Tecnologia para instalação de jacuzzi em ambientes internos e externos: instruções passo a passo

O efeito ar-água de uma banheira de hidromassagem pode tonificar, aliviar tensões, relaxar, melhorar o bem-estar e vários aditivos podem afetar o estado da pele e melhorar a circulação sanguínea. Mas sua instalação é bastante complicada e chamar especialistas custará muito dinheiro.

Concordo, não é ruim tentar fazer tudo sozinho, economizando na chamada de encanadores altamente qualificados? Quer instalar você mesmo um jacuzzi, mas nunca o fez? Tentaremos ajudá-lo - o artigo discute o procedimento de instalação de uma banheira com hidromassagem em ambientes internos e a opção de instalação do equipamento em ambientes externos.

As complexidades da ligação ao abastecimento de água e electricidade e ao esgoto também são descritas em detalhe. São fornecidas recomendações úteis para o cuidado e uso adequado de tal banheira. O material é complementado com instruções fotográficas de instalação e vídeos sobre manutenção e instalação do misturador.

Classificação das modificações da Jacuzzi

A escolha do design de tal banheira depende diretamente do tamanho e formato do ambiente em que ela será localizada e utilizada. Critérios principais escolhendo uma banheira de hidromassagem e dicas úteis para um potencial comprador são discutidas em detalhes em nosso outro artigo.

Não se recomenda a instalação de jacuzzi em apartamentos residenciais de edifícios de vários pisos e assim substituir uma banheira normal, uma vez que a instalação apresenta uma série de dificuldades e o processo de funcionamento apresenta uma série de nuances.

  1. Para instalar uma banheira de hidromassagem, você precisará de autorização das autoridades habitacionais. Com base nas características técnicas do edifício, os especialistas estimam a carga admissível no piso. Mesmo a estrutura mais leve com água pesará cerca de 800 kg, o que pode causar o desabamento do piso.
  2. Em alguns casos, para instalar um jacuzzi será necessário combinar uma casa de banho e uma casa de banho num só. Para realizar tal redesenvolvimento, às vezes é necessária a permissão das autoridades acima mencionadas.
  3. Os jatos Jacuzzi são sensíveis ao teor de ferro na água, por isso é importante instalar filtros adicionais para água quente e fria.
  4. Ao realizar tratamentos com água em uma banheira de hidromassagem, você não deve usar sabonetes, xampus, géis ou quaisquer substâncias espumantes. Esses produtos levam ao entupimento dos furos. Portanto, além do jacuzzi, o apartamento deverá ter uma banheira normal para banhos tradicionais.

Uma banheira com hidromassagem cabe perfeitamente numa casa de campo. A estrutura pode ser colocada no interior, com sala separada para banho, ou no terraço ou perto de casa.

É importante escolher uma modificação especial da jacuzzi projetada para instalação ao ar livre.

Antes de adquirir uma banheira de hidromassagem, é necessário fazer uma planta do cômodo onde ela ficará.

O desenho deve indicar as dimensões da sala, e também observar a localização do encanamento e da fiação elétrica. Dependendo desses parâmetros, é feita a escolha do banho e dos componentes.

Banheira de hidromassagem
As banheiras de hidromassagem são instaladas não só no interior, mas também no exterior. Para isso, são selecionados modelos especiais de Jacuzzi, e as próprias estruturas são instaladas sobre fundação de concreto ou lajes pré-fabricadas.

De acordo com o tipo de materiais, as bacias Jacuzzi são:

  • ferro fundido;
  • acrílico;
  • aço;
  • pedra.

Para instalação em apartamento, recomenda-se a utilização de banheiras de hidromassagem em materiais leves - aço ou acrílico. As modificações em ferro fundido e pedra são montadas exclusivamente sobre uma base sólida capaz de suportar um peso de cerca de uma tonelada.

As banheiras de hidromassagem em ferro fundido esmaltado e pedra resistem bem às influências químicas e ao estresse físico e não se deformam sob grande peso.

Suas vantagens são o funcionamento silencioso, baixa condutividade térmica, o que permite “manter” por muito tempo uma temperatura confortável para receber procedimentos.

Instalação de jacuzzi de canto
As dimensões mínimas de um jacuzzi são 1,2x1,2 m. Este design cabe perfeitamente em um banheiro pequeno

As banheiras de acrílico são mais procuradas - são leves, mas duráveis, e vêm em uma variedade de formatos e cores. Durante a operação, podem ocorrer arranhões na caixa, que podem ser eliminados com polimento.

De acordo com o formato da tigela do jacuzzi, elas são divididas em:

  • oval;
  • redondo;
  • retangular;
  • quadrado;
  • canto;
  • fora do padrão.

Os modelos retangulares e de canto são ideais para ambientes pequenos. Banheiras redondas e ovais ficam bem no centro da sala, por isso sua instalação exigirá um espaço significativo.

Modelos quadrados e de formato não padronizado podem ser instalados sob as paredes.

Formato de jacuzzi assimétrico
A forma assimétrica do jacuzzi é um desenvolvimento moderno dos designers. Esta banheira adapta-se a divisões pequenas e distingue-se pela sua amplitude.

As jacuzzis podem suportar os seguintes tipos de massagem:

  • água;
  • ar;
  • água-ar;
  • ultrassônico;
  • pulsante e sinusoidal.

A maioria dos modelos modernos de Jacuzzi suportam massagem água-ar - quando um jato de água e ar sai dos bicos sob pressão. A massagem ultrassônica não é sentida pelo corpo, mas potencializa o efeito curativo dos procedimentos aquáticos.

Painel de controle da jacuzzi
A intensidade da massagem pode ser ajustada através de um painel de controle à prova d'água. Você também pode configurar os modos manualmente

Os bicos podem estar localizados nas costas, região lombar, coxas, pernas e laterais. Você pode executá-los um por um ou todos de uma vez. Os modelos avançados de Jacuzzi possuem software que permite ajustar a força do impacto e controlar o tempo de início de um determinado bico.

Funções e elementos adicionais do jacuzzi:

  • apoio à cromoterapia e cromoterapia;
  • a presença de apoios de cabeça, degraus, puxadores, laterais e outros elementos auxiliares;
  • presença de receptor FM, painel de plasma;
  • desinfecção automática;
  • conjunto misturador.

Na instalação de um jacuzzi é importante ligar corretamente os elementos estruturais para poder utilizar todas as funções integradas na instalação.

Princípio de design e operação

Para instalar um jacuzzi com as próprias mãos, é importante conhecer as características de design e princípios de funcionamento da canalização de hidromassagem.

Um conjunto típico de equipamento técnico para uma banheira de hidromassagem inclui:

  • compressor (admissão);
  • bombear;
  • sistemas de controle eletrônico ou pneumático;
  • bicos;
  • sistemas de tubulação.

Com o auxílio de uma bomba, a água entra no sistema de hidromassagem e entra no compressor, onde se misturam água e ar.O jato entra nos bicos, após o que é fornecido sob pressão ao banho.

Projeto de banheira de hidromassagem
A figura mostra a localização dos elementos importantes do jacuzzi - compressor, bomba, bicos, display embutido e sistema de controle

O tipo de massagem depende do tipo de bicos. Os canos de esgoto são conectados ao sistema de tubulação.

Alguns modelos possuem os seguintes elementos adicionais:

  • sistema de drenagem garantindo circulação ininterrupta de água;
  • instalação de áudio ou vídeo;
  • módulos integrados para cromoterapia, aromaterapia e ozônio.

Nos conjuntos de jacuzzi você pode encontrar vários bicos adicionais, que, se desejar, são fáceis de instalar. Neste caso, será necessária uma bomba mais potente, que deverá ser adquirida separadamente. Um grande volume de banho exigirá uma bomba potente.

A eficiência de um jacuzzi é influenciada pelo número e configuração dos bicos, bem como pela localização dos elementos de hidromassagem na banheira.

Mais detalhes instalação de banheira de hidromassagem e tipos de equipamentos são abordados em outro artigo em nosso site.

Características de instalação de jacuzzi ao ar livre

Os proprietários de casas particulares instalam banheiras de hidromassagem no terraço ou a alguma distância da casa. Em certos países, é necessário obter uma licença especial para construção.

Na escolha do local de instalação é importante levar em consideração não só as dimensões da estrutura, mas também o tamanho da área de entrada e obras técnicas. Além disso, o jacuzzi não deve estar localizado a menos de 1,5 m da casa e do limite do terreno.

Observe que a distância das linhas elétricas aéreas deve ser de pelo menos 3 m e dos painéis do spa - pelo menos 1,5 m.

Preparando o local para instalação

Uma banheira de hidromassagem com água pode pesar até uma tonelada, por isso é importante construir uma base sólida para sua instalação para evitar danos ao aparelho durante seu funcionamento.

Plataforma para instalação de jacuzzi
As dimensões mínimas do local para instalação de jacuzzi na rua são 3x3 metros

Uma base de concreto monolítico é considerada a mais durável e confiável, portanto é uma opção ideal para a instalação de uma banheira de hidromassagem. É colocado em uma camada uniforme de 7,62 a 10,16 cm, porém esta solução não permitirá que a jacuzzi seja transportada para outro local sem obstáculos.

As lajes pré-fabricadas são consideradas a melhor opção de fundação atualmente. Eles simplificam não só a instalação, mas também a desmontagem da estrutura. É importante escolher a resistência ideal dos painéis.

Se você deseja instalar uma banheira de hidromassagem em seu deck, é importante descobrir se a fundação aguenta o peso da banheira.

Fonte de alimentação adequada

O cabo para o jacuzzi pode ser passado acima e abaixo do solo. O seu diâmetro depende da distância entre o seccionador e o jacuzzi, bem como do consumo máximo de corrente. É necessário utilizar fio de cobre com isolamento de náilon.

Além disso, você deve instalar um RCD de 240 V e 50 A ou um circuito de 60 A para modelos com bomba multiestágio. Obviamente, a tensão necessária para uma banheira de hidromassagem é superior ao padrão 220V, por isso é aconselhável instalar um seccionador na unidade de controle elétrico.

Também é importante selecionar um circuito para conexão. A conexão de outros dispositivos a ele está excluída.

A maioria dos modelos de jacuzzis externos não requer abastecimento de água - a água é retirada de uma mangueira e depois aquecida na tigela.

Preparação completa para uso

Antes de usar a Jacuzzi você deve:

  • desligue a energia elétrica, certifique-se de que os elementos estejam instalados e bem fixados;
  • abra as válvulas de ar;
  • encha a tigela com água de uma mangueira de jardim ou baldes;
  • conecte eletricidade, inicie a função de aquecimento;
  • teste todos os modos.

Depois de verificar o funcionamento da banheira de hidromassagem, você poderá usá-la com segurança para a finalidade pretendida.

Banheira de hidromassagem ao ar livre
Você pode plantar lindas flores, arbustos, etc. ao redor de uma banheira instalada no exterior. Se você usar sua imaginação, poderá obter um resultado impressionante.

Instalando uma jacuzzi dentro de casa

Ao instalar uma banheira de hidromassagem em ambientes internos, é importante cuidar dos seguintes pontos.

  1. Todos os trabalhos de acabamento nas paredes, piso e teto devem ser concluídos na sala.
  2. As tubulações de água quente e fria devem ser instaladas com antecedência limpeza de filtros. Se o abastecimento de água for de poço, é necessário instalar adicionalmente um filtro mecânico.
  3. No banheiro é permitida a utilização apenas de tomadas embutidas com aterramento, conectadas através de RCD e com grau de proteção 4. Leia mais sobre as normas e regulamentos para instalação de tomadas no banheiro revisamos aqui. Caso não existam tomadas na divisão, a ligação à electricidade ocorre através de um cabo de rede que percorre toda a divisão.
  4. É importante fornecer espaço para esgoto e fiação elétrica.
  5. Deve primeiro certificar-se de que o jacuzzi pode ser colocado na divisão sem perturbar o desenho das portas, bem como a decoração;
  6. A sala deve ter sistema de ventilação.

Consideremos ainda as principais etapas de instalação e conexão dos equipamentos.

Etapa #1 - instalação do corpo do jacuzzi

Não é recomendado remover o filme até que o processo de instalação seja concluído para proteger o revestimento da banheira.Além disso, durante o transporte da estrutura, é proibido agarrar tubos, bicos e outros elementos salientes. É permitido segurar a banheira exclusivamente pelo corpo metálico.

A jacuzzi está instalada estritamente ao longo do horizonte. Um nível de edifício com um dispositivo a laser ou um frasco de óleo comum ajudará você a determiná-lo. O ajuste ocorre girando a altura das pernas, para que mesmo em piso irregular você consiga uma posição horizontal do corpo.

A próxima etapa é a instalação da moldura e do suporte. Esses elementos sustentam a tigela; sem eles ela cederá. Um grande número de suportes adicionais para o jacuzzi na embalagem indica que a estrutura é feita de materiais frágeis.

O orifício de drenagem não deve ficar a mais de 10 cm do chão, caso contrário será necessário adquirir um suporte para ele.

Instalação do corpo da banheira
Ao instalar a caixa, é importante montar com segurança a estrutura da moldura e instalar a tigela corretamente, verificando se não há distorções

Etapa #2 - ligação ao abastecimento de água e esgoto

A rede de abastecimento de água deve ter uma pressão não superior a 5 atmosferas. Se houver dúvidas de que o sistema será capaz de manter essa pressão, você poderá instalar adicionalmente um redutor de pressão.

Água sem impurezas é bastante rara em condições domésticas. Portanto, é importante instalar filtros grossos se a água vier de poço, reservatório aberto, poço e filtros finos.

Os tubos devem estar localizados o mais próximo possível da banheira. Também é importante que não bloqueiem o acesso aos nós de conexão.

Diagrama de conexão da jacuzzi
O diagrama mostra a localização dos elementos da Jacuzzi usando o exemplo de uma modificação de canto. O abastecimento de água é fornecido por baixo, água fria, quente e eletricidade - pela lateral

O ralo de esgoto deve ter um furo de 4 a 5 cm de diâmetro, localizado acima do furo de esgoto a uma distância não superior a 10 cm do chão.

A conexão de torneiras e abastecimento de água não difere do procedimento de conexão a uma banheira normal. A única peculiaridade é que não é instalado na parede, mas sim dentro da banheira.

O sistema de drenagem-transbordamento é semiautomático. A válvula é aberta usando uma alça localizada no orifício de transbordamento.

O orifício de drenagem é conectado por meio de um tubo de água flexível. Ao escolher o seu comprimento, deve-se levar em consideração o possível movimento da banheira em relação à parede a uma distância de 50 cm.

É imprescindível garantir a vedação das conexões, utilizando juntas se necessário.

A tubulação de esgoto deve ficar na parede ou no chão, mas não superior a 2 cm.O sifão da Jacuzzi é conectado ao ralo por meio de um tubo corrugado.

Depois de cumprir os requisitos, você pode começar a instalar a banheira de hidromassagem com segurança.

Após a conclusão da instalação, é necessário inspecionar visualmente as conexões para garantir que não haja rachaduras e que as juntas estejam bem fixadas.

Etapa #3 - conectar a banheira de hidromassagem à rede elétrica

É importante lembrar que a água é condutora de eletricidade e os banheiros são áreas com alta umidade.

Para conectar o jacuzzi à rede você precisará de:

  • rede padrão com tensão 220V;
  • cabo de alimentação de três fios (o comprimento é calculado individualmente);
  • disjuntor;
  • RCD;
  • Regulador de voltagem;
  • sistema de aterramento;
  • fios elétricos com seção transversal de 3 mm.

A ligação eléctrica é uma parte muito importante e responsável da obra, pois a água é condutora de corrente, pelo que é necessário abordar o processo respeitando as normas de segurança eléctrica, tendo conhecimentos, competências e experiência. É melhor entrar em contato com especialistas no assunto.

Áreas de localização de soquete
É inaceitável colocar tomadas com tensão de 220V na zona 1. Na zona 2 é permitida a utilização de tomadas com classe de proteção contra umidade 4, na zona 3 - com classe 1

Para realizar trabalhos de instalação elétrica, a área deve estar totalmente desenergizada.

A tomada deve estar localizada fora da casa de banho, mas se estiver presente na divisão deve ser de norma europeia e cumprir os requisitos de segurança eléctrica - deve estar equipada com ligação à terra e ligada através de disjuntor e um disjuntor para o quadro elétrico.

Um cabo de três núcleos é usado para esta finalidade. Normalmente, as cores amarela e verde significam terra, azul significa zero e vermelho, marrom e branco significa fase. Ao conectar o cabo à fiação da Jacuzzi, o terra é conectado ao terra, zero a zero, fase a fase.

Tomada à prova d'água
Uma tomada à prova d’água confiável deve vir com uma cobertura e cortinas

É aconselhável instalar um estabilizador de tensão para que a estrutura não falhe durante o funcionamento instável da rede. Recomendamos que você se familiarize com a classificação dos melhores estabilizadores de tensão para uso doméstico, fornecida em nosso outro artigo. Para fazer isso, vá link.

Estágio #4 – testes de conexão e modos de verificação

Os bicos podem ser ajustados conforme desejado através do painel de controle ou de um regulador especial responsável pela intensidade do fornecimento do jato e sua direção.

Antes de começar, o jacuzzi é enchido com água.Todos os bicos devem estar debaixo d'água. Depois disso, o sistema é iniciado e seu desempenho verificado. Em seguida, a jacuzzi é desligada primeiro e só então a água é escoada.

Após verificar a ligação de todos os componentes à eletricidade, as pernas da banheira são perfuradas até o chão e as costuras entre as paredes são seladas com selante.

Fixando as pernas no chão
Depois de fixar as pernas com segurança, você pode começar a instalar a tela. Ou o seu fabrico, se, por exemplo, decidir utilizar mosaicos, azulejos ou painéis de espelho

Após a instalação, o espaço sob a banheira é revestido com painéis decorativos, que acompanham o kit. Apenas uma área de 2 a 3 cm do chão é deixada descoberta para ventilação.

É importante não cobrir a lateral com revestimento cerâmico, pois caso seja necessário desmontar a banheira será impossível movê-la sem danificar o forro.

Características de usar um jacuzzi

Primeiro, a água é colocada na tigela e só então é iniciada. É importante que todos os bicos estejam localizados na água, caso contrário a bomba pode superaquecer, causando vazamento ou falha. Após a inicialização, a intensidade do jato geralmente é ajustada e os bicos dos bicos são ajustados.

Iluminação de jacuzzi
Se o jacuzzi estiver equipado com retroiluminação, não poderá ser ligado a menos que a banheira esteja cheia de água, caso contrário a lâmpada pode sobreaquecer e o corpo pode ficar deformado. A água atua como refrigerante da lâmpada

No funcionamento da Jacuzzi é permitida a utilização de substâncias aromáticas e essências que não formem espuma. A temperatura permitida da água é de até +50 graus.

É importante lembrar que o uso indevido desse tipo de banho pode causar danos. Alguns deles podem ser diagnosticados e eliminados por conta própria. E como fazer isso - examinamos detalhadamente Neste artigo.

Recomendações para cuidados e remoção de arranhões

É inaceitável limpar uma banheira de acrílico com substâncias abrasivas, produtos que contenham cloro, álcalis, ácidos e outros componentes agressivos. É necessário usar produtos químicos de limpeza tipo gel, panos macios e esponjas.

Limpeza de banheira
O ácido acético ou cítrico pode remover depósitos de água na superfície da banheira.

Você pode se livrar de contaminantes de difícil acesso nos injetores usando o método a seguir.

  1. Encha a tigela até o topo com água, cuja temperatura seja de pelo menos 20 graus.
  2. Adicione 1-1,5 ácido acético (7%) ou ácido cítrico à água.
  3. Ligue a bomba por 10-20 segundos para que a água se misture com a composição.
  4. A solução é deixada por 12 horas, após as quais é drenada.
  5. A seguir, encha o jacuzzi com água, ligue a bomba para enxaguar a banheira da composição anterior e depois escoe a água.

O procedimento deve ser realizado 1 a 2 vezes por ano.

Pequenos arranhões são limpos com lixa de grão fino e, em seguida, é aplicada pasta de polimento para automóveis.

Para evitar a formação de ferrugem, seque a banheira com um guardanapo de linho limpo e seco após cada banho.

Caso o jacuzzi não possua sistema de desinfecção automática incorporado, deverá ser realizado de forma independente todos os meses. Para fazer isso, use qualquer desinfetante. Para economizar água, é permitido utilizar água após o procedimento de hidromassagem.

Para desinfetar uma jacuzzi, é necessário encher a banheira com água de forma que seu nível cubra a fileira superior de bicos. Uma certa quantidade de solução desinfetante é colocada no banho, com base nas recomendações do fabricante, então a bomba é ligada por 1-2 minutos, espera 10-15 minutos e então a água é drenada.

Em seguida, você precisa adicionar água novamente para limpar a tigela de qualquer produto restante.

Recomendamos que você também revise as instruções detalhadas para Cuidados com a banheira de hidromassagem.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como limpar corretamente uma jacuzzi:

Você pode aprender sobre os princípios de instalação de um misturador a bordo de uma jacuzzi aqui:

O jacuzzi é uma banheira equipada com uma função adicional - a hidromassagem, graças à qual os procedimentos hídricos tornam-se benéficos para a saúde.

A principal dificuldade em instalar você mesmo um jacuzzi é ligar a eletricidade. Recomenda-se confiar este tipo de trabalho a profissionais.

Você mesmo instalou e conectou o jacuzzi? Conte-nos o quão difícil essa tarefa foi para você. Você encontrou alguma dificuldade para conectar seu equipamento à fonte de alimentação? Deixe seus comentários neste artigo - sua experiência prática será útil para muitos artesãos domésticos.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Decidi instalar uma jacuzzi em minha casa. Comecei a pesquisar na internet para saber quanto custa e qual modelo é melhor escolher. Aprendi muitas informações adicionais. As informações sobre como instalar você mesmo uma banheira de hidromassagem foram especialmente úteis. Também descobri que tipo de material me convém e quais as funções que necessito no jacuzzi. Houve também informações úteis destinadas a compreender o desenho e os princípios de seu funcionamento.

  2. Galina

    Uau! Nunca teria pensado que não seria possível instalar um jacuzzi em apartamentos sem autorização! Por que eles são tão pesados?! Acontece que numa casa privada estas banheiras de hidromassagem também podem ficar localizadas apenas no primeiro andar? Os tetos entre pisos não suportam 800 kg? Embora, com painéis transparentes modernos, uma banheira comum provavelmente possa desabar.

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      800 kg é uma carga bastante grande, especialmente para lajes entre pisos de casas de painéis. Mas esta é uma exceção à regra, modelos tão pesados ​​​​de jacuzzi com banheira de hidromassagem. Por exemplo, o modelo de corrida KOLLER POOL Karina feito de acrílico com capacidade para 250 litros pesa apenas 42 kg. Se enchermos com cerca de 200 litros de água, mais o peso da própria banheira e também mais o peso de um homem médio de 70 kg, obtemos 312 kg. Uma carga muito significativa no teto, mas não mais do que uma banheira comum de ferro fundido, com a qual os apartamentos eram anteriormente equipados.

      E modelos como o IQUE Dreamline-II 2200-II-DD-BPM pesam mesmo muito, o peso da banheira de hidromassagem em si é de 360 ​​​​kg. Essas jacuzzis são instaladas no térreo, se em prédios de apartamentos, obviamente não em prédios da era Khrushchev, já que seu custo é superior a 13 mil dólares.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica