Unidades de passagem para poços de exaustão de ventilação: tipos, características de seleção, aplicação e instalação de penetrações

Cada edifício, independentemente da sua finalidade, está equipado com ventilação de insuflação e exaustão.Em baixas velocidades do ar, aparecem umidade, mofo e odores desagradáveis. Com o tempo, começa a destruição dos elementos de suporte, a vida útil da estrutura diminui e várias comunicações de engenharia falham.

Para garantir que o sistema funcione sem interrupções e que a umidade não penetre nos canais, são instaladas unidades de passagem para poços de exaustão de ventilação. Os pontos de entrada e exaustão de ar estão localizados nos locais mais altos. Muitas vezes é escolhido um telhado para sua instalação, mas o que são esses componentes e como instalá-los corretamente?

Falaremos sobre isso em detalhes em nosso artigo - veremos os tipos de unidades, as características de sua aplicação e a tecnologia para ventilação através do telhado. Essas informações ajudarão a evitar erros cometidos por usuários inexperientes na seleção e instalação dos elementos, o que leva a graves defeitos e perturbações de todo o sistema.

Características das unidades de passagem de ventilação

A ventilação de exaustão em uma casa particular e em um pequeno edifício público pode ser representada por um sistema complexo e ramificado de dutos de ar. Eles podem ser combinados em canais comuns ou apresentados de forma independente.

Para garantir que o ar de exaustão possa sair livremente do edifício, deve ser feito um furo passante no telhado. Tal passagem requer isolamento, vedação de alta qualidade e outras medidas de arranjo.

Se houver deficiências no processo de ventilação exaustora que passa pela cobertura, é possível que o degelo e a água da chuva penetrem sob o material isolante, formando pontos frios. Como resultado, os elementos de madeira e metal da torta são destruídos e o revestimento se deteriora muito antes do tempo previsto.

É igualmente importante excluir a possibilidade formação de condensação. Gotículas de umidade aparecem como resultado da diferença de temperatura entre o ar quente e úmido localizado no interior da sala e o exterior do duto, parte aberta da cobertura, resfriado pelo ar da rua.

Saída dos dutos de ventilação para o telhado
Todos os dutos de ventilação exaustora devem ter acesso à rua. Isso permite que você descarregue facilmente o ar de exaustão da sala

A instalação de unidades de passagem de poços de ventilação permite resolver esses problemas. Eles ajudam a remover massas de ar residuais sem perturbar o sistema de cobertura.

Elementos estruturais da unidade de passagem

Estruturalmente, a unidade de passagem é composta pelos seguintes elementos:

  • buracos no telhado, correspondendo exatamente ao duto de ventilação;
  • seção de duto de ar, equipado isolamento;
  • a parte inferior na qual a caixa de vedação está localizada — sua tarefa é criar uma plataforma ao redor do buraco, hermeticamente conectada à cobertura.

O elemento principal de tal unidade é considerado uma penetração - dispositivos de ventilação que garantem a funcionalidade da unidade.

As penetrações são feitas de materiais diferentes. Os modelos elásticos são feitos de borracha durável e outros materiais flexíveis. Eles suportam facilmente os efeitos negativos dos fenômenos atmosféricos e são resistentes à forte radiação ultravioleta, mudanças de umidade e temperatura.A principal vantagem do produto é a presença de uma manga flexível que permite alterar seu formato.

Unidades e componentes de passagem
Os componentes da passagem de ventilação podem ser feitos de diversos materiais. No entanto, os designs elásticos são os mais populares. Eles podem ser usados ​​em diferentes tipos de telhados

Borracha penetrações são utilizadas em telhados com diferentes inclinações. A altura da manga difere em diferentes modelos. Quanto maior for a inclinação do telhado, maior deverá ser a manga de penetração.

Plástico Os produtos possuem excelentes características de desempenho. Eles são caracterizados por uma longa vida útil, resistência a baixas temperaturas, radiação ultravioleta e umidade. Penetrações de várias configurações são produzidas para diferentes tipos de coberturas.

Pode haver várias unidades de passagem no telhado que fornecem exaustão de ar de banheiros, cozinhas, porões e outros sistemas. Se a área da casa for pequena, poderá haver apenas um ponto de passagem.

Opções típicas de penetração

Há relativamente pouco tempo, havia muito poucas opções para o projeto de unidades de passagem. Os elementos foram confeccionados em seções de dutos de ar quadrados e redondos. Neles foram soldadas arruelas de montagem, a estrutura teve reforço adicional devido à presença de reforços.

Terminal de ventilação de exaustão
A unidade de passagem deve garantir a passagem desimpedida do ar, estanqueidade, isolamento térmico das ligações e ao mesmo tempo não interferir no escoamento das precipitações da cobertura

As unidades de passagem foram instaladas em copos de concreto armado - estruturas especiais de suporte. Os vidros foram fixados à cobertura durante a construção do edifício e dotados de plataforma horizontal, o que possibilitou a instalação de elementos de suporte em superfícies com qualquer declive.

Graças ao desenvolvimento da construção de moradias privadas, existem muito mais variedades de unidades de passagem, diferindo em características e condições de funcionamento.

Hoje os fabricantes oferecem:

  • modelos à prova de faíscautilizado na ventilação exaustora de empreendimentos que trabalham com gases inflamáveis;
  • produtos com válvulaequipado com anel coletor de condensado;
  • modelos sem válvula.

Ao escolher uma unidade de passagem sem válvula, projetada para um poço de ventilação exaustora, o proprietário recebe um dispositivo simples. Será a solução ideal para um sistema em funcionamento constante que não requer ajustes periódicos.

A válvula é necessária, se necessário, para fechar o acesso ao ar frio - durante os períodos em que a ventilação de exaustão não está funcionando.

As unidades de passagem equipadas com válvulas distinguem-se por diferentes tipos de controle:

  • manual — relevante para sistemas operacionais estáveis ​​que não requerem ajustes constantes, e é implementado por meio de um cabo e um contrapeso, que permitem regular a taxa de troca de ar na casa;
  • automático — produzido por acionamento elétrico, caso seja necessário alterar frequentemente os modos de funcionamento da ventilação exaustora.

Os dispositivos podem ser equipados adicionalmente com um anel de coleta de condensado.

Unidade de passagem para telhas metálicas
Uma ampla gama de unidades de passagem para ventilação exaustora permite escolher um produto que se combinará externamente com o desenho da cobertura. Vários modelos são equipados com plataformas de conexão com diferentes relevos, o que simplifica muito a instalação

Hoje, na construção, são utilizados componentes de passagem feitos de polímeros ou metal. Modelos de plástico facilita significativamente o trabalho de instalação e reduz os custos de manutenção.

Usando produtos de metal, os proprietários às vezes experimentam ruído gerado pelas correntes de ar.

Recomendações para escolher penetrações

A escolha da unidade de passagem é feita em função do tipo de dutos de ar utilizados na instalação da ventilação exaustora.

Por forma eles são:

  • quadrado;
  • redondo;
  • oval;
  • retangular.

Os modelos diferem em tamanho da seção. Para garantir a impermeabilização, os dispositivos são equipados com plataformas de ligação, que são instaladas antes da cobertura do telhado. Por exemplo, ao instalar uma unidade de passagem em um telhado de metal, deve-se usar papel alumínio e preencher todos os orifícios com selante.

Na hora de escolher uma unidade de passagem, você deve escolher produtos de fabricantes nacionais, bem como modelos importados adaptados para uso nas condições climáticas de sua região.

Linda saída de ventilação
A escolha da unidade de passagem é realizada na fase de projeto de acordo com os requisitos de projeto do sistema de ventilação exaustora e as características de seu funcionamento

Alguns modelos estão equipados válvulas isoladas, eliminando a possibilidade de formação de gelo. Isso garante o funcionamento ininterrupto da automação durante geadas severas.

Como medida preventiva, a unidade de passagem deve ser inspecionada regularmente para evitar:

  • presença de detritos mecânicos no interior da válvula;
  • dificuldade em girar elementos móveis;
  • não há folga entre a válvula e o corpo, a distância entre eles é inferior a 2 mm;
  • violação da integridade de vedações e revestimentos;
  • o aparecimento de fissuras e outros danos mecânicos nas partes internas e externas.

Se as violações acima estiverem presentes, a unidade de passagem deverá ser substituída.

Além disso, ao escolher uma unidade de passagem, é importante distinguir os dispositivos de ventilação exaustora dos dispositivos de chaminé.O sistema de ventilação é usado para descarregar as massas de ar de exaustão, mas os produtos quentes da combustão são descarregados pela chaminé, portanto, tal unidade de passagem requer proteção adicional contra incêndio.

Regras e características de instalação de unidade de passagem

Ao planejar a instalação de uma unidade de passagem, é importante considerar regras para sua construção leve em consideração uma série de nuances e garanta durante a instalação:

  • aperto — o flange de conexão deve se ajustar firmemente à superfície para evitar a entrada de umidade nas camadas internas do telhado;
  • sem barreiras para chover e derreter a água — especialmente importante na entressafra, durante os degelos, quando a umidade remanescente nas fissuras congela durante a noite, alargando os vãos, comprometendo a integridade do revestimento e a estanqueidade geral da cobertura;
  • isolamento térmico da estrutura - o que evitará a formação de condensação, que destruirá gradativamente as vigas e demais elementos do sistema de cobertura.

No topo da unidade de passagem há defletor. Impede que pássaros, pequenos detritos e umidade entrem no duto de exaustão.

A maioria dos defletores tem aproximadamente a mesma aparência. Para quem quer se destacar, os fabricantes oferecem designs exclusivos.

Defletor largo
Em alguns modelos de unidades de passagem destinadas a dutos de ventilação exaustora, o defletor é feito em forma de válvula larga que protege o duto de ar

A escolha da tecnologia de instalação da unidade de passagem depende das características do material da cobertura, do ângulo de inclinação e de outras características técnicas da cobertura. Todas as ações durante o processo de instalação visam criar um furo correspondente ao tamanho do duto de ar, vedá-lo e isolá-lo.

O procedimento geral de instalação envolve as seguintes etapas:

  1. Marcação de superfície — o diâmetro do furo é alguns centímetros maior que o duto de ar. Para isso, pode-se pegar um pedaço de cano ou fazer um gabarito que siga o formato do duto de exaustão. Depois de fixada a conduta de ar à cobertura, é necessário circulá-la com uma pequena margem.
  2. Criando um buraco — a passagem esteja equipada com tecnologia adequada ao tipo de material de cobertura. Por exemplo, ao formar um furo em chapas onduladas, não é usado um moedor. Usando uma furadeira elétrica, são feitos furos em todo o perímetro, que são posteriormente conectados com uma tesoura de metal ou uma serra.
  3. Aparar camadas de isolamento - isso é feito com cuidado para não atrapalhar a configuração da torta. A penetração é inserida no orifício resultante e isolada.
  4. Protegendo um nó — a unidade instalada está firmemente fixada à superfície do telhado.

Uma característica é que os especialistas não recomendam o uso de uma esmerilhadeira para fazer um furo em um material de cobertura, como papelão ondulado, pois aparecem faíscas durante a obra. O fogo queima microfuros no revestimento. Eles não são imediatamente visíveis, porém, com o tempo, surge corrosão nas áreas danificadas.

Se o seu material de cobertura é capaz de resistir aos efeitos de faíscas e você planeja fazer um furo para o duto de ventilação com uma rebarbadora, recomendamos que você se familiarize com as regras operação segura do moedor.

Opção nº 1 - saída de ventilação para um telhado rígido

Na maioria das vezes, os desenvolvedores escolhem telhas metálicas para acabamento do telhado. Portanto, analisaremos a tecnologia de instalação da penetração utilizando este material como exemplo.

Saída de ventilação no telhado acabado
Recomenda-se instalar a unidade de passagem para ventilação exaustora em telhado rígido após concluir a instalação da ventilação e cobertura.

Executa primeiro marcação de telhado: a saída de ventilação exaustora deve estar localizada entre as vigas. Freqüentemente, um poço de ventilação é instalado na junção horizontal de duas folhas de material de cobertura. A folha superior cobrirá a placa do ponto de entrada e a folha inferior ficará sob a placa.

Primeiro, a localização da penetração é determinada por dentro. É fácil marcá-lo fazendo um furo no metal. Do lado de fora, é necessário marcar a localização do furo proposto com um marcador. Para fazer isso, use o modelo que acompanha a unidade de passagem.

Após a marcação, você pode começar criando um buraco. Para o trabalho, você pode usar uma tesoura manual ou elétrica para metal. Após a criação do furo na telha metálica, ele é transferido para as camadas internas da cobertura.

Ao final da obra, o local de instalação é limpo de pequenos detritos, serragem e totalmente desengraxado. Furos para parafusos auto-roscantes são feitos nos locais de fixação planejados.

Em seguida vem a vez instalação de penetração. Inicialmente o selo está instalado — o elemento de vedação é aplicado no ponto de fixação e crimpado cuidadosamente de acordo com a topografia do telhado. Sua parte inferior é tratada com o selante incluso no kit e pressionada firmemente contra o furo preparado. O excesso de selante é espremido sob o elástico e aplicado nas juntas.

Então em cima da goma de vedação é colocado elemento de passagem, fixado com parafusos auto-roscantes. A etapa final é instalação de um tubo de ventilação de exaustão, sua conexão com os canais que circulam na casa. A parte externa do canal é equipada com gotejadores, defletores e guarda-chuvas que proporcionam proteção.

Procedimento de instalação
O procedimento para instalação da penetração: 1) preparar o elemento de passagem; 2) instale-o no tubo de saída do duto de ar; 3) comprimir cuidadosamente a penetração de acordo com a topografia da cobertura; 4) fixe na superfície com selante, pressione bem em todo o perímetro; 5) fixe com parafusos auto-roscantes; 6) preencha todas as juntas com selante

Para garantir o funcionamento ininterrupto da ventilação exaustora no inverno, é importante cuidar do isolamento térmico. A presença de isolamento eliminará a possibilidade de condensação e congelamento dos tubos. Fornecemos detalhes de instalação e recomendações para a escolha de um tubo de ventilação para o telhado em este material.

Opção nº 2 - realizar trabalho em um telhado macio

A tecnologia de instalação da unidade de saída para ventilação exaustora em telhado mole é realizada de forma semelhante. Muitos especialistas observam que a instalação é um pouco mais fácil devido à falta de relevo do material de cobertura artificial. Na disposição do móvel não é necessário repetir exatamente todas as curvas do revestimento, basta fixar bem os elementos à superfície para garantir um isolamento de alta qualidade.

Unidade de passagem de ventilação em telhado macio
Abordagem profissional, cumprimento estrito das instruções durante o trabalho de instalação - tudo isso o ajudará a criar um sistema de ventilação de exaustão ideal com suas próprias mãos

Durante os trabalhos de instalação, atenção especial deve ser dada à estanqueidade das juntas e costuras. Eles são cuidadosamente processados. Se a água encontrar um buraco na estrutura, causará danos. Mesmo quando a umidade não penetra em todas as camadas da estrutura do telhado, ela congela nas fissuras, expandindo-as para tamanhos significativos. Ao tratar todos os elementos com selante, é fácil reduzir o risco de vazamentos e garantir uma longa vida útil do telhado.

Se você decidir instalar a unidade de passagem, recomendamos que leia também opções para fixar um tubo alto na cobertura e os principais erros que na maioria das vezes são cometidos por instaladores inexperientes.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O ponto de saída da conduta de exaustão para a cobertura cria risco de fugas e violação da estanqueidade da estrutura da cobertura. Portanto, é importante escolher o equipamento adequado para a disposição da unidade de passagem e seguir as instruções na execução dos trabalhos de instalação. Os vídeos abaixo irão ajudá-lo a decidir o modelo ideal e evitar erros durante a instalação da unidade de passagem.

Os profissionais compartilharão os segredos para escolher a penetração correta no telhado. Após a visualização, você pode facilmente decidir por um modelo para telhas metálicas ou papelão ondulado com qualquer perfil, bem como um produto para materiais macios:

O vídeo explica detalhadamente as etapas do trabalho com telhas metálicas. Curiosamente, a penetração é instalada na junção das telhas:

Instalação de diversas unidades de passagem para ventilação exaustora em cobertura plana.

A partir do material proposto fica claro que não há dificuldades particulares na hora de levar os dutos de ventilação até o telhado. A maioria das ferramentas necessárias está disponível no arsenal de cada artesão doméstico, e os fabricantes oferecem unidades de passagem totalmente equipadas, equipando os artesãos com fixadores e selante de alta qualidade.

Se você já tem experiência na instalação de ventilação exaustora no telhado, compartilhe nos comentários. Se você está apenas planejando realizar um trabalho ou tem dúvidas, pergunte aos nossos especialistas e demais visitantes do site - o bloco de comentários está localizado abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica