Ventilação de fossa séptica em casa particular: é necessária + dicas de arrumação

A fossa primitiva foi substituída por fossas sépticas - elementos dos sistemas de esgoto locais, dentro dos quais ocorrem os processos de purificação da biomassa. Como o processo de decomposição biológica das substâncias orgânicas libera gases que necessitam de saída da câmara, a ventilação da fossa séptica é instalada em uma residência particular, garantindo a retirada dos gases e a eliminação de odores desagradáveis.

Concordo, sem tal dispositivo, o processo de purificação de águas residuais não será completo, e como resultado, odores desagradáveis ​​​​começarão a se espalhar pelo esgoto.

Se, ao comprar um sistema de esgoto pronto para uma casa, é improvável que organizar a ventilação se torne um problema, então, se você mesmo construir uma fossa séptica, terá que se esforçar um pouco mais. Neste caso, o sistema de ventilação deverá ser projetado de forma independente. Mais adiante no artigo você aprenderá como construir adequadamente a ventilação de uma fossa séptica com suas próprias mãos e quais requisitos e normas devem ser observados.

Ventilação de fossa séptica - é necessária?

Somente com boa ventilação todo o sistema de esgoto local de uma residência particular poderá funcionar adequadamente. Além disso, a ventilação da fossa séptica é necessária não só para a remoção dos gases, mas também para a continuação da existência normal da biomassa purificada.

Se no mesmo fossa Quando as águas residuais se acumulam, ocorre um processo natural de purificação na fossa séptica.

Ventilação completa da fossa séptica
Na ausência de ventilação da fossa séptica, os gases acumulados, incluindo impurezas nocivas de sais de arsênico, fósforo e outros agentes cancerígenos, entrarão na casa através do sistema de esgoto

Muitas vezes durante a instalação fossas sépticas caseiras, concebidos de acordo com os esquemas mais simples, a sua ventilação é efectuada de forma natural - através das frestas da escotilha. Com o tempo, isso leva à rápida propagação de odores desagradáveis, tanto no quintal quanto dentro de casa.

Para quem não sabe por que a ventilação é necessária em uma fossa séptica, aqui estão os seguintes objetivos alcançados na construção da ventilação:

  1. Fornecendo oxigênio aos microorganismos. No segundo compartimento do sistema séptico existem bactérias aeróbias que processam as águas residuais após entrarem no primeiro recipiente. São essas bactérias as responsáveis ​​​​pela purificação eficaz da água, o que será impossível na ausência de acesso suficiente de oxigênio ao segundo reservatório.
  2. Criando um ambiente seguro. Ao entrar em um ambiente residencial, a mistura de gases resultante pode representar um perigo para a vida humana. A mistura contém: dióxido de carbono, sulfeto de hidrogênio, compostos de metano e fósforo. Alguns deles são explosivos, pelo que a sua acumulação pode ter consequências graves.

A ausência de um riser de ventilação pode levar à falha da vedação da água do vaso sanitário, fazendo com que a mistura de gases do compartimento séptico suba para dentro da casa.

Assim, a cada descarga de água, um odor desagradável se espalhará por toda a casa, o que trará no mínimo desconforto a todos os seus moradores.

Sistema de esgoto de três câmaras
Para um tratamento mais eficaz das águas residuais, recomenda-se a instalação de uma fossa séptica de três câmaras, na primeira parte da qual ocorre a sedimentação do esgoto, na segunda - purificação adicional do líquido, e na terceira - filtração final

A qualidade da purificação da biomassa determina as características da água purificada, bem como a possibilidade de sua posterior utilização. Freqüentemente, o líquido que passou por três graus de purificação é usado para regar o jardim, lavar o carro e outras tarefas domésticas.

Para que todos os processos decorram plenamente, é necessário garantir um fluxo direto de ar para todos os tanques, o que só pode ser feito por boas instalações de ventilação.

Tipos de ventilação de fossa séptica

O tubo de ventilação pode ser instalado tanto no telhado da casa como ao longo da parede externa. A única condição é tubo de ventilador não deve ser conectado ao sistema geral de ventilação da casa, caso contrário os gases de exaustão podem se misturar com os fluxos de ar e penetrar no interior dos ambientes. Dependendo da localização do riser de ventilação, existem dois tipos de ventilação: interna e externa.

Para ventilação interna, o tubo de drenagem localizado no interior da casa é um riser de ventilação conectado às instalações hidráulicas do banheiro e do vaso sanitário. A água é descarregada em uma direção e uma mistura de gases se move na outra, escapando para muito além da casa.

Pipeline de plástico
Para uma instalação rápida e econômica da ventilação, recomenda-se a utilização de tubos plásticos de esgoto como dutos de ventilação, conectados por meio de vedações de borracha

Com ventilação externa, o tubo fica localizado fora da casa e geralmente é montado na parede da casa. O tubo não é conectado ao riser do encanamento, mas é imediatamente incluído no trecho do tubo de drenagem localizado entre a casa e as fossas sépticas.

Em ambos os casos, serão necessários dois tubos de PVC.O inferior será instalado no teto da rede de esgoto, enquanto sua borda superior deverá ser elevada a uma altura que a água do degelo não consiga penetrar em seu interior.

O tubo superior, colocado no orifício do tubo inferior, é fixado na parede externa da casa com ventilação externa. Também pode ser descarregado no telhado da casa, mas apenas com ventilação interna.

Como fazer você mesmo a ventilação?

Como uma das estruturas caseiras mais confiáveis ​​é fossa séptica de concreto, consideraremos o processo de criação de ventilação especificamente para esta opção.

O número de câmeras dependerá do número de pessoas que moram em uma casa particular. Assim, para uma família de 3-4 pessoas, recomenda-se a construção de uma fossa séptica de três câmaras.

Diagrama de ventilação interna
O tubo de ventilação instalado verticalmente no telhado deve ser reto, pois mesmo as menores curvas podem obstruir a circulação do ar

Para garantir uma boa ventilação, é necessário garantir o fluxo de ar para a segunda câmara, onde realmente ocorre o processo de processamento da biomassa residual. bactérias aeróbicas.

Quanto à primeira câmara, apenas a rede principal de esgoto está conectada a ela.

Escolhendo um local de ventilação

Na maioria dos esquemas de ventilação de fossas sépticas, o tubo em forma de linha reta vertical é instalado bem acima do telhado, diretamente acima do banheiro. Na vida real, fazer um exaustor a partir de uma fossa séptica é bastante difícil, pois nem sempre é possível instalar um tubo sem curvas. Nas casas particulares de dois andares, a tarefa fica ainda mais complicada, pois muitas vezes há uma sala acima do banheiro, que você não gostaria de estragar com tal “decoração”.

Não é recomendado instalar o tubo de ventilação sob um toldo ou beiral.Caso contrário, água, neve ou gelo entrarão no sistema. Além disso, não conduza a tubulação para o sótão, pois os gases aquecidos se espalharão para os andares inferiores.

A melhor opção é instalar um tubo reto de plástico bem no centro da cobertura, graças ao qual o sistema de ventilação ficará protegido das precipitações.

Tubos de ventilador no telhado
Não é recomendável instalar uma ponta em forma de cata-vento na extremidade do tubo, pois isso pode levar à formação de condensação, que em tempo gelado simplesmente congelará, bloqueando o furo

Se o tubo for instalado em uma parte inadequada do telhado, pode-se instalar uma tampa para protegê-lo da precipitação. Para evitar que insetos e pequenos roedores entrem no tubo, basta instalar uma malha metálica fina.

Você pode proteger o tubo do congelamento com isolamento térmico com lã mineral ou espuma de polietileno.

Instalação de risers de ventilação

Durante a construção da ventilação, recomenda-se a instalação do riser no início da linha de esgoto. Isso é necessário para que, ao lavar a água, não se forme vácuo na tubulação. Sua força pode ser suficiente para abrir inadvertidamente o selo d'água do banheiro.

A instalação de uma entrada de ventilação logo no início da fiação ajudará a evitar consequências catastróficas, através das quais o vácuo será compensado com sucesso.

Com a instalação adequada da ventilação da fossa séptica, o fluxo de ar ocorre na segunda câmara séptica, passa por todas as tubulações e é descarregado acima do telhado da casa. Se tudo for feito de acordo com as normas, os moradores da casa não sentirão odores desagradáveis ​​​​emanados do tubo de ventilação do telhado.

Tubo de ventilação para fossa séptica
A tubulação de esgoto e as tubulações de conexão devem ter um diâmetro tal que sejam preenchidas com biomassa no máximo dois terços, pois o terço restante será necessário para ventilação

Se o sistema de esgoto consistir em peças de ferro fundido, é melhor substituí-las imediatamente por tubos de plástico mais práticos. Basicamente, será necessário desmontar o sistema antigo e remontar a rede de esgoto, mas a partir de tubos de PVC especiais.

Isso levará um pouco mais de tempo, mas ajudará a evitar o problema de canos crescidos no futuro, o que resultará na necessidade de dobrar o trabalho.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instruções visuais para a correta construção da ventilação da fossa séptica são apresentadas no vídeo a seguir:

Com este vídeo, você aprenderá como fazer você mesmo uma fossa séptica eficaz para esgoto externo:

A rede de esgoto de uma residência particular deve ser dotada de ventilação, permitindo a retirada oportuna dos gases que se formam durante o processamento da biomassa residual. Isso ajudará não apenas a proteger sua casa dos odores desagradáveis ​​​​emanados do banheiro ou do vaso sanitário, mas também a aumentar a eficiência do tratamento de águas residuais.

Apesar de a construção de um sistema de ventilação de fossa séptica ser o processo final, o projeto do sistema é feito antecipadamente.

Se você já teve que instalar ventilação de fossa séptica com suas próprias mãos, compartilhe sua experiência com nossos leitores. Conte-nos que tipo de ventilação você escolheu, quais as dificuldades que enfrentou durante o processo de construção. Você pode deixar seu comentário logo após o artigo, no campo destinado para isso.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica