Medidor de umidade do ar DIY: instruções para montar um higrômetro

Para controlar o microclima da sala, você definitivamente precisará de dispositivos especiais.Isto também se aplica a um dispositivo com o qual você pode monitorar a quantidade de vapor d'água que pode estar presente no ar.

Concordo, não só a secura excessiva, mas também o excesso de umidade afeta negativamente a saúde das pessoas que vivem ou trabalham aqui. Então por que não tentar fazer seu próprio medidor de umidade do ar que o ajudará em diversas situações?

A seguir falaremos sobre o princípio de funcionamento do higrômetro, e também daremos instruções para a automontagem de diversos dispositivos simples.

Para que serve um higrômetro?

Primeiro, você precisa entender por que você pode precisar de um medidor de umidade do ar? Oferecido para venda dispositivos prontos para este propósito. Estamos falando de higrômetros, embora também haja quem prefira os psicrômetros.

Mas todos estão acostumados com dispositivos mais simples e compreensíveis. A primeira opção pode ser considerada a mais prática e conveniente, pois aqui não é necessário fazer cálculos para obter um valor preciso da umidade do ar.

Higrômetro eletrônico na janela
Você pode escolher um higrômetro mecânico ou adquirir um aparelho eletrônico multifuncional, que, além do nível de umidade, também exibe outros indicadores do microclima do ambiente

Mas indicadores de umidade do ar desempenhar um papel importante. Se estamos falando do corpo humano, para ele esse valor deve ficar na faixa de 40-60%.Mas isso só acontece se estivermos falando de uma pessoa saudável.

Quando o indicador for diferente ou inferior, você precisará usar um especial umidificador. Você terá que gastar dinheiro com isso. Caso contrário, será necessário ligar o desumidificador, o que também exigirá custos financeiros extras. E será muito bom quando o nível de umidade na sala for regulado automaticamente.

Um medidor de umidade do ar pode ser necessário para diversas situações.

Não perca de vista que o excesso de umidade ou sua quantidade insuficiente necessariamente causa danos:

  • para o corpo humano;
  • Plantas de interior;
  • peças de mobiliário;
  • produtos alimentícios.

Também é importante não esquecer os eletrodomésticos, que estão presentes em quase todos os apartamentos urbanos ou residências particulares.

Os efeitos nocivos da umidade insuficiente
Se até as plantas de interior sofrem com a umidade inadequada, ainda mais isso afetará diretamente o corpo humano

Em primeiro lugar, isto aplica-se a pessoas que têm problemas de saúde. O seu bem-estar depende do nível de umidade do ambiente. Se a umidade do ar estiver abaixo do permitido, mesmo uma pessoa saudável terá dificuldade para respirar.

A secagem das membranas mucosas é definitivamente observada. Isto é especialmente importante para quem tem uma doença associada ao trato respiratório: asmáticos, quem sofre de bronquite, etc. Não se esqueça das doenças cardíacas, onde a umidade do ar também desempenha um papel importante.

Leia mais sobre o efeito da umidade do ar na saúde humana. Avançar.

A necessidade de medir a umidade

Um medidor de umidade pode ser necessário tanto para uma família que mora em um apartamento pequeno na cidade quanto para uma fazenda.Isto é especialmente verdadeiro para quem tem incubadoras e cria pintinhos.

Para não comprar este dispositivo, você pode tentar fazer você mesmo. Não há nada de complicado nisso; mesmo alguém que nunca fez isso pode fazê-lo facilmente. Mas você ainda precisará de vários elementos ou dispositivos prontos. Tudo depende da opção de medidor escolhida.

Dispositivo higrômetro de cabelo
Até o cabelo humano pode servir como elemento ideal para fazer um aparelho caseiro para medir umidade

A seguir, veremos várias opções caseiras de medidor de umidade do ar, e cada uma tem suas vantagens e desvantagens.

Alguns dispositivos são muito fáceis de fazer, mas outros exigirão alguns ajustes. Com isso, você poderá saber a porcentagem exata ou aproximada de umidade. Tudo depende da escolha do dispositivo.

Para montar de forma independente instrumentos mais complexos para medição de umidade, você pode precisar de um ferro de solda, além de outras ferramentas.

Montagem de dispositivos caseiros

Nem todos os dispositivos descritos merecem atenção, por isso vale a pena focar naqueles que são mais fáceis de fabricar ou que fornecem leituras mais precisas.

Opção 1 - o higrômetro mais simples

Muitas pessoas que usam óculos já perceberam há muito tempo que, se entrarem em uma sala quente devido ao frio, os óculos geralmente embaçam. Mas tudo depende não só da temperatura ambiente, mas também da umidade.

Em alguns casos, o vidro fica quase molhado, por isso é necessário enxugá-lo bem com um guardanapo. Mas em outras salas eles secam muito rapidamente por conta própria.

Segundo o mesmo princípio, baseia-se um aparelho caseiro feito a partir de meios improvisados, com o qual será possível determinar a umidade do ar no ambiente. Somente as leituras não serão precisas, mas sim aproximadas.

Para este efeito, você precisará do seguinte:

  • um vidro transparente comum;
  • um pouco de água limpa;
  • geladeira.

Também é preciso levar em consideração que se trata de um aparelho descartável e, para saber novamente as leituras de umidade depois de um tempo, esse experimento deverá ser repetido novamente.

Copo de água
Pegue um copo de vidro comum e despeje água nele. Você também pode usar um copo para essa finalidade. Você precisa encher o recipiente quase completamente. Então deve ser colocado na geladeira. Lá deve permanecer várias horas a uma temperatura de 3 a 5 ° C

Em seguida, retire o copo d'água da geladeira e coloque-o no ambiente onde será necessário verificar o nível de umidade. Você só precisa colocá-lo longe de dispositivos de aquecimento, caso contrário, obterá resultados completamente imprecisos.

Você pode ver não apenas condensação no vidro, mas também gotas pingando. Isso significa aumento da porcentagem de umidade na sala onde as medições são feitas.

Via de regra, como resultado de um experimento tão simples e acessível, você pode obter uma das 3 opções:

  1. Quando o ar da sala estiver excessivamente seco e houver uma porcentagem insuficiente de umidade, dentro de 5 a 8 minutos aparecerá condensação nas paredes do vidro, que começará a desaparecer gradualmente.
  2. Se houver excesso de umidade no ambiente, após 5 a 8 minutos o recipiente não estará mais coberto de condensação, mas de gotas que escorrerão pelas paredes.
  3. Mas quando não há condensação ou gotas de água nas paredes do vidro, isso indica que a umidade do ambiente está normal.

Qual a porcentagem de umidade do ar não é mais possível dizer com precisão. Só se pode afirmar uma coisa: está reduzido, ultrapassado ou estamos a falar de uma leitura aceitável.

Opção 2 - dispositivo feito de materiais naturais

Nem todo mundo sabe que quase todas as plantas reagem à umidade do ar de uma forma ou de outra. Para fazer o seu próprio medidor com materiais naturais, não é necessário saber “ler” o comportamento das plantas, basta ter cuidado.

Pinha
A porcentagem de umidade do ar pode ser facilmente determinada observando os botões. Eles podem fechar e abrir suas pétalas. E isso se aplica até mesmo à situação se você colher as pinhas e trazê-las para dentro de casa

O cone reage necessariamente às mudanças de umidade tanto em ambientes externos quanto internos. Você só precisa observar suas escalas.

Para realizar o experimento, você precisará de outro pequeno pedaço de madeira compensada. Em seu centro é fixado um caroço, o que pode ser feito com um prego ou com fita adesiva.

Higrômetro de pinho
Se o cone estiver totalmente aberto, isso indica umidade ambiental insuficiente. No caso de umidade normal, a balança permanecerá fechada

Só aqui você terá que observar a rapidez com que a balança abrirá:

  • se for rápido então Não há umidade suficiente no ar;
  • quando as pontas sobem, sente-se excesso de umidade;
  • se a balança não mudar de posição por muito tempo, isso indica que tudo está em ordem.

Neste último caso, o microclima da sala corresponde a leituras médias. Mas mesmo nesta situação, com a ajuda de tal experimento, não será possível obter dados precisos.

Opção 3 - higrômetro feito de guardanapo

O higrômetro doméstico mais simples pode ser feito com os materiais disponíveis.Já será mais preciso, pois neste caso é utilizada uma balança de leitura caseira. Ele só precisa ser configurado corretamente.

Para criar um produto caseiro você precisará de:

  • guardanapo liso branco;
  • um pedaço de madeira compensada;
  • vários pregos;
  • fio com 3-4 cm de comprimento.

Você também precisa encontrar cola com a qual um guardanapo de papel é colado no compensado para que ele não se mova.

Em ambas as extremidades do guardanapo fixo, 2 pregos são cravados na madeira compensada. Em seguida, 2 pedaços de arame são presos ao guardanapo. Mas um deles deve estar preso ao prego. Ele funcionará como uma flecha.

Higrômetro de guardanapo
O princípio desse higrômetro baseia-se no fato de que um guardanapo de papel é capaz de absorver a umidade presente no ar. Isso leva a uma mudança em sua condição

Para medições precisas, primeiro você precisa usar um higrômetro mecânico real para desenhar a escala apropriada no compensado. Este aparelho caseiro pode ser usado no futuro, definitivamente não será descartável.

Um fio preso com um lado a um prego e o outro a um guardanapo se moverá se a umidade do ambiente começar a mudar. Para verificar isso, basta instalar tal dispositivo na cozinha enquanto prepara os alimentos.

Um análogo de um dispositivo capilar também é oferecido para medir as leituras necessárias de umidade relativa do ar. Mas tem suas desvantagens. Em primeiro lugar, a sua produção exigirá significativamente mais materiais diferentes.

E em segundo lugar, isso levará tempo. O terceiro problema é que você vai precisar de cabelos longos de pelo menos 40-50 cm, tudo aqui se baseia no fato de que o cabelo humano reage bem a qualquer mudança na umidade do ar.É muito mais fácil fazer você mesmo um dispositivo como um psicrômetro.

Opção 4 - psicômetro caseiro

Embora para produção psicrométrico O dispositivo levará algum tempo, mas fornecerá leituras mais precisas.

Psicômetro caseiro
Representação esquemática da fabricação de um psicrômetro de precisão para medição de umidade do ar, onde além de dois termômetros serão necessários mais alguns elementos estruturais simples

Ao fazer isso, você não pode prescindir de vários elementos importantes:

  • dois termômetros de mercúrio ou álcool;
  • jarra de vidro com água destilada;
  • um pequeno pedaço de tecido de algodão;
  • pequena placa de compensado;
  • vários parafusos e roscas.

Termômetros são usados ​​para medir a temperatura. Devem ser fixados à prancha de forma que fiquem na posição vertical, mas sempre paralelos entre si. Para isso, além da tábua, você também pode precisar de tábuas de madeira.

E então você vai precisar energizar umedeça um dos termômetros. Um frasco ou frasco contendo água destilada é colocado sob ele. Em seguida, pegue uma tira de tecido e enrole-a na bola de mercúrio.

Se for um termômetro de álcool, esse procedimento é feito com seu canister. Para evitar que a parte enrolada se desfaça com o tempo, ela deve ser amarrada com linha. E então a extremidade livre do tecido é colocada em um recipiente com água até uma profundidade de 5 a 6 mm.

Este dispositivo, em seu princípio de funcionamento, é quase igual a um dispositivo normal. psicrométrico higrômetro. Mas para usá-lo, você precisa criar imediatamente uma tabela. Aqui você precisará comparar as leituras de cada termômetro e fazer alguns cálculos.

Psicômetro feito de dois termômetros
Um higrômetro caseiro feito de termômetros durará mais se estiver bem fixado no estande, portanto essa questão deve ser cuidada na fase de preparação dos materiais do estande

São levadas em consideração as leituras dos dispositivos “seco” e “úmido” e, graças aos cálculos efetuados, será possível determinar o nível de umidade do ambiente. Tal dispositivo caseiro é vantajoso porque é possível obter leituras mais precisas e corretas.

Opção 5 - sensores de umidade complexos

Você pode fazer um sensor de umidade do ar mais complexo com suas próprias mãos, e aqui já precisará de um ferro de solda e vários elementos específicos. A fabricação não será difícil se você fizer tudo corretamente.

Folha de fibra de vidro
É necessário usar uma placa de fibra de vidro. Aqui você precisará desenhar 2 almofadas de contato. Somente eles devem estar completamente isolados para que não entrem em contato.

Depois disso, dois fios são soldados com segurança às placas de contato. Então você precisa deixar cair uma gota de tinta usada para desenhar. O nível de umidade será medido pela resistência da mancha, que deve secar.

Se a resistência aumentar, isso indica um aumento da porcentagem de umidade. Mas quando diminui, tudo indica um nível insuficiente de umidade no ar.

Um bom artesão será capaz de fazer tal dispositivo em madeira. Esses produtos caseiros podem até servir como decoração de interiores. Existem apenas alguns aspectos negativos aqui.

A primeira desvantagem é que você precisará de madeira de abeto especial.E o segundo ponto negativo é ter uma boa oficina com serra circular, serra de fita e furadeira (furadeira elétrica também pode funcionar). Portanto, esta versão de um higrômetro caseiro também pode ser chamada de complexa.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Um exemplo de como fazer um higrômetro capilar com suas próprias mãos:

Como fazer um psicômetro em casa será discutido no vídeo a seguir:

Todos os métodos descritos para a fabricação de dispositivos para medição de umidade do ar são simples, onde você pode fazer tudo sozinho. Você mesmo pode fazer um dispositivo eletrônico. Mas aqui você precisará de uma placa de controle e outros elementos eletrônicos.

Nem todos serão capazes de criar tal dispositivo, embora ele forneça leituras mais precisas. De todas as descrições listadas acima, a mais vantajosa pode ser chamada de psicrômetro entre os termômetros. Fazer isso não é muito difícil.

Você já teve que construir um higrômetro caseiro? Por favor, conte aos nossos leitores que tipo de dispositivo você conseguiu construir e se houve alguma dificuldade em fazê-lo. Deixe seus comentários, compartilhe fotos de seus próprios produtos caseiros - o bloco de contato está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. molniiletom

    O sensor analógico foi feito a partir de um resistor de 0,25W. Use uma lixa para retirar todo o verniz e o revestimento endurecido na cerâmica. Mas não ao ponto do fanatismo... então o resistor é umedecido com uma solução de sal e açúcar e seco. Depois disso, registra a tensão na forma de resistência em megaohms e a transmite ao microcontrolador ADC. inércia por cerca de dez segundos.

    Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica