Tamanhos padrão de condicionadores de ar: tamanhos típicos de unidades externas e internas
Comprar e instalar um sistema de fusão hoje não é um luxo, mas uma necessidade.Este dispositivo é útil quando o tempo está muito quente ou frio. O ar condicionado permite manter o microclima interno em um nível ideal. Mas a escolha de sistemas de fusão hoje é muito grande.
Você concorda que é difícil escolher um modelo específico entre todos os apresentados na loja? Poucos compradores levam em consideração as dimensões padrão de um ar condicionado ou prestam atenção às dimensões do aparelho. Os principais critérios de compra geralmente são aparência, marca e preço.
Mas é importante considerar o tamanho do ar condicionado na hora de escolher. Depende deles se será possível colocar o aparelho no local planejado da sala, bem como das características de instalação. Um modelo dimensionado e instalado corretamente funcionará da maneira mais eficiente possível. Portanto, é importante entender qual deve ser o tamanho de um ar condicionado.
Diremos como o tamanho das unidades internas e externas de um sistema split afeta o funcionamento do equipamento, para quais salas quais modelos de tamanho são mais adequados, bem como como e onde é melhor localizar o dispositivo. Isso o ajudará a escolher a melhor opção e a não se decepcionar na compra.
O conteúdo do artigo:
Por que você precisa saber as dimensões do ar condicionado?
Para aquelas pessoas que se preocupam com sua saúde e bem-estar, não importa quanta energia elétrica o ar condicionado consome.
Para que o sistema funcione de forma eficaz e mantenha a temperatura no nível desejado, é necessário selecionar o sistema climático levando em consideração suas dimensões e poder.
O tamanho do ar condicionado é especialmente importante para salas pequenas. Grandes sistemas em salas pequenas parecerão volumosos e prejudicarão a aparência. Além disso, na hora de instalá-los podem surgir sérias dificuldades: o dispositivo adquirido pode não caber no espaço que lhe é destinado.
É importante posicionar o ar condicionado corretamente. Do teto você precisa ficar de pé distância recomendada pelo fabricante. Via de regra, está na faixa de 60-150 mm. A distância ideal de uma parede perpendicular ao sistema é de 400 mm.
Se estes requisitos forem ignorados, a eficiência operacional do equipamento será baixa.
Recentemente, surgiram novas abordagens para a colocação de aparelhos de ar condicionado. Unidades internas verticais de sistemas split já estão disponíveis para venda. Tais dispositivos estão equipados com uma saída lateral de ar resfriado.
É importante escolher um ar condicionado com formato e tamanho que se adapte perfeitamente ao espaço pretendido e tenha uma aparência orgânica no interior da sala. Além disso, a unidade não deve ser muito barulhenta.
A influência do tamanho do ar condicionado na operação
Cada modelo de ar condicionado possui características técnicas e operacionais próprias. Ao escolher um dispositivo, é importante prestar atenção às dimensões das unidades interna e externa do sistema. O desempenho do equipamento depende deste parâmetro. Quanto maior o ar condicionado, maiores serão esses parâmetros técnicos e vice-versa.
As dimensões do sistema split são determinadas pelas dimensões das peças nele instaladas. Quanto maior o evaporador, condensador, compressor e outros elementos constituintes, maior será a quantidade de massas de ar que o dispositivo pode processar e produzir por minuto.
A produtividade e a potência do equipamento determinam quanta área ele pode resfriar no modo de operação normal.
Os aparelhos de ar condicionado de tamanho compacto nem sempre têm baixo consumo de energia. Por exemplo, algumas empresas aumentam o desempenho do dispositivo instalando mais ventilador poderoso. Ao mesmo tempo, o ar condicionado torna-se mais barulhento durante o funcionamento.
Não é recomendável instalar esse tipo de equipamento no quarto. Seu ruído constante interferirá no relaxamento e no descanso adequado.
Tamanhos padrão de ar condicionado
Os sistemas split vêm em diferentes tipos: domésticos, semi-industriais e industriais. Uma vasta gama destes equipamentos permite escolher o modelo ideal em tamanho e design para qualquer divisão.
Uma série de um determinado fabricante pode incluir condicionadores de ar de baixa, média e alta potência.Conseqüentemente, seus tamanhos serão diferentes.
As unidades internas e externas padrão têm formato retangular. O tamanho destas unidades é caracterizado por três dimensões: largura, altura e profundidade. Os sistemas de divisão doméstica são pequenos. Os dispositivos industriais são mais potentes, por isso seu tamanho é maior.
Dimensões da unidade interna
Hoje, os fabricantes produzem aparelhos de ar condicionado em diferentes variações do design da unidade interna. Isso afeta a proporção de comprimento, largura e altura do dispositivo.
Mais frequentemente em apartamentos instalar sistemas divididos com módulo interno retangular.
As dimensões mínimas da unidade interna de um sistema split são representadas pelos seguintes valores: altura 24-25 cm, profundidade – 18-19 cm, largura – 70-74 cm Algumas empresas produzem aparelhos de ar condicionado de parede com módulo interno profundidade de 18 cm, o que amplia significativamente as possibilidades de instalação desses equipamentos em diferentes zonas de uma pequena sala.
A largura da unidade interna de um ar condicionado doméstico de média potência varia de 70 a 80 cm. Os sistemas menos comuns têm até 90 cm. A altura geralmente é de 25 a 29 cm. O valor médio é de 27 cm, com profundidade de 24 cm.
A altura máxima do módulo interno montado na parede é de 30 a 32 cm, a profundidade é de 30 cm e a largura é de 110 a 120 cm.
Se a unidade interna tiver um formato não padronizado, por exemplo, for projetada para colocação vertical, suas dimensões serão diferentes. O módulo de teto compacto geralmente é feito em formato quadrado.Seu comprimento e largura são de 50 a 100 cm.
Para blocos colunares de sistemas split, montados no piso, a altura chega a 100-150 cm, a largura e a profundidade são 70 e 80 cm, respectivamente. Devido a essas dimensões, os módulos de coluna não são colocados em salas pequenas.
Se for necessário um dispositivo de tamanhos diferentes do padrão, provavelmente ele terá que ser feito sob encomenda.
Dimensões da unidade externa
As dimensões das unidades externas de ar condicionado são influenciadas pelo seu design. O módulo externo pode ser quadrado ou retangular. As maiores partes desta unidade são o radiador e o compressor. Portanto, quanto maiores forem, maior e mais potente será o dispositivo.
Os sistemas split com capacidade de até 2,7 kW possuem uma altura de unidade externa de 42 a 60 cm, em média esse valor está no nível de 50 cm. A largura de um módulo externo padrão varia entre 66 a 80 cm.
Em condicionadores de ar de média potência, esse parâmetro é de 70 cm. A profundidade das pequenas unidades externas de sistemas split é de 23 a 30 cm.
Dispositivos de maior desempenho possuem um módulo externo maior. Sua largura pode atingir até 86 cm, altura – até 65 cm e profundidade – até 32 cm.
Dimensões de sistemas split móveis
Popular condicionadores de ar móveis. Seu design é semelhante às opções de montagem na parede. Eles também consistem em unidades internas e externas. Mas a estrutura deles é um pouco diferente.
O compressor está localizado no módulo interno. A unidade externa contém um ventilador e um condensador.
Ambas as partes do sistema split móvel estão equipadas com pequenas rodas para facilitar o transporte. Os módulos desses equipamentos são compactos: seu comprimento é de 50 a 70 cm.
Selecionando o tamanho do ar condicionado
Para determinar o tamanho do ar condicionado, você precisa pensar onde o aparelho ficará localizado. Neste caso, é necessário lembrar as regras de distância do sistema do teto e das paredes. O equipamento deve ter dimensões que se adaptem bem ao espaço que lhe é atribuído, sem reduzir significativamente o espaço livre utilizável e sem deteriorar o aspecto geral da divisão.
Importante escolha um ar condicionado, o que irá resfriar ou aquecer efetivamente o ambiente. Se você instalar um equipamento muito fraco, será de pouca utilidade. Comprar um dispositivo excessivamente potente será um desperdício de dinheiro.
Para saber o tamanho ideal do ar condicionado, é necessário determinar a área de serviço. É calculado multiplicando o comprimento da sala pela largura.
Os fabricantes de sistemas split marcam seus produtos com diversas letras e números que indicam as características do equipamento. Por exemplo, as marcas “7”, “9”, “12”, “18”, “24”, “30” indicam o nível de desempenho do dispositivo. Suas dimensões dependem da potência de refrigeração do ar condicionado.
Para entender para que área o equipamento de controle climático foi projetado, é necessário multiplicar o número impresso nele por 3. Portanto, se o dispositivo for planejado para ser instalado em uma sala de 21 a 27 m², será necessário dê preferência a “sete” ou “nove”.
Esse sistema split tem dimensões de 70x50x27 cm. Se a área da sala for de 27 a 36 m², será necessário instalar um ar condicionado, marcado com o número “12”. Suas dimensões são 75x52x29 cm.
Numa sala com área de 42-54 m2. você deve comprar um ar condicionado “décimo oitavo”. Suas dimensões são 80x54x30 cm. Para salas grandes, cuja área chega a 72 m2, é adequado um dispositivo marcado como “24”. Suas dimensões são as seguintes: 86x65x32 cm.
E se um ar condicionado padrão não for adequado?
Despensas, camarins, salas com disposição atípica exigem uma abordagem individualizada para resolver a questão da climatização da divisão. Pode ser problemático colocar sistemas split convencionais montados na parede com tamanho e potência apropriados.
A saída para a situação é adquirir e instalar equipamentos de controle climático não padronizados. Por exemplo, você pode comprar um ar condicionado de teto. Este sistema é adequado mesmo para salas muito pequenas.
Você também pode comprar ar condicionado de janela. É um monobloco compacto. A parte traseira de tal dispositivo fica voltada para fora da janela.
Se você precisar instalar equipamento de controle climático em uma sala grande, mas não quiser estragar a aparência da sala, escolha um ar condicionado canalizado. Este é um sistema de tipos ocultos. Apenas as grades deste dispositivo ficarão visíveis na sala.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Características dos condicionadores de ar compactos de duto:
Os fabricantes oferecem uma ampla gama de sistemas divididos. Existem modelos padrão retangulares, de canto, quadrados e de teto. Ao escolher um ar condicionado, você precisa prestar atenção não apenas ao design, custo e reputação do fabricante, mas também ao seu tamanho.
Hoje, sistemas divididos de diferentes tamanhos estão disponíveis para venda. Isso permite selecionar equipamentos para qualquer sala sem reduzir significativamente seu espaço. O tamanho do equipamento de controle climático afeta diretamente o seu desempenho. Quanto maior for o dispositivo, mais potente ele será e maior será a área que ele pode resfriar ou aquecer.
Se você tiver alguma dúvida, encontrar alguma deficiência ou quiser complementar nosso material com informações interessantes sobre o tema do artigo, deixe seus comentários no bloco abaixo. Sua opinião é muito valiosa para nós.