Por que o capô sopra na direção oposta em um apartamento: principais motivos e formas de eliminar a tiragem reversa
Se o capô de um apartamento explodir no apartamento, isso afetará imediatamente o conforto e, muitas vezes, a segurança de viver. E algo precisa ser feito sobre isso. Você concorda? Afinal, ninguém quer respirar ar viciado, sofrer de doenças respiratórias ou estar constantemente sob ameaça de explosão de gás.
Além disso, em alguns casos não é difícil resolver o problema, mesmo sozinho. E falaremos sobre como fazer isso corretamente em nosso artigo - analisaremos os principais motivos pelos quais ocorre o backdraft em um apartamento e também daremos recomendações para eliminar o problema.
O conteúdo do artigo:
Por que o sistema de ventilação falha?
Os motivos para a ocorrência da tiragem reversa são vários, mas baseiam-se sempre no mesmo processo físico, pelo que surge uma pressão mais elevada nas condutas de ventilação do que nas instalações. Isto evita que humidade, odores e substâncias nocivas saiam do edifício.
Além disso, sob a influência do aumento da pressão, o ar e o vapor contaminados são expelidos dos canais do sistema de ventilação para todas as aberturas próximas. Por exemplo, em fissuras e fendas de canais.
E o pior é que o ar da área de alta pressão entra principalmente na casa, pois essa é a maneira mais fácil.
Quando o sistema funciona no sentido contrário e não há extração de odores ou umidade do ambiente, os moradores precisam pensar no que fazer para solucionar o problema.
E você pode alcançar o resultado desejado realizando uma série de procedimentos, que incluem:
- Inspeção visual do sistema de ventilação;
- Verificar a correta instalação dos elementos estruturais do sistema de ventilação;
- Verificação da documentação do projeto.
Em cada etapa, os performers procuram as causas e locais de ocorrência de zonas de alta pressão que levam à tiragem reversa.
Como o problema da tiragem reversa afeta diretamente o conforto e a qualidade do microclima nas habitações, é necessário conhecer mais sobre os motivos de sua ocorrência.
Razão #1 – objetos estranhos no duto de ventilação
Qualquer alteração no projeto de ventilação pode levar a uma diminuição na eficiência da troca de ar. E isso acontece com frequência. Mas o que simplifica a tarefa de identificar uma falha é que isso pode ser feito de forma rápida e sem custos.Pois basta fazer uma inspeção visual, que você mesmo pode fazer se desejar.
Mas você não deve abusar desta oportunidade. Porque, ao mesmo tempo, você ainda precisa ter algumas habilidades e, o mais importante, conhecer e seguir os cuidados de segurança.
Ao realizar uma inspeção visual, preste atenção a:
- status do canal dutos de ar e outros elementos estruturais;
- integridade da estrutura do duto de ar e outras partes do sistema.
No primeiro caso, é detectada a presença ou ausência de objetos estranhos nos dutos de ar. O que afeta significativamente o desempenho do sistema de ventilação.
A razão é que quando objetos estranhos entram nos canais, a troca de ar é interrompida, o que por sua vez leva à tiragem reversa.
E o pior é que quase qualquer objeto de terceiros pode criar problemas, incluindo folhas, galhos de árvores, fuligem, sacolas plásticas, pedaços de papel e quaisquer outros detritos.
Para se livrar de detritos e outros objetos que não deveriam estar no duto de ventilação, é necessário realizar limpeza.
Para reduzir a probabilidade de objetos estranhos e umidade entrarem nos dutos de ar, você deve instalar defletores. Eles também protegem do vento, que pode causar correntes de ar reversas.
Razão #2 – danos mecânicos e desgaste
Se a inspeção do estado dos canais internos não produzir resultados, deve-se garantir sua integridade.
Por que é necessário inspecionar a ausência de elementos do sistema:
- dano mecânico;
- Sinais de desgaste;
- vestígios de envelhecimento do material com que são feitos os elementos estruturais de ventilação.
O backdraft pode ocorrer devido a danos mecânicos, como o aparecimento não autorizado de furos adicionais nas paredes dos dutos de ar. Um exemplo é cortar um assento para acomodar um ventilador.
Um mau funcionamento como a ventilação reversa em um apartamento pode ocorrer devido ao fato de elementos individuais, devido ao desgaste, deteriorarem o desempenho do sistema de ventilação. Por exemplo, se o ventilador fornecido no projeto emperrar, uma zona de alta pressão pode aparecer no andar de cima, pela qual o ar removido naturalmente não irá passar.
Os defeitos listados são eliminados vedando fissuras, furos, substituindo elementos estruturais defeituosos ou limpando-os, o que vale para fãs, defletores e outros equipamentos.
Razão #3 – condições climáticas difíceis
Muitas vezes, as condições climáticas difíceis levam ao bloqueio parcial ou total dos dutos de ar. Por exemplo, neblina, geada ou vento intenso, precipitação.
A razão é que em temperaturas negativas, podem ocorrer depósitos de gelo nas superfícies internas dos canais, e ainda por cima significativos. Como resultado, o procedimento natural de troca de ar pode ser interrompido por um longo tempo.
Em caso de vento forte, neblina ou precipitação, pode ocorrer corrente de ar reversa por um curto período de tempo. Mas, no entanto, isto ainda conduz a uma diminuição do nível de conforto e segurança na habitação.
A única forma eficaz de eliminar o problema de depósitos de gelo nos dutos de ventilação é a limpeza.
Razão nº 4 – erros de instalação
Muitas vezes acontece que a instalação incorreta ou de baixa qualidade afeta significativamente os parâmetros do sistema de ventilação. Por exemplo, um duto de ar instalado em ângulo errado ou suas juntas com vazamento podem provocar o aparecimento de uma zona de alta pressão e, conseqüentemente, tiragem reversa.
Defletores, cabeçotes, ventiladores, etc. instalados incorretamente reduzirão a eficiência do sistema. grades, válvula.
Os problemas são eliminados através da instalação de elementos estruturais de alta qualidade.
Razão nº 5 – ignorando a documentação do projeto
Quase sempre acontece que alguns especialistas projetam, enquanto outros realizam a instalação, enquanto muitas normas são apenas de natureza consultiva.Como resultado, muitas vezes acontece como na famosa fábula sobre o cisne, o lagostim e o lúcio.
Portanto, um defletor instalado do tipo errado ou um duto de ventilação do tamanho errado resultará em áreas de alta pressão.
Os problemas podem ser criados por:
- as cabeças têm o comprimento errado;
- dutos de ar cuja seção transversal difere da de projeto;
- ventiladores cujo desempenho excede o design, etc.
Além disso, os motivos listados são fáceis de identificar, mas existem muitas opções com as quais somente especialistas podem lidar.
Por exemplo, isso poderia acontecer se:
- o volume do duto de ventilação ou seu desenho interno não atende aos requisitos;
- as dimensões transversais dos canais, tubulações, coifas e extremidades não permitem a retirada do volume de ar necessário;
- há mais consumidores do que o previsto;
- temperatura inadequada nos dutos de ar, etc.
A reconciliação com a documentação do projeto é a maneira mais difícil de identificar as causas do backdraft. Mas, neste caso, é necessário ter uma oferta significativa de conhecimentos e competências, uma vez que muitas vezes é necessário realizar procedimentos de controlo e verificação.
A funcionalidade do sistema é restaurada através da substituição de elementos estruturais que não correspondem ao projeto.
E quando isso não for possível, métodos como:
- forro, que é a colocação de tubos de paredes finas no interior do poço de ventilação que podem alterar as características do sistema como um todo;
- aumentando o comprimento do tubo de ventilação.
O último método de eliminação do backdraft é um dos mais eficazes e na maioria das situações.
Assim, uma extensão de apenas 1 metro pode eliminar a possibilidade de impulso reverso recorrente em diversas situações. Além disso, em muitos casos não será necessário eliminar as deficiências que originaram o problema.
Por que o backdraft ainda ocorre?
A parte anterior do artigo listou as causas tradicionais de problemas no sistema de ventilação. Eles aparecem e continuarão a aparecer enquanto as pessoas usarem dutos de ar. Como resultado, foram desenvolvidas tecnologias eficazes que permitem restaurar de forma rápida e econômica a funcionalidade de qualquer sistema de ventilação.
Mas nas últimas décadas, o nosso país começou a utilizar ativamente tecnologias que requerem uma abordagem integrada e a participação de todos os residentes. E surgem problemas com isso regularmente.
Portanto, os moradores de muitas casas não conseguem lidar com uma série de razões que levam ao projeto reverso:
- instalação em massa de modernas janelas seladas;
- o surgimento de uma área de alta pressão acima dos andares superiores devido a cargas significativas no sistema;
- inconsistência de ações e analfabetismo dos moradores.
Como os sistemas de ventilação de um número significativo de edifícios de vários andares são ineficazes pelos motivos acima, você deve se familiarizar com cada um deles com mais detalhes.
Substituindo janelas antigas por janelas de metal-plástico
Antes de começar a restaurar a funcionalidade da ventilação, você deve compreender que na maioria das casas modernas ela se baseia nos princípios da troca natural de ar.
Isso significa que deve haver um chamado fluxo de ar de fenda. Além disso, a maior parte deve entrar na casa pelas janelas, mas os modelos modernos de metal-plástico são lacrados. Ou seja, não apresentam fissuras e não há influxo.
Ao mesmo tempo, ninguém cancelou o exaustor e ele remove o ar na capacidade necessária. Mas até que a pressão na sala caia abaixo do mesmo parâmetro no duto de ar, o que levará à tiragem reversa.
E o pior é que não será possível restaurar a troca normal de ar e nenhum dos métodos listados na primeira parte do artigo funcionará enquanto as janelas estiverem fechadas. Mas em muitos casos, para restaurar a troca normal de ar, basta manter as janelas ligeiramente abertas. Ou seja, nada mais precisará ser feito.
Mas como a ventilação nem sempre é possível, é melhor usar:
- válvulas de alimentação para a parede (parede);
- válvulas de janela para organizar a microventilação de slots.
Deve-se levar em conta que em muitos casos a eficiência do sistema de ventilação pode ser restaurada se as válvulas de alimentação forem instaladas por grande parte dos usuários. E pode ser difícil convencer as pessoas disso.
Se as soluções listadas acima forem inaceitáveis, pode-se fazer um furo na área da porta de entrada da entrada, e o segundo, com diâmetro de 1 cm, acima da porta de entrada da casa. E esse método geralmente é suficiente para eliminar o backdraft para sempre. O fato é que as escadas costumam ser os exaustores mais potentes das residências. Mas a opção descrita só é adequada quando não há fumo nas entradas. Mas, se não for esse o caso, você deve procurar outra solução.
Altura insuficiente do duto de ventilação nos andares superiores
A ventilação natural é eficaz quando as partículas de ar podem mover-se verticalmente pelo menos 2 metros. E os proprietários do penúltimo andar e do andar inferior têm sorte. Visto que existe reserva de distância suficiente em seus sistemas de ventilação.
Mas acima de cada andar superior existe uma conduta de ventilação horizontal ou um piso técnico quente. Como resultado, no primeiro caso, o fluxo de ar é retardado pelo teto do duto e uma zona de alta pressão é imediatamente criada. Portanto, parte do ar retorna e entra nas coifas dos andares superiores, por ser a maneira mais fácil.
A situação é agravada pelo uso cada vez mais ativo de coifas e ventiladores.Além disso, uma mistura de vapores e odores de todos os andares entra na habitação.
Esta situação pode ser contornada aumentando a altura dos dutos de ventilação horizontais (2 a 3 vezes) e instalando neles dispositivos chamados de “corte”.
Mas a oportunidade de usar os métodos listados acima nem sempre está disponível. Portanto, para solucionar o problema, às vezes é necessário criar um canal individual que corta o fuste no topo das caixas comuns.
Mas esse procedimento é chamado de redesenvolvimento, e o duto de ar ao qual você precisa se conectar é propriedade comum. Para isso, é necessário obter o consentimento de todos os vizinhos (o que nem sempre é fácil) e passar pelo processo de aprovação junto à fiscalização habitacional.
No caso de pisos técnicos quentes, o ar poluído do apartamento do último andar simplesmente diminui a velocidade. No entanto, a tração fornece eficiência ao sistema. Mas se houver vãos, fissuras ou portas abertas no piso técnico, ele tomba e o ar poluído vai para os apartamentos dos andares superiores.
Neste caso, criam um canal individual próprio, que deve ser alongado e ligeiramente inclinado em direção ao eixo comum. Mas, novamente, tudo o que foi dito acima só pode ser feito após obter permissão dos vizinhos e concluir o procedimento de aprovação.
Relutância dos moradores da entrada em agir em conjunto
Mas é preciso lembrar que a ventilação é um sistema comum para toda a entrada.E se um dos moradores instalou um exaustor muito potente, e você sofre com o fato de o sistema de ventilação não aguentar e o ar de exaustão não só retornar, mas também odores estranhos começarem a entrar no apartamento, então você precisamos agir juntos. Primeiro, se ocorrer corrente de ar reversa, você deve discutir esse problema com outros moradores da entrada. Já que em muitos casos esse problema é comum a todos os usuários.
Depois disso, vale a pena entrar em contato coletivamente com a sociedade gestora com um pedido de resolução abrangente do problema. Neste caso, o método descrito de combate ao backdraft é o mais eficaz.
Mas, infelizmente, em muitos casos há um problema com a organização. Já que em situações críticas muitos moradores preferem resolver os problemas de forma mais fácil e rápida (como lhes parece). Por exemplo, instalação de sistemas de ar condicionado e recuperação. E sem nem perceber que é impossível substituir a ventilação natural por qualquer coisa, principalmente em casas onde há gás.
E, se um ar frio e bolorento desagradável estiver soprando da ventilação e os vizinhos não quiserem combatê-lo, você pode pedir ajuda ao Gorgaz. Por exemplo, esgotar os seus especialistas com pedidos de violações medidas de segurançase o cheiro de gás for claramente sentido na sala. Mas isso acontece com bastante frequência - a tiragem reversa não permite ventilar o ambiente, tanto do próprio portador de energia quanto dos produtos de sua combustão (por exemplo, monóxido de carbono).
A propósito, se às vezes aparece corrente de ar reversa na casa, então pelo menos algumas das janelas devem ser substituídas por aquelas que são destruídas quando explosão de gás - anti-explosivo. Isso reduzirá a probabilidade de um resultado sério.
Mas o problema do calado reverso é relevante não apenas para os moradores de edifícios altos, mas também para o setor privado. Discutimos as causas comuns de sua ocorrência e sua eliminação em próximo artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O primeiro vídeo fala sobre o problema de ventilação devido às janelas lacradas:
O vídeo a seguir ajuda você a entender como você mesmo pode resolver o problema do backdraft:
O backdraft no sistema de ventilação é um fenômeno desagradável e muito comum. E os residentes de milhares de arranha-céus russos sofrem com isso. No entanto, é possível normalizar as trocas aéreas, embora na maioria dos casos isso exija o interesse de todos ou pelo menos da maioria dos moradores da entrada.
Você está familiarizado com o problema do backdraft em primeira mão e gostaria de nos contar como conseguiu se livrar dele? Ou gostaria de complementar o material acima com informações úteis? Escreva seus comentários, compartilhe sua experiência, participe da discussão - o bloco de comentários está localizado abaixo desta publicação.