Reparação da caldeira a gás Proterm: avarias típicas e métodos de correção de erros

A marca Proterm é conhecida há muito tempo no mercado russo: os equipamentos a gás desempenham regularmente as suas funções de aquecimento e abastecimento de água quente tanto em edifícios residenciais como em pequenas instalações industriais. Às vezes, o equipamento quebra. Se o motivo for um defeito de fabricação, é melhor substituir a caldeira imediatamente, mas geralmente pequenos problemas podem ser eliminados por conta própria.

Diremos como você mesmo pode consertar uma caldeira a gás Proterm, com base nos dados de autodiagnóstico e nas recomendações do fabricante. Mostraremos como identificar um mau funcionamento do equipamento por meio do código. Iremos aconselhá-lo sobre como determinar com precisão a causa da avaria por descodificação.

No artigo que apresentamos você encontrará uma descrição das posições populares na gama de modelos de caldeiras desta marca. Conheça as avarias típicas no funcionamento de unidades de sistemas de aquecimento e métodos de resolução de problemas.

Revisão da série da marca Proterm

Se considerarmos os equipamentos a gás, então de acordo com o local de instalação, todas as caldeiras podem ser divididas em duas grandes categorias:

  • montado na parede – “Lynx Condence” e “Lynx”, “Panther”, “Jaguar”, “Cheetah”;
  • chão – “Bear” (série KLOM, KLZ17, PLO, TLO), “Bison NL”, “Grizzly KLO”, “Wolf (Volk)”.

Apesar da montagem turca e bielorrussa, a qualidade do equipamento é elevada no estilo europeu.

Os modelos montados na parede incluem 1 e 2 circuitos, naturalmente aspirado e turboalimentado, potência 11-35 kW.

Os modelos de piso são fabricados em aço ou ferro fundido, equipados com queimadores de injeção ou ventilador, podendo operar com gás natural e liquefeito. A faixa de potência é ampla – 12-150 kW – portanto, é fácil escolher um dispositivo para condições específicas.

Caldeiras Proterm na sala das caldeiras
O objetivo principal do equipamento é organizar o abastecimento de água quente e aquecimento em edifícios residenciais privados, sendo que algumas unidades são projetadas para uso industrial.

Cada série possui características distintas em relação ao design, dimensões, método de instalação, características técnicas, funções adicionais:

  • "Lince" – os modelos com condensação são 12-14% mais económicos que os modelos sem condensação, pelo que são reconhecidos como dispositivos energeticamente eficientes para aquecimento de casas de campo e chalés.
  • "Pantera" – os modelos mais recentes estão disponíveis com um conveniente barramento de comunicação eBus e um sistema de segurança atualizado
  • "Jaguar" – as principais vantagens são o baixo preço do aparelho e a possibilidade de regular separadamente dois circuitos – aquecimento e água quente.
  • "Guepardo" – um modelo popular de parede que pode ser instalado tanto fora da cidade, numa casa de campo ou num chalé, como num apartamento na cidade.
  • "Urso" – entre representantes de várias séries - unidades confiáveis ​​​​com caldeira embutida, trocador de calor em ferro fundido e potência de até 49 kW.
  • "Bisonte NL" – modelos universais de acordo com o combustível utilizado: funcionam com a mesma eficiência com gás, óleo combustível ou óleo diesel, potência – até 71 kW.
  • "Grizzly KLO" – capaz de aquecer residências particulares e escritórios com área de até 1500 m², potência máxima – 150 kW.
  • "Lobo" – uma caldeira eletricamente independente com trocador de calor de aço, fornece calor de forma estável para casas de campo e edifícios residenciais, mesmo na ausência de eletricidade.

De acordo com avaliações de consumidores, as unidades Proterm são confiáveis, eficientes, fáceis de instalar e operar e, com manutenção regular, dificilmente falham.

Porém, materiais duráveis, bom combustível e excelente montagem não garantem um serviço impecável, por isso as caldeiras de todas as séries listadas, mais cedo ou mais tarde, requerem substituição de peças sobressalentes, limpeza ou reparo.

Códigos de erro e como corrigi-los

Graças à função de autodiagnóstico, as próprias caldeiras modernas detectam falhas e as informações na forma de códigos digitais ou alfanuméricos são exibidas em um display eletrônico. Depois de entender o que está oculto em um determinado código, você pode consultar a tabela localizada nas instruções de instalação e operação.

Display eletrônico da caldeira Proterm
Um exemplo de display eletrônico de uma caldeira Panther com três blocos digitais. Os códigos de erro para sistemas de aquecimento e água quente são exibidos nos dois displays digitais inferiores

A marca Proterm produz muitas modificações em diferentes séries e os códigos de erro para diferentes modelos podem não ser os mesmos. Para esclarecer o significado, não deixe de estudar a documentação da sua unidade.

Vejamos os erros das caldeiras a gás Proterm, que são mais comuns em modelos populares.

Modelos "Jaguar 11" e "Jaguar 24"

Os principais problemas que os usuários encontram estão relacionados a falhas nos sensores ou alterações nos indicadores de desempenho para níveis críticos. Vejamos os erros da caldeira a gás Proterm Jaguar, representada por dois modelos populares com potências de 11 kW e 24 kW.

Por exemplo, se o líquido refrigerante sobreaquecer até +98°C, a caldeira interrompe o seu funcionamento e aparece um erro no display F01.

Localização dos botões no painel de controle
A operação geralmente melhora quando a temperatura retorna aos parâmetros operacionais aceitáveis.Para retomar a atividade é necessário reiniciar a caldeira pressionando o botão “reset” ou “start”

Muitas vezes a ignição não ocorre e ao tentar acender a chama novamente aparece um erro F04. Os motivos podem ser dois: quebra do eletrodo de ionização ou interrupção do fornecimento de gás.

A maneira mais fácil é verificar se a válvula do gás está aberta. Se estiver tudo bem com o abastecimento de combustível, o problema está no sistema de ionização, que nem todos conseguem consertar sozinhos. O fabricante recomenda entrar em contato com um centro de serviço.

Sobre bloqueado chaminé de uma caldeira a gás código de sinais F05. Se o fornecimento de ar for restaurado, a unidade continuará a funcionar. O mesmo erro indica alterações de tensão: se cair abaixo de 165 V, o funcionamento da caldeira para até que os parâmetros de funcionamento se estabilizem.

Códigos F02, F03, F09 notificar sobre o mau funcionamento de vários sensores.

Hidrogrupo da caldeira Proterm
Se o dispositivo ainda funcionar se o sensor de água quente quebrar, a falha dos sensores restantes interromperá seu funcionamento.

A substituição de elementos requer habilidade e experiência - e se você não os tiver, recomendamos entrar em contato com um centro de serviço.

Muitas vezes aparece um erro no display F10relacionado à pressão. Uma das razões é a avaria do sensor de pressão, cuja substituição é melhor deixar para os especialistas em gás com quem contrato assinado para manutenção e fornecimento de gás. Mas se o problema for uma mudança nos parâmetros de pressão, você mesmo poderá corrigir a situação.

Faixa de pressão operacional – 1-2 bar. Se o valor cair abaixo de 0,3 bar ou subir acima de 2,7 bar, a unidade para. Para voltar a funcionar, é necessário retornar os parâmetros operacionais.

Como isso é feito:

  • encontre a válvula de compensação na parte inferior da caldeira, perto dos tubos de contorno;
  • gire no sentido anti-horário até que a pressão volte ao normal;
  • feche a válvula girando-a no sentido horário - se não estiver fechada, a pressão continuará a aumentar.

É melhor buscar 1,5 bar - os resultados positivos das ações serão imediatamente refletidos no display. Se exagerar e aumentar a pressão para 2,5 bar, a caldeira deixará de funcionar novamente. Durante a reposição, as tubulações às quais estão conectadas as tubulações de abastecimento de água quente e de aquecimento não devem ser fechadas.

Caldeira de chão “Urso”

A maioria dos problemas de funcionamento da caldeira a gás Bear são eliminados de duas maneiras:

  • automaticamente, após eliminar a causa (por exemplo, F.10 – curto-circuito do sensor de temperatura no circuito de abastecimento de água, F.73 – curto-circuito na carcaça ou desconexão do pressostato hidráulico, etc.);
  • pressionando a tecla de reinicialização de falha localizada no painel de controle (por exemplo, F.20 – sinal do limitador de temperatura, F.28 – sem ignição no primeiro arranque, etc.).

Algumas avarias ou avarias podem ser ajustadas/reparadas manualmente, sem contactar os representantes da empresa fornecedora e de serviços de gás.

Se a caldeira se recusa a ligar e a funcionar e não aquece a água, os motivos para este “comportamento” são vários.

Torneiras de gás em canos
Talvez a torneira do gás esteja simplesmente fechada ou a fonte de alimentação esteja desligada - basta girar a manivela da torneira ou restaurar a fonte de alimentação e repetir o procedimento de ignição

Às vezes a caldeira “protesta” devido a ajustes incorretos de temperatura - é necessário ajustar a temperatura da linha de alimentação, bem como a temperatura da água quente. Se não houver pressão suficiente, é necessário adicionar água e, se houver bolsas de ar, sangrar o ar dos radiadores.

A situação muda se uma das funções permanecer em vigor, mas a segunda falhar. Por exemplo, a unidade aquece água no circuito AQS, mas recusa-se a aquecer a casa. Muito provavelmente, as configurações do programa deram errado e a caldeira “acredita” que a sala já está quente o suficiente. É necessário ajustar o valor calculado da temperatura da casa e o circuito de aquecimento será iniciado.

Se, pelo contrário, o aquecimento estiver normal e sair água fria da torneira de água quente, é necessário aumentar a temperatura da água quente.

Funcionário do centro de serviços Proterm
Um dos sinais mais alarmantes é a água embaixo ou perto da unidade. Isso indica uma violação do aperto. Provavelmente, você não conseguirá lidar com a situação sozinho e serão necessários especialistas para resolver o problema.

Se a caldeira desligar repentinamente e aparecer um código no display F.20, o fabricante recomenda desbloquear o limitador de temperatura de segurança.

Procedimento:

  • Espere até que a unidade esfrie.
  • Usando o diagrama do dispositivo, remova o acabamento frontal do corpo.
  • Encontre acesso ao fusível sob a caixa de junção.
  • Vire e remova a tampa.
  • Pressione o pino o mais profundamente possível.
  • Pressione a tecla de reinicialização.
  • Depois de verificar o funcionamento da caldeira, recoloque o painel frontal no seu lugar.

Se o problema persistir regularmente, é melhor entrar em contato com a assistência técnica.

Caldeira de parede “Cheetah”

Os códigos de erro e as recomendações para sua correção são semelhantes para todas as caldeiras de parede Proterm, mas apresentam pequenas diferenças, pois as características técnicas também diferem.

Por exemplo, a faixa de pressão operacional é de 0,8 bar a 2 bar, portanto somente depois que as leituras caírem abaixo de 0,8 bar a unidade gerará um erro. Para que o aparelho volte a funcionar, é necessário adicionar água ao sistema de aquecimento.

Como encher o sistema de aquecimento:

  1. Abra as válvulas termostáticas.
  2. Abra o dispositivo de enchimento.
  3. Despeje água lentamente até que a pressão da rede atinja os parâmetros operacionais.
  4. Remova o ar dos radiadores.
  5. Feche o dispositivo de enchimento.

Durante o procedimento, não se esqueça de monitorar as alterações nos valores de pressão no display.

Válvula de drenagem da caldeira montada na parede
O limite máximo de paragem da caldeira é de 2,8 bar. Se isso acontecer, é necessário reduzir a pressão drenando a água pela válvula de segurança.

Um dos erros comuns é a falha da válvula que regula a pressão do gás (erro F.28-29), então vamos ver como consertar você mesmo a válvula de gás Proterm.

É necessário desligar o fornecimento de gás na entrada e na alimentação. Em seguida, remova o painel metálico frontal, localize conserto de válvula de gás e desparafuse-o com cuidado.

Válvula de gás para caldeira Proterm
A válvula de gás é uma peça complexa que consiste em vários pequenos elementos - alguns dos quais podem ser removidos para limpeza ou substituição

Se a válvula estiver simplesmente entupida com combustível de baixa qualidade, é necessário desmontá-la e limpar todos os elementos, com cuidado. Se o bloqueio ocorrer devido ao desgaste de peças, a válvula deverá ser substituída. Na maioria das vezes, os elementos plásticos quebram e podem simplesmente ser substituídos.

O motivo também pode estar oculto não na válvula em si, mas no sistema de alimentação - você precisa verificar todos os contatos e certificar-se de que há uma alimentação estável.

Para corrigir erros na caldeira a gás Proterm Gepard, é necessário consultar a documentação técnica, que contém as recomendações do fabricante. Em caso de falha sensores de caldeira a gás e outros elementos requerem substituição.

Se você não conseguir substituir sensores de temperatura, placas eletrônicas ou acessórios, é melhor entrar em contato com um centro de serviço. Enquanto a unidade estiver na garantia, você não poderá realizar reparos sozinho.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Recomendações para reparação da caldeira Proterm Gepard:

Problemas potenciais da caldeira Panther e suas soluções:

Limpeza e diagnóstico da caldeira “Bear”:

Duas categorias de pessoas realizam reparos independentes: artesãos domésticos que gostam disso e proprietários de equipamentos que estão tentando economizar chamando um especialista. Se não pertence a estes grupos, recomendamos que em caso de avaria grave contacte imediatamente o centro de assistência.

Os reparos profissionais são sempre mais caros, mas mais confiáveis. A instalação de peças novas é garantida e um representante da organização de serviço assume a responsabilidade por todas as ações de substituição, reparo ou limpeza. Em geral, a segurança aumenta em decorrência da atuação de profissionais experientes.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica