internet.
Problema nº 2 - falhas no trocador de calor
Erro com código E03 não permitirá o funcionamento da caldeira. Tais avarias nas caldeiras a gás Baltgaz significam superaquecimento do refrigerante. Isso ocorre devido a uma série de razões possíveis. Em geral, parece algo assim.
O termostato de segurança geralmente é ajustado para 105 graus. Como resultado do aumento da temperatura, o bico apaga, mas o trocador de calor continua a aquecer. Se após 10 segundos a temperatura subir além de 105 graus, ocorrerá um desligamento protetor da caldeira por um curto período de tempo.
O termostato de superaquecimento localizado na tubulação de saída do trocador de calor primário exibirá suas funções e enviará um sinal ao painel de controle.Portanto, se não houver eficácia e a temperatura cair para 100 graus, aparecerá um erro.
Por exemplo, você verá esse código quando aparecerem bloqueios no sistema de aquecimento ou filtro, que deve ser limpo para eliminar o erro.
Não se esqueça de verificar o relé térmico e, se necessário, substituí-lo ou garantir o seu bom contato com a placa de controle.
Ainda não encontrou o motivo? Então preste atenção válvula de desvio, que pode estar com defeito ou instalado incorretamente. Ele precisa ser substituído, assim como você precisa trocar a bomba ou a válvula de sangria de ar se o motivo for sua falha.
Falha e mau funcionamento da placa de controle eletrônico causam muitos erros. Incluindo este. Conseqüentemente, a placa geralmente é substituída, podendo ser reparada em casos raros.
Assim como no erro E01, pode haver interrupção no circuito elétrico do sensor de superaquecimento. Fique atento a essa possibilidade e inspecione tudo com atenção. E, claro, não se esqueça do botão K1. Neste caso também é relevante.
Erro E70 também leva ao bloqueio do trabalho e requer uma redefinição subsequente para K1.
O erro significa o reconhecimento do congelamento do trocador de calor, que ocorre principalmente durante uma queda prolongada de energia. O erro é facilmente evitado tendo Fonte de energia ininterrupta, mas se não tiver, será necessário desligar a alimentação do aparelho, desligar o fornecimento de gás à tubulação e depois descongelar o elemento.
Quando for utilizado propilenoglicol como refrigerante, os parâmetros devem ser ajustados em zero para esta função, conforme recomendações do passaporte do dispositivo.
Erro com código F37 ajuda a determinar que a pressão do líquido refrigerante no sistema está muito baixa. E a primeira coisa que você precisa fazer é medir e corrigir para o valor recomendado.
O pressostato monitora a pressão mínima do líquido refrigerante e elimina a leveza do sistema de aquecimento. Se quebrar ou as conexões estiverem com defeito, o erro F37 pode aparecer no display.
Outras razões possíveis:
- congestionamentos de ar;
- problema com o sensor de pressão;
- O circuito elétrico que vai do sensor de pressão à placa está com defeito.
Como sempre, verificamos todos os parâmetros especificados e solucionamos problemas.
Problema nº 3 – tração incorreta
Erros com código E04 e E05, siga do bloqueio F23 e significa que você tem problemas com desejos. Para que a caldeira funcione corretamente, como se sabe, é necessária uma boa tiragem, o que facilita a evacuação dos gases de combustão.
Se não saírem bem, o monóxido de carbono entrará na sala, o que é muito perigoso. Nas caldeiras modernas isto é monitorado por sensores de tração e se não for suficiente, enviarão um sinal para a placa e o aparelho desligará automaticamente.
Em primeiro lugar, a causa de tal erro está na chaminé.Se seu diâmetro for inaceitável, ou se o dispositivo estiver instalado incorretamente, entupido ou se houver formação de gelo nele, é claro que a tração não será boa. Isso também é afetado pelo comprimento do tubo de exaustão de fumaça.
Claro, a solução aqui é óbvia - substituir a chaminé, se necessário, ou limpando, e instalação do defletor. Mas estas não são todas as razões possíveis.
Além disso, este erro indica problemas com o pressostato, na maioria das vezes, o fechamento de seus contatos, que devem ser verificados e, se necessário, substituído o pressostato ou conectado corretamente. Se os tubos do pressostato não estiverem vedados, substitua-os. Não se esqueça de inspecionar também o circuito elétrico.
Se elementos como o ventilador e a placa eletrônica estiverem com defeito, provavelmente também será necessária a substituição.
Os erros E04 e E05 diferem porque no primeiro caso o pressostato costuma estar fechado e no segundo emperrado. E com o E05, não se esqueça da trava, que deve ser retirada pressionando K1 REINICIAR.
Valor E06 muito semelhante devido ao bloqueio com E04 e E05. Ou seja, também não há tração.
As etapas para verificação e solução de problemas ainda são as mesmas:
- verifique o circuito elétrico e os contatos (substitua se necessário);
- inspecione o ventilador;
- diagnosticar o pressostato;
- ligue para a placa de controle.
E07 - ainda sem tração. Mas desta vez o problema do ventilador ocupa o lugar principal nos sintomas.
Que problemas podem ocorrer com este elemento:
- a placa de controle está com defeito (se necessário deverá ser substituída);
- o ventilador quebra - danos, falta de lubrificante no eixo, entupimento do impulsor;
- o circuito elétrico está quebrado.
Bem, não se esqueça de desbloquear o K1.
Erro com código F23 acompanhado por uma violação completa da tração, sua ausência. Em primeiro lugar, verifique o pressostato e, em caso de mau funcionamento, substitua-o. Em seguida, eles examinam todos os circuitos elétricos e contatos e, em seguida, os elementos principais - o ventilador, a placa eletrônica.
Problema nº 4 – falha eletrônica
E09 e F25 - trata-se sempre de uma substituição da placa eletrônica por erro na sua memória interna.
Aliás, observe que o bloqueio não ocorre, ou seja, não é necessário pressionar K1 após eliminar o mau funcionamento. Mas a caldeira ainda não funciona durante o período após a detecção desta avaria. F25 indica uma falha na ROM interna e na memória EEPROM.
E21 novamente associado à placa eletrônica e indica erro na verificação de seus componentes. Infelizmente, se houver um defeito, você terá que trocá-lo, só podemos esperar que o problema esteja no circuito elétrico ou nos contatos.
O bom é que a Baltgaz produz peças de reposição para suas caldeiras a gás e são fáceis de adquirir em lojas regulares ou online.
F13 também chamado de intertravamento de reinicialização remota. É necessário desligar a alimentação do dispositivo e reiniciá-lo novamente após ligá-lo.
F22 indica um pico de tensão de 170 - 250 V. Para restabelecer o funcionamento da caldeira é necessário ajustar a tensão.
Em geral, esse tipo de trabalho é difícil de realizar sem qualquer experiência no manuseio de equipamentos que utilizam gás. É melhor chamar um técnico do departamento de serviço ou um especialista do departamento de distribuição de gás do fornecedor.
Problema nº 5 - irregularidades no sensor de temperatura
F31 E F32 — falha do sensor de temperatura do circuito de aquecimento.
F31 ocorre devido a interrupções no circuito de conexão do elemento, quando o sensor não está mais em contato com a placa eletrônica ou as leituras de temperatura divergem dos parâmetros recomendados.
Mas há outro motivo - um curto-circuito no sensor se a temperatura subir acima do recomendado. Para verificar, é necessário medir a resistência do elemento, e todos os parâmetros especificados estão no manual. Normalmente neste caso instalam um novo sensor, se não funcionar preste atenção a uma falha no painel de controle.
O código F32 também está associado a um sensor de temperatura, apenas externo, remoto, se estiver instalado no sistema. Não importa o que aconteça, a caldeira funciona ativamente para aquecer. Os motivos são mau funcionamento do circuito elétrico, quebra da placa ou do próprio sensor.Ressalta-se que o erro será removido automaticamente e o desbloqueio não será necessário após a resolução do problema.
Outras falhas da caldeira
Além das configurações do código, também podem surgir problemas que não são registrados no display.
A caldeira não liga de todo.
Razões possíveis:
- Sem fonte de alimentação. Verifique se a linha não está desenergizada e se a corrente está sendo fornecida. Não - contacte o seu fornecedor de electricidade para determinar as razões e o momento da interrupção.
- Além disso, o fusível da placa pode ter queimado; nesse caso, basta instalar um novo.
- Se o motivo for a entrada de água na prancha, experimente deixá-la secar naturalmente por 48 horas até que a umidade evapore completamente.
- A caldeira não arranca mesmo que haja uma falha na placa de controlo. Tente reiniciar ou substituir este item
Se as ações não trouxerem resultados positivos, só há uma saída - entrar em contato com a central de atendimento.
O queimador emite ruídos estranhos, como estalos:
- O fornecimento de ar insuficiente ocorre quando o duto está entupido, instalado incorretamente ou por outros motivos.
- A faísca passa pelo queimador.
- O queimador está entupido.
Não há água quente ou a pressão é insuficiente. Verifique o filtro, o trocador de calor e o restritor de fluxo quanto a bloqueios.
O aparelho não aquece o ambiente, mas funciona em modo AQS.O problema pode estar relacionado a jumpers, mau funcionamento do termostato e do sensor de temperatura ou simplesmente configuração incorreta dos parâmetros de temperatura.
A temperatura de entrada do líquido refrigerante está muito baixa. Verifique a temperatura definida e o sensor de temperatura.
A pressão do sistema de aquecimento está muito baixa. O sistema deve ser inspecionado quanto a possíveis vazamentos, o manômetro verificado quanto à operação correta, limpo/substituído válvula de segurança.
Arquivo de códigos de erro
Você pode consultar o arquivo de erros e bloqueios da caldeira.
Infelizmente, o arquivo de erros não é fornecido para todos os modelos de caldeiras a gás.
Para acessar o arquivo, proceda da seguinte forma:
- Conecte a caldeira a gás.
- Pressione o botão “reiniciar” (K1). Mantenha pressionado por 10 segundos para ativar algumas funções da caldeira.
- Usando os botões K5 e K6 você precisa entrar no arquivo H1.
- Quando In aparecer no display, pressione K1.
- Para selecionar o item que você precisa no arquivo, navegue pelo menu usando K5.
- Após selecionar o parâmetro desejado, deve-se pressionar K3 (ou K4).
Para sair do arquivo, você precisa pressionar K2 ou aguardar 2 minutos para saída automática em inatividade.
O arquivo de erros é necessário para diagnosticar uma “doença” da caldeira pelos especialistas do departamento de serviço ou se você não estiver em casa no momento em que o código aparece e ninguém mais o registrou.
Vídeos e conclusões úteis sobre o tema
Breve visão geral da caldeira a gás BaltGaz-Neva, inspeção, possíveis avarias e manutenção:
Assim, reparar ou diagnosticar uma caldeira a gás Baltgaz não trará muitos problemas aos proprietários. As falhas mais comuns serão indicadas quase instantaneamente pelo aparecimento de um código alfanumérico no display. Porém, muitos deles podem ser facilmente eliminados por meio de funções automáticas, que podem ser iniciadas através do manual do aparelho.
Você tem caldeira Baltgas instalada em casa? Você encontrou algum código de erro e como os resolveu? Compartilhe sua experiência nos comentários e tire dúvidas sobre o tema do artigo.
No manual da caldeira, o diâmetro do diafragma para uma chaminé de 0-1 m de comprimento é de 47 mm. Quem está certo? Eu estou em duvida...